Visitas

visitantes OnLine

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Está estressado? Veja o que pode ter levado ao problema e como lidar com essa situação

Está estressado? Veja o que pode ter levado ao problema e como lidar com essa situação

Coaching e biofeedback são algumas das alternativas para aprender como lidar com a rotina atribulada e não deixar o estresse dominar as emoções
:Por Redação Administradores, www.administradores.com.br


Práticas de trabalho flexíveis podem ser alternativas contra estresse do trânsito
Testes de estresse cumpriram objetivo, diz governo alemão
Parar de fumar pode reduzir os níveis de estresse, diz estudo
Estresse e depressão são problemas que mais afastam profissionais brasileiros
Falta de comunicação eficaz pode gerar estresseA lista de motivos que podem levar uma pessoa ao estresse é imensa. O cumprimento de metas em prazos curtos, lidar com situações conflitantes, dificuldades dentro da equipe, incompreensão do superior e frustração na carreira, são apenas algumas ações que podem contribuir para esse mal no ambiente de trabalho. Só que o lado pessoal também pode interferir negativamente nesse processo, entre eles, a dificuldade financeira, problemas na família e a falta de tempo são os mais fatores agravantes.


Esses problemas acumulados levam ao desconforto e geram um conjunto de reações no organismo das pessoas que podem se manifestar através de dor de cabeça, cansaço e, claro, o estresse.



Atualmente, o estresse é o principal causador da depressão, que é a quarta principal causa da incapacidade para o trabalho no mundo e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2020 será a segunda principal causa de afastamento dos trabalhadores.



A coach ontológica, Káritas de Toledo Ribas, explica que a sociedade contemporânea tem sido classificada como a sociedade do estresse crônico. "As pessoas são cobradas a todo o momento e em todas as circunstâncias de vida. Dependendo da intensidade de nossa cobrança, tais desejos podem produzir emoções desastrosas".



Para evitar o estresse e seus possíveis desdobramentos, como a depressão e a ansiedade, Káritas explica que é preciso, em primeiro lugar, identificar o que está causando o problema e destacar os pontos que desencadeiam a causa. A partir destas informações, o profissional pode definir como ele deve lidar com a situação.



"Equipes estressadas"



Em alguns casos, não há apenas um profissional estressado, mas sim uma equipe inteira. Nessa situação, o líder deve buscar uma maneira de sanar o problema de forma que a harmonia volte para o convívio dos envolvidos, inclusive para que essas pessoas possam estar aptas a enfrentar as pressões do dia a dia. "O líder tem a função de preparar o time para lidar com as situações de conflito presentes no negócio, direcionando a equipe para que toda adversidade se transforme em oportunidades", relata a coach Kárita.



Ela esclarece que deve ser levado em consideração como a pessoa encara as situações de estresse. "Se a pessoa transforma a situação em um transtorno será altamente prejudicada, mas se desenvolve uma percepção de desafio possivelmente os resultados serão de qualidade".

Evitando problemas



Existem alguns métodos que ajudam a minimizar e até impedir os problemas de estresse que causam tantos contratempos, tanto na vida dos colaboradores como no cotidiano da empresa. Um deles está na aposta de algumas empresas em políticas de saúde e bem-estar que possam proporcionar apoio e equilíbrio para o capital humano.



"Os benefícios de adotar atitudes que proporcionam qualidade de vida e bem-estar são inúmeros. Investimento na saúde aumenta a rentabilidade, afinal pessoas felizes e satisfeitas produzem mais. O bem-estar traz ideias mais criativas, proporcionando saídas inovadoras e reforçando o conceito de empreendedorismo, trazendo outro envolvimento com as atividades. Além de ser uma valorização indireta que rende frutos diretos", reforça a coach.



Outra alternativa para não deixar o estresse e os seus desdobramentos tomarem conta de vida dos executivos é pedir ajuda. "O profissional precisa identificar as causas do estresse, mas muitas vezes ele está tão saturado que não consegue agir contra o estresse sozinho". As técnicas de gerenciamento de estresse e de emoções destrutivas, como o coaching ou sessões de biofeedback podem ser utilizadas para afastar esse mal. Estas técnicas são tentativas de manipulação do estado emocional.



"As técnicas de gerenciamento de estresse e de emoções destrutivas contemplam inúmeras etapas: a primeira é a identificação do nível de estresse que a pessoa se encontra; a segunda é determinar os fatores que originam o estado indesejado; a terceira etapa é a escolha de um instrumento de medicina comportamental que objetive a eliminação de hábitos limitantes e a solidificação de novos e benéficos comportamentos. Isso deve ser feito levando em consideração as características pessoais" ressalta Káritas.



Em alguns casos, o simples ato de participar de cursos ou palestras que atentem para a identificação consciente de estados emocionais inadequados já pode trazer resultados em relação a mudanças de hábitos limitantes. "Esses métodos ensinam as pessoas como criar e manter padrões de pensamento favoráveis, mostrando que é possível atingir metas e mudar o comportamento apenas transformando a mente" esclarece a coach ontológica.



Para Káritas, um profissional em pleno bem-estar pode influenciar o ambiente de trabalho de forma positiva e ser um agente multiplicador de criatividade e ações bem-sucedidas. "Buscar formas de conhecer as quais as causas dessas emoções que fazem tão mal é a melhor maneira de harmonizar bem-estar e resultados, um colaborador influencia o sistema sempre, então a empresa que investir em como esse profissional irá influenciar sairá na frente e terá um excelente diferencial", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário