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quarta-feira, 23 de setembro de 2015

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7 DICAS PARA MANTER A CALMA

7 DICAS PARA MANTER A CALMA Diante de um contratempo, nada melhor do que voltar ao equilíbrio para resolver o problema com serenidade. Se você quer aprender a fazer isso rapidamente veja 7 dicas para recuperar a calma  Texto: Rita Trevisan e Louise Verniner/ A música pode provocar sensações de bem-estar, escolha a que faça você se sentir relaxada. Prepare a sua seleção de músicas calmantes Quem disse que é preciso ouvir sons de passarinhos para desestressar? Segundo a musicoterapeuta Maristela Smith, professora das Faculdades Metropolitanas Unidas, osom que faz bem é aquele que agrada a quem ouve. “A música atua na bioquímica do nosso organismo, tanto positiva quanto negativamente, e muitos autores falam sobre a influência dos sons no ritmo cardíaco”, diz. Só tem um detalhe: as sensações que uma mesma música provoca podem variar muito de uma pessoa para outra, e o segredo é descobrir a que funciona para acalmar você. Pinte e borde “Descobrir uma atividade manual que lhe dê prazer ajuda a desviar a atenção de uma situação que gerou raiva, pois reduz o ritmo de refluxo de pensamento, que é a tendência de ficar remoendo detalhes da situação confl itante”, diz o terapeuta José Naum de Mesquita Chagas. Coma seu doce preferido sem culpa Repare como depois de uma situação altamente estressante nos sentimos como se houvéssemos acabado de carregar uma mudança inteira sozinhos. O pique, de repente, vai a zero. Pois para repor esse estoque os alimentos doces são um santo remédio. “Eles se transformam em energia muito rapidamente e induzem a um aumento da serotonina, neurotransmissor que é responsável por nos trazer sensação de relaxamento e bem-estar”, esclarece a nutricionista funcional Cínthia Perine. Perfume o ambiente Os óleos essenciais de lavanda, bergamota, laranja, manjericão e cedro são tiro e queda para desacelerar a mente depois de um dia daqueles! Para obter os benefícios da aromaterapia, o melhor é usá-los num difusor ou aromatizador, em casa ou no local de trabalho. “Também vale pingar duas gotinhas do óleo num pano e aspirar lentamente o aroma. Só não use o óleo sobre a pele”, diz a aromatóloga Sâmia Maluf. Use o pensamento a seu favor Uma forma eficiente de tirar o foco da tensão é convidar a sua mente para passear por um bosque florido e tranquilo, pela praia numa manhã de sol ameno ou por qualquer outro cenário que lhe proporcione sensação de paz. E dá para fazer isso em qualquer canto mais reservado. “O exercício pode acompanhar o ritmo da respiração. Quando inspirar, mentalize algo que lhe transmita calma e, ao expirar, imagine que está liberando todos os sentimentos que estão prejudicando você”, ensina a professora de ioga Márcia de Luca. Dê uma massagem de presente a si mesmo Você não precisa conhecer nenhuma técnica para começar a tocar o corpo em busca do relaxamento. Escolha um lugar silencioso, sente-se confortavelmente e, então, tente identificar quais são os pontos que estão sobrecarregados. Daí, bastará apertá-los com as mãos, por segundos, para soltá-los em seguida. “Em geral, ombros, pescoço e costas são regiões que acumulam bastante tensão”, ensina a massoterapeuta Sílvia Mussolini. Dance “Durante a prática, liberamos substâncias químicas como a endorfina, que nos traz sensação de prazer. Para se ter uma ideia, a molécula de endorfina é bem parecida com a da morfina, um poderoso analgésico”, diz o professor de educação física Rui Afonso. O mesmo vale para todos os outros tipos de exercícios, aeróbicos ou não. O fundamental é escolher uma dança da qual você realmente goste, além de respeitar seus limites. http://revistavivasaude.uol.com.br/bem-estar/7-dicas-para-manter-a-calma/435/#

Saiba 10 comportamentos inadequados para o ambiente de trabalho

Saiba 10 comportamentos inadequados para o ambiente de trabalho Especialistas acreditam que atitudes impróprias podem prejudicar o sucesso na carreira profissional Segundo Samuel Sá, gerente de RH, 80% dos motivos de desligamento são provocados por deficiência na postura profissional Muito se fala sobre cuidar a postura durante a entrevista de emprego, ou sobre pensar bem nas informações que devem compor o currículo. No entanto, a atenção não deve se perder depois de conquistar a vaga. Alguns desempenhos são esperados no ambiente profissional, e um comportamento inadequado pode prejudicar a carreira. De acordo com Samuel Sá, gerente da área de recrutamento e seleção da Arezza, empresa de consultoria em Recursos Humanos, mesmo com vasto conhecimento técnico, é difícil manter um profissional que tenha atitudes impróprias para o ambiente corporativo. “Pode-se dizer que 80% dos motivos de desligamento são provocados por essas deficiências”, completa. Para não comprometer o futuro, os especialistas da Arezza listam 10 atitudes que o profissional deve evitar no ambiente corporativo: 1) Assuntos profissionais x pessoais - É muito comum que o colaborador realize atividades como falar com a família, acessar redes sociais e pagar contas durante o expediente. Para não prejudicar as obrigações na empresa, o indicado é resolver essas questões após a jornada de trabalho. Caso o assunto só possa ser resolvido no horário comercial, é de bom senso reservar o horário de almoço. 2) Roupa – Pode até parecer fútil para alguns, mas muitos profissionais ainda pecam no vestuário. Há situações, como o abuso de decotes e transparências, e o uso de jeans em dias não permitidos, que podem criar problemas. Por esse motivo, é importante que o contratado adote o traje de acordo com a cultura da empresa e tenha a preocupação de adequar suas roupas ao ambiente de trabalho. 3) Postura – Cuidado com palavrões, gírias e falar alto no trabalho. Comportamentos como esses podem prejudicá-lo no ambiente corporativo. Por isso, é fundamental ser educado e manter a compostura mesmo em situações criticas. 4) Críticas em público – O feedback negativo nunca deve ser em público, pois tal atitude pode constranger o colaborador. Porém, caso o assunto for um elogio ou reconhecimento é indicado fazer diante de outras pessoas como forma de incentivo. Os especialistas afirmam que acima de tudo é preciso ter bom senso e respeito. 5) Falta de Pontualidade – A atenção ao horário não é apenas na entrada ao trabalho, mas inclui ser pontual nas reuniões e outros compromissos da empresa. Além disso, o profissional deve respeitar o tempo estipulado para o almoço e cumprir suas tarefas no prazo. 6) Falar mal da empresa – Criticar a organização por causa do salário, benefícios e discordar das novas políticas da organização no ambiente de trabalho, não pega bem. Para os especialistas, existem os canais e os momentos certos para relatar a insatisfação. O indicado é expor as ideias ao mesmo tempo em que propõe soluções. 7) Desrespeitar a hierarquia – Não acatar as regras da empresa é considerada insubordinação e pode levar a demissão. Além disso, passar por cima da posição pré-estabelecidas na instituição não é visto como pró-atividade. Em termos de postura, é essencial respeitar a hierarquia para evitar problemas na vida profissional. 8) Impor pensamentos ideais – É comum o líder ditar regras como crenças religiosas e política, entre outras determinações que ele acredite. Segundo especialistas, o chefe deve agir como responsável e não como ditador. Antes de tudo, é fundamental respeitar as diferenças e buscar o melhor de cada um para agregar valor à política da empresa. 9) Ausência de feedback – A falta de esclarecimento dos funcionários perante seus colegas e ao publico externo compromete a imagem da organização. Deixar de dar um retorno quanto a uma solicitação, por exemplo, pode passar uma impressão negativa. As empresas são feitas de pessoas, que podem achar ruim a falta de informações. 10) Atmosfera negativa – Conviver com colega que reclama de tudo e ainda é mal-humorado não é nada agradável. Antes de expor um comentário, avalie se ele vai causar um desconforto no local de trabalho. O aconselhável é agir para sempre manter um ambiente positivo. http://revista.penseempregos.com.br/noticia/2013/04/saiba-10-comportamentos-inadequados-para-o-ambiente-de-trabalho-4110313.html

O Novo Papel do Líder Tático

O Novo Papel do Líder Tático Por Patrícia Bispo para o RH.com.br Se pararmos para pesquisar o significado da palavra "tática", de uma forma geral, veremos que ela expressa "a habilidade que uma pessoa tem diante de situações consideradas críticas". Quando nos reportamos para o âmbito corporativo, observamos que a tática torna-se necessária às empresas que lidam constantemente com momentos inesperados e que, por vezes, precisam ser solucionados de maneira rápida e eficaz. Essa é uma realidade vivenciada dia a dia pelos líderes da atualidade. Mas, como tornar-se um líder tático, na Era Contemporânea? A resposta para essa indagação você poderá conferir assistindo à palestra "O Novo Papel do Líder Tático" que será proferida por Wellington Moreira, consultor e diretor-executivo da Caput Consultoria, que participará da 4ª Jornada Virtual de Liderança - promovida pelo RH.com.br e que tem início a partir do próximo dia 23 de setembro. O evento contará com oito apresentações em vídeo que poderão ser assistidas no horário em que o participante desejar. Vale destacar que durante a sua apresentação, o especialista em liderança abordará questões relevantes como, por exemplo: "Por que o Líder Tático é tão importante nas organizações?"; "Qual é o novo paradigma da Liderança Tática dentro das companhias?"; "Como os líderes podem cumprir esse novo papel tático no dia a dia?"; e "Como desenvolver Líderes Táticos?". Se alguma dessas questões permeia a sua rotina, então, participe da 4ª Jornada Virtual de Liderança e tenha as respostas para as dúvidas que você tanto procura. Para participar do evento, basta clicar AQUI e realizar sua inscrição. http://www.rh.com.br/Portal/Lideranca/Materia/10105/o-novo-papel-do-lider-tatico.html#

Aprenda a desenvolver o capital psicológico positivo no dia a dia

Aprenda a desenvolver o capital psicológico positivo no dia a dia Por Flora Victoria para o RH.com.br Hoje, voltarei ao tema do meu primeiro artigo. E o objetivo é simples e absolutamente necessário: oferecer caminhos práticos e, comprovados cientificamente, para o desenvolvimento do capital psicológico positivo dentro de sua empresa. Na abordagem anterior, contextualizei o surgimento do estudo, e agora avançaremos rumo às primeiras ações de desenvolvimento deste importante tema para a Gestão de Pessoas. O PsyCap (sigla para a palavra capital psicológico) é a base da liderança positiva, e pode ser definido como um estado psicológico positivo de desenvolvimento, segundo o trabalho dos pesquisadores Fred Luthans, Bruce Avolio e James Avey, que é caracterizado por quatro elementos: esperança, eficácia/autoeficácia, resiliência e otimismo. E aqui você começará a entender a aplicação do tema: segundo pesquisas, o PsyCap está relacionado à redução do absenteísmo, aumento da retenção, da satisfação com o trabalho e do comprometimento, e maior incidência de comportamentos de cidadania organizacional. É fundamental observar que esses benefícios podem ir além do ambiente organizacional. Por exemplo, segundo o professor Fred Luthans (que é um dos mais destacados pesquisadores de gestão organizacional da Universidade de Nebraska, nos EUA), o PsyCap pode ser desenvolvido em comunidades e até mesmo em países. Uma grande pesquisa sobre os efeitos do capital psicológico positivo nas organizações revelou que o tema está relacionado à insatisfação no trabalho e falta de comprometimento com os objetivos da empresa. Por outro lado, a elevação do Psycap está ligada à melhoria da saúde, à motivação, ao comprometimento e ao desempenho das pessoas, comprovando a sua importância e amplitude para a compreensão do chamado comportamento organizacional. Portanto, após o aprofundamento teórico - primordial para o saudável entendimento do assunto - você poderá iniciar o desenvolvimento do capital psicológico dentro da sua empresa. Confira algumas dicas de fácil aplicação para o seu dia a dia! Valorize o sucesso de sua equipe: deixe que as pessoas experimentem o sucesso. Se as pessoas compreendem detalhadamente qual foi sua contribuição para o sucesso de um projeto, a lição aprendida torna-se acessível e reproduzível. Desenvolva os pontos fortes: por exemplo, imagine que um gerente de nível médio tenha demonstrado regularmente uma capacidade acima da média na resolução de problemas com sua equipe. Ao trabalhar com esse gerente para identificar como sua combinação de habilidades analíticas e persuasivas pode beneficiar toda a organização, você contribui para estimular sua autoeficácia, esperança, otimismo e resiliência. Identifique caminhos e recursos alternativos: procure antecipar possíveis obstáculos possíveis e mapear caminhos alternativos. A ideia de que há caminhos alternativos disponíveis eleva a esperança e a energia positiva. Aborde os problemas com base em fatos: quando sua equipe deixa de cumprir uma meta, seu próximo contato com ela é crucial. A pior coisa que você pode fazer, além de mostrar pânico, é não dizer nada. Dessa maneira, segundo o pesquisador James Avey, a equipe tenderá a se culpar, acarretando queda no capital psicológico. A melhor abordagem é fazer o diagnóstico da situação, listando os fatores externos que a equipe não poderia controlar e que contribuíram para o fracasso. Última dica: é importante que você observe o seu PsyCap, e o modo como você utiliza as suas forças (lembrando: esperança, eficácia/autoeficácia, resiliência e otimismo) para encorajar e inspirar seus companheiros de trabalho. http://www.rh.com.br/Portal/Desenvolvimento/Artigo/10085/aprenda-a-desenvolver-o-capital-psicologico-positivo-no-dia-a-dia.html#

Como moldar e alcançar os sonhos profissionais

Como moldar e alcançar os sonhos profissionais Por Célio Antunes para o RH.com.br A escolha da carreira é uma das decisões mais importantes que uma pessoa pode fazer em sua via, pois ela norteará a trajetória profissional no decorrer dos anos. Por isso, é essencial que o jovem saiba escolher cuidadosamente uma profissão tendo sempre em mente as dificuldades e os benefícios que cada área pode trazer para ele, afinal é o futuro dele que está em "jogo". Escolhas erradas fazem parte da vida universitária e isso não acontecerá de forma isolada, muito pelo contrário. De acordo com censo do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - entidade pública federal vinculada ao Ministério da Educação e Cultura - MEC), 21% dos estudantes pedem transferência durante a graduação. Não há nenhum problema em mudar e seguir um novo rumo. Porém, se o aluno criar consciência do que realmente deseja para seu futuro, certamente economizará tempo e dinheiro. Quanto mais cedo descobrir a área que gosta, mais rápido torna-se capacitado para atingir o sucesso e alcançar sonhos. Seguem abaixo três dicas que considero importantes e que podem ajudar no momento das escolhas para o futuro. Vamos a elas? 1º - Pesquise as suas áreas de interesse, levando em conta o objetivo a médio e longo prazo e o cenário do mercado nos próximos anos. É necessário antecipar-se às demandas e identificar quais são as profissões que provavelmente estarão saturadas ou carentes de colaboradores capacitados. 2º - Neutralize as influências que estão ao seu redor. Muitos profissionais são infelizes porque deixaram, por terem sido pressionados ou por puro comodismo, que os próprios sonhos sejam influenciados pelos objetivos de outras pessoas como, por exemplo, pais e familiares. Mas não deve ser assim. É preciso fazer o que se gosta. Um colaborador motivado e feliz rende mais e possui mais chances de obter sucesso em sua carreira quando encontra identificação com suas atividades e responsabilidades. 3º - Não tenha medo de pensar diferente e saia da "caixa". Em um mercado cada vez mais competitivo e cheio de informações, o profissional que ousa, que questiona e que foge da rotina consegue mais visibilidade diante dos demais que estão ao seu lado. Não fique inseguro se todos ao redor pretendem seguir carreiras tradicionais e você optou por outros caminhos. É justamente essa experiência que acrescenta o diferencial ao seu currículo. O jovem percebe como é gratificante moldar seus próprios sonhos e tomar as rédeas da carreira. Cada conquista possui um gosto especial quando alcançada por seu mérito, pois simboliza os próprios passos rumo ao ápice profissional. http://www.rh.com.br/Portal/Carreira/Artigo/9858/como-moldar-e-alcancar-os-sonhos-profissionais.html#

Profissional enferrujado e descartado? Jamais.

Profissional enferrujado e descartado? Jamais. Por Patrícia Carneiro Pessoa Pousa para o RH.com.br As exigências da economia global e um cenário intenso de mudanças, caracterizadas por serem incontroláveis, permanentes, aceleradas e imprevisíveis, determinaram o alinhamento de ações estratégicas às decisões relacionadas à Gestão de Pessoas. Isto requer preparação para enfrentar de modo efetivo tais demandas, com investimentos, relacionados aos mais variados aspectos, e a urgência com relação às mudanças. Diante do cenário atual do país e do presente desemprego, muitos profissionais, considerados como se estivessem "em fim de linha", passam a ser vistos com um novo olhar. Fim do antigo paradigma: 40 anos ou mais não significa fim de carreira, o mercado de trabalho está valorizando e se reestruturando para a absorção deste profissional. Este tema, então, encontra-se em pauta entre os gestores de Recursos Humanos, bem como na referida área de Gestão de Pessoas, que passa a ter que analisar práticas inovadoras, para a absorção destes profissionais, entendidos como diferenciais para as empresas. Numa economia onde a criação de valor provém basicamente das pessoas, os resultados dos recursos humanos, não é questão de opção, e sim de sobrevivência e mais do que isto de competitividade. O gerenciamento das pessoas e de equipes, nesse contexto de negócios exige foco em resultados, alavanca a produtividade dos colaboradores, à medida que verifica e direciona sua atuação para a missão da empresa. O momento em questão pretende trazer visibilidade na atuação de profissionais que sejam protagonistas em seus respectivos ramos de atividades. Alinhado aos dados do IBGE, que considera o aumento da expectativa de vida dos brasileiros para 74 anos, nos deparamos com uma mão de obra com mais idade, e com aumento de trabalhadores com mais experiência. Isto significa que profissionais acima de 40 anos representam um núcleo considerável daqueles que são economicamente ativos, e hoje são entendidos como profissionais qualificados e com capacidade de gerar resultados positivos. Um profissional motivado e qualificado tem ainda muitos anos pela frente para colaborar e consequentemente contribuir. Isto nos remete à importância do desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais. Ou seja, a busca do acúmulo de competências, com formação compatível com a função, atualização, pós-graduação, MBA, aperfeiçoamentos constantes, outras línguas, Inovação, domínio das ferramentas tecnológicas e mídias sociais (LinkedIn, Facebook, Twitter, Instagram etc.). As postagens sinalizam a atenção às mudanças na sua área e a procura pela atualização, além de somarem pontos. Neste contexto, então, se reconhece a essência da capacitação dos profissionais, a convicção do investimento nas pessoas alavancando a excelência, elaborando um direcionamento das atividades à sensibilização e ao desenvolvimento. Manter-se atraente ao mercado, desenvolvendo suas competências e potencialidades, agregado a uma boa rede de relacionamentos. Algumas recomendações são importantes no processo de participação de um Recrutamento e Seleção. Primeiramente estudar em detalhe a vaga que está disputando, desde o perfil necessário até o salário praticado pelo mercado. Conhecer em profundidade a empresa, isto reforçará o interesse ao mencionar aspectos importantes, por exemplo, relacionados à cultura da instituição. Relatar situações positivas e que alavancaram resultados, reforçar o comprometimento e destacar que a idade é um diferencial, já que permite a experiência para o enfrentamento de novos desafios e a adaptação a situações de todos os tipos. Combater o preconceito que pode existir devido à idade: destacar momentos que foram necessários uma postura flexível para atingir objetivos e metas, e mencionar durante a entrevista. Isto ajuda a quebrar o paradigma que "os mais velhos" não se adaptam com facilidade. Demonstrar que é comprometido com práticas relacionadas à qualidade de vida, e melhor ainda, sabe equilibrar as diversas áreas da vida. Talvez seja o momento de um novo recomeço e isto pode significar uma importante queda salarial relacionado ao status anterior: aceitar o desafio, mostrar que veio para somar. Lembrar-se que o mercado procura o profissional capaz de aprender e se manter atualizado, polivalente, poli competente, orientado para a interdisciplinaridade, autodesenvolvimento, para desafios, para aquele que é empreendedor e comprometido com o negócio da empresa. http://www.rh.com.br/Portal/Carreira/Artigo/9998/profissional-enferrujado-e-descartado-jamais.html#

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Lixo é no lixo

Lugar de L I X O é no lixo. A nossa casa ( cidade ) é nossa cara, portanto mantenha e propague as pessoas que mantenham sua cidade, seu ambiente limpo. As paradas de onibus deveriam ter lixeiras, evitando que os pedestres que estão esperando o onibus coloquem as sujeiras no chão ( eu coloco na bolsa e quando chego em casa, coloco no lixo). Garrafas de bebidas - vidro, que poderão virar arma aos maus intencionados. Prefeitura usem o ferro velho parado que está enferrujando e guardado nas oficinas de seus depósitos e transformem em lindas lixeiras. Se isto acontecer pedimos aos jovens e adultos que não danifiquem as boas ações, colaborem. Usem sua revolta na forma do amor, de colorir as vias com atitudes positivas, figuras bonitas em locais adequados. Todo lixo atirado na rua, irá parar em um bueiro, entupindo e com certeza em alguns locais ocasionando alagamentos. Parando em rios, poluindo e degradando o meio ambiente. Seja do bem e pregue atitudes para melhoria de um mundo melhor, pois TODOS dependemos dele para viver. As atitudes que vivenciamos são reflexo das nossas ações. Seja convocado para a nova profissão voluntária " Médicos da natureza". Faça parte deste time. Não pense de forma única resolvendo o seu problema descartando o que não quer mais na rua. Tem local apropriado e entidades que coletam estes. Um simples toco de cigarro, um papel de bala, uma lata, uma garrafinha fará um terremoto do outro lado do mundo. Pense antes de descartar.

educação trânsito

Engarrafamento.
É difícil de entender como as pessoas são impacientes em um congestionamento. Fiquei no sábado a uma quadra de casa por meia hora na espera. Sei que é chato ficar trancada, ainda mais tão pertinho, mas com certeza não está parado por gosto. Alguma razão tem, neste caso recapagem do asfalto e ou poderia ser um acidente. Então não adianta fazer buzinaço, isto é poluição sonora, não podemos fazer nada. Procure relaxar, ouvir uma música, aproveitar para conversar com a pessoa ao lado. Também não adianta bancar o malandrinho e ir se colocando incorretamente para dar passagem, trancando o fluxo normal no trevo e podendo até ocasionar um acidente que irá piorar a situação. Mantenha a calma e faça sua passagem de acordo com a lei. Não irá ficar parado por muito tempo, aos poucos o fluxo voltará ao normal. Educação é tudo.