Visitas

visitantes OnLine

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Quando o seu colega de trabalho vê você como uma ameaça

Quando o seu colega de trabalho vê você como uma ameaça

A desagradável convivência entre quem age naturalmente e quem se sente ameaçado por este em determinado ambiente organizacional.
Por José Carlos Souto e Silva


Entre os inúmeros fatores que contribuem para que haja animosidade entre duas pessoas ou mais dentro de uma empresa e o simples fato de uma ter a outra como se esta fosse uma constante ameaça para a sua continuidade na empresa. O funcionário exercia suas funções em um determinado departamento da empresa. Sua dedicação e comprometimento resultaram em uma promoção para um cargo mais elevado em relação ao que ele era lotado anteriormente. Nessa nova função em outro departamento, ele será bem recebido por alguns colegas. Porém, outros o estimularão e o cumprimentarão, exteriorizando uma aparente sinceridade, o que na maioria das vezes não é.

No decorrer dos dias, da ambientação no novo departamento e da realização das tarefas, os seus amigos que possuem espírito profissional o auxiliarão de forma edificante, de modo que ele consiga absorver as novas tarefas. Por outro lado, podem existir pessoas que o tratarão de forma rude, dirigindo-se a ele como se este fosse a pessoa mais desprezível daquela empresa. Casos como esse acontecem não só com quem foi promovido, mas também com funcionários recém contratados. Quando o funcionário novato se dirige ao veterano para dirimir alguma dúvida, este, por sua vez, poderá omitir informações ou, de forma duvidosa, poderá presta-la com o propósito de prejudica-la até o ponto dela ser demitida ou admoestada pelo chefe imediato em função da falta por ela cometida, ainda que tal falta tenha sido de forma involuntária.


Com o decorrer do tempo, atritos serão constantes entre esses dois colaboradores, podendo ir além de agressões verbais podendo até mesmo chegar a agressões físicas. O funcionário com mais tempo no departamento pode ter tido essa concepção sobre o recém contratado por vários motivos. Entre eles destacam-se dois. São eles:


O primeiro reside no fato desse novo funcionário ou recém contratado manter uma boa relação com o diretor da empresa e com os demais funcionários, característica essa não observada no funcionário impolido.


O segundo motivo pode estar na qualificação profissional. Enquanto o novo funcionário possui um currículo repleto de cursos e empresas renomadas onde deixou histórias e até mesmo ter alguma formação acadêmica, enquanto o funcionário que se sente sua mantença na empresa ameaçada não possui tantos conceitos positivos como o outro. Tudo isso pode contribuir significativamente para que esse fato ganhe forma.


Existem um sem número de formas para corrigir essa falha. Uma delas é a análise minuciosa do ambiente. Coletados os dados, eles serão analisados e os pontos negativos deverão ser eliminados de modo que a empresa continue prosperando, pois o espírito de cooperação é algo que deve ser constante e indispensável não só na cultura organizacional como deve estar impregnada no bom senso de cada colaborador da empresa.


Toda empresa é um sistema e para que um sistema funcione, os membros devem estar na mais perfeita harmonia possível, pois uma parte com defeito poderá colocar o todo em risco.


Por: José Carlos Souto e Silva

Contato: josecarllos.ses@gmail.com
Fone:(0xx93)9194-4784

Nenhum comentário:

Postar um comentário