Visitas

visitantes OnLine

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Gafes Corporativas

Gafes Corporativas

Sob as lâmpadas fluorescentes nas empresas, alguns vícios continuam
iguais ano após ano. E, depois de dez horas diárias durante cinco dias da
semana, eles incomodam bastante quem tem de conviver com eles.
Fizemos uma listinha para ajudá-lo a lidar com cacoetes comuns nos
escritórios
Crédito: Ilustrativa
ADEUS, LANCHINHO
Você esqueceu seu pacote de biscoitos em cima da mesa e, no dia seguinte, não restava mais
nada? Ou abriram sua gaveta ao cair da noite e devoraram seus bombons sem dó?
Quando a fome aperta no escritório, é comum colegas comerem o lanchinho alheio.
Principalmente quando o expediente vai até mais tarde.
COMO LIDAR
Ao notar o sumiço, o melhor é mandar uma indireta. "Fale assim: ‘Estou com fome e
meu pacote de biscoitos sumiu. Quem vai me dar outro?’", brinca a consultora de
etiqueta corporativa Renata Mello. “É melhor generalizar e fazer uma brincadeirinha com todos
do que buscar claramente os acusados, o que seria muito constrangedor.” Se não der certo,
comece a levar maçãs ou balas de gengibre.
E-MAIL AO LÉU
Uma das principais maldades corporativas é fazer um e-mail apontando um erro do seu
colega com cópia para o chefe dele. Ou para o chefe comum. Você já fez isso? Ok, já foi.
Reconheça o erro e ajoelhe no milho, mas não repita.
COMO LIDAR
Quem não está contente com as atitudes dos colegas deve ter uma conversa em particular, direta
e gentil. Se você foi a vítima, faça o mesmo e explique que você poderia ter resolvido a situação.
VICIADOS EM REUNIÕES
Ficou tão banal fazer reuniões que já é normal as pessoas aceitarem os convites online sem
pestanejar. E é mais comum ainda que o seu chefe se lembre, de última hora, que não poderá ir
e mande você no lugar dele, mesmo que você não tenha nenhuma noção do assunto
ou do que vai dizer.
COMO LIDAR
Informe-se sobre a pauta e veja se realmente faz sentido participar, já que muita
gente convida uma lista imensa sem saber que contribuição dará. Se for o caso, argumente com
quem o chamou. Se houve reincidência, converse e sugira melhor aproveitamento do tempo.
Estima-se que as empresas desperdicem 500 reais por ano, a cada 100 funcionários, com
reuniões improdutivas. Se nada der jeito, sempre tem o batalha naval.
AH!, OS ESPAÇOSOS
Tem gente que vai deixando suas coisas espalhadas por onde passa e, quando você vê, tem uma
cesta de Natal largada no corredor — em plena Páscoa! E há quem se apodere do armário
coletivo para colocar tudo o que é seu, sem o mínimo espírito de coletividade.
COMO LIDAR
Nesse caso, converse com a equipe, de uma maneira geral, para combinar uma forma de
dividir o armário de um jeito racional, para que todos tenham seu espaço. Ou proponha um
mutirão de limpeza. Quanto aos objetos largados pelos corredores, explique que aquilo
pode atrapalhar a imagem de quem o fez, pois “dá a impressão” que essa pessoa não
respeita o espaço dos colegas. Sem citar a possibilidade de causar um acidente, caso alguém
tropece e caia.
BRONCA EM PÚBLICO
Criticar duramente ou dar um pito em alguém na frente de todo mundo é coisa do tempo da
máquina de escrever. Já saiu de moda faz muitos anos, mas tem gente que insiste em ser
démodé. Falha grave.
COMO LIDAR
Espere o autor da bronca se acalmar e chame-o de lado para dizer que não gostou do ocorrido,
que se sentiu ofendido e que ficaria muito feliz se isso nunca mais se repetisse.
Fonte: Você S/A
http://vocesa.abril.com.br/desenvolva-sua-carreira/materia/tyger-woods-carreiraetiqueta-
532264.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário