Visitas

visitantes OnLine

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Reorientação de Carreira: E agora, o que eu faço da minha vida?

Reorientação de Carreira: E agora, o que eu faço da minha vida?



Em alguns momentos de nossa vida sentimo-nos em dúvida quanto aos caminhos a seguir. Em nosso dia-a-dia atribulado, não paramos para pensar em nossas escolhas e nossa vida vai tomando rumos que nem sempre são aqueles que desejamos. Estas dúvidas ocorrem especialmente quanto à nossa escolha profissional, uma das escolhas mais importantes e mais determinantes de nossas vidas, já que dela dependem vários fatores como realização pessoal, nível de sucesso, retorno financeiro, entre outros. A insatisfação, por vezes, toma conta de nós, mas não sabemos como ou por onde começar a mudança. É a hora de pensar em um processo de Reorientação de Carreira.

Muitos estudantes iniciam um curso técnico ou superior e o abandonam logo no início ou no meio do processo, pois ao iniciar a faculdade percebem que aquele curso não é o que imaginavam, que sua escolha não está condizente com seus valores, projeto de vida, sonhos. Segundo o Jornal Estado de São Paulo (matéria publicada em 22/08/11), 40% dos estudantes matriculados em cursos superiores desistem no primeiro ano de curso. Profissionais de diversas áreas sentem-se desgastados com a profissão que estão exercendo, sentem que ela não traz mais desafios, querem mudar, mas não sabem bem o que desejam para o seu futuro profissional. Outros profissionais ainda, não gostam da profissão que exercem, sentem-se enfastiados, mas não sabem por onde e nem como começar o processo de reestruturação de sua carreira. Outras pessoas aposentam-se e não sabem como usar seu tempo livre, mesmo sentindo-se produtivos e dispostos. Muitas pessoas, quando surpreendidas pela demissão ou por reestruturações em sua empresa, não sabem o que fazer ao precisar redirecionar os rumos de sua carreira. Algumas pessoas que desejam voltar a estudar depois de anos sem investimento nessa área, ficam perdidas em meio a tantas ofertas de cursos de pós-graduação presencial e a distância, novos cursos superiores, cursos de aperfeiçoamento. Em todos esses casos a Reorientação de Carreira é um caminho de auxílio nessa redefinição dos rumos de nossa vida.

__________________________________________

O que é a Reorientação de Carreira?

A Reorientação de Carreira é a oportunidade de você rever rumos, objetivos, projetos, visando maior realização pessoal e profissional. Nesse processo você poderá tomar consciência de seus valores, objetivos, sonhos e aprender como é importante que eles estejam alinhados com sua carreira. É impossível pensar em redefinir rumos profissionais sem relacioná-los com os nossos projetos e sonhos pessoais. Precisamos saber no que e como queremos investir nossa energia, onde queremos chegar, quais as nossas ambições e sonhos. Quem sabe para onde está indo, tem maior chance de chegar ao seu objetivo. E para isso não há idade correta, nem tempo certo, o momento certo para a mudança é determinado por você.

Quando escolhemos um curso ou uma profissão podemos pensar que essa escolha é para toda a nossa vida. E pode ser, se nos sentirmos realizados com aquilo que fazemos, se nossa carreira nos traz satisfação pessoal, profissional e financeira. Mas se essa realização não ocorre, é hora de rever, repensar, é hora de mudar. Por mais que as mudanças exijam que saiamos de nossa zona de conforto, teremos a oportunidade de aprender, crescer, melhorar. Sempre é tempo de mudar e tornar nossa vida mais satisfatória. Afinal, a profissão é um aspecto muito importante de nossa vida.
____________________________________

Reorientação de Carreira passo a passo

A Reorientação de Carreira é um processo de autoconhecimento. Somente estando consciente de quem é você e como você faz escolhas, será possível mudar seu modo de agir e direcionar sua vida para escolhas mais satisfatórias e condizentes com seus objetivos.

Na primeira etapa desse processo vamos conhecer seus valores, talentos, aptidões, sonhos e projetos de vida. Refletiremos sobre o seu modo de fazer escolhas - O que é a escolha para você? Como você faz escolhas? Quais os critérios você utiliza? Quais as dificuldades você encontra durante o processo de tomada de decisão? O que o motiva? - e você perceberá se tem escolhido e tido o controle de sua vida ou se tem se deixado levar pelas circunstâncias. É importante lembrar que mesmo quando não escolhemos estamos fazendo inconscientemente uma escolha. Você é o único responsável por sua vida ser como ela é. A boa notícia é que se ela não é ou está como você gostaria, cabe também a você mudar e torná-la um reflexo dos seus desejos.

Auxiliando nesse processo de autoconhecimento, serão aplicados alguns testes psicológicos. Esses testes são instrumentos validados, de uso exclusivo do psicólogo, que permitem ao profissional conhecer aspectos subjetivos do seu cliente e compreender algumas tendências de comportamento.
E finalmente, a partir de um maior autoconhecimento vamos rever sua trajetória profissional/estudantil com vistas a redefinir seus objetivos e metas. Essa redefinição passa pela construção ou reconstrução do projeto de vida, aliado ao novo projeto profissional.

Esse processo acontece em aproximadamente 10 sessões, com cerca de 50 minutos de duração. O psicólogo vai dando a você feedbacks, auxiliando-o a perceber seu modo de ser e agir, e a partir disso você poderá fazer de modo mais consciente as escolhas relativas à sua vida profissional. Ao final do processo você receberá um relatório com o resumo de todo o processo de Reorientação de Carreira.


____________________________________

Escolho a vida que quero ter

Ao passar pelo processo de Reorientação de Carreira você terá a chance de redefinir seu futuro profissional, identificando suas potencialidades, aprendendo a escolher de forma mais consciente e aumentando, assim, as possibilidades de acerto. O resultado desse processo, com certeza, será maior satisfação pessoal e profissional. Você aprenderá a comandar sua vida, podendo escolher aquilo que traz a você maior bem-estar e auto-realização.

____________________________________

Texto por: Adriana Alves de Sales
Psicóloga – CRP 06/281/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário