Visitas

visitantes OnLine

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Prepare-se para a entrevista de emprego!

Prepare-se para a entrevista de emprego!


--------------------------------------------------------------------------------

Maiara Tortorette

Conseguir uma vaga no mercado de trabalho é um grande desafio para a maioria dos profissionais. O processo de recolocação parece complicado, mas se for realizado com cautela e atenção há grandes chances do resultado ser positivo. A entrevista de emprego sempre causa ansiedade ao candidato, não importa a idade, mas é importante destacar que o escolhido ao final do processo nem sempre será necessariamente o mais experiente, mas sim aquele que atender de forma mais adequada às expectativas do recrutamento.

Preparar-se para a entrevista pode ser determinante para que o profissional consiga passar mais tranquilamente por este processo. Expor as vivências e qualificações de forma clara, por exemplo, mas sem parecer cansativo, atrai a atenção e aumenta as chances de sucesso, além disso, a maneira de falar e de se comportar devem ser trabalhadas para que o candidato transmita segurança e credibilidade.


Para Gilberto Wiesel, consultor especializado em empreendedorismo, o planejamento é essencial para evitar imprevistos. Muitas vezes o selecionador pode se atentar a detalhes para decidir entre um profissional ou outro. “Sempre que estiver agendada uma entrevista, planeje-se. Visite o site da empresa, busque outras informações relacionadas a ela e tenha clareza sobre o cargo ao qual concorre”, indica. “Também é adequado dormir mais cedo no dia anterior para ter mais disposição, além de calcular o tempo que levará para chegar até o local da entrevista para não correr o risco de se atrasar”.

A vestimenta é outro fator importante, já que a primeira impressão poderá ser decisiva. Seguir algumas regras é sempre indicado, mas investigar como as pessoas da própria empresa costumam se vestir também pode facilitar a escolha do traje mais adequado para a entrevista, além de deixar o candidato dentro do perfil da organização. Esse tipo de precaução, embora simples, pode ser notada de forma positiva pelo selecionador.

“A aparência será o primeiro julgamento, mesmo que inconsciente, do avaliador. É indicado que o candidato procure saber como as pessoas trabalham naquela empresa e se vista da maneira adequada. Uma pessoa que concorre a uma vaga em uma agência de publicidade, por exemplo, não deve ir com a mesma roupa que uma oportunidade para atuar em uma agência bancária”, explica Gilberto. “O importante é se preparar para que transmita confiança, já que o recrutador consegue perceber o quão confortável está o candidato”.

O currículo é outra ferramenta de peso que pode ser utilizada como um guia durante as entrevistas, portanto muito do que for solicitado ou questionado terá como base as informações passadas neste documento. “O selecionador vai tentar entender se as informações do currículo correspondem à realidade do candidato”, comenta Lya Mazzieiro, responsável pela área de recrutamento e seleção da Desix, empresa especializada em RH. “Entender o perfil técnico e comportamental do profissional, com base nas respostas diretas sobre a experiência relatada, é o resultado buscado. Portanto, vale novamente a regra de ser direto e sincero sobre seu histórico para que consiga seguir em outras etapas do processo”.

Além de todas as menções feitas anteriormente, existem outros fatores que são determinantes para a empresa, como por exemplo, comprometimento, envolvimento, criação de novas ideias e vontade de aprender. “É preciso mostrar que você está disposto a aprimorar seus conhecimentos e buscar soluções inteligentes para aquela companhia, pois o que as organizações querem é alguém que se destaque e faça ela crescer”, complementa Gilberto.

Atitudes negativas que desclassificam o candidato

Existem algumas regras que devem fazer parte do manual de boas maneiras de todo candidato. Conseguir a entrevista não deixa de ser uma primeira conquista, sendo assim, é importante aproveitar a oportunidade para vender uma imagem positiva e conquistar o sonhado emprego.

Segundo Carlos Carreiras, presidente da Rede TV+, existem atitudes que podem comprometer o desempenho do profissional, que acaba fechando as portas até mesmo para futuras oportunidades na empresa. “Não olhar no olho do entrevistador, demonstrar agitação ou nervosismo, deixar o celular ligado, falta de pontualidade, não responder diretamente o que é indagado e falar mal de empresas onde trabalhou anteriormente são alguns exemplos do que deve ser evitado”, define.

O candidato que apresenta um perfil mais tímido também pode ser prejudicado em algumas situações, no entanto existem diversas formas de driblar esse problema. Para Carlos, a timidez pode ser uma ferramenta positiva, só não quando ela revela insegurança profissional. “Uma dica é que o candidato muito tímido tente quebrar o gelo do entrevistador começando com uma conversa informal de algum assunto ligado a sua carreira ou à empresa”, explica.

Acabou?

A entrevista acabou e o profissional sai extremamente satisfeito e com várias expectativas sobre a empresa. Mas é importante lembrar que nesse primeiro momento o processo aparentemente acabou para o candidato, mas está apenas começando para o recrutador.

“Uma ótima maneira para ser lembrado de forma positiva é enviar um e-mail agradecendo a entrevista e demonstrando total disponibilidade”, sugere Gilberto. “Isso chamará a atenção do recrutador por ser algo incomum, além de enfatizar o real interesse do candidato pela vaga”.

“Uma entrevista é basicamente um processo de venda. O candidato precisa pensar se terá condição de entregar o que está vendendo, se existe real aderência entre a necessidade do contratante e as suas competências técnicas e perfil comportamental. Portanto, nada mais adequado que transparência e comprometimento total”, conclui Lya.

Nenhum comentário:

Postar um comentário