Visitas

visitantes OnLine

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Ser parte da solução ou ser parte do problema

Ser parte da solução ou ser parte do problema

Por Werner K.P. Kugelmeier


Obter soluções para os problemas empresariais é um dos desafios sempre presentes no nosso dia-a-dia. Como analisar um problema e chegar na melhor solução?

A frase "se você não é parte da solução, então é parte do problema" de Eldridge Cleaver, intelectual radical norte-americano, nos obriga a decidir em que time vamos jogar...

Imaginando que queremos ser "solucionadores", abordaremos alguns aspectos desse jogo.

O que leva a uma má solução?

Como causas para uma má solução ou não-solução podemos citar:

- Não enxergar o todo e/ou ignorar a complexidade do problema.
- Não estar atento aos detalhes escondidos, mas críticos.
- Não ser capaz de gerar soluções inovadoras.

Quais são as dicas para se chegar numa boa solução?

1 - Afaste-se do chão da realidade, suba de helicóptero e voe alto como a águia, para enxergar a floresta como um todo, não apenas as árvores em sua frente – assim você identifica o mais relevante e a dimensão do problema.

Em outras palavras, não entre direto na discussão de detalhes, sob risco de desperdiçar neurônios, dinheiro e tempo, na busca de recursos para a solução de um problema imaginado, mas não real.

Como disse Albert Einstein: "A formulação de um problema é mais importante que sua solução".

2 - Use o raio do radar ou da coruja, ou seja, a visão precisa de 360º, para enxergar (também) causas invisíveis, que devem fazer parte da sua análise de causa x efeito.

Lembramos aqui uma frase de Jiddu Krishnamurti, filósofo que estudou, entre outros, a natureza da mente: "Se realmente entendemos o problema, a solução virá dele porque a solução não está separada do problema."

3 - Seja corajoso como um pára-quedista e imaginativo como uma criança.

É neste ponto que o trabalho em equipe mostra toda a sua força, porque pessoas de formação, experiência e visão diferentes olham um problema de ângulos diversos. neste sentido a gestão empresarial deve incorporar discussão aberta e livre (brainstorming), em que todos podem e devem expressar seus pontos de vista para serem condensados em um plano de ação, para chegar a uma solução.

A pessoa com a "mão na massa", já enfatizada por Friedrich Schiller, poeta e filósofo alemão: "Não temos em nossas mãos as soluções para todos os problemas do mundo, mas diante de todos os problemas do mundo temos nossas mãos."

Romper com a mesmice (p.ex. caçar a bruxa), fazer uso inteligente das novas tecnologias (p.ex. Tecnologia de Informação e Comunicação – TIC) e ir além dos métodos tradicionais de tomada de decisão (p.ex. estilo descentralizado de gestão empresarial ), são práticas que reduzem a distância entre problema e solução; e mais, ela ajuda a prevenir problemas.

"Quando novas informações surgem e as circunstâncias mudam já não é possível resolver os problemas com as soluções de ontem", alertou Roger Von Oech, fundador e presidente da Creative Think, empresa de consultoria especializada em criatividade e inovação.

De Werner K.P. Kugelmeier
wkprisma@wkprisma.com.br
Fones (19) 3296-4341/3256-8534

Nenhum comentário:

Postar um comentário