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quarta-feira, 14 de julho de 2010

Especialista dá dicas de como desenvolver novos líderes dentro da empresa

Especialista dá dicas de como desenvolver novos líderes dentro da empresa

Na opinião de gerente de RH, empresas devem construir um programa e planejar o desenvolvimento de novos líderes
Por Gladys Ferraz Magalhães, InfoMoney


Além de gerenciar projetos e equipes, muitos líderes também têm a missão de desenvolver novas lideranças dentro da empresa. A tarefa, nem sempre fácil, passa por questões como transformação e motivação, segundo explica o gerente de RH (Recursos Humanos) da Norske Skog Pisa, Gesiel Batista, que participa da 4ª edição do ConviRH - Congresso Virtual de Recursos Humanos, realizado pelo RH.com.br.

“Pessoas são movidas por desafios e oportunidades (…) O adulto não se transforma se não sentir uma necessidade. Portanto, é preciso despertar o interesse e a conscientização do indivíduo para que ele aceite a mudança e se motive”, diz.

Planejamento

De acordo com Batista, para obter novas lideranças, as empresas devem construir um programa e planejar o desenvolvimento de novos líderes, assegurando que as pessoas tenham as competências para o alto desempenho.

Assim, explica ele, é interessante que este programa de desenvolvimento tenha algumas etapas, como a descrição do cargo (as pessoas devem saber o que terão de fazer); performance (deve-se estabelecer metas); avaliação e revisão de desempenho; plano de sucessão e desenvolvimento; e recompensa (é preciso reconhecer e recompensar o funcionário).

Clareza e eficácia

O especialista ainda adverte que, neste processo, é preciso aliar a clareza com a eficácia administrativa, estabelecendo, entre outras coisas, metas ambiciosas e delegando com eficiência por meio de treinamento e apoio, comunicando-se de forma clara ao distribuir tarefas.

Além disso, destaca, é necessário fazer com que as pessoas se sintam envolvidas e motivadas, “fazendo com que se sintam responsáveis e recompensá-las pelos resultados positivos que obtiveram”.

Por último, mas não menos importante, é preciso alinhar os valores e objetivos da empresa e do candidato a líder para obter sucesso na formação.

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