Visitas

visitantes OnLine

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Líder de primeira viagem? Confira dez dicas que podem ajudar

Líder de primeira viagem? Confira dez dicas que podem ajudar

Tornar-se chefe não é uma das tarefas mais fáceis. Assumir um cargo de liderança Por Karla Santana Mamona, InfoMoney

Tornar-se chefe não é uma das tarefas mais fáceis. Assumir um cargo de liderança requer conhecimento e preparo. Para profissionais inexperientes no assunto, ser o responsável pela atividade de outras pessoas é ainda mais complicado.


O gerente de Atendimento da Catho Online, Lucio Tezzoto, afirma que o primeiro passo para esse novo gestor é ter humildade para entender que está iniciando a carreira como líder de grupo. "Esses líderes devem entender que essa etapa da vida demanda muito mais preparo e mudança de postura", alerta.



O especialista aconselha que o profissional evite querer resolver algo sem apoio e a opinião de outras pessoas do grupo. Para Tezzoto, a pessoa não deve se alienar em relação ao comportamento e atitude de outros gestores.



"A pessoa nunca deve acreditar que a sua meta já foi atingida e que seu cargo é vitalício. Ele ocupa o cargo de gestor, ele não é o gestor", diz.



Líder com os colegas


Ao ser promovido, é comum que profissionais não saibam como se comportar em relação aos seus colegas de trabalho.



Para evitar insatisfações entre os outros profissionais, a empresa deve esclarecer quais foram os critérios utilizados para a ascensão de cargo daquela pessoa. Importante também que o novo líder mostre os motivos pelo qual foi escolhido.



"Uma atitude que ajuda muito é mostrar a postura de gestor participativo, dividindo responsabilidades e méritos, para que todos os liderados entendam que a empresa fez a melhor escolha", orienta Tezzoto.

Como adquirir maturidade?


Em relação à maturidade, característica valorizada entre as empresas, Tezzoto explica que essa não se adquire apenas com uma promoção na hierarquia organizacional.



"O tempo faz com que o profissional tenha experiências agradáveis e desagradáveis, de sucesso e fracasso, que contribuem ou atrapalhem o desenvolvimento", afirma.



Uma dica para ser um profissional mais maduro é se espelhar nos gestores bem-sucedidos. O profissional deve copiar as práticas corretas e excluir de seu comportamento as más atitudes.



Dez dicas


Confira abaixo dez dicas dadas pelo especialista para chefes de primeira viagem:



Ter humildade;
Não resolver demandas sem apoio das pessoas do grupo;
Não acreditar que é o dono da verdade;
Não tratar todos como "amigões";
Se espelhar em gestores bem-sucedidos e considerados líderes de seu grupo;
Mostrar os motivos pelo qual foi escolhido;
Mudar a postura;
Não acreditar que não precisa mais dos colegas;
Saber que ocupa o cargo de gestor, ele não é o gestor vitalício;
Copiar as práticas corretas e excluir as ruins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário