Visitas

visitantes OnLine

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

A TEORIA DOS QUATROS TEMPERAMENTOS

Temperamento humano
A TEORIA DOS QUATROS TEMPERAMENTOS
Há vários anos os estudiosos vêm estudando o comportamento humano e em 1798 na Europa o filósofo alemão Emmanuel Kant foi provavelmente o que mais influência obteve ao publicar (embora incompleta) a teoria dos quatro temperamentos. Foram vários anos de estudos e chegou-se a conclusão que há quatro classes de temperamento.
-Sanguíneo
-Melancólico
-Colérico
-Fleumático
Concluiu-se ainda que cada pessoa, pertence a uma dessas classes desde o nascimento. Entretanto ficou claro que em alguns casos, o filósofo encontrou pessoas com uma mistura de temperamentos, o que julgou ser normal.
Torna-se mais fácil lidar com as pessoas próximas de nós, se conhecermos melhor o seu temperamento.
Lidar com o ser humano é uma tarefa meio delicada, mas se conheço o meu temperamento e também o de quem convive ao meu redor, acho que será mais fácil o relacionamento. Veja só:
Pessoas com o temperamento SANGUÍNEO.
São pessoas alegres e esperançosas, atribui grande importância a aquilo que está fazendo no momento, mas logo – logo se esquece. Normalmente fazem muitas promessas, porém não tem vontade de cumprí-las porque não é de levar a diante grande parte do que faz. Mal devedor e sempre precisa de um tempo maior para pagar suas dívidas. Embora ele não seja mal, sempre comete alguns erros com pessoas próximas, pedindo desculpas e voltando a cometer os mesmos erros novamente. Não é de levar as coisas a sério, meio egoísta, interesseiro, mas também é muito sociável, brincalhão, se contenta com facilidade, está sempre sorrindo e vive rodeado de amigos.
Qualidades: Comunicativo, destacado, entusiasta, afável, bom companheiro, compreensivo e crédulo.
Defeitos: Volúvel, indisciplinado, medroso, barulhento, impulsivo, egocêntrico, avarento, exagerado e pusilânime
Pessoas com o temperamento MELANCÓLICO.
A pessoa com esse temperamento, dá muita importância para tudo que envolve a sua vida, descobre em tudo uma razão para a ansiedade e em qualquer coisa ou situação nota antes de tudo a dificuldade. Ao contrário do sanguíneo. Não é muito de fazer promessas, sempre tem respostas objetivas em alguns casos é franco até demais, age sempre com cautela e desconfiança, tem forte tendência a ser pirracento, não sorrir com muita facilidade, meio depresssivo, não é de se abrir com pessoas, tem poucos amigos, mas é muito leal a esses poucos que com dificuldades conseguiu fazer, mesmo que seus problemas é sempre maior que o dos outros, tem uma forte tendência em sofrer calado pela dificuldade de comunicação, está sempre de mal humor, se fere com muita facilidade e por ser muito crítico acaba se tornando meio antipático, porém é o mais inteligente dos temperamentos, sua habilidade é notável em tudo que faz.
Qualidades: Leal, dedicado, idealista, esteta, perfeccionista, sensível, minucioso e habilidoso.
Defeitos: Egoísta, amuado, complexado, pessimista, confuso, teórico, anti-social, crítico, vingativo e inflexível
Os temperamentos Melancólico e Fleumatico já estão disponíveis.
Pessoas com temperamento Colérico

Normalmente pessoas com esse temperamento, têm a cabeça quente, nervoso, grosso, fica agitado e alterado com muita facilidade. Porém se acalma rápido. Tem reação rápida para quase todas as coisas, é alguém que está sempre ocupado e sem tempo, não é muito perseverante, autoritário, dar ordens é o seu forte, cumprir ordens já é um grande problema na vida do colérico. Dizem que ele é curto e grosso. Porém gosta de pompa, formalidade, elogios, ser reconhecido por aquilo que faz é avarento, sempre consegue atrair opositores por que gosta de mandar e está sempre certo.

Qualidades: Enérgico, Independente, Resoluto, Otimista, Prático, Muito eficiente, Decidido, Líder e Audacioso.

Defeitos: Impaciente, Astucioso, Cruel, Insensível, Auto suficiente, Agressivo, Intolerante, Vaidoso, Prepotente, Iracundo e Sarcástico

Pessoas com o temperamento Fleumático

Fleuma significa falta de emoção, o fleumático tem a grande tendência de não emocionar com facilidade, se move vagarosamente, mas retém o calor humano por mais tempo, é lento em quase tudo que faz, não é de ver dificuldades é o mais calmo dos temperamentos, normalmente nunca diz não, mesmo que um sim lhe será prejudicial, não é dotado de grande sabedoria, não é muito de festa, está sempre de bom humor, age muito com o coração e não pela razão, por isso é fácil de ser ludibriado, ver um fleumático nervoso é muito raro, porém quando está no limite pode cometer erros irreparáveis.

Qualidades: Calmo, Tranquilo, Cumpridor, Eficiente, Conservador, Líder, Diplomata, Otimista, cauteloso, Pacífico e bem humorado.

Defeitos: Desmotivado, Muito indeciso, Inseguro, Pretensioso, Contemplativo, Temeroso, calculista,

Autor: Magno - Categoria(s): Curiosidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário