Visitas

visitantes OnLine

domingo, 14 de novembro de 2010

Conheça a cultura empresarial de diferentes países

Conheça a cultura empresarial de diferentes países


A fronteira entre países não delimita apenas diferenças linguísticas, econômicas, sociais e culturais. Segundo pesquisa da Thomas Brasil, empresa especializada em gestão de pessoas, cada nação também possui um jeito próprio de gerenciar seus negócios. Conheça mais sobre os locais estudados:
Nos Estados Unidos, os líderes se focam nos resultados, nos lucros, na competitividade e na capacidade de promover mudanças. Assim como no Reino Unido, onde a principal preocupação da gerência das empresas é a mesma que a dos norte-americanos. A diferença, no entanto, é que este povo não deixa de dar importância para a comunicação e a persuasão em sua maneira de empreender.

Este modelo de gestão é o que mais se aproxima ao do brasileiro, devido ao uso mais recorrente da comunicação, embora a cultura estadunidense também esteja presente.

No caso da Alemanha, uma das características presentes no perfil dos gerentes é o foco na qualidade, mas o que país prima fundamentalmente é pela flexibilidade dos gerentes e pela sua capacidade de adaptação e de manter altos ritmos de trabalho.

Estes requisitos também são comuns ao Brasil, Estados Unidos e Reino Unido, o que explica, de acordo com a empresa responsável pelo levantamento, a facilidade de trânsito que os executivos dessas nacionalidades têm entre empresas situadas neste grupo de países.

A Dinamarca, Malásia e Índia fazem parte de outro perfil. Possuem cultura mais diplomática, tomam mais cautela nos processos decisórios e tendem a ter mais tato com as pessoas, na comunicação, na disposição em ouvir e na previsibilidade de comportamentos.

Entretanto, há diferenças. Na Índia, os gerentes têm mais facilidade de delegar tarefas, correr riscos e agir de forma independente, ao contrário dos outros dois países, onde a qualidade e a ortodoxia em procedimentos são preponderantes.

Fonte: Empresas.globo.com

QUAL É O PERFIL DE GESTÃO DO SEU CHEFE?


Uma recente pesquisa desenvolvida pela empresa especializada em recursos humanos Thomas Brasil avaliou empresários de diversos países buscando encontrar um perfil de gestão comum a cada nação. O estudo usou as seguintes características para determinar a cultura empresarial de cada local, veja quais delas você também possui e avalie se você se encaixa no perfil do gestor brasileiro:

Dominância: estes indivíduos comandam as reuniões e ditam seu ritmo. Decidem com rapidez, mas são negociadores duros, visam poder, resultados e lucros . São pragmáticos e não sabem lidar bem com falhas. O brasileiro, de forma geral, está dentro deste perfil com alta intensidade.

Influência: pessoas com alto índice de influência tendem a dominar as conversas e ser o centro das atenções. Usam charme, contato visual e contato físico para se relacionar. Preferem persuadir ou conversar ao invés de confrontar agressivamente ou fazer exigências. Lidam melhor com conceitos e superficialidades do que com fatos e dados concretos. Executivos brasileiros também possuem esta característica, mas de forma menos predominante.

Estabilidade: este tipo de gestor analisa com cuidado procedimentos e demora para aceitar ideias, forçar sua decisão pode deixá-lo inseguro. Ele valoriza relacionamentos organizados e estruturados, pois procura consistência. Só se sente segugo quando percebe que seu interlocutor sabe do que está falando. Falar, convencer e persuadir não são suficientes para ele. Este quesito é raro nos executivos do Brasil.

Conformidade: Estas pessoas questionam detalhes e gostam de ver tudo por escrito. São rígidas em suas decisões e extremamente detalhistas e lógicas. Este perfil também não é comum entre os brasileiros, no entanto, mais presente que o anterior.

Fonte: www.papodeempreendedor.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário