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segunda-feira, 30 de junho de 2014

perdeu documento??

Se perder um documento, saiba onde procurar CDL, emissoras de rádio e agências dos Correios costumam receber documentos perdidos Documentos perdidos por uns, encontrados por outros. Estabelecimentos guardam documentos à espera dos titulares responsáveis (Foto Juliano Mendes/A Razão) Documentos perdidos por uns, encontrados por outros. Estabelecimentos guardam documentos à espera dos titulares responsáveis (Foto Juliano Mendes/A Razão) No dia a dia, é recorrente o porte de documentos importantes em bolsos, bolsas e carteiras. A perda de algum desses documentos também é recorrente, mas não significa a impossibilidade de recuperá-los. Ao perder documentos, tais como carteira de identidade, título eleitoral, carteira de motorista, CPF, cartão de transporte coletivo, carteirinha da universidade, o titular pode contar com o auxílio de desconhecidos que costumam deixar os documentos em estabelecimentos onde podem ser recuperados. Em muitas ocasiões, a chance de recuperá-los pode estar na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em emissoras de rádio ou nas agências dos Correios. Boletim de ocorrência É necessário registrar na Polícia Civil a perda de algum documento, através de um boletim de ocorrência. Na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Santa Maria, localizada na Rua dos Andradas, 1397, é possível realizar a boletim de ocorrência (BO) da perda do documento, e o registro é feito na hora. De acordo com informações do site da Delegacia Online, da Polícia Civil, a perda é caracterizada por extravio, sumiço ou desaparecimento de objetos e/ou documentos. É importante não confundir perda com furto. “Procure sempre usar o bom senso e certificar-se do que ocorreu de fato para que o registro tenha maior exatidão”, informa a página para registros. Através do registro no site, é fornecido um número de protocolo que precisa ser guardado pela pessoa que perdeu os documentos. Com o auxílio do protocolo, é possível realizar consultas e adendos ao registro. Também é importante fornecer um endereço de e-mail válido para que a Delegacia entre em contato com a pessoa que perdeu os documentos, podendo informar o andamento do registro. Todo o procedimento de registro online de perda de documentos é feito através do site: www.delegaciaonline.rs.gov.br Agências dos Correios Nos Correios, costumam chegar documentos encontrados por outras pessoas nas ruas, ônibus e outros locais da cidade. Conforme a supervisora da agência localizada na Rua Venâncio Aires, Lisandra da Costa da Rosa, há semanas em que nenhum documento chega à agência. Noutras, podem chegar até dez documentos de uma só vez. “Algumas vezes, motoristas de empresas de ônibus largam vários documentos que foram encontrados nos veículos das empresas”, explica Lisandra. Qualquer uma das agências dos Correios em Santa Maria recebe documentos oficiais que foram perdidos. Após a entrega do documento na agência, o mesmo é cadastrado no sistema e fica disponível, pelo período de 60 dias, para sua retirada pelo responsável. Após o prazo expirar, o documento é encaminhado aos órgãos emissores. Para verificar a lista de documentos perdidos que se encontram nos Correios em Santa Maria, basta solicitar nas agências a listagem de achados e perdidos. Também é possível acompanhar a lista através do site oficial dos Correios no endereço www.correios.com.br na seção Sistemas, em Achados e Perdidos. Caso o nome conste na relação dos documentos perdidos, basta anotar as informações a respeito da unidade dos Correios em que o documento se encontra e retirá-lo na própria agência. No momento da retirada, é importante comprovar o titular do documento e pagar a taxa de R$4,00. Informações podem ser obtidas através dos telefones 322 2925 ou 3222 2941.
Outros meios A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) recebe documentos perdidos que são encontrados por terceiros. Para a retirada na CDL de documentos perdidos, é importante apresentar o boletim de ocorrência (BO), registrado na Polícia Civil, caso o documento perdido seja com foto (um exemplo é a carteira de identidade). Caso o documento não tenha foto (CPF, por exemplo), não é necessário BO – basta apresentar outro documento com foto, com o mesmo nome de titular, para a retirada do documento perdido. No site oficial da CDL (www.cdlsm.com.br), é possível checar se o documento perdido encontra-se na Câmara. Na seção Documentos Perdidos do site, basta digitar o nome do titular na busca do site que o mesmo apontará se há algum registro com o nome perdido. Rádio Santamariense – Outro hábito comum do cidadão que encontra documentos perdidos pelas ruas é entrega-los nas rádios da cidade. A Rádio Santamariense, localizada na Rua Paul Harris, recebe os documentos e costuma anunciar aos ouvintes para que compareçam a emissora e retirem o documento perdido. Para a retirada, basta apenas comparecer à Rádio que, no próprio balcão de recepção, o documento é entregue ao titular. Mais informações podem ser obtidas no telefone da emissora 3222 6868.

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