Visitas

visitantes OnLine

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Sorria e seja mais feliz no trabalho

Sorria e seja mais feliz no trabalho

Todos os dias, ao acordar, ganhamos um novo dia! Que tal iniciá-lo sorrindo, com toda intensidade e otimismo!
Por Julio Sergio Cardozo


Quantas e quantas vezes você já se pegou resmungando porque precisa acordar e ir ao trabalho? Parece um martírio não é mesmo? Agora, que tal mudar de atitude? Em vez de chegar com aquela cara amarrada, como se a vida tivesse conspirando contra e você não vê a hora do tempo passar mais rápido, estampe um largo sorriso no rosto.


Sim, rir faz muito bem. Querem uma prova do que estou falando? Um estudo feito com 1.860 funcionários de empresas da Itália, França, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos, Rússia e Japão, publicado pela Universidade Bocconi de Milão, revelou que sorrir melhora o ânimo dos colegas. E mais, potencializa o status do chefe.


Os efeitos do riso no trabalho foram considerados bastante positivos, já que o bom humor levanta o moral do grupo, permitindo sua coesão. Você já percebeu o quanto pessoas bem humoradas contaminam o ambiente e melhoram o astral? Não há nada pior do que pessoas pessimistas, que em tudo enxergam problemas e estão sempre pra baixo.


O humor deve ser encarado como uma forma de enfrentar dificuldades e desilusões no mundo corporativo. Pode ter certeza que a alegria induz a comportamentos mais agregadores. Talvez não exista o melhor emprego do mundo, mas acredito que ser feliz no trabalho faz toda a diferença, facilita as relações com chefes, pares e subordinados. E para isso bastam pequenos gestos, como sorrir, por exemplo.


Chefe bem humorado é mais bem aceito por sua equipe. O humor, entretanto, não pode ser exagerado. Deve ter algo natural expressando a felicidade interna. Contar piadinhas escatológicas ou em hora imprópria têm efeito contrário. Pessoas alegres vencem mais rapidamente na carreira. Minha longa experiência na selva corporativa só comprova essa afirmação.


Por isso, comece já. Abandone velhos hábitos, pare de reclamar, enxergue o lado positivo das coisas, encare as dificuldades sob a ótica dos desafios que te impulsionarão ao sucesso. Sorria e seja feliz! Garanto que sua vida e a de todos ao seu redor terá um colorido diferente.


Assuntos
Carreira, Promoção, Personalidade, Liderança, Trabalho
Gostou?
Autor
Julio Sergio Cardozo
Julio Sergio Cardozo é conferencista, consultor de empresas e professor livre-docente de controladoria & finanças. Leciona no Programa de Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ e em cursos de MBA como professor convidado em diversos programas no país. Contador e Administrador, obteve o título de livre-docência pela UERJ com a defesa da tese: “A Inadequação dos Pareceres de Auditoria”. Participou, como orientador, presidente ou membro, em mais 80 bancas examinadoras de dissertações de mestrado e teses de doutorado na UERJ, Fundação Getulio Vargas, IBMEC e Universidade de São Paulo – USP.

Articulista ativo, escreveu mais de uma centena de artigos publicados em jornais e revistas de grande circulação no Brasil e no exterior. Conferencista bem avaliado, proferiu mais de 80 palestras no Brasil e no exterior. Detentor do “Prêmio Conselho Federal de Contabilidade de Pesquisa Contábil”, da “Medalha do Mérito Contábil” concedida pelo CRC-ES e da medalha “Joaquim Monteiro de Carvalho” – Ordem do Mérito Contábil concedida pelo CRC-SP.

Autor dos livros: “Contabilidade Geral” – Editora Dimensão; “Relatórios e Pareceres de Auditoria” – Editora Atlas (obra única e de referência sobre o tema); “Você Não Tem de Ceder: A Trajetória de Força e Ética de um CEO no Brasil” – Editora Campus/Elsevier; e "O Melhor Vem Depois. Desvendando o Enigma da Longevidade" com coautoria de Andrea Giardino - Editora Saraiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário