Visitas

visitantes OnLine

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Você sabe aonde quer chegar?

Você sabe aonde quer chegar?

Você está em dúvida com relação à carreira que escolheu? Caso sua resposta seja afirmativa, saiba que você não é o único.
Por Adm. João Moraes Sobrinho

A carreira de qualquer profissional atravessa momentos de altos e baixos, como uma gangorra. Nos momentos críticos, é preciso estar preparado para permanecer firme até a tempestade passar ou "ejetar". A "ejeção" significa a mudança na carreira, uma virada estratégica que objetiva a busca por um novo emprego ou área de atuação dentro da profissão atual, uma nova pós ou até mesmo uma nova faculdade. Como professor, já me deparei com muitos jovens e alunos com incertezas quanto a sua carreira. Conheci uma colega, ainda nos meus tempos de estudante de graduação, que cursava Administração, tinha estudado Turismo e sonhava em fazer Medicina. Nunca soube ao certo onde ela queria chegar. Nem, muito menos, ela.

Porém essas dúvidas com relação à carreira assolam muitos profissionais mais experientes. O motivo? Baixos salários, insegurança e poucas perspectivas na carreira. Talvez seja este um dos motivos pela busca por um emprego na Administração Pública. Mas, um emprego público é sempre a solução para a nossa carreira?

Saber aonde se quer chegar é muito importante para o desenvolvimento de uma estratégia eficaz de carreira. Este é o primeiro passo para o tão sonhado sucesso profissional. Não adianta achar que mudar de curso ou de emprego, por si só, trará uma vida melhor. Não, senhor. Pelo contrário. Decisões precipitadas poderá levá-lo a perder um tempo precioso e em nada contribui para o currículo, pois demonstra um profissional sem foco. Sem um plano de carreira, você será sempre um profissional frustrado. Estabelecer um alvo ou uma visão de futuro para sua vida profissional é essencial.

Antes de estabelecer a sua visão de carreira, ou simplesmente, o seu sonho profissional, consulte amigos mais experientes, pessoas que já trabalham em uma das prováveis áreas em que você tenha interesse em entrar. Por exemplo, se você é formado em Administração e pretende cursar Direito, converse com um advogado e busque se familiarizar com as rotinas desta ocupação. Veja se é pra você. Muitas vezes criamos inúmeras fantasias com algumas profissões e que, na maior parte dos casos, são infundadas. Eu, quando jovem, sonhava em fazer Medicina (parece que todo mundo já sonhou em fazer Medicina, Engenharia ou Direito). Acabei estudando Administração e hoje, além de atuar na docência superior, trabalho na área de Administração Hospitalar (que ironia do destino). Conheço, com muito mais profundidade, o trabalho dos médicos. Não é a melhor profissão para mim. Mas, pode ser para você. Depende de sua vocação.

A vocação é algo que você não pode desprezar na hora de estabelecer ou redefinir objetivos para sua carreira. A vocação é algo que você nasceu pra fazer. Quando você trabalha dentro de sua vocação, a qualidade do seu trabalho será muito melhor e o trabalho, apesar das dificuldades, será muito prazeroso. Evite optar por uma carreira apenas pelos títulos e status. Busque fazer o que você gosta e esforce-se para o ser o melhor nesta área. Sem dúvida, você não será apenas mais um, mas um profissional de destaque.


Depois de descobrir a sua vocação é preciso que você defina a palavra "sucesso" para você. Pergunte a vários profissionais de destaque o que é sucesso para eles. Você observará várias respostas diferentes. O sucesso é o resultado que buscamos almejar em nossa vida profissional. Comece se respondendo o que você busca? Para muitos o dinheiro é sinal de sucesso, um carro importado ou uma casa na praia são sinais de sucesso. Para outros, apenas fazer o que gosta e ser reconhecido significa sucesso. Precisamos parar de buscar o que os outros buscam. Busquemos aquilo que consideremos importantes para nós mesmos e, quando alcançarmos, seremos bem-sucedidos.


Uma pessoa bem-sucedida é aquela que alcançou os objetivos a que se propôs em determinado momento para sua carreira. Sendo assim, para se ter sucesso é necessário saber onde se quer chegar e, junto a isto, traçar o caminho a ser percorrido rumo à sua realização, ou seja, formular estratégias de carreira. É aí que entra o Planejamento de Carreira.


O Planejamento de carreira nada mais é do que definir objetivos levando em consideração a sua vocação e as oportunidades de mercado a curto, médio e longo prazos. Planejar a carreira é fundamental porque:

- Ajuda a reduzir as incertezas;

- Auxilia a focar a atenção nos seus objetivos;

- Facilita o processo de auto-avaliação e de aprimoramento pessoal e profissional para melhor atender às expectativas do mercado de trabalho;

- Ajuda a identificar e usufruir oportunidades de mercado;

- Permite desenvolver novas competências.

As estratégias de carreira dizem respeito aos caminhos que você poderá escolher para alcançar seus objetivos profissionais. Vejamos algumas dessas estratégias que poderão ajudá-lo a alcançar seus objetivos:

- Trabalhos voluntários: sem dúvida ajuda na identificação de sua vocação.


Formação acadêmica: forma o profissional em uma dada profissão para o mercado de trabalho. Deverá ser coerente com sua vocação.


- Pós-Graduação: oferece conhecimentos e técnicas específicos para que o profissional possa atuar com maior profundidade em uma determinada área.

- Marketing pessoal: é como você divulga a marca "Você SA". Não adianta ser competente se as pessoas não conhecem o seu talento.


- Networking: ter uma boa rede de contatos ajuda muito e pode render boas indicações e convites de emprego.


- Abrir seu próprio negócio: muitos profissionais, de vocação empreendedora, não nasceram definitivamente para serem empregados. Alguns querem ser donos de seu próprio nariz e construir o seu próprio caminho. A decisão de abrir um negócio deve ser sempre precedida por estudo do mercado e capacitação técnica. Só a vontade não traz o sucesso, é preciso ter competências para administrar e tornar um negócio bem-sucedido.

Investigue, analise as opções. Na maioria dos casos você está apenas atravessando uma crise de identidade profissional passageira. Considere sua vocação, planeje e execute mantendo o foco e alce vôo em direção ao sucesso. Pense nisso.
.






Nenhuma mensagem enviada até o momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário