Visitas

visitantes OnLine

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

A QUALIDADE DE VIDA DEVE ESTAR NA SUA AGENDA

A QUALIDADE DE VIDA DEVE ESTAR NA SUA AGENDA



* Ana Maria Rossi

Quando me perguntam como ter qualidade de vida, costumo responder: invista em você. Atualmente, muito se fala em programas de qualidade de vida nas empresas. Este tipo de iniciativa é de extrema importância, mas é preciso mais.

Não adianta apenas contar com o esforço corporativo para manter a sua saúde em equilíbrio. Isso deve ser apenas uma parte de um enorme pacote cuja responsabilidade é sua. Há quanto tempo você não sai para caminhar? Ou vai assistir a um filme no cinema? Ou tem uma refeição mais demorada?

Qualidade de vida é ter corpo, mente e espírito em equilíbrio. Quando este equilíbrio é quebrado, as conseqüências negativas do estresse não se fazem tardar.

Este desequilíbrio é responsável por cerca de 65% das doenças e tem uma origem psicossomática.

Para ter qualidade de vida é preciso pensar em praticar o autocontrole, em ter uma dieta saudável, ter tempo para o lazer e também para se exercitar com regularidade. Que tal começar fazendo uma lista do que é prioridade para você?

Depois, anote, ao lado de cada uma delas, o tempo que dedica a isso. O resultado pode ser perturbador, porque é nesse momento que percebemos o quanto dedicamos muito mais de nossas horas ao trabalho e aos afazeres domésticos do que a nós mesmos ou para estar junto daqueles de quem gostamos. Estabelecer limites depende de cada um.

Uma idéia para colocar este cronograma da vida em prática é, por exemplo, incluir, na agenda, tarefas pessoais, mesmo aquelas que parecem banal, como meditar, ir a uma livraria, encontrar com os amigos no final da tarde, sair para caminhar. Desta forma, é possível visualizar o balanço geral entre tarefas pessoais e profissionais e chegar ao equilíbrio. No final de uma semana você vai perceber que a vida pessoal pode ser organizada da mesma forma que a profissional. Só que o beneficiado, neste caso, é você.

Um estudo feito pela Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, demonstrou que eventos positivos do cotidiano, como um convite para jantar ou um elogio por um trabalho realizado, estimulam a produção das células de imunidade do organismo. E este efeito dura até 48 horas. Este é apenas um exemplo para perceber que a tão almejada qualidade de vida está na maneira como você lida – e organiza — seu dia-a-dia. São as pequenas coisas e não os grandes projetos que vão fazer a diferença para o seu bem-estar físico e mental.


* Ana Maria Rossi, Ph.D, é presidente da ISMA-BR, International Stress Management Association, Doutora em psicologia clínica e comunicação verbal, Mestre em Comunicação de Massas e Mestre em Psicologia, e representante no Brasil do National Institute for Occupational Safety and Health (NIOSH). Mais informações no site www.ismabrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário