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domingo, 2 de janeiro de 2011

Gestão de pessoas é chave para o crescimento da companhia

Gestão de pessoas é chave para o crescimento da companhia


Construir um Recursos Humanos forte vai além da simples administração de processos internos.

Por Flávia Espúrio*

Durante muito tempo a área de Recursos Humanos foi vista como responsável apenas por contratar pessoas e emitir holerites. Mas isso deixou de ser verdade. Hoje, o RH conquistou status de área estratégica, fundamental para o sucesso de uma companhia. Trata-se, portanto, de um departamento que está vinculado ao negócio central das empresas e que influi diretamente na produtividade, gestão e lucratividade.

É o RH que propicia a integração de estratégias organizacionais, a administração das relações de trabalho e responde pelo planejamento, desenvolvimento e coordenação do desempenho de cada colaborador. Além disso, cria e aplica treinamentos e metas de avaliação, mantém e gerencia a cultura organizacional, elabora planos de remuneração e mapeia as necessidades de cada equipe como forma de alavancar o negócio.

Construir um Recursos Humanos forte vai além da simples administração de processos internos. É um parceiro estratégico, que antecipa tendências e valoriza os funcionários com o objetivo de inovar. Cursos, palestras, integração, formação de líderes, alinhamento sobre a cultura empresarial são fundamentais para o desenvolvimento de todos.

Quando Mudar é Preciso
Se uma companhia altera, por exemplo, seu posicionamento estratégico para aumentar os negócios e expandir a atuação no mercado, ela terá de se reinventar. Com isso, os funcionários também terão de mudar a maneira de trabalhar. Nesse ponto o RH é essencial e tem um grande desafio pela frente: remodelar seu padrão a partir de novas missão, visão e valores corporativos, integrar as áreas, aplicar treinamentos, revisitar o perfil de contratação, entre outros.

Uma solução encontrada pelo Recursos Humanos da Aon Affinity Latin America foi criar o Programa Educação Corporativa, que gera conhecimento e difunde a cultura corporativa para formar uma equipe que suporte o modelo de negócio da companhia. Ao todo foram oferecidos aos funcionários quase 5 mil horas de treinamento até agosto de 2010.

Por meio da capacitação e gestão de pessoas, a companhia cresce e se desenvolve de maneira organizada e prática, mantendo dentro de casa funcionários satisfeitos. Além disso, a assertividade, comunicação e transparência passam a ser evidentes e a busca por um modelo de atuação para maximizar o crescimento e enfrentar a concorrência são constantes.

Podemos ver que para atingir as metas as companhias devem necessariamente estabelecer uma inter-relação com os funcionários para o seu total bem-estar e desenvolvimento. Por isso, o esforço de capacitação e o acompanhamento da performance de cada um é indispensável, refletindo, ainda, em promoções internas. Assim como ocorreu na Aon Affinity: 45% das vagas foram preenchidas apenas no 1º trimestre.

O novo objetivo da empresa será replicar o Programa Educação Corporativa para os outros cinco países da América Latina onde atua. Porém, o maior desafio de todos sempre será manter a satisfação, o desenvolvimento e o bem-estar do ativo mais importante de qualquer companhia – as pessoas.

*Flávia Espúrio, Diretora de Recursos Humanos da Aon Affinity Latin America
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