Visitas

visitantes OnLine

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

cabeça em ordem

Para ter um bom desempenho no trabalho e crescer na carreira, o profissional tem de estar com a mente e o corpo no melhor estado possível. Com a saúde em dia, a pessoa pensa melhor, sente-se disposta a encarar os desafios e ainda assim fica menos cansada. Mais importante ainda, evita uma série de problemas. A saída inevitável é adquirir hábitos saudáveis. É fácil fazer isso? Não, mas é necessário, para não dizer urgente, para quem é sedentário. O primeiro passo é escutar os sinais do corpo e se colocar como prioridade número 1 para as mudanças acontecerem.
A saúde do profissional brasileiro anda na corda bamba. Um estudo realizado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo, com 32 100 executivos constatou que 76% dos entrevistados são sedentários, 63% apresentam taxas de colesterol e triglicérides elevadas e 59% estão acima do peso ideal, tanto homens quanto mulheres. Essas características elevam o risco de algumas doenças cardiovasculares, como enfarte e derrame.
Os níveis de ansiedade e depressão também são altos por causa da pressão por resultados e do
medo de perder o emprego: cerca de 40% dos executivos brasileiros sofrem de estresse, de acordo com o Centro de Psicologia e Controle do Stress, de Campinas, em São Paulo. “A dinâmica de vida dos executivos, combinada a uma alimentação inadequada, ao tabagismo e ao alcoolismo, só agrava esse quadro”, diz Sandra Arsencio, cardiologista do Oswaldo Cruz.
A decisão de viver melhor é sempre individual. Tem que existir equilíbrio entre as dimensões de sua vida, que são: física, emocional, intelectual, social e espiritual, afirma o médico Alberto Ogata, presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida. Sem essa preocupação, não há como trilhar seu caminho em direção ao bem-estar.
A PUBLICITÁRIA KRISTIANE CORREA, DE 25 ANOS, gerente de planejamento estratégico da Agência Interativa F.Biz, de São Paulo, encontrou na bicicleta uma maneira de escapar do trânsito e, ao mesmo tempo, conciliar trabalho e saúde. Todos os dias, faz um percurso que passa por dentro do Parque do Ibirapuera na ida e na volta do trabalho. Chego mais rápido de bike do que de carro. Quando saio do trabalho, penso em outras coisas durante o caminho e abro a porta de casa mais leve.

SINAL VERDE
Dicas para buscar harmonia
Ande mais devagar (literalmente). Nos fins de semana, caminhe com tranquilidade e permita-se reparar em outros elementos a sua volta, seja uma paisagem, seja uma pessoa diferente.
Sempre que possível, evite levar trabalho para casa. Às vezes, no piloto automático, você faz tarefas em casa que poderiam ser feitas na manhã seguinte, no escritório.
Alimente-se de maneira equilibrada e não abuse de bebidas alcoólicas. Uma cervejinha para "relaxar e dormir melhor" não pode ser um hábito. Você não está atuando na causa do problema.

Está fugindo dele.
Quem impõe limites no trabalho é você. Em picos de euforia, não assuma tarefas demais porque a execução delas irá sobrecarregá-lo.
Comemore cada avanço em direção a uma vida mais saudável e use isso como estímulo para ir adiante. Combata a monotonia com programas leves e diferentes.

SINAL VERMELHO
Sintomas de que você anda tenso demais
Falha de memória. Isso não é problema de idade. Trata-se de incapacidade de se concentrar.
Desinteresse. Aquele pique para encarar tarefas anda em falta.
Cansaço mental constante. Isso desequilibra a produção dos hormônios (neurotransmissores)ligados ao bem-estar.
Apetite demais ou de menos. Alimentação errada é sinal de ansiedade ou depressão. Sem vitaminas e nutrientes, seu cérebro e seu corpo funcionam mal.
Insônia. Noites mal dormidas não permitem que o corpo descanse o necessário para aguentar o ritmo no dia seguinte.
Alteração da libido. Cabeça em ebulição mexe com o prazer sexual, prejudicando o desejo e afetando o desempenho.
Irritabilidade. A desorganização química e as pressões psicológicas vencem o bom humor. A intolerância pode ser muito prejudicial no trabalho.

Fonte: Revista Você S/A
http://vocesa.abril.com.br/desenvolva-sua-carreira/materia/cabeca-ordem-523723.shtml
http://vocesa.abril.com.br/desenvolva-sua-carreira/materia/faca-pazes-voce-mesmo-523708.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário