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quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Eu posso ser um líder?

Eu posso ser um líder?

Como coach de executivos, abordo vários questionamentos e queixas relacionadas a ser um líder e também sobre a essência da liderança. Uma parcela considerável de líderes em desenvolvimento, com quem trabalho, afirma ter como um de seus objetivos profissionais se tornar um líder. Porém ...
:Por Elson Davanzo di Santo


Como coach de executivos, abordo vários questionamentos e queixas relacionadas a ser um líder e também sobre a essência da liderança. Uma parcela considerável de líderes em desenvolvimento, com quem trabalho, afirma ter como um de seus objetivos profissionais se tornar um líder. Porém, durante a apresentação do programa de formação de líderes a dúvida mais freqüente no início do processo de Coaching é:



Será que os grandes líderes já nascem com essa competência? É possível que isso seja estrutura de uma base familiar voltada a negócio? É possível desenvolvê-la?



Compartilho com a idéia de que se os líderes já nascem prontos, não haveria necessidade de desenvolver habilidades e ou competências para se tornarem líderes. Liderar é uma maneira de agir, um comportamento baseado em patrocínios positivos, um jeito de ser e que todos nós podemos aprender e aplicar em nossa vida. Mas, a questão é que nem todos estão preparados para essa missão ou mesmo se quer desejam aprender. Portanto, ser líder ou desenvolver a liderança é para quem tem pré- disposição, gostar de conhecimento, inovação, desafios e principalmente de pessoas.



Lidar com diferentes perfis de pessoas e ainda obter resultados, não é uma tarefa nada fácil. Liderar é parte de uma competência que requer a habilidade da busca constante do conhecimento. Quando falo de conhecimento me refiro às competências técnicas e de conhecimentos específicos do negócio ao qual o líder está envolvido. Pessoas sentem-se muito mais seguras quando estão frente a um líder seguro do que está realizando, no entanto, ter conhecimento não é o suficiente para esta tarefa.



Certa vez um dos meus coachees1, muito jovem ainda me perguntou quais as competências ou habilidades que era preciso para que ele se torna-se um grande líder? Eu apenas respondi. Disposição, certeza, conhecimento, prática, e tempo.



Temos uma grande escola que nos auxilia a tomar decisões durante toda nossa existência para que possamos desenvolver a sensibilidade e a habilidade para lidar com pessoas e o tempo a todos tempo nos ensina termos paciência, resiliência e sabedoria, pois nem tudo acontece do jeito, no tempo e no momento que gostaríamos.



Ter conhecimento e prática é o suficiente? Digo que não. É preciso desenvolver todas as suas competências emocionais como humildade, segurança, autoconfiança, certeza, empatia, firmeza, bom humor, saber ouvir, e principalmente a percepção emocional de si e todos a sua volta.



Atitudes estas, que eu considero indispensáveis para um verdadeiro líder. Acrescento também a um bom líder o "liderar pelo exemplo", modelo a ser seguido pela sua transparência, congruência, influência, responsabilidade, sinceridade e honestidade consigo mesmo. Um velho e praticado dito popular que diz "faça o que eu mando e não faça o que eu faço" já caiu em descrédito há muito tempo. Para um líder o correto é, faça como eu faço, mas da sua maneira e com resultados.



Para que um coach desenvolva essas competências emocionais, deve considerar três fatores de real importância: SEU autoconhecimento, comunicação e visão holística. Vamos conhecer um pouco mais destes tesouros:



- O autoconhecimento:



Considero como fundamental para o desenvolvimento das competências emocionais. Recorro a uma inscrição do Oráculo de Delfos, no templo de Apolo na Grécia Antiga: "Conheça-te a ti mesmo". No papel de líder quanto mais conhecer seus pontos fortes e pontos de melhoria mais ele adquirirá mais autoconfiança, segurança em suas atitudes e autocontrole sobre suas ações, pois vai aprender a lidar utilizando-se de suas próprias ferramentas, aplicando-as de maneira assertiva. Um líder tem em sua essência desenvolver a si e os seus liderados continuamente.



- Comunicação:



Saber ouvir na essência é diferente de escutar. Todo ser humano tem fortes tendências de ignorar a comunicação. Um desses fatores que contribuem para este ocorrido é a ansiedade em resolver assuntos e obter resultados sem prestar atenção no que especificamente seu interlocutor disse ou realmente deseja.

Um líder precisa aprender a minimizar sua ansiedade e prestar atenção no que seus liderados estão dizendo. Além do que precisa deixar muito claro quais são seus objetivos e se certificar se a mensagem está sendo entendida por todos. O líder sempre que possível deve fazer uso de perguntas que propicie aos seus liderados a reflexão acerca do assunto para incitar o diálogo, apresentar maior conteúdo, qualidade e interatividade nas respostas.



- Visão Holística:




Todo líder precisa saber e entender que as "partes formam um TODO" como uma estrutura de organismos vivos muito bem organizada em células e que sofrem influência constantemente e mutuamente. Este líder deve entender que não está sozinho, e que qualquer decisão que ele venha tomar pode ter conseqüências (positivas ou negativas) para a empresa e seus liderados. As decisões de um líder devem ser fundamentadas e analisadas com seus liderados antes de serem aplicadas.



Para finalizar, não basta apenas nascer com este dom especial para liderança porque o cenário corporativo vai lhe cobrar muito mais. É importante saber: O que é preciso para ser um líder? Qual o propósito desta tarefa ou missão? Quando nos questionarmos estaremos adentrando em uma questão que vai além de status, posição ou salário vamos refletir sobre a nossa verdadeira missão.



Ninguém é escolhido líder por acaso. Quando entendermos nossa real missão, e qual o propósito, estaremos descobrindo o verdadeiro sentido da vida. O que será então que nos motiva a continuar na tarefa?



A missão de um verdadeiro líder é fazer a diferença na vida das pessoas mesmo que por um segundo.



1.Coachees - clientes que estao passando pelo processo de coaching.



Elson Davanzo – Formado em Relações Públicas pela UNIP, Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior, Business Executive Coach com certificação nacional pelo Instituto Brasileiro de Coaching e internacional pela ECA – European Association Coach®, ICI - Integrated Coaching Institute® GCC - Global Coaching Community®. Atualmente é proprietário da Se7e Mares Treinamento e Desenvolvimento Executivo.

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