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segunda-feira, 5 de julho de 2010

Pare de bancar o “turrão” e “cabeça dura”, e mude para melhor sua postura como profissional

Pare de bancar o “turrão” e “cabeça dura”, e mude para melhor sua postura como profissional

Veja até que ponto a autoavaliação sobre o comportamento e a produtividade no trabalho pode colaborar na carreira
Por Fábio Bandeira de Mello, www.administradores.com.br

Não é segredo para nenhum profissional que ter comprometimento, atitude positiva e ser verdadeiro favorecem um bom relacionamento no ambiente de trabalho e criam mais oportunidades de crescimento na carreira de um profissional.

Nesse contexto, aqueles que fazem uma autoavaliação de suas características, ou seja, procuram identificar suas virtudes e defeitos em busca de um aperfeiçoamento em suas atividades e relacionamentos podem ter mais eficiência no resultado almejado.

Essa habilidade de se autoavaliar credencia um novo modelo de profissional para o mercado, dando a ele, o privilégio de aprender com os outros e ajudando a estabelecer uma rede de contatos mais aberta e sincera.

De acordo com Carlos Cruz, coach executivo e diretor da Up Treinamentos & Consultoria, "é de vital importância investir em autoconhecimento para saber quais são os próprios pontos fortes (para utilizá-los com mais foco) e quais são os pontos fracos (para desenvolvê-los). Com isso, conseguimos nos proteger das ameaças e reconhecer oportunidades".

O coach revela uma maneira de agir com essa postura. "Sugiro realizar o que chamo de 'pit stop do desenvolvimento' em alguns momentos da carreira para rever objetivos alcançados e traçar novos planos. Além disso, é fundamental comemorar os resultados alcançados para repor as baterias e se preparar para a superação de novos desafios".

Cuidado com a reputação

Um dos principais elementos na formação da nossa imagem profissional é a nossa reputação. Uma boa reputação abre muitas portas, enquanto uma imagem negativa dificulta o caminho. Muitos profissionais já têm fama de serem pessoas difíceis e "cabeças-duras", por isso, encontram dificuldades de se relacionar no ambiente de trabalho e realizar tarefas em equipe.

Nesses casos, o especialista Carlos Cruz explica que deve haver uma mudança de postura no profissional quando se começa a perceber isso, no entanto, o consultor faz algumas ressalvas. "A última coisa a se preocupar é como mudar a percepção das pessoas em relação a você. O que é importante neste momento é investir tempo para se conhecer e perceber como você está criando essa reputação. A melhor forma para descobrir quais são os pontos que contribuem com uma boa ou má reputação é pedir feedbacks às pessoas ao seu redor. Mas, lembre-se de que para isso é preciso saber ouvir, de forma verdadeira e sincera".

Como questionar

O coach Carlos Cruz revela algumas perguntas que podem ajudar a enxergar as características positivas e negativas de um profissional. Para isso, o consultor Cruz deixa algumas sugestões de indagação para uma melhor auto-avaliação do profissional:

· Identificar características positivas:
Quando você está no seu melhor o que você faz?
Se eu estivesse entrevistando as pessoas que trabalham e convivem com você, o que elas diriam positivamente de você?
Qual é o seu talento?
O que você gosta de fazer?
· Pontos a melhorar
Quando está no seu pior o que você faz?
Se eu estivesse entrevistando as pessoas que trabalham e convivem com você, o que elas reclamariam de você?
Pedir feedback para as pessoas que convivem com você pode ser crucial para esse mapeamento. Além disso, visionar objetivos inalcançáveis meramente por ambição, muitas vezes não é a melhor pedida. É necessário estudar sua posição dentro do cenário atual e tomar nota dos pontos da sua personalidade que podem jogar a seu favor.

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