Visitas

visitantes OnLine

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Como transformar lixo em lucro

Como transformar lixo em lucro
Sustentabilidade é uma palavra essencial no mundo dos negócios. Mas sempre foi associada a aspectos financeiros. "Sustentar um negócio" significava obter receitas sempre maiores que as despesas, garantindo o sucesso empresarial. Mas hoje não quer dizer apenas sustentação financeira . Sustentabilidade de uma empresa significa total sintonia com o ambiente ecológico e social.
À primeira vista, isso parece dificultar a vida do empreendedor. Mas, a prática demonstra que é possível ganhar muito mais associando negócios a respeito ambiental e compromisso social. Pequenas e grandes empresas, dos mais diversos setores, já comprovam que é possível transformar desperdício em maior produtividade, competitividade e lucro, tornando-se empreendimentos de longa vida.
Numa atividade empresarial, o desperdício significa também prejuízo. Nas pequenas e micros empresas, gastar água demais e consumir energia elétrica sem nenhum controle podem significar a inviabilidade do negócio..
Os econegócios podem ser aplicados em todas as empresas já existentes e ainda em inúmeros empreendimentos inovadores. Empresas especialistas em redução de consumo d'água em condomínios, de reaproveitamento de matéria prima e energia, ou ainda, empresas que funcionam como articuladoras de compra e venda de resíduos e tecnologias limpas, são exemplos muito claros do que pode ser desenvolvido nesse ecomercado.
É tempo de transformar degradação e desperdício em emprego, renda e qualidade de vida.
Exemplos de empresas que trabalham sem prejudicar o meio-ambiente e ainda faturam com o lixo que sobra da produção.
Muitas empresas já estão se concientizando que é muito importante reciclar o seu material e reaproveitar os restos do processo produtivo


Case :A Sicemar Indústria e Comércio LTDA existe há mais de trinta anos. Há dois anos começou a trabalhar com cerâmica branca com contrato de fornecimento exclusivo para uma grande empresa de eletro-eletrônicos. Ela fabrica resistores, peças e varilhas, que servem como material condutivo para diversas finalidades e aparelhos. A empresa processa de 40 a 45 toneladas de massa de ceramica mensalmente. Disso tudo, 10% se transformava em puro lixo.
Esta indústria está reaproveitando os restos do processo produtivo. Mensalmente sobram 4 toneladas de resíduo em forma de pó, que é armazenado em sacos como esse, depois é processado com a mesma tecnologia até se transformar em pequenas peças como esta, os chamados "chips", que também têm grande utilidade.
Eles variam de tamanho, forma e grau de porosidade. São utilizados básicamente para desbaste de peças ou rebarbação e também polimento. Com o lixo, que era antes aterrado, hoje são fabricados cerca de 1,5 milhão de peças aumentando o lucro bruto da empresa em 10% a mais do que ela tinha há dois anos.
Hoje nós somos homologados por empresas que são certificadas dentro da gestão ISO 9000. E quando você fala sobre ISO 9000, você fala sobre gestão, você fala sobre a qualidade do seu produto, mas a qualidade não só do seu produto, mas a qualidade de vida dos seus fornecedores, dos seus colaboradores e quando não somos homologados e avaliados pelos nossos principais clientes, principalmente no quesito resíduo, você é avaliado qual o destino prá isso e não tiver conformidade pode significar uma falta grave na auditoria, que nós sofremos por parte do nosso principal cliente. Se nós não temos uma, um destino adequado para o nosso resíduo nós podemos parar até de fornecer nosso produto".

Nenhum comentário:

Postar um comentário