Visitas

visitantes OnLine

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Falar e escrever bem pode fazer a diferença em entrevistas

Falar e escrever bem pode fazer a diferença em entrevistas
Escrever e falar corretamente pode ser determinante na conquista da vaga no disputado mercado de trabalho
Comente esta notícia!

(Da Redação) - Saber falar bem e escrever correto é fundamental em todas as profissões. Para quem está em busca de uma colocação no mercado de trabalho, saber se expressar sem erros de português pode fazer toda a diferença na conquista da vaga disputada. Dois advogados entrevistados pela reportagem destacam a importância da língua portuguesa, tanto no mercado de trabalho como na vida social. De acordo com Anderson Rogério Golucci, procurador geral do município, o campo de direito explora demais a língua portuguesa e é necessário estar sempre atento para ter clareza na hora de digitar processos. "É preciso ser objetivo e saber se expressar porque faz toda a diferença. E a leitura é de extrema importância", analisa o profissional. O diretor da Secretaria de Governo e advogado Renato Reginatto, explica que há alguns anos atrás participou de uma entrevista de emprego e o fato de falar bem foi determinante para conseguir a vaga em um banco.
"Eu era um dos mais novos e naquele momento minha facilidade de comunicação e o fato de saber me expressar fez toda a diferença na hora da entrevista. A linguagem falada mostra nossa bagagem cultural, social e familiar", aponta.
Para os jovens que estão ingressando no mercado de trabalho a dica do diretor é procurar ler diversos livros. "A leitura é fundamental para uma boa comunicação. Não apenas a técnica, os clássicos de sociologia e filosofia, entre outros, também são importantes. Criar o hábito da leitura é primordial, ela vai dar conteúdo para a pessoa se expressar", diz.
Os dois advogados afirmam que ter contato com pessoas diferentes, não ser introspectivo em relação ao que se quer, estar aberto a mudanças e saber ouvir fazem parte da formação social e profissional das pessoas, o que também poderá refletir em uma boa comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário