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terça-feira, 30 de novembro de 2010

7 dicas para um atendimento surpreendente

7 dicas para um atendimento surpreendente

Dicas fundamentais para prestar um atendimento diferenciado que possa fidelizar o cliente!
Por Eder Silveira

Dependendo da área de atuação que a sua empresa trabalha os produtos ou serviços oferecidos não serão muito diferentes em comparação aos concorrentes, sendo assim, cada vez mais as pessoas (colaboradores) passam a ser o diferencial competitivo nas empresas.


Robert W. Woodruff, ex-diretor executivo da Coca-Cola já disse, "são as pessoas e suas reações que fazem as empresas serem bem-sucedidas ou quebrar" tanto é verdade que as vezes um mal atendimento faz com que o cliente procure por um novo fornecedor.



Dica 1: comunicação é a sua principal ferramenta, tenha uma boa apresentação, postura e uma comunicação adequada, personalizada de acordo com o perfil do cliente.



Dica 2: organização, ser organizado é fundamental para executar bem o seu trabalho, tenha um método eficaz de controlar suas tarefas, e-mails e contatos para não esquecer nada. Ser organizado também permitirá que você encontre facilmente as informações necessárias para atender o seu cliente.



Dica 3: calma e disposição, se colocar no lugar do cliente e atende-lo da mesma forma que você gosta de ser atendido, afinal, todos somos clientes de algum serviço. Lembre-se que o cliente o procura desejando satisfazer alguma necessidade e espera que você (e a sua empresa) possa ajuda-lo.



Dica 4: atenção, concentre-se no seu cliente, entenda o que ele realmente precisa e evite que tenha que explicar diversas vezes o motivo do contato, nada pior que ser atendido explicar toda a situação e no final ficar aquela sensação que não foi lhe dado a devida atenção... Lembre-se que o cliente sempre acha que o caso dele é único e inédito para sua empresa, então não basta apenas ouvi-lo mas esforçar-se para entender o real significado do que dizem.



Dica 5: visão sistêmica, pense além do que é padrão, diversas vezes como cliente recebemos a resposta de que algo não pode ser feito e quando tentamos em outra empresa (ou com outro funcionário) descobrimos que existe alguma alternativa e conseguimos a solução.

Então seja esse profissional diferenciado que oferece sempre alguma solução!!



Dica 6: capacitação profissional, nada melhor do que estar bem preparado. Profissional que domina a sua área de atuação e que passa confiança do que está fazendo se destaca, o cliente fica satisfeito e sabe que recebe o melhor serviço.



Dica 7: comprometimento, tenha consciência que você representa a empresa onde você trabalha, não fique apenas envolvido no processo seja comprometido com os resultados! hoje em dia não dá mais para dizer "Essa tarefa não é minha, o cliente que procure o setor correto" a maioria das vezes são coisas simples, pequenos detalhes mas que fazem total diferença.


Quem busca alguém que o atenda, em qualquer lugar, espera ser atendido e ver a sua necessidade resolvida. Se você atender as expectativas iniciais e conseguir superá-las causará aquele "UAU!" a cada novo contato.

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