Visitas

visitantes OnLine

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Aprender a trabalhar em equipe, e não em grupo

Aprender a trabalhar em equipe, e não em grupo

Fala-se muito em trabalhar em equipe, dentro de uma organização, e que as pessoas devem somar forças, para atingir um objetivo comum. Mas, será que dentro de uma organização, ou qualquer lugar que seja, será que trabalhamos em equipe ou em grupo?
Por Diego Padovan Vieira


O sucesso de uma organização só pode ser conquistada, caso as pessoas estejam preparadas para trabalharem em equipe. A união faz a força, para atingirem as metas e os objetivos comuns, mas é claro que cada setor tem suas metas as serem cumpridas, porém, elas estão interligadas uma nas outras.

Cada setor tem um grau de importância, como o RH, que cuida do treinamento e desenvolvimento profissional dos colaboradores entre outras funções do setor, e já o setor financeiro, desenvolve análises financeiras: capital de giro, análise de investimento, verifica o Retorno dos investimentos, entre outros. São funções diferentes, mas estão interligadas e interdependentes uma das outras, por exemplo:

Uma determinada empresa industrial, o setor de RH precisará fazer um treinamento profissional com os novos integrantes, mas só que eles precisam de informações do setor financeiro, para que consigam realizar esse treinamento, verificando a disponibilidade da empresa, o quanto poderá disponibilizar, para custear esse curso.

Viu, as pessoas dependem uma das outras para conseguirem atingirem seus objetivos. Imagine se esta empresa, cada um guardasse essas informações para sí próprio, será que o RH, conseguiria fazer esse treinamento se o setor financeiro, não lhe repassasse o quanto de dinheiro poderia disponibilizar?

Trabalhar em equipe, é unir conhecimentos, habilidades, informações, para alcancarem as metas da empresa. Se as pessoas trabalharem em grupos, ou que seja, individualmente, pensando somente em seu benefício próprio será, que alcançarão as metas estabelecidas?

Grupo de trabalho é diferente de equipe de trabalho. O grupo de trabalho são
alguns tipos de panelinhas formadas tanto numa empresa, como num colégio ou faculdade, onde é reunido somente aqueles grupos, com os mesmo ideais, não digo que seja uma coisa ruim, mas sempre teremos as mesmas opiniões, concordando com tudo, pois pensamos iguais, não temos diferenças de idéias, mas dentro de uma organização ou qualquer lugar que seja, não devemos somente trabalhar em grupo, mas trabalharmos em equipe.

Para trabalhar em equipe, precisamos de:

Trocar informações com outros setores;
Liberdade de expressão;
Escutar o que outro tem a dizer;
Conhecer o funcionamento dos outros setores;
Bom relacionamento;
Cooperar;
Bom Humor;
Confiança;
Respeito e;
Reciprocidade;

Trabalhar em equipe, é ajudar uns aos outros, fazer com que todos alcancem metas, pois se querem manterem seus empregos, devem praticar o cooperativismo mútuo, para que a empresa seja vista, como um ambiente agradável para crescimento tanto pessoal como profissional.

"Trabalho em grupo divide forças, e trabalho em equipe somam forças"
(Diego P. Vieira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário