Visitas

visitantes OnLine

segunda-feira, 29 de abril de 2013

s a u d a d e s

S A U D A D E S Uma palavra sem tradução, nas demais culturas não existe. Mas a intensidade de seu significado nos traz ao coração, a mente muitas lembranças. Faz nosso coração bater mais forte, nosso corpo sentir calor, sentir frio, suar, estremecer.... Sinto saudades, do meu tempo de criança... Sinto saudades, da minha adolescência... Sinto saudades, de brincar na chuva, do cheiro da terra molhada ... Sinto saudades de brincar de queimada, de brincar de roda, de passa passará, de pega pega, de andar de latinha, de esconde esconde.... Sinto saudades, do verde do mato, dos pequiniques, dos passeios nos finais de semana de trem ao arroio do só visitar os tios.. Sinto saudades, das férias em viagem de trem com as primas para Rio Pardo... Sinto saudades da minha turma de escola, começando a aprender... das conversas de criança, dos olhares de namoricos na escola.... sem maldade... Sinto saudades, dos professores, que nos ensinaram as primeiras caminhadas a educação... Sinto saudades, da família junta comemorando, rindo, brigando, dos meus irmãos danados que sempre aprontavam na escola e na vizinhança.... Sinto saudades, dos meus 15 anos, da minha galerinha, das brincadeiras na rua... Sinto saudades,dos saraus aos domingos nas garagens dos amigos... muita risada, muita alegria... Sinto saudades, do meu pai nos levando aos domingos para comprar revistinhas , era sagrado, mesmo local, mesma tarefa... Sinto saudades, dos passeios, dos acampamentos em família, dos (as) primas que sempre criavam novas brincadeiras, cabaninhas simulando casa de adulto, de pegarmos escondido a maquilagem da mãe e nos rebocarmos, nos achando lindas, de vestirmos roupas de gente grande, enormes; imagine crianças querendo ser adultas... se soubéssemos o quanto ser adulto é ser trabalhoso e pesado é muita responsabilidade... Sinto saudades, da chácara do tio no distrito de Água Boa. De tomar leite na mangueira de manhãzinha quando ordenhavam as vacas, quentinho com canela. Sinto saudades, de subir nas árvores para comer fruta do conde, laranjas, bergamotas, caqui... Sinto saudades, do medo quando contavam estórias de fantasmas na chácara, não tinha luz, só lampião... era assustador, mas gostávamos e até aprontávamos a noite com os manos e primos... Sinto saudades do meu filhote pequeno, ao meu lado. Hoje já cresceu, criou asas e segue seu caminho... Sinto saudades, de não ter os compromissos que tenho hoje... Sinto saudades, do inicio do meu casamento há 30 anos atrás... Sinto saudades, do olhar cúmplice...dos amigos que passaram... Sinto saudades, das pessoas queridas que se foram...meus avós, tios, mano, pai... Sinto saudades, de dar uma abraço no meu mano, que hoje está a iluminar as noites com seu brilho... Sinto saudades, do olhar do meu pai, do seu abraço, das suas brincadeiras, hoje não consigo por estar em outra dimensão, em uma nova caminhada... Sinto saudades, do tempo que passou, dos minutos que voam, que não param. O tempo é assim vai , não espera nos ajeitarmos , nos prepararmos, ele não tem pause, não tem retrocesso, não tem stop. Só me resta saber que vivo intensamente cada momento, cada minuto , cada instante, pois assim ficará a saudade da lembrança, das palavras, dos momentos, do carinho, da palavra confortante, do abraço, do beijo , do olhar... Tem tesouro maior que este? Feliz daquele que consegue lembrar, que consegue viver, sentir . Feliz daquele que não deixa a vida passar com uma página em branco e pode ter a bagagem das lembranças,do aprender, do ser melhor a cada dia; amando, respeitando e fazendo as pessoas felizes, sabendo que elas não passam sem deixar a sua marca, a sua essência...

Nenhum comentário:

Postar um comentário