Visitas

visitantes OnLine

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

O diferencial é apenas ser diferente?

O diferencial é apenas ser diferente?

:Por Natasha Fogaça


Não se fala em outra coisa nos últimos anos: é fundamental ter um diferencial. O segredo é fazer diferente, ser diferente. Não basta oferecer o essencial, a empresa precisa se destacar, fazer algo que seus concorrentes não façam, oferecer mais que o necessário. No final, no mundo competitivo em que vivemos, você é referência em seu segmento não somente por ser o melhor, mas porque você tem algo diferente.

Precisamos refletir sobre o que realmente significa um diferencial, e não apenas nos limitarmos a defini-lo. Para isso, podemos usar aquele conceito de marketing no qual é preciso conquistar o cliente. O diferencial consiste naquele "momento mágico" criado para o cliente se "apaixonar". É como nos relacionamentos amorosos, no início de um relacionamento, as demonstrações de interesse são as mais diversas, incluindo jantares românticos e flores. Desse quadro podemos inferir que ser diferente não basta, você tem que ir além, mexer com as sensações do consumidor, surpreendê-lo, superar suas expectativas. Ótimo, você conquistou o cliente naquele momento, mas até que ponto esse diferencial adotado será relevante? Pois, para que ele seja leal e continue sendo seu cliente, ele precisa sentir que aquela empresa atende suas necessidades, possui uma cultura alinhada com seus valores pessoais e está preocupada com o contexto no qual está inserida. E nesse momento, o diferencial não é suficiente.


Os consumidores estão mais exigentes. Nós, como gestores, antes de tudo, somos consumidores também, e às vezes mais exigentes que os demais, justamente pelo conhecimento adquirido e pela vivência de mercado. Assim, nos colocando como consumidores poderemos ser capazes de criar soluções inteligentes para que o nosso negócio seja referência para nossos clientes. Não vamos simplesmente vender de uma forma diferente, sem oferecer valor. Vamos vender experiências, fazer de cada momento, um momento único, e que cada cliente seja tratado de forma especial. O processo de inovação deve ser parte integrante da cultura da empresa, deve acompanhar a sua competência essencial. Não adianta preparar estratégias de diferenciação, se a base do negócio é deixada de lado. A busca de soluções alternativas na resolução de problemas, por exemplo, é um grande passo para que determinada organização se destaque no mercado. O diferencial não é, pura e simplesmente, ser diferente dos demais, é ter iniciativa e entender que cada cliente é único e sua satisfação será responsável por bons resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário