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terça-feira, 5 de maio de 2015

6 dicas para você deixar de ser chefe e virar um líder

6 dicas para você deixar de ser chefe e virar um líder
Em vez de obter resultados por meio de um "terrorismo psicológico", motive sua equipe, elimine o estresse e seja mais feliz no trabalho Da Redação - 05/05/2015 Líderes delegam tarefas e motivam suas equipes (Foto: ThinkStock) Por mais parecidos que possam parecer, os termos "líder" e "chefe" não são sinônimos. Os dois denotam uma condição de comando. No entanto, é muito melhor ser um líder do que um chefe. O motivo é simples: o primeiro tem um time coeso e unido em torno de um ideal. Já o segundo até pode ser bem-sucedido, mas o será por meio de ordens e um certo "terrorismo psicológico". Ao deixar de ser um chefe e virar um líder, o empreendedor vai ter resultados positivos garantidos por mais tempo. Seus empregados não ficarão sempre em busca de outro emprego. Serão, na verdade, mais engajados na realização do trabalho. E menos estressados também. Em artigo publicado no site da revista "Entrepreneur", Gina Folk, especialista em empreendedorismo, listou o que é necessário para deixar de ser um chefe e virar um verdadeiro líder: 1. Goste de lidar com pessoas Lembre-se: o líder trabalha com um time. Por isso, é essencial que você goste de pessoas. Afinal, você será a pessoa mais procurada pela sua equipe. É sua responsabilidade ajudar seus colaboradores na resolução de problemas e priorizar o desenvolvimento profissional deles. 2. Guie, não controle Segundo Gina, os chefes sentem a necessidade de controlar todos os passos dados por sua equipe. Tal comportamento, de acordo com a especialista, sinaliza que não há muita confiança no time. Líderes, por outro lado, confiam nos funcionários e os capacita para que resolvam os problemas sozinhos. 3. Delegue A falta de confiança leva os chefes a concentrar tarefas para si. Por isso, não há fluidez nos processos da empresa. E, de quebra, não sobra muito tempo para que eles dediquem tempo à vida pessoal. Líderes, como já foi dito, confiam no seu time. Eles distribuem o trabalho e acreditam que as pessoas responsáveis pelo projeto darão conta do recado. Vale lembrar que nenhum líder deixa de monitorar o progresso da equipe, ajudando-a e corrigindo eventuais desvios quando necessário. 4. Adapte-se Chefes normalmente são rígidos quando se trata de processos e resolução de tarefas. Mas esse desinteresse em mudar pode ser nocivo, de acordo com Gina. Ela diz que o ideal é adaptar a gestão às necessidades dos empregados. É importante entender os pontos fortes e fracos de cada um e estabelecer claramente as expectativas para o futuro. SAIBA MAIS 7 e-books grátis sobre gestão para empreendedores 10 comportamentos que pessoas de sucesso não têm 5. Elogie seu time e assuma a culpa Chefes, segundo a especialista, colhem os louros das vitórias e, quando falham, botam a culpa nos funcionários. A postura correta é exatamente a contrária. Quando há um êxito, você deve parabenizar sua equipe. Assim, os colaboradores percebem que você dá atenção a eles e continuam motivados. E quando um deslize acontece, assuma a culpa. Afinal, você deveria ter percebido a iminência da falha. Além disso, seus ganhos, maiores que os dos empregados, já justificam que você seja tome para si a responsabilidade pelos problemas. 6. Não fuja dos riscos Aqui, o dito popular "quem não arrisca, não petisca" se aplica perfeitamente. Chefes, na maioria dos casos, têm medo de arriscar, enquanto os líderes entendem que, sem eles, é difícil crescer. E que, caso a falha venha, é possível enxergá-la de uma forma positiva. Ao errar, é menor a chance de você cometer a mesma falha novamente. http://revistapegn.globo.com/Dia-a-dia/noticia/2015/05/6-dicas-para-voce-deixar-de-ser-chefe-e-virar-um-lider.html

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