Visitas

visitantes OnLine

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

a importância da água

Em pesquisa recente da consultoria, notou-se que o brasileiro gasta , em média, cinco vezes mais água do que o volume indicado como suficiente pela Organização Mundial da Saúde – a organização recomenda o consumo diário de 40 litros diários por pessoa, enquanto no Brasil são consumidos 200 litros dia/pessoa,em média.
O problema da falta água vem se agravando ano a ano nas principais metrópoles brasileiras, apesar de vivermos no território mais rico em água doce do mundo, detentor de 12% das reservas do planeta. O sentimento de ter água em abundância dá, à maioria dos brasileiros, uma sensação de que a água doce nunca vai acabar. “A cultura do desperdício levou o país a uma condição preocupante. Faltará água nas torneiras se a população não tomar consciência”, afirma o engenheiro Carlos Lemos da Costa, consultor especialista em Uso Racional da Água.
Veja como coisas simples podem ajudá-lo a reduzir o consumo:
• Feche a torneira quando for escovar os dentes ou fazer a barba e economize até mil litros de água por mês;
• Tente tomar banhos de 5 minutos e, se possível, feche a torneira enquanto se ensaboa. A cada minuto, mais 20 litros de água vão embora pelo ralo;
• Reduza o seu tempo de banho em 1 ou 2 minutos e você economizará até 540 litros de água por mês; se o seu chuveiro enche um vasilhame de 5 litros em menos de 15 segundos, troque o seu aparelho por um mais eficiente;
• Deixe os talheres e pratos de molho dentro da pia antes de lavar. E não deixe a torneira aberta enquanto os ensaboa. Você estará economizando 100 litros de água!
• Coloque a funcionar sua máquina de lavar louças ou roupas quando estiverem cheias. Você pode economizar 3.600 litros de água por mês.
• Use balde em vez de mangueira para lavar o carro.
• Jamais use água para varrer a calçada! Saber utilizá-la com moderação é uma questão de educação.
• Não regue as plantas nas horas quentes do dia. A água evapora antes mesmo de atingir as raízes.
• Esteja atento a vazamentos! Uma torneira pingando consome 46 litros de água por dia e, num mês, 1.380 litros! Canos furados e vazamentos em vasos sanitários também são grandes prejuízos.
Quanto ao lixo, todas as pessoas deveriam adotar a política dos 3 R's: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Temos que pensar no nosso papel na cadeia de consumo. Você já pensou quanto de lixo você gera num simples lanche no shopping? Caixa de papel do sanduíche, copo plástico, canudo plástico, papel que envolve o canudo, guardanapo, plástico que envolve o guardanapo, sachê plástico de catchup e mostarda, pacote de papelão das batatas fritas, etc...
Naquilo onde não consiguimos reduzir, devemos reutilizar. Usar copos de vidro, ao invés de copos plásticos é um exemplo. Utilizar frente e verso do papel, recarregar cartchos de tinta, etc.

Quando não é possível reduzir ou reutilizar, devemos tentar reciclar. Adotar a coleta seletiva no nosso dia-a-dia, seja em casa, na escola, no trabalho, etc. é uma boa solução. Depois de separados, devemos enviar os resíduos para associações e/ou cooperativas de catadores. Além do ganho ambiental, a reciclagem tem cunho social, pois gera renda para os catadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário