Visitas

visitantes OnLine

quarta-feira, 14 de julho de 2010

A vida é uma questão de escolhas

A vida é uma questão de escolhas

"O produto final do trabalho de um gerente são decisões e ações", de Peter Drucker.
Por Julio Sergio Cardozo

"Tive de fazer uma difícil escolha: aceitar transferência para Europa ou ficar no país e não atrapalhar a carreira da minha esposa. Fiquei". Ao ouvir essa frase emocionada de um executivo, parei para refletir sobre a questão da escolha. Somos levados a decidir o tempo inteiro, seja qual for o caminho que vamos seguir para o trabalho, se descemos de escada ou pegamos o elevador ou se nos calamos diante do chefe quando ele nos pede para trabalhar naquele fim de semana em que nosso filho tem a primeira apresentação da escola.

Não importa a situação, o fato é que a vida nos impõe a necessidade de escolha. Canso de ver pessoas empurrarem com a barriga suas decisões e um belo dia serem pegas de surpresa. Aí, a sensação é de que o mundo está conspirando contra. Só nos esquecemos de que a escolha está em nossas mãos.

Se sua mulher vai embora porque cansou de esperá-lo para jantar porque você nunca chega cedo, porque sempre foi sozinha para a reunião na escola dos seus filhos, porque precisou passar em branco vários aniversários durante suas inúmeras viagens a trabalho, lembre-se: a escolha foi sua.

Da mesma forma, você que é mulher num determinado momento decidiu adiar seu sonho de maternidade por causa da carreira e quando resolveu engravidar ouviu do médico que seria um risco naquela idade, a resposta que tenho é a mesma: a escolha foi sua. Não quero aqui tomar partido, nem ser juiz das ações de cada um, só quero atentar para o poder das escolhas.

Semana passada, estive conversando com um grande amigo que enfrenta grave crise financeira pessoal. Para resolver o problema das dívidas, pediu demissão da empresa em que trabalhava há mais de dez anos. Agora está arrependido, não pagou tudo o que devia e ainda tem as despesas do dia a dia que não consegue dar conta.

Onde foi que ele errou? Na hora de fazer sua escolha que, aliás, nem sabia o quanto seria importante para acabar com seu martírio. Como dizia o grande Peter Drucker: "o produto final do trabalho de um gerente são decisões e ações".

E você, já fez as suas escolhas? Está arrependido?

Nenhum comentário:

Postar um comentário