Visitas

visitantes OnLine

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Entrevista de emprego: o lado de quem pergunta

Entrevista de emprego: o lado de quem pergunta

Contato direto com candidatos é o momento mais importante de todo processo seletivo, afirma coach
:Por Redação Administradores, www.administradores.com.br

Você já deve ter lido aqui várias matérias sobre como se dar bem em uma entrevista de emprego, maneiras de se portar diante dos recrutadores, coisas que podem ser ditas, gestos que podem ser bem ou mal interpretados quando se procura um emprego. Entretanto, pouco se fala sobre como o outro lado deve agir.



Isso mesmo. Você empresário, gerente, profissional de RH, sabe o que pode e o que não pode, o que deve e o que não deve ser feito na hora de entrevistar candidatos a um cargo em sua empresa?



O coach Paulo Roberto de Souza elaborou algumas dicas importantes que podem ser bastante úteis na hora de escolher novos profissionais para uma equipe. Segundo ele, o primeiro contato com o futuro funcionário "é muito importante para a empresa, e os empresários devem aproveitar esse momento para reciclar seus quadros e descobrir novos talentos". Para Paulo, a entrevista é uma etapa crucial, porque é nela que os candidatos têm a oportunidade de mostrar, na prática, seu diferencial.



Como realizar uma boa entrevista? Confira as dicas



- Deixe o candidato à vontade. Não o pressione e nem faça perguntas complicadas. Uma simples falha em uma frase pode afastar um funcionário muito competente.



- Deixe bem clara a política em relação a trabalho, salários, horas extras, assim como a cultura da empresa, etc.



- As competências técnicas de uma pessoa e as experiências anteriores são essenciais, mas as competências comportamentais é que definirão se a pessoa tem o perfil da empresa e garantirão a manutenção de um bom relacionamento dentro de uma equipe.



- Ao invés de fazer perguntas como "o que você faria se ocupasse esta vaga?", dedique-se a interrogar sobre experiências passadas reais, de forma que possa observar bem comportamentos adotados.



- Liste as competências que deseja quando está contratando. A seleção para uma vaga, quando não é bem planejada, pode resultar na escolha de um profissional inadequado para a função, gerando desgaste e desperdício de recursos quando o processo precisa ser refeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário