Visitas

visitantes OnLine

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Como se destacar no mercado

Como se destacar no mercado

Matéria publicada no site da Zero Hora,

Cursos de extensão profissional são hoje uma obrigação para quem quer se destacar no mercado de trabalho. Diante da alta concorrência pelas melhores vagas, não há mais como deixar de lado essas especializações, que só agregam valor ao profissional. Exibir um imponente “inglês fluente” no currículo, acompanhado por um teste de proficiência reconhecendo essa habilidade, é outra forma de catapultar a carreira.
Na hora de se qualificar, vale até mesmo cursos com temas de aplicação mais básica no dia a dia (como na área de informática e administração), sobretudo para quem está em início de carreira. Também pode ser interessante frequentar aulas sobre liderança, gerenciamento de equipes, gerenciamento de projetos e comunicação verbal, que valem para qualquer tipo de profissional.

– Os cenários e as empresas mudam. O aprendizado na vida das pessoas é que não termina nunca – diz Mario Cunha, diretor da Academia de Marketing.

Foi com foco no próprio trabalho que a publicitária Noemia Matsumoto, 34 anos, decidiu percorrer os dois caminhos recomendados por especialistas. E está prestes a exibir diferenciais importantes no currículo. Coordenadora de comunicação e promoções da Opus Promoções, Noemia já conquistou uma certificação em fluência na língua inglesa, estuda para uma nova proficiência no idioma e faz especialização em gestão de projetos. Conhecimentos que ela aplica, desde já, na rotina de atividades profisisonais.

– A empresa fez parcerias, então consegui bolsas para estudar. Como aplico tudo no dia a dia e tenho apoio interno, fica mais fácil conciliar aulas e trabalho. Uso a especialização na minha área, e como fazemos alguns contratos internacionais, o inglês é importaten – explica a publicitária.

Para quem está procurando emprego, a busca por conhecimento demonstra ao empregador que o profissional tem realmente interesse e empenho em evoluir, ressalta o diretor-geral do Trabalhando.com.br, Renato Grinberg:

– Estar fazendo algum curso é a primeira coisa que aparece a favor do profissional.

Para quem buscou a diferenciação investindo no inglês, a estratégia ganha ainda mais força se, juntamente com essa menção no currículo a habilidade for comprovada. Para provar o nível e a fluência no idioma, estudantes e profissionais têm recorrido aos testes internacionais de certificação.

Só no ano passado, o exame International English Language Testing System (IELTS), promovido pelo British Council, foi feito por mais de 1 milhão de pessoas em todo o mundo. Segundo Rosane Di Gênova, diretora de exames do British Council no Brasil, no mesmo período, a procura pelo teste cresceu 25% no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário