Visitas

visitantes OnLine

sábado, 9 de junho de 2012

Você sabe o que é competência essencial?

Você sabe o que é competência essencial? O autor indiano C.K. Prahalad em “Competindo pelo futuro”, contribui para o processo de formulação de estratégias empresarias, quando define um conceito sobre o que é competência essencial O autor indiano C.K. Prahalad em "Competindo pelo futuro", contribui para o processo de formulação de estratégias empresariais, quando define um conceito sobre o que é competência essencial. Prahalad, define competência essencial como um conjunto de habilidades e tecnologias que permite a uma organização oferecer um determinado benefício aos clientes. Você identifica uma competência essencial, quando ela gera valor percebido pelo cliente, provoca diferenciação entre concorrentes e possui capacidade de expansão. Qualidade na entrega do produto ou serviços, e respostas rápidas no atendimento ao cliente, não são competências essenciais, são atributos obrigatórios, competências básicas, fatores críticos de sucesso para qualquer empresa. Para sobreviver no mercado, a empresa precisa entregar qualidade em tudo aquilo que faz. Para crescer e se perpetuar, a empresa desenvolve competências essenciais. Portanto, competências essenciais não são especificas de produtos, mas contribuem para a competitividade de uma gama de produtos ou serviços, e podem até transcender as unidades de negócios da organização. As competências essênciais têm um impacto profundo sobre o potencial de crescimento e diferenciação competitiva de uma empresa, como por exemplo, no caso da Sony, a capacidade de oferecer aos clientes portabilidade de sua linha de produtos, a miniaturização de seus produtos inovadores, formam uma posição de liderança no mercado de eletrônicos. O compromisso da Sony com a eletrônica de bolso precedeu a invenção do walkman, do toca-discos a laser portátil e da televisão de bolso. As competências mais valiosas são as que abrem as portas para uma ampla variedade possíveis de mercados e de produtos, por isso a Sony, acredita no seu potencial inovador em mercados dos computadores portáteis, notebooks, netebooks e tablets. "É difícil embarcar no trem do desenvolvimento de competências depois que ele sai da estação". Prahalad entende que, em um mercado altamente competitivo, seria extremamente difícil para qualquer empresa, começando do "zero", alcançar rapidamente as competências em comunicação sem fio da Nokia ou o design inovador da Apple, e o saber fazer motores Honda. A integração entre as áreas de conhecimento da organização é a marca da autenticidade das competências essenciais. Fica muito difícil uma competência essencial se basear inteiramente em um único indivíduo ou em uma pequena equipe. É essencial fomentar a inovação nas unidades organizacionais, permitindo que as pessoas experimentem, aprendendo com os erros e correndo riscos, implantando uma cultura aberta e questionadora, tornando assim o processo de estratégias bastante democrático. Finalmente, é interessante observar, que uma competência essencial pode ser uma fonte de vantagem competitiva, pois é uma competitividade única e contribui para o valor percebido pelo cliente ou para o custo, mas nem toda vantagem competitiva constitui uma competência essencial, como por exemplo; a marca e os canais de distribuição da Coca-Cola, embora sejam fontes da vantagem competitiva, mas não são as competências essenciais da Coca-Cola. Localização das fábricas próximos aos fornecedores de matérias-primas, localizadas em um lugar onde o custo de mão-de-obra é mais baixo, todos esses exemplos são vantagens competitivas, mas não são competências essenciais. http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/voce-sabe-o-que-e-competencia-essencial/63873/

Nenhum comentário:

Postar um comentário