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terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Erros de comportamento dentro das empresas podem levar à demissão

02/12/2013 11h39 - Atualizado em 02/12/2013 16h27 Erros de comportamento dentro das empresas podem levar à demissão É preciso ter cuidado na hora de usar o telefone ou enviar um email. Especialista ressalta as gafes mais comuns nas festas de confraternização. 41 comentários A Sala de Emprego desta semana fala sobre alguns comportamentos dentro das empresas que são comuns, mas incomodam e podem até gerar demissão. Aproveitando o final do ano, especialistas também indicam os cinco maiores vexames cometidos por funcionários nas festas de confraternização. O elevador parece um local descontraído e informal, mas é preciso ter atenção quando se está dentro do elevador da empresa na qual trabalha. A consultora Renata Mello ensina: nada de puxar conversa sobre trabalho. “Elevador, na verdade, é aquela área de silêncio. Ou você fala de trânsito, do tempo, bom dia, boa tarde e só”, recomenda. Outro item que dá muita discussão dentro da empresa é o telefone, seja porque todo mundo tem o celular, porque as pessoas não sabem usá-lo ou estão acostumadas a usá-lo de forma errada. “As pessoas acabam usando muito o celular no trabalho. Ele distrai muito no ambiente de trabalho, então você tem que ter o controle de não ficar mexendo muito”, alerta Renata. É preciso tomar cuidado também com o excesso de intimidade entre os colegas. “A falta de respeito, nem sempre a porta aberta significa entra. Vem aquele amigo e faz aquela massagem, beija sua cabeça, mexe no seu cabelo. Essa coisa de você ficar pegando muito no outro”, explica a especialista. Como e quando usar o email e quem copiar na mensagem também pode gerar constrangimento também. Renata explica quando o chefe deve ser copiado no email: “Depende do perfil do chefe, tem chefe que gosta de ser copiado em todos os emails, que quer saber tudo o que acontece na empresa, mas tem outros que não, que acabam delegando. Acho que isso é meio um acordo”. O funcionário pode enviar mensagens para os amigos usando seu email de trabalho, mas com cautela. Já o uso de redes sociais no trabalho depende de alguns fatores. “Depende da área em que o profissional atua. Se ele lida com informação, pode usar, porque é um canal que ele tem para buscar informação e até para avaliar um produto. O grande problema é que as pessoas acabam usando em um horário que deveriam estar produzindo e passam do limite. Outra coisa que acontece é desabafo pessoal, celebrações do tipo: ‘até que enfim, finalmente é sexta-feira!’. Você coloca uma emoção que não queria estar ali, você está contando os minutos para ir embora. Tem que tomar cuidado como isso é percebido por quem trabalha com você”, explica Renata. Festa de fim de ano As comemorações das empresas nessa época do ano são palco para algumas atitudes que podem “queimar” o funcionário. A consultora de etiqueta Célia Leão cita cinco exemplos: O bêbado: não sabe parar com a bebida, sempre dá vexame e é um chato. A periguete: solta a franga, fica com metade da empresa e quer ser levada a sério depois disso. O pé-de-valsa: dança loucamente e quer ser o rei da pista, mas exagera na dose e nas coreografias. O fofoqueiro maquiavélico: pouco aproveita da festa porque acha que é o momento certo para falar mal de todo mundo para os superiores. O "pegador": ele e a piriguete foram feitos um para o outro: bebe, dá em cima de todas na festa e pode ser visto se atracando com diferentes mulheres nos quatro diferentes cantos do espaço. http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2013/12/erros-de-comportamento-dentro-das-empresas-podem-levar-demissao.html

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