Visitas

visitantes OnLine

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Sites de relacionamento profissional - use a seu favor.

Sites de relacionamento profissional - use a seu favor.

26/04/2010
Deixe um comentário
por Maria do Carmo Marini
Os sites de relacionamento estão na vida de quase todo mundo. Qualquer um que tenha um contato regular com a Internet, tem um perfil em um site desses, seja de natureza pessoal, seja de natureza profissional. É muito interessante você poder encontrar pessoas que não vê há muito tempo ou poder partilhar um momento publicando uma foto para que as pessoas que estão longe possam ter acesso. Confesso que gostaria de ter mais disposição para uma ação diária nos sites de relacionamento e acho o máximo quem o faz.

Apesar de todos trazerem coisas incríveis, gostaria de falar sobre os sites de relacionamento profissional, que podem ser bastante interessantes para aqueles que gostam de manter as antenas ligadas ao que está acontecendo no mercado. Os sites de relacionamento corporativo trazem variadas oportunidades de emprego, negócios e informações para desenvolvimento profissional.

Participar de um desses sites pode lhe trazer um aumento de sua rede de contatos, o que é importantíssimo para quem quer conseguir trabalho por indicação. Linkedin, Plaxo, Via 6 são os mais conhecidos, os dois primeiros internacionais e o Via 6 nacional. Todos são boas ferramentas para você mostrar seu currículo, pois são configurados de forma tal que você pode expor seu histórico profissional, suas habilidades, sua formação.

Apesar de eles serem ótimos para aumentar sua rede de conhecidos, você não deve tentar acrescentar toda e qualquer pessoa em sua rede. Regularmente eles enviam sugestões de pessoas com perfil semelhante ao seu para que você acrescente à sua lista de conhecidos. Faca os convites àqueles que conhece.
Se quiser adicionar alguém que não conhece, não seja invasivo, peça para um amigo fazer uma ponte. Você evitará o constrangimento de não ser aceito.

É importante que você colabore para que a rede aumente, portanto conte para seus amigos, convide-os a participar também . Através deles você poderá ter acesso a um numero maior de pessoas, ampliando sua própria rede.

Mantenha seu perfil atualizado, pois como ele funciona como um currículo on-line é bom que o mercado saiba das novas qualificações que você tiver.
Lembre-se que é uma rede social, portanto tome todos os cuidados para ser educado, não use o site para brigar com ninguém ou passar mensagens inadequadas. Sei que é chato para muita gente, mas tente enviar cumprimentos pelo aniversário. O site avisa e você gasta um minuto apenas, usando um dos cartões grátis. Qualquer um que receber lembrará de você de forma agradável, isso não é ótimo?

Lembre-se que eles são sites de "relacionamento profissional". Deixe para contar suas aventuras, mostrar as fotos da férias, dos filhinhos na Disney e outras particularidades em sites pessoais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário