Visitas

visitantes OnLine

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Mulheres liderando

Mulheres liderando

- o preconceito ainda existe, não se engane 10/05/2010 Deixe um comentário por Maria do Carmo Marini Quando uma mulher atinge um determinado ponto na carreira e apresenta-se o desafio de liderar uma equipe, surge o momento em que ela precisa parar um pouco e pensar no que vai enfrentar. É preciso ter consciência que a tarefa não é simples já que, além dos questionamento normais a que um líder tem que responder, terá que enfrentar uma série de preconceitos arraigados nas pessoas, mesmo que elas não percebam.

Em primeiro lugar, é preciso enfrentar seu próprio preconceito, sua ideia errada de que precisa de alguém que a guie, que lhe mostre o caminho.
Séculos de "proteção" masculina fazem com que seja difícil para qualquer uma de nós soltar as amarras e perceber que não existem limites ao crescimento pessoal e profissional. Acredite em você mesma e na sua capacidade técinca, gerencial e social.

Outro preconceito que pode estar enterrado na sua alma é que mulheres na liderança são solitárias. Não se deixe sabotar pela visão antiga de que para subir na carreira você terá que renunciar a ter uma família estruturada, filhos saudáveis, marido apaixonado. Você pode perfeitamente equilibrar vida pessoal e profissional e crescer simlutaneamente tanto numa quanto noutra.

Em seguida vem o preconceito e a falta de cooperação, principalmente das outras mulheres. Boa parte de nossas colegas de trabalho, que não são capazes de tentar a conquista de posições mais altas, têm dificuldade em aceitar a ousadia demonstrada por aquelas que não aceitam os limites estabelecidos pelo preconceito. Você vê milhares de vezes a secretária que cria dificuldades para você falar com o chefe dela, você vê a funcionária subalterna minando a autoridade e a imagem da chefe, você vê sua colega de posição ajudando um colega homem a atingir o patamar mais alto quando você é mais qualificada para o cargo. Não diga que nunca viu isso, porque eu tenho certeza de que você já viu.

Por último vem o preconceito masculino, a atitude paternalista que, com pequenos gestos tenta desqualificar sua capacidade de lidar com situações difíceis. É muitas vezes a pergunta sobre se você está nervosa quando não deveria estar, em outras é a "gentileza" de chamá-la de menina, ou conceder-lhe autorização de ir para casa mais cedo porque você tem que cuidar de seus filhos, sem você pedir. Outras vezes essa atitude preconceituosa se manifesta com comentários maldosos sobre sua aparência, sua beleza, sua sensualidade, seu bom humor.

Enfim, o preconceito é uma arma letal ao seu desenvolvimento e à conquista de posições de liderança. Ele deve ser tratado com cuidado, porque pode destruir uma carreira promissora. Cuide para livrar-se do seu em primeiro lugar, depois tente buscar a cooperação de colegas e subordinados fazendo-os ver que estão errados. Finalmente lide com o preconceito masculino, chamando a atenção quando uma atitude preconceituosa aparecer, mesmo que não seja contra você. Amanhã poderá ser

Nenhum comentário:

Postar um comentário