Visitas

visitantes OnLine

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Perguntas difíceis na entrevista de emprego: saiba como respondê-las

Perguntas difíceis na entrevista de emprego: saiba como respondê-las

A forma como o candidato se comporta diante de determinadas questões tem peso decisivo na hora dos recrutadores decidirem quem será contratado
O que você disse na entrevista de emprego quando teve de responder perguntas complicadas, do tipo: "qual seu principal defeito?" Evidentemente, dar a clássica resposta "sou perfeccionista" não vai mesmo pegar muito bem. Mas, pior ainda é não saber o que dizer. A maioria dos recrutadores estará atenta à forma como o entrevistado se comporta diante de perguntas difíceis, e isso, certamente, será decisivo na hora da contratação.
Com base em uma pesquisa realizada junto a empregadores pela empresa norte-americana de recrutamento Attract Jobs Now, a revista Forbes publicou em seu site algumas dicas que podem ser muito úteis para quem vai encarar uma entrevista. Confira abaixo e saiba como usar as perguntas difíceis a seu favor.
Prepare-se para as perguntas difíceis
A primeira dica da revista é minimizar o nervosismo. Para isso, a sugestão é pensar antecipadamente em prováveis perguntas, elaborar respostas e treinar antes de encarar os recrutadores. Olhar-se no espelho durante o treinamento, pode parecer estranho, mas é uma boa forma de você perceber se está indo bem.
Aproveite bem as oportunidades de falar
Aqui, a dica da revista é ir além das explanações sobre seu currículo. Saber aproveitar aquele momento em que os recrutadores pedem para que o entrevistado fale sobre si é a melhor forma de mostrar sua desenvoltura e responder logo as perguntas difíceis que podem vir depois, como as relacionadas a seu último emprego.
Seja firme nas respostas
Por fim, dar respostas distintas a cada entrevistador pode ser um tiro no pé. Muitas vezes, as empresas colocam vários recrutadores que fazem a mesma pergunta, para ver se o candidato se coloca de forma honesta. Assim, tentar se melhorar e falar para um o que não disse ao outro, com certeza, vai tirar-lhe pontos quando forem comparadas as anotações feitas pelos entrevistadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário