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sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Cultura organizacional vista como o maior patrimônio

Cultura organizacional vista como o maior patrimônio

Muito fala-se em investimentos, em descorbeta de novos talentos, em desenvolvimento, capacitação desses talentos, mas a verdade é que essa visão ainda ensiste em ser prioridade de países de primeiro mundo.
:Por Túlio Carvalho

Sabemos da importância de ter colabores motivados, fiéis as suas empresas, sabemos o quanto é bom se sentir valorizado, envolvido e em sintonia com a organizão.

É de extrema importância que as empresas tenham uma boa cultura organizacional formada, pois esta é facilmente visualizada no meio externo. Mas afinal o que é cultura organizacional que tanto fala-se?
segundo Edgar Schein "cultura organizacional é um padrão de pressuposições básicas partilhadas, aprendidas por um grupo à medida que foram capazes de solucionar seus problemas de adaptação externa e de integração interna, que têm funcionado bem o bastante para serem consideradas como válidas e, por essa razão, ensinadas aos novos membros como sendo o modo correto de perceber, pensar e sentir em relação àqueles problemas".


Ou seja, cultura organizacional vem de um conjunto de conjuções, onde fazem parte desse universo diretrizes como ética, crenças, valores, principios e politicas internas e externas, ou seja, essas diretrizes nada mais são do que guias para que se possa chegar a conduta adequada para que se possa enquadrar as "regras" impostas pela organização.

Temos uma deficiência enorme ainda quando falamos em capacitação profissional, investimentos como pós - graduações, cursos, treinamentos, etc... pouquissímas empresas de ´países de terceiro mundo e de países em desenvolvimento tem esse hábito, onde podemos observar essa característica saindo da teoria e sendo postas em práticas geralmente são nas multinacionais que aqui se emplantam, onde trazem culturas de países de primeiro mundo. Infelizmente algumas empresas ainda tem a visão que esse tipo de atitude só gera gastos e custos, quando que na verdade isso pode vir a beneficiar e muito a empresa no mercado. Como assim beneficiar? pense que tendo profissionais qualificados e preparados para lidar com as mais diversas situações impostas pelo dinamismo das organizações com o mercado, sua empresa já terá um diferêncial atendendo a todas as situações e driblando todas as adversidades que aparecem no dia-a-dia da melhor maneira possível, ou seja, de maneira que venha a ser eficaz e eficiente que hoje são caracteristicas muito procuradas no mercado, com certeza vale a pena investir em nossos colaboradores, parceiros e faze-los fiéis a nossa marca, a nossa organização.

Ainda temos muito a evoluir quanto a isso, afinal de contas estamos em um país em pleno desenvolvimento, daqui a alguns anos com certeza isso passará a ser visto como uma das prioridades dentro de uma organização, mas gostaria de esclarecer desde já que os os colaboradores são sim parte fundamentais tanto na criação como na convivência de ótimos e pessímos climas organizacionais, e com isso podemos considerar clima organizacional reflexos da cultura adotada pela organização. com isso finalizo atentando para que cultura organizacionai é sim patrimônio de uma empresa e podendo ser considerados patrimônios intangíveis quando bem aceitas pelos seus clientes internos e externos.

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