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domingo, 12 de dezembro de 2010

As diversas faces da inovação

As diversas faces da inovação

A inovação, que teve como principal conceito a criação de algo novo, passou a ser usada como uma definição para uma característica empreendedora. Muitas estratégias são observadas e trabalhadas nas organizações, e estas, buscam novos perfis de pessoas para comprometerem a esses tipos de desafios.
:Por Lucas Vinicius Margotti


Inovação, que teve como principal conceito a criação de algo novo, passou a ser usada como uma definição para uma característica empreendedora. Distanciando de conceitos adicionados a sorte, a inovação visa a ser uma ferramenta para atuar junto a uma oportunidade e capacitar o conhecimento dos empreendedores para novos desafios, que muitas vezes, vem por acaso. Muitas estratégias são observadas e trabalhadas nas organizações, e estas, buscam novos perfis de pessoas para comprometerem a esses tipos de desafios.


Atualmente a inovação nas organizações está ligada à criação de novos produtos e serviços ou o aperfeiçoamento do que já existe, sendo algo novo e ousado. Assim, de fato, a inovação foi confundida muitas vezes com a sorte, sendo que seu sentido, de fato, não era esse. A inovação vem a ser o meio em que os empreendedores exploram a situação de mudança como uma oportunidade de crescimento ou evolução. Assim, criam algo novo, diferente e ousado a partir de uma necessidade, tornando-se único ou diferente. Essa oportunidade pode vir a ser a melhoria de algo existente ou o aperfeiçoamento do que já existe por algo ainda melhor.



Necessariamente a capacidade de inovação de uma pessoa não está ligada a sua capacidade de inventar coisas. O inovador tem a capacidade de criar e desenvolver algo totalmente novo agindo juntamente com suas capacidades gerenciais. Ele busca conhecer o processo por onde essa nova invenção deve prosseguir e criar meios de aprimorá-los até chegar ao consumidor final e, assim, realizar o seu objetivo. Um inventor pode ter a capacidade de criar algo novo, e vir a ser um inovador, porém, como não possui habilidades técnicas e conhecimento no negócio, a inovação se perde e a invenção não prospera.



Muitas vezes, a inovação pode vir por acaso, através de um novo evento que afeta a organização e necessita de novas medidas para sua sobrevivência. A partir disso, a organização começa a pensar como aproveitar essa situação e conseguir estabelecer algumas metas por cima de um problema. De várias formas também, a inovação pode vir de um acidente, que ocasiona a criação ou idéia de um novo produto. Por isso é de extrema importância os administradores e empreendedores prestarem atenção nos eventos que acontecem ao redor do trabalho, pois um simples comentário entre funcionários, acidente na produção, entre outros meios, pode vir a ser uma oportunidade de inovação. E de intensidade maior ainda, é importante observar as mudanças populacionais para saber quais são as novas tendências e as novas características das pessoas na atualidade.



Atualmente, as organizações estão buscando estratégias de inovação para se manterem no mercado e continuarem atendendo a demanda dos consumidores que não são fixos e nem de longo prazo. Uma dessas estratégias é a criação de novos negócios a partir do negócio atual. Outra estratégia é a aquisição de novas empresas que podem ser inovadoras, concorrentes ou que possuem um rápido crescimento no mercado. Essa ultima estratégica está sendo muito utilizada por várias empresas no mundo por mostrar uma forma de ganhar mais mercado, sem ter que desenvolver certas competências necessárias ao sucesso do mercado.



Porém, a transposição de valores da empresa mãe para as empresas controladas pode comprometer o desempenho do negócio, por ter que mudar toda a filosofia de trabalho que a organização atuava por outro. Dessa forma, é preferível que quando a empresa principal deixe a empresa comprada agir de forma autônoma do mesmo modo que anteriormente. A colocação de membros de uma empresa atuando com membros da outra empresa também não é uma idéia muito satisfatória. A busca por um método de trabalho em conjunto com valores diferentes também são algo a se pensar no desenvolvimento da organização por demandar de tempo para dar certo. Dessa forma, muito se pensa sobre a colocação de pessoas com perfis empreendedores e inovadores para atuar nessas organizações e contribuírem para o desenvolvimento dela, destacando o perfil de visão estratégica, novas habilidade, conhecimento e capacidade de gerenciamento dos projetos com se fosse um novo negócio.



A inovação deixa de ser uma palavra para conceituar o que é novo e passa a aprimorar uma característica de pessoas ou organizações que misturam a criatividade com conhecimentos gerenciais. Atualmente todas as organizações buscam e necessitam desse modelo para atuar nas constantes mudanças de um mercado completamente instável. O texto base desse artigo "Inovação: Um imperativo organizacional" possui um consistente conteúdo que nos permite uma idéia do que a inovação vem a ser e o que ela representa dentro das organizações, sendo de grande importância a sua constante leitura.

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