Visitas

visitantes OnLine

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Empreendedores de sucesso, por que são tão raros?

Empreendedores de sucesso, por que são tão raros?

:Por Karina Marion

Ser empreendedor é essencial para o sucesso empresarial, ao longo dos anos o conceito de empreendedor vem se modificando, o empreendedor é uma pessoa criativa, com capacidade de estabelecer e atingir objetivos, de manter alto nível de consciência do ambiente em que vive e assim detectar oportunidades de negócio. O verdadeiro empreendedor deve possuir as seguintes qualidades: visão do novo, habilidade para destacar-se, otimismo, conhecimento, criatividade e experiência. Apesar das características é difícil traçar o que realmente leva ao sucesso empresarial, o principio está em errar, persistir e aprender com os próprios erros.


Os passos necessários para a criação de um empreendedor de sucesso são apenas um norte, pois o que é decisivo é a vivência profissional, a formação e a capacidade de se moldar e melhorar a cada dia. Estes passos são: a capacidade de antecipar fatos e criar oportunidades de negócio com novos produtos ou serviços; enfrentar obstáculos e buscar o sucesso sempre; correr riscos calculados; satisfazer ou superar as expectativas de prazos e padrões de qualidade; comprometimento; busca constante de dados sobre clientes, fornecedores, concorrentes e sobre o próprio negócio; saber estabelecer objetivos que sejam claros para a empresa tanto de longo como de curto prazo; planejamento e monitoramento sistemáticos; usar estratégias para influenciar pessoas; ter uma boa rede de contatos; ter autonomia para agir e manter a confiança no sucesso e a inovação. Também é necessário ter a capacidade e habilidade de retornar ao seu equilíbrio emocional após sofrer grandes pressões ou estresse.



Administradores de sucesso são raros, pois é muito difícil ter todas essas características, a maioria desistem no meio do caminho, o empreendedor encontra muitos desafios e com isso se frustram, perdem o ânimo e suas capacidades, optando por realizar atividades que não o exponha tanto. Segundo o SEBRAE a maioria das empresas não passam dos dois anos, é muito mais cômodo retroceder do que correr riscos.



A solução para isto seria a melhor formação, as instituições de ensino devem procurar preparar as pessoas também para o insucesso, mas que não desistam independente dos obstáculos, as pessoas não nascem empreendedoras, elas são formadas empreendedoras, uma educação de qualidade é aquela que procura despertar as características anteriormente citadas nos seus educandos, não somente no ensino superior, mas durante toda a sua vida escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário