Visitas

visitantes OnLine

terça-feira, 9 de novembro de 2010

palavras a serem evitadas

10 CONSELHOS PARA VOCÊ MELHOR SE COMUNICAR EVITANDO ALGUMAS PALAVRAS

Administradores - Gemir Cassan


01 – TENTAR, VAMOS VER, QUEM SABE – Procure evitar o uso, pois ao serem pronunciadas já dão uma idéia que iremos falhar, ou já estamos dizendo que no mínimo a possibilidade de fracasso é de 50%. Exemplo: O pessoal do RH vai tentar conseguir as apostilas. Pronto! A maioria dos ouvintes já imagina que não vão conseguir;

02 – MAS, PORÉM, CONTUDO, TODAVIA, ENTRETANTO – São palavras que dão sempre um alerta e já orienta quem estiver ouvindo a se preparar para alguma coisa nada agradável ou de total desvalorização ou ainda de negação a tudo que foi dito inicialmente. Exemplo: O pessoal da contabilidade é extremamente competente, mas... Pronto! Tudo o que vier depois irá destruir ou colocar em duvida uma equipe inteira;

03 – PRECISO, DEVO, TENHO – Elas passam uma idéia que estamos necessitando de algo além das expectativas e também sugeri que existem pessoas mandando ou controlando. Exemplo: Eu preciso desta apostila hoje ou devo tê-la hoje... Pronto! Se quem teria que entregar a apostila perceber poderá dificultar ou valorizar uma simples entrega;

04 – POR CADA, VI ELA, BUM DA BOLSA, BOCA DELA, QUERO AMÁ-LA, UMA MÃO – São algumas entre outras que devemos evitá-las, pois provocam cacofonia quando utilizadas. Exemplo: Eu vi ela andado no corredor ou O grande bum da bolsa fez com que as ações valorizassem. Aparentemente parecem corretas, porém deveríamos dizer; Eu a vi andando no corredor e A grande valorização das ações provocou alta na bolsa;

05 – EU TENHO DIFICULDADES EM FAZER ESTE TRABALHO – Utilize o verbo no passado e nunca no presente quando estiver falando de si e ou de qualquer outra pessoa. Mude para: Eu tinha dificuldades em fazer este trabalho. Para quem estiver ouvindo fica muito claro que Você teve dificuldades mas agora não tem mais;

06 – EU VOU CONSEGUIR REALIZAR ESTE TRABALHO – Utilize o verbo no tempo presente já pensando que realizará no futuro. Mude para: Estou conseguindo realizar este trabalho. Para quem estiver ouvindo dá a nítida impressão que Você já iniciou e o trabalho está em andamento;

07 – SE EU CONSEGUIR TERMINAR ESTE TRABALHO VOU PARA CASA – Substitua o SE pelo QUANDO e a frase ficará assim: QUANDO EU CONSEGUIR TERMINAR ESTE TRABALHO VOU PARA CASA, neste caso Você estará passando uma idéia que sem duvida fará o trabalho, enquanto que na frase inicial dá uma idéia que Você vai tentar mas não tem certeza que conseguira;

08 - EU ESPERO TERMINAR ESTE TRABALHO – Substitua a palavra ESPERO pela SEI e a frase ficará assim composta: Eu SEI que vou terminar este trabalho. Neste caso não há duvidas que Você vai terminar o trabalho, enquanto que na frase inicial, dá uma idéia de
enfraquecimento e que provavelmente na vá conseguir;


09 – EU GOSTARIA DE AGRADECER A AJUDA DE VOCÊS – Neste caso substitua o verbo no condicional pelo presente e a frase ficará assim: EU AGRADEÇO A AJUDA DE VOCÊS. As pessoas ao ouvirem se sentirão mais agradecidas pois a forma de falar se torna mais forte, robusta e concreta;

10 – EVITE A PALAVRA “NÃO” – Em qualquer frase quando utilizamos o “não”, para quem houve (a frase) já se pressupõe que todo o conteúdo passa uma idéia de baixo valor e interesse. O mesmo ocorre quando utilizamos o “não” acompanhado de outras palavras. Exemplo: NÃO POSSO, NÃO CONSIGO, que numa frase ficaria assim; NÃO POSSO TERMINAR ESTE TRABALHO ou NÃO CONSIGO TERMINAR ESTE TRABALHO, que dá uma idéia de falta de capacidade, enquanto que se utilizarmos; NÃO QUERO, NÃO PODIA ou NÃO CONSEGUIA TERMINAR ESTE TRABALHO, dá idéia que Você já conseguiu ou vai conseguir, que vai ser possível, que poderá. Neste caso quem houve não terá duvida que consiga terminar o trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário