Visitas

visitantes OnLine

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Confira cinco dicas para melhorar sua memória

Confira cinco dicas para melhorar sua memória

Manter corpo e mente saudáveis e em sintonia é o segredo para o bom funcionamento do cérebro
:Por Redação Administradores, www.administradores.com.br


Estudo conclui que perder peso ajuda a melhorar a memória
Não ative o concorrente na memória do cliente
Entenda como sua memória funciona e veja dicas para exercitá-laMens sana in corpore sano. Essa citação latina é quase tão antiga quanto o mundo cristão e é atribuída ao poeta romano Juvenal, que teria vivido entre os séculos I e II. Mesmo assim, cerca de 1900 anos depois, a máxima continua atual.


Na correria do dia a dia, estamos cada vez mais funcionando no piloto automático. E aí, quando precisamos colocar o cérebro pra trabalhar, ele falha, e acabamos não lembrando onde deixamos os óculos, esquecemos do encontro marcado e trocamos o nome do colega novato. Para resolver esse problema, o que não faltam são receitas milagrosas, que, no fim das contas, acabam não tendo eficácia alguma. Por isso, o grande segredo continua sendo o da frase milenar da Roma Antiga: manter corpo e mente saudáveis e em sintonia.



Dormir bem, comer bem, evitar estresses, fazer exercícios físicos e, é claro, exercitar a mente são coisas fundamentais para o cérebro não falhar quando precisarmos. Confira abaixo as dicas que a turma do Cérebro Melhor (www.cerebromelhor.com.br) preparou para você aperfeiçoar a memória:



Sono


O sono, há tempos, foi identificado por cientistas como o estado em que nossos corpos otimizam e consolidam novas informações adquiridas e as armazenam como memória. Um novo estudo na Nature Reviews Neuroscience fornece mais evidência de que um sono adequado é um ingrediente chave na melhora da memória.



Alimentação



É sabido que uma alimentação ruim afetará negativamente sua memória. Existem fortes evidências científicas que uma dieta rica em Omega-3, vitamina B e antioxidantes é importante para a saúde do cérebro.



Relaxamento



Desestressar e meditar são também maneiras cientificamente aceitas de melhorar sua memória. Num estudo muito divulgado sobre meditação, uma forte argumentação foi feita de que a prática diária da meditação engrossa as partes do córtex cerebral responsáveis pela tomada de decisão, atenção e memória.



Exercícios Físicos



Um estudo recente da Universidade da Pennsylvania sobre exercícios e memória descobriu que pessoas que praticavam rotineiramente exercícios com atenção mostraram melhorias mensuráveis em "desempenho cerebral". Um dos autores do estudo relatou que "memória de trabalho é uma característica importante do desempenho cerebral. Não apenas protege contra distração e reações emocionais, mas também oferece um espaço mental para garantir decisões e planos de ação rápidos e raciocinados.



Desenvolver desempenho cerebral por meio de um treinamento com atenção pode ajudar qualquer um que precise manter um desempenho de ponta, em face a circunstâncias extremamente estressantes".



Estímulo Cognitivo



Finalmente, não é nenhum segredo que participar regularmente de treinamento cerebral ajuda a melhorar a memória. Num estudo publicado pelo Dr. Bernard Croisile sobre a ferramenta utilizada pelo Cérebro Melhor, os resultados dos usuários foram analisados após completarem 500 exercícios ao longo de 18 semanas. Na média, esses usuários melhoraram sua memória em 13,9%, com aprimoramento geral de 15,6% nas habilidades cognitiv

Nenhum comentário:

Postar um comentário