Visitas

visitantes OnLine

domingo, 23 de setembro de 2012

Administrando o aprendizado

Administrando o aprendizado Somente com o aprendizado contínuo é que os administradores serão capazes de atender as exigências demandadas pelo mercado e criar um ambiente de trabalho onde as pessoas estejam acima dos processos. Quando chequei em Marabá, Pará (Maio-2002) não havia oferta de curso regular de administração em nossa cidade. Hoje, na condição de Coordenador do CRA-PA na região, tenho participado de várias colações de grau e, com muita alegria, percebo que em cada semestre mais de duzentos tecnólogos e bacharéis de administração são oferecidos ao mercado, pelas faculdades que aqui atuam. Esta realidade é salutar uma vez que o universo corporativo exige ações de profissionais detentores de habilidades capazes de dar as respostas que os investidores, a sociedade e os consumidores exigem. Contudo, entendo que o profissional da administração deve interpretar o seguinte cenário. O projeto acadêmico é negociado entre a entidade de ensino e o Ministério da Educação; o conteúdo programático é negociado entre os professores, os coordenadores de cursos e os alunos, porém o aprendizado é negociado pelo aluno e/ou o profissional com ele mesmo. Ratifico, o aprendizado acontece se o aprendiz tiver disposição para tal. O professor, o chefe ou o patrão podem auxiliar, mas, se não houver alto interesse o aprendizado não ocorre. Em um ambiente empresarial em que as margens de lucros são reduzidas de forma permanente, os produtos e serviços são cada vez mais sofisticados e o grau de exigência dos clientes e usuários fica a cada dia mais alto o administrador necessita acessar as informações disponíveis, de forma perene. Somente com o aprendizado contínuo é que os administradores serão capazes de atender as exigências demandadas pelo mercado e criar um ambiente de trabalho onde as pessoas estejam acima dos processos. Para alcançar este nível o empirismo sai de cena e entram as habilidades oriundas das leituras, das trocas de experiências e de ações baseadas em metodologias testadas e geradoras de resultados em empresas cujos colaboradores sintam prazer em superar as expectativas dos investidores, sociedade, clientes e fornecedores. http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/administrando-o-aprendizado/66122/

Nenhum comentário:

Postar um comentário