Visitas

visitantes OnLine

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Os resultados da sua empresa são sustentáveis?

Os resultados da sua empresa são sustentáveis?

O artigo compara dois fazendeiros, quando um planeja seus resultados e o outro não. Num primeiro momento, os resultados são iguais. No ano seguinte, prevalecem os resultados do fazendeiro que planeja. Trata de sustentabilidade, no aspecto perenização da organização.
:Por Prof. Eduardo Antônio Böckel


Uma das questões importantes a ser considerada para a eficácia dos negócios é se os resultados de uma companhia são obtidos a partir de um planejamento ou são muitas vezes bons, mas a partir de uma casualidade de mercado, de cenário externo, identificado após a obtenção dos resultados, sem um planejamento formal e refinado.


Ora, para entender melhor este conceito façamos uma analogia. Certa vez um humilde fazendeiro estava a invejar os resultados obtidos na sua lavoura, em especial, à sua plantação de trigo. Sabia ele que estes resultados eram uma simples dádiva de um ser superior. Pois, também pudera, não havia nenhum planejamento que considerasse, por exemplo, em que época plantar a semente; qual seria a melhor adubação; qual a condição necessária do solo; qual o distanciamento entre as sementes para o plantio; as condições climáticas necessárias para o sucesso da sua plantação entre outros tantos fatores a serem considerados numa etapa de planejamento de uma plantação. No entanto, inexplicavelmente o fazendeiro colhia bons frutos.




Já num lugar não muito distante, outro fazendeiro também exaltava seus resultados, também relacionados à plantação de trigo. Embora as condições climáticas tenham sido as mesmas que afetaram à plantação do primeiro fazendeiro, dada a proximidade entre as fazendas, outros fatores como a adubação e o terreno eram específicos de cada fazenda, assim como o tipo de semente utilizada e a forma do plantio, os quais poderiam variar os resultados obtidos. No entanto, o que o fez ter bons resultados fora a etapa de planejamento da plantação, na qual, o segundo personagem, havia destacado detalhadamente todas as etapas necessárias e influenciadores do sucesso de sua plantação.




Já, no ano seguinte, percebeu-se uma grande diferença entre os resultados de ambos os fazendeiros daquela região. O primeiro, que no ano anterior havia colhido bons resultados mesmo sem planejamento da sua plantação, lamentava suas péssimas consequências, decorrentes de fatores que jamais haveria de levar em conta para o sucesso de sua plantação. O segundo fazendeiro continuava a colher bons resultados. Como este já estava habituado com o planejamento de sua plantação, neste ano não o fora diferente: o seu planejamento levou em consideração tendências de cenários que poderiam vir a prejudicar a sua plantação. Tomou, no entanto, algumas contramedidas para se antecipar a estas tendências, as quais de fato se concretizaram. Mas, como havia um planejamento, seus resultados continuaram a ser os melhores daquele vilarejo. Já, para o primeiro, sem planejamento de sua plantação, seus resultados foram influenciados pela efetivação das tendências as quais somente foram percebidas pelos efeitos.




Qual o seu modelo de gestão? A do primeiro ou segundo fazendeiro?

Com certeza o segundo fazendeiro trabalhou os conceitos de sustentabilidade, pois, com o planejamento, estava garantindo a perenização de seu negócio e de seus resultados.




Abraços e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário