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terça-feira, 4 de maio de 2010

atendimento

Mostrar gratidão ao cliente é muito importante hoje em dia para os negócios.Você precisa agradecer aos clientes todos os dias.Tem que valorizar a dádiva dos negócios que eles levam para você.Aqui vão nove situações em que é necessário agradecer aos clientes:
Quando eles fazem negócios com você.Os clientes têm várias opções toda vez que precisam de um serviço ou produto.É fácil menosprezar os que compram regularmente.Não faça isso.Agradeça-lhes por terem escolhido você.
Quando eles o elogiam(ou à sua empresa).Algumas vezes,os elogios dos clientes podem deixá-lo constrangido.Dar de ombros a essas gentilezas,porém,transmite a seguinte idéia:”Seu burro,na verdade eu não sou tão bom assim”.
Quando eles fazem comentários ou sugestões.Agradecer por seu feedback demonstra que você escutou o que tinham a dizer e valoriza a opinião deles.Algo simples pode fazer maravilhas,se dito olhos nos olhos e com um sorriso.Por exemplo:Obrigado por reservar tempo para me dizer isso.Sua opinião realmente nos ajuda a saber em que pontos podemos melhorar.
Quando eles experimentam novos produtos ou serviços.Testar algo novo pode ser incômodo e arriscado.Afinal,o velho e familiar é tão…bem…velho e familiar.Agradeça aos clientes por ousarem experimentar uma novidade.
Quando eles o recomendam a um amigo.O clientes que o indicam estão colocando a mão no fogo por você.Caso seu desempenho esteja à altura,eles serão bem vistos.Caso contrário…Dar a eles um cartão de agradecimento demonstra que você valorizou seu gesto.
Quando eles são pacientes…e não tão pacientes.Não importa se eles dizem isso ou não(e alguns deles dizem mesmo!),ninguém gosta de esperar.Agradecer aos clientes por sua paciência mostra que você valoriza o tempo deles.Também é um dos meios mais rápidos de acalmar aqueles que esperam muito e não estão nada satisfeitos com isso.
Quando eles o ajudam a atendê-los melhor.Alguns clientes estão sempre preparados:têm o número de suas contas na ponta da língua,levam os formulários certos e guardam as anotações que fizeram no último contato com a empresa.Assim,tornam sua vida mais fácil-agradeça a eles por isso.
Quando eles reclamam com você.Os clientes que expressam insatisfação estão lhe dando uma segunda chance.E isso é um grande presente,pois assim você tem a oportunidade de reconquistar a lealdade deles,o que lhe dará novos motivos para lhes agradecer no futuro.
Quando eles o fazem sorrir.Um sorriso é um dos maiores presentes que você pode receber.Agradecer por ele só o torna ainda mais valioso.
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