A etiqueta no trabalho
VenceRH - Edição 84
Por: Vencer
No dia-a-dia profissional, é de suma importância manter um bom relacionamento entre os colegas e clientes. Anote algumas dicas espertas da consultora de comportamento Maria Aparecida A. Araújo, autora do livro Etiqueta empresarial – Ser educado é... (Qualitymark):
. Conheça os clientes internos, colegas de trabalho e fornecedores. Todos que dependem de alguma forma de seus produtos, serviços e processos.
. Tenha em mente que no trabalho o comportamento deve ser usado como aliado, para que as portas do sucesso se abram, não como instrumento para a obtenção de fracassos e decepções.
. Cumprimente obrigatoriamente a todos com um tom gentil e alegre.
. Evite aprofundar-se em assuntos pessoais.
. Tenha a exata noção de hierarquia; evite sempre ultrapassar os limites.
. Conserve absoluta discrição quanto a conversas ouvidas ao telefone, em gabinetes ou nos corredores.
. Não use o computador do colega.
. Trate os funcionários menos graduados com respeito, simpatia e gentileza. Destaque para boys, ascensoristas, garagistas, telefonistas, estagiários, faxineiros e copeiros.
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