Visitas

visitantes OnLine

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Recrutamento Online: Uma grande conquista para a empresa e o profissional

Recrutamento Online: Uma grande conquista para a empresa e o profissional

--------------------------------------------------------------------------------

Maiara Tortorette


Com o avanço da tecnologia e a chegada da internet como ferramenta de trabalho, muitos processos foram otimizados, entre eles, o de recrutamento e seleção. Candidatos a emprego que, até então, deixavam seu currículo impresso empresa por empresa têm agora a possibilidade de incluí-los via web, seja em classificados online ou no próprio site das organizações, o que tornou a escolha do profissional adequado para determinada vaga muito mais ágil e simples.

Além das diversas vantagens em relação a custo benefício, na maioria dos casos, os sites que oferecem esse tipo de serviço também dispõem de ferramentas diferenciadas que facilitam a busca de emprego, tais como, a inclusão de foto, carta de referência, além de possibilitar uma rápida e constante atualização ou inclusão de dados, como: alterações de contatos - telefones, emails - cursos de especialização recém concluídos, entre outros.

A ausência de informação, um problema até então constante para os recrutadores, também diminui com a versão online. Para Ellen Macedo, Gerente de Recrutamento da Deloitte, os sites normalmente auxiliam no preenchimento e finalização do currículo. “O currículo de papel, normalmente, não vem com informações sobre a idade do candidato ou seu conhecimento mais específico em informática, por exemplo. A versão online facilita, porque, normalmente, as páginas que oferecem esse tipo de serviço já possuem um modelo em que o candidato tem que preencher obrigatoriamente esses dados, o que torna o currículo mais rico e mais fácil para a triagem”.

Outro ponto de destaque no recrutamento online é a possibilidade de filtrar os candidatos de acordo com o perfil desejado. Algumas vagas muito específicas exigem conhecimento em determinado idioma ou ferramenta, e isso também pode ser realizado pela internet. Na maioria dos casos, basta uma busca avançada para que o recrutador consiga acessar diversos currículos, ampliando suas alternativas de seleção.

Segundo Patrícia Alves da Silva, Supervisora de Recrutamento e Seleção da LIFE Recursos Humanos, os avanços tecnológicos podem trazer muitos benefícios, no entanto, é importante saber utilizar os recursos disponíveis. “Sites de recrutamento como a Catho Online, por exemplo, são ferramentas imprescindíveis, pois além de auxiliar o recrutador em seu processo de seleção, permitem filtrar o material dos profissionais que se candidataram de acordo com os requisitos da vaga, ou então convocar o candidato em apenas um clique”, complementa.

Consulta nas Redes Sociais

Quando avaliamos redes sociais, como Orkut, Facebook, Twitter, entendemos o quão notável foram as transformações ocorridas no mercado nos últimos anos. O que era visto apenas como uma rede de contato, onde pessoas se reencontravam e estabeleciam novos relacionamentos, por exemplo, se tornou um verdadeiro fenômeno nas organizações, que utilizam esses recursos não apenas para divulgar seus serviços e criar uma proximidade com seus clientes, mas também, como fonte para busca de candidatos.

Para Hellen o mais importante é que a empresa separe as redes pessoais das profissionais, uma vez que uma não deve interferir na outra. “Existem algumas redes que não são adequadas para recrutamento. Elas podem até ser utilizadas para contato com o candidato em processos grandes, em massa, então a gente utiliza até para manter um contato com o candidato, mas não para recrutar”, explica.

“Agora existem algumas mídias que são profissionais, ou seja, não tem álbum pessoal, comentários pessoais, é uma rede puramente profissional e que pode servir para busca de candidatos. E apesar de isso ainda funcionar de uma forma informal, a tendência é que fique cada vez mais profissionalizado”.

Excesso de currículo

Se por um lado todas as ferramentas e as vantagens do recrutamento online otimizam tempo nas organizações e facilitam o trabalho dos profissionais de recursos humanos, por outro, também conduzem a um aumento exagerado no número de currículos que são enviados a uma única vaga, mas que dificilmente serão avaliados a contento.

“Não vejo desvantagem por parte do recrutador, somente para o candidato em algumas ocasiões em que a concorrência do número de currículos encaminhados para a mesma vaga é muito alta”, destaca Patrícia. “Muitas vezes o recrutador avaliará somente os cem primeiros que se candidataram por e-mail, ficando alguns sem serem ao menos lidos”.

Sendo assim, tendo em vista tamanha concorrência e as facilidades que esse tipo de recrutamento permite, o mais indicado é que os profissionais tenham currículos bem elaborados, para que consigam realmente concorrer às vagas relacionadas ao seu perfil, pois só assim haverá um ganho de ambas as partes, permitindo um encontro mais assertivo entre profissionais e oportunidades.

“A Internet é um meio de comunicação relativamente novo, sua utilização na área de Recursos Humanos vem se desenvolvendo rapidamente. Os recursos disponíveis na Internet, são amplamente conhecidas pelos profissionais da área que podem ter ótimos resultados com ela. Assim, é preciso que o recrutador saiba primeiro o que é possível ser feito com os recursos eletrônicos, para então planejar seu trabalho” finaliza Patrícia.

Fonte: Jornal Carreira & Sucesso - 398ª Edição

Nenhum comentário:

Postar um comentário