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segunda-feira, 30 de março de 2015

5 maneiras de encontrar e manter grandes talentos na sua empresa

5 maneiras de encontrar e manter grandes talentos na sua empresa Como contratar e estimular uma boa equipe para garantir resultados de sucesso Por Priscila Zuini com Isabela Moreira - 30/03/2015 Saiba como melhorar o desempenho da sua empresa motivando seus funcionários (Foto: Divulgação)Saiba como melhorar o desempenho da sua empresa motivando seus funcionários (Foto: Divulgação) Nem sempre o candidato que possui todo repertório técnico requisitado para uma vaga é o mais indicado para preenchê-la. E nem todo funcionário que está há anos no mesmo estabelecimento faz jus ao seu potencial no ambiente de trabalho. Foi pensando nisso que a especialista em treinamento para equipes de vendas e atendimento Surama Jurdi listou algumas dicas para melhorar a perspectiva dos líderes em relação aos seus funcionários. Saiba quais são elas: 1 - Defina as funções dentro da empresa É necessário estipular quais os resultados esperados de um funcionário na hora da contratação. “Muitas vezes um colaborador é cobrado por tarefas que ele não fazia ideia que tinha que cumprir”, afirma Surama. Logo, as funções de cada cargo precisam estar bem definidas. 2 - Avalie o comportamento dos candidatos Durante o processo seletivo, dê atenção à forma como os candidatos se comportam. “Não adianta a pessoa ter todo o conhecimento técnico se não tem o perfil para atuar na posição em que ele está concorrendo”, diz a especialista. Ela também aconselha que os empreendedores façam pesquisas em torno dos candidatos, principalmente nas redes sociais. 3 - Faça os funcionários se apaixonarem pela marca “As pessoas entram em uma empresa por conta do salário, mas ficam pela causa que ela defende”, diz Surama. Conte aos funcionários a história da empresa e reforce a importância deles na continuidade dela. Essa é uma maneira de envolver a equipe e fazer com que ela sinta segurança e capacidade de entregar bons resultados. 4 - Passe a cultura da empresa adiante Uma vez que o funcionário é contratado, é importante que ocorra um treinamento e, se possível um acompanhamento dele nas primeiras semanas. “O colaborador precisa entender as regras, como a empresa funciona”, afirma a especialista. Cada empresa possui uma cultura própria, por isso é fundamental que os novos contratados sejam informados sobre ela. 5 - Estimule a equipe “Por menor que seja a empresa, ela precisa oferecer algum tipo de plano de carreira para seus funcionários”, diz Surama. De acordo com a especialista, para manter uma equipe motivada durante o ano inteiro, é necessário envolvê-la em novos projetos e traçar objetivos. “O funcionário precisa ter a noção de que ali ele pode crescer.” A possibilidade de crescimento é uma grande motivação. http://revistapegn.globo.com/Dia-a-dia/noticia/2015/03/5-maneiras-de-encontrar-e-manter-grandes-talentos-na-sua-empresa.html

sábado, 28 de março de 2015

Saudades....

Saudades.... Tenho saudades dos passeios juntos à natureza, do mato, do leite tirado na hora na beira da mangueira, quentinho com canela. Que delícia. Depois apanhar a fruta do conde direto no pé. Tenho saudade da luz de lampião e ouvir as histórias que os tios contavam e assustavam sobre assombrações. A luz elétrica não havia chegado. Saudades de andar a cavalo na estrada, onde tudo era muito longe para comprar na venda algumas guloseimas. Neste passeio curtia os pássaros, o cheiro da terra, o colorido do mato, o brilho do sol, a convivência com as pessoas, a conversa olho no olho, a curiosidades das estórias do tio. Tenho saudades das viagens de trem nas férias para visitar as primas. O sacolejo, os passeios internos no trem, o piquenique dentro e muita alegria, risadas, os tuneis de muita escuridão e a insegurança o medo, a beleza encantadora da natureza, as paradas nas estações, o entra e sai dentro do trem. A curiosidade dos novos passageiros. Não tinha problema a demora da viagem, tudo era muito divertido. A interação com as pessoas, as conversas, havia convivência, curiosidade sadia, aprendizado, fazíamos novas amizades. Tenho saudade de subir nas árvores, comer amora, caqui, bergamota, laranja. Fazer piquenique com as amigas no verde e parque pertinho de casa. Tenho saudade do almoço no domingo, visita da família, onde tinha refrigerante ; sim, pois este era somente quando havia visita. Na semana era Ksuco. Tenho saudades dos passeios, domingo era dia de visitar as Vó(s), ir a pracinha, passear de ônibus e a noite sair passear de carro para comprar revistinhas de estorinhas da Mônica, Luluzinha, Tio Patinhas, Pato Donald... Como era bom este tempo. Tenho saudade do Natal, da união na família, na ceia todos juntos, a família reunida. Esperar o Papai Noel era uma festa, a curiosidade da espera para saber se os presentes solicitados seriam atendidos. Na rua todos juntos na espera deste amado ser. Muita alegria que contagiava. E a Páscoa, fazer as cestinhas, esconder para que ele a procurasse e enchesse de muitas guloseimas. No domingo todos acordavam muito cedo, sem preguiça, para ver se a visita havia se concretizado. Tenho saudade destas datas festivas que tinham muita energia, era muito diferente dos dias de hoje. Atualmente não temos esta intensidade . Hoje temos troca de mercadorias e não troca, interação de sentimentos. Tenho saudades das brincadeiras com as primas, de fazer cabanas, vestir roupas de adultos e montar cozinha, fazer comidas, um grande desejo de tornar-se adulta antes da idade certa. Triste ilusão, quando somos crianças desejamos ser adultos e quando adultos desejamos retroceder e voltar a ser crianças. Somos eternos insatisfeitos. Tenho saudades do passeio no balneário do Verde com os avós, toda a família reunida. Saudades das brincadeiras sadias ( esconde esconde, stop, pega pega, passar anel, contar piadas ) a tardinha com a turma da rua, os encontros , as conversas até tarde, os flertes, sempre tinha um vizinho(a) nova que precisava conhecer o grupo. Tenho saudades do início escolar, passeios da escola, atenção dos professores, do respeito que havia entre professor e aluno e aluno e professor. Os anos foram passando e as responsabilidades foram aumentando. Enfim 15 anos, festa, namorado, primeiro amor, sempre marca. Você acha que o mundo irá acabar com o término do namoro. O tempo passa e você vê que tudo passa e o mundo não acaba. Novos amores surgem, decepções, conquistas, a vida continua, novas alegrias, amadurecemos. Vem as conquistas, a busca da profissão, a chegada deste caminho. Novos horizontes, nova estrada, novas escolhas. Surge a família. Enfim chega a fase adulta e juntos as muitas responsabilidades, entramos em um mundo selvagem, precisamos estar preparados e saber se defender é a lei. Desistir com os obstáculos, nunca. Eles servem somente para nos tornar mais fortes. Conhecemos novos amigos, alguns verdadeiros para o sempre, outros decepc ionantes. A vida avança, vem os filhos, nosso reflexo, nosso tesouro, nosso chão. Bens sem valor de venda. A ética, o exemplo é a base. Saudades das pessoas que fizeram parte da família e Deus escolheu para lhe fazer companhia. Com certeza estão nos amparando e zelando por nós. Enfim é tanta saudade que sufoca, mas por outro lado como é bom ter saudades é sinal que vivi e tenho o que lembrar, não deixei a vida passar em branco. Viva a vida!. Obrigada a Deus por oportunizar aprendizado, amigos, família , alegria, decepções, sabores e a beleza da natureza.

sexta-feira, 27 de março de 2015

Saúde

S A Ú D E sempre se diz que " quem tem saúde, é rico". Com certeza este é o nosso maior tesouro. Porém não percebemos ou damos a devida importância de cuidados básicos até que alguns sinais de desgastes e ou alterações apareçam. Quando isto acontece, já estamos em uma fase que requer mais cuidados.Uma fase de debilitados, fracos, fragilizados para abertura de novos avanços de novas doenças, de novo avanço de bactérias, de pensamentos negativos. Como você se cuida? a alimentação, os exercícios, a alma, o espírito, como você está cuidando do seu tesouro, da sua saúde? O espírito te guia, te mantém em pé. Precisamos manter corpo e mente em sintonia, em constante vigilância e zelo. Precisamos ter uma vida tranquila, com harmonia, com amor e com paz. Pense em suas atitudes, seu modo de viver, seu modo de pensar e principalmente no seu modo de agir para consigo e para com os outros. Somos sempre reflexo de nossas ações , de nossos pensamentos. Mantenha foco na fé, na sua recuperação, na busca de novas energias,na alegria, na vontade de viver, que com certeza sua saúde voltará. Mantenha sua auto estima em alta, seu espírito alimentado de muito amor para consigo e para com os outros. Mantenha sua mente com pensamentos positivos, se você acreditar, os pensamentos acontecem, se concretizam. Ria, chore, brinque, caminhe, leia, passeie, mas principalmente viva. A vida só acaba quando você desistir. Lembre-se sempre: a saúde é o maior tesouro. Não adiante ter dinheiro se não tiver saúde.

quarta-feira, 25 de março de 2015

uso do celular

Você sabe usar seu Celular? Esta é uma grande invenção que iniciou em 1956 com aperfeiçoamento ano após anos até os dias de hoje. A sua finalidade foi e sempre será a comunicação entre as pessoas de uma forma rápida e emergencial facilitando a vida e sua localização. Nos dias de hoje esta função básica deixou de existir e se tornou um vício contagiante, uma epidemia distorcendo a finalidade de comunicação entre as pessoas e se tornando-se mais importante que a família, que o contato, a aproximação entre as pessoas. Se tornou até um perigo, pois precisamos estar constantemente nos policiando , vigiando nas ações que praticamos, falamos. As pessoas estão em grupo, mas falam pelo celular, caminham falando, digitando, podendo até sofrer pequenos e ou grandes acidentes. Acham mais importante o contato interno do aparelho que o físico. Muitas vezes até parece que não existimos . Estamos lado a lado fisicamente , mas não espiritualmente. Estamos conectados virtualmente e não através do amor, da alma. O aparelho hipnotiza as pessoas, deixando o virtual tomar conta de sua vida. Estes sabem mais da vida dos outros , esquecendo da sua. Estamos perdendo o sentimento, estamos nos tornando robotizados, ocos. Muitos empregos, famílias estão sofrendo alterações, devido as pessoas não terem limites no seu uso. As pessoas perderam a noção da educação. Vamos a palestras, eventos , trabalho e o aparelho fica tocando, bipando , onde a curiosidade é maior que qualquer ação de anulação. O bom senso está longe de ser usado. O uso da empatia fica esquecida. Precisamos repensar na maneira correta de usá-lo sem prejudicar a si e ou pessoas que convivem conosco. Seja discreto. Seja educado. Você não vive só, vivemos em grupo. Precisamos valorizar o contato, o olho no olho, o convívio com as pessoas, o tocar na pele e não no celular. Esqueça um pouco a vida do outro e preocupe-se com a sua. Dê atenção a sua família, ouça com o coração, com a alma e não haja mecanicamente. O Celular apesar de ter a finalidade de aproximar, está afastando as pessoas. Precisamos reaprender a usar o celular, não deixe ele contaminar, viciar você , sua vida, sua família e se tornar a peça mais importante. Aproveite mais a natureza, os valores simples da vida, passeie, curta a vida. O tempo passa muito rápido. Com certeza é muito mais interessante o contato entre as pessoas e não com o aparelho tecnológico que não tem sentimento. Cuide suas postagens, seus comentários, estamos conectados on line com todo o MUNDO. Repense e viva e não apenas sobreviva. Seja diferente..

terça-feira, 17 de março de 2015

Qual o verdadeiro significado de uma aliança, de uma união entre pessoas?

Qual o verdadeiro significado de uma aliança, de uma união entre pessoas? É cumplicidade É respeito É união É compreensão É amizade Não é somente pele, sexo É auto estima É ajuda É empatia É apoio É sinceridade É formar uma família É querer estar junto É um viver intenso Se é para sempre, não se sabe, a vida se encarregará. Mas viva o agora. Viva verdadeiro. É acreditar que cada dia os pilares se fortalecem. É passar valores para tornar a família forte e com raízes profundas. Formar uma geração de respeito e com preocupação ao próximo. Em cada cultura esta união tem um significado diferenciado, tem um valor. Para os chineses a união é sagrada, como diz a lenda, família vem e vai, mas marido, esposa são laços fortes é para sempre. Não se desata o nó formado, é rocha, juraram ser fiéis, dão força as palavras juradas. Hoje falta paciência, perseverança, harmonia, compreensão, ouvir, entender e usar a empatia. Não é fácil conviver, ceder, mas seguir um novo caminho com certeza é um grande desafio. Quem sabe persistir e consertar as arestas será a melhor fórmula? Se vale a pena, persista. As pessoas não são perfeitas, cometemos erros, mas também sabemos corrigir, pedir desculpas, precisamos de ajustes, carinho, apoio, ser ouvida (o), ter atenção, ser valorizada (o). É preciso dar oportunidade ao entendimento e conversar sempre é a melhor solução.

quinta-feira, 12 de março de 2015

Que tipo de pessoa você é?

Que tipo de pessoa você é? Parada Agitada Batalhadora - corre atrás , não espera pelos outros Alegre Triste Bipolar Acrescenta a sua vida e a dos outros Desagrega, tumultua a convivência Reconstrói relações, ambientes Distribui sementes de amor, exemplos, atitudes Saudável Doente de alma, de espírito Do bem Do mal Faz a diferença Passa despercebida Marca presença inesquecível irritável, que todos querem esquecer, fugir Enfim, são tantas máscaras, tantas oportunidades de se mostrar, de realizar seu marketing pessoal... O importante é ser você mesmo, uma pessoa sincera, transparente, verdadeira, uma pessoa que busca a verdade, uma pessoa do bem, que ama a vida e as pessoas que compartilham dela.... Escolha quem você quer ser, sempre é tempo de mudar....

Ser ou Ter, o que é mais importante?

Ser ou Ter, o que é mais importante? Hoje vemos em exemplos diários e convivência com as pessoas que está prevalecendo o T E R e não o S E R. Para participar de grupos e sentir-se aceito, as pessoas precisam ter. Ter o melhor celular, o melhor carro, a melhor roupa , a grife mais conhecida, frequentar os melhores clubes, as melhores faculdades, os melhores perfumes.... enfim somente Ter; pois se não for assim será excluído do grupo. Será que realmente este são os melhores requisitos - valores para saber que você é uma pessoa de alta capacidade, de valor, de conhecimento? Será estes os valores que temos que pesar e ou repassar as pessoas? Da vida não levamos nada para a mudança de nosso novo mundo. Já se optar mais pelo SER, com certeza irás deixar muitas sementes e exemplos a serem seguidos e levará muito no coração, na alma. Será que TER o melhor carro, morar em um bairro famoso, uma casa luxuosa, estar no melhor clube, usar as marcas famosas, mostrar-se através de bens materiais irá refletir quem você é? será que as ações , as atitudes que você realiza, prega, os valores que foram repassados irá mostrar o seu valor, a sua riqueza. Será que ser uma pessoa que preocupa-se em deixar bons exemplos, ótimas atitudes, ser uma pessoa que deseja fazer diferente e excluindo o TER de suas ações. Claro que é ótimo o conforto, a beleza,mas disto nada se leva. Não deixe isto dominar e manipular suas ações. Pense bem se na vida que passa tão rápido você quer ser da turma do SER ou do TER. Qual fará de você uma pessoa feliz, uma pessoa que conquista o coração e a companhia das outras. Uma pessoa que veio para plantar, semear e colher. Escolha um caminho, mas cuidado para não escolher errado. O tempo não pode ser desperdiçado e sua vida também. Boa escolha!

Reflexão

Escassez de talentos: problema ou oportunidade?

Escassez de talentos: problema ou oportunidade? 11/03/2015 Cleber Castro Divulgada recentemente, a 9ª Pesquisa Anual sobre Escassez de Talentos, do ManpowerGroup traz um dado de extrema importância: 36% dos empregadores entrevistados em todo o mundo relatam escassez de talentos em suas empresas, a maior taxa em 7 anos. No Brasil, essa percentagem atinge incríveis 63%, colocando o país em 5º lugar entre as 42 nações pesquisadas. Tal fato ocorre, em nosso território, em função do sensível aumento da oferta de vagas em determinadas áreas, fruto do crescimento econômico experimentado pelo país nos últimos anos, sem o respectivo aumento na quantidade de profissionais sendo capacitados para essas áreas onde o problema se apresenta. Assim, para aquele profissional que busca um bom emprego, há que se atentar para as atividades mais promissoras para os próximos anos. Operários, técnicos, motoristas, secretárias, assistentes administrativos e auxiliares de escritório, trabalhadores de ofício manual, profissionais de T.I., contadores e profissionais de finanças, operadores de máquinas de produção, engenheiros e gerentes de vendas são as dez profissões que, segundo a pesquisa, apresentam maior escassez de pessoal no Brasil. Isso faz com que a balança penda para o lado do empregado, que passa a ter maior poder de barganha em relação a salário, benefícios e outras regalias. Buscar especializar-se nessas atividades que apresentem tendência de crescimento do número de vagas aumenta, e muito, as chances de sucesso profissional. Mas engana-se quem pensa que apenas conquistar uma formação básica nessas áreas é o suficiente. Há que se perseguir constantemente a excelência, investindo continuamente em sua carreira, de forma a oferecer tanto competências técnicas quanto comportamentais acima da concorrência. Aí, sim, o sucesso é quase certo. Já em relação às empresas, é importante ressaltar que, ainda segundo a pesquisa, mais de um em cada cinco empregadores ainda não adotaram estratégias para minimizar essa escassez. Os impactos dessa dificuldade para preencher adequadamente seu quadro de pessoal vão desde a queda na qualidade do atendimento prestado a seus clientes até a redução na produtividade da empresa, o que certamente impactará significativamente seus resultados financeiros a médio e longo prazo. Assim, cabe aos administradores do negócio e, em especial, da área de gestão de pessoas, adaptarem-se a essa nova realidade, buscando formas diferenciadas de atrair e reter bons colaboradores. Segundo a pesquisa, 47% das empresas têm adotado práticas diferentes para lidar com as pessoas, como maior oferta de treinamentos e atividades para o desenvolvimento pessoal, além de abrandarem os processos seletivos, procurando por profissionais menos completos tecnicamente, mas com bom potencial de crescimento. E aproximadamente um em cada quatro entrevistados respondeu que tem buscado fontes alternativas de recrutamento de funcionários – reinserindo, por exemplo, pessoas já aposentadas no mercado de trabalho – ou adotando práticas de gestão menos rígidas, como horário de trabalho flexível, contratos temporários de serviço e trabalho remoto, entre outras. São os novos tempos, do qual não se pode fugir. O profissional que captar essas tendências e se procurar constantemente se destacar terá seu caminho facilitado, e muito. Assim como a empresa que entender adequadamente as características e anseios dessas novas gerações que vêm mudando radicalmente a forma de trabalho no mundo. As oportunidades são muitas. Basta aproveitá-las! Escrito por Cleber Castro - sócio/consultor da Andriotti & Castro Consultoria, docente na pós-graduação da FGV, palestrante e autor de diversos artigos. Possui 11 anos de experiência em gestão. cleber.castro@andriottiecastro.com.br

Mudanças, Empregabilidade e Felicidade

Mudanças, Empregabilidade e Felicidade Ao longo destes últimos anos, vários conceitos bombardearam o cenário administrativo. Tecnologias milagrosas de gestão, teorias acadêmicas de última geração, “perfumarias” de toda a espécie transitaram livremente pelas livrarias nos convidando a uma l Mudanças, Empregabilidade e Felicidade Ao longo destes últimos anos, vários conceitos bombardearam o cenário administrativo. Tecnologias milagrosas de gestão, teorias acadêmicas de última geração, “perfumarias” de toda a espécie transitaram livremente pelas livrarias nos convidando a uma leitura, no mínimo, obrigatória, porém, critica um dos postulados que durante anos foi à tônica de muitas posições gerenciais “bem-sucedidas”, dizia que “time que está ganhando não se mexe”. A administração moderna questiona essa afirmação, em que pese o fato de que vivemos num mundo de mudanças constantes e inovações cada vez mais aceleradas. Dessa forma, um dos principais desafios do verdadeiro administrador profissional será, justamente, gerenciar as variáveis decorrentes destes novos cenários. As transformações estão ocorrendo em várias frentes. Alterações significativas são vistas, por exemplo, nos meios social, educacional, político, econômico, empresarial, pessoal etc. Portanto, quando falamos em mudanças, devemos compreender que elas estão acontecendo em vários segmentos, em diversos pontos e de diferentes formas, mas a uma velocidade cada vez mais rápida. Essas mudanças, principalmente aquelas provenientes do ambiente empresarial, possuem caracteres e resultados irreversíveis. Procedimentos e posturas que deram certo no passado não garantem sucesso no presente, pois o contexto hoje é outro e bem diferente. Os vários sistemas administrativos já foram muito explorados sob a ótica da eficiência. Embora importante, a eficiência por si só é um conceito pequeno e limitado para os dias atuais. O que encerra essa idéia é um posicionamento muito voltado para a correta alocação de recursos, porém focado para dentro da empresa, da divisão, do departamento, do setor etc...mas não necessariamente sob a ótica do mercado. Agora, as ações devem ser desenvolvidas em sentido contrário, ou seja, para o cliente. E nesse novo paradigma só se estabelece quem tem competência. Se um negócio vem dando sinais claros de crescimento e sucesso, é necessário avaliar por quanto tempo ainda essa euforia se fará presente. Hoje, o mundo está “menor” e, ao mesmo tempo, globalizado. Depois da reengenharia, o crescimento contínuo e sustentado das receitas Revenue Enchancement passa a ser o novo foco das empresas. Por outro lado, suponha também uma equipe de trabalho que venha atuando corretamente e atendendo aos objetivos propostos. A primeira medida seria manter o curso normal das ações (mesmo porque, ‘em time que está ganhando não se mexe...’). Porém, de um outro prisma, percebe-se que está equipe chegou ou está próxima do seu real limite. Novos resultados não virão se algo não for feito. Pouco valor será agregado ao negócio se essa equipe não crescer e se modificar. Crescimento este não necessariamente provocado por um aumento do quadro, mas, sim, de habilidades, competências, criatividade e sinergia. A nossa relação profissional também vem passando por uma transição. É cada vez mais importante cuidar de nossa carreira com atenção, planejamento e carinho, como se fosse um “negócio” próprio, ou seja, temos de aprender que o mundo atual nos convida para que sejamos empregáveis, e ser empregável nada mais é do que reunir permanentemente as competências necessárias para atender às contínuas exigências do mercado de trabalho. Hoje, é posição, praticamente, comum afirmar que o verdadeiro diferencial das empresas está apoiado nas competências e no contínuo desenvolvimento das pessoas. Esta é a nova regra do jogo. Segundo estudos já realizados, na virada do século, não existirão mais as relações formais de trabalho como hoje ainda praticamos e conhecemos. A maioria de nós será prestadores de serviços. A própria Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) tende a desaparecer. Se estas previsões são oriundas de profetas de plantão ou de consultores revolucionários, somente o tempo irá confirmar. O certo, entretanto, é que o telefone celular já foi um sonho, a Internet era algo pouco admissível anos atrás e o próprio cinema foi visto com desconfiança por alguns. Mudanças ainda maiores estão por acontecer. Acreditar nessa realidade e ter predisposição para aceitá-la, sem dúvida, já é um começo. Sem dúvida já é uma mudança. Mexa-se...Aprenda a conviver com estes novos tempos; acredite nos seus sonhos, lute para realizá-los e, acima de tudo, seja feliz. Roberto de Oliveira Loureiro. Professor de Graduação e Pós-Graduação da Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Faculdades Associadas de São Paulo – FASP e Universidade São Judas Tadeu. robertloureiro@uol.com.br

10 práticas de liderança que você deve abandonar hoje

10 práticas de liderança que você deve abandonar hoje Saiba que hábitos estão atrapalhando a gestão da sua empresa É indiscutível que muito mudou nas práticas de liderança nos últimos anos. Felizmente, o hábito de mandar e de controlar está dando espaço para um estilo mais colaborativo, que mostra aos profissionais o sentido daquilo que eles fazem. Entretanto, ainda há bastante para evoluir. Pequenas atitudes do dia a dia da liderança mantêm a gestão com um pé no passado. O colunista da "Inc." Paul Spiegelman, fundador e CEO da BerylHealth, empresa que faz gestão de comunicação entre hospitais e pacientes, listou dez práticas que você deve abandonar na gestão de pessoas – e dez que você pode adotar no lugar. Confira. 1. Abandone: a microgestão ou a necessidade de controlar cada pequeno aspecto da sua empresa. Adote: o empoderamento, a habilidade de dar às pessoas autonomia, mesmo que elas cometam alguns erros. 2. Abandone: a gestão ao andar pelo escritório; ela não é mais o suficiente para que você seja visível. Adote: a gestão ao observar e ouvir, criando conversas e implementando as ideias que os colaboradores apresentam – e, claro, distribuindo os resultados. 3. Abandone: o hábito de fingir que você sabe tudo – é claro que você não tem todas as respostas. Adote: o conhecimento sobre os membros do seu time e a confiança neles. Escolha as pessoas que têm as competências certas e compartilham da cultura da sua empresa. 4. Abandone: a política de tolerância zero com erros. Adote: o aprendizado com os erros – ou mesmo o hábito de ser o primeiro a admitir um erro. 5. Abandone: a condução do negócio pelo lucro. Adote: a condução do negócio pelas pessoas, aumentando a fidelidade do cliente e os lucros. 6. Abandone: a escolha de pessoas que sobrevivem na empresa porque fazem o que é necessário. Adote: a escolha de pessoas que vão além. Elas existem. 7. Abandone: o investimento em tecnologia para aumentar a produtividade. Adote: o investimento nas pessoas. SAIBA MAIS Quais atitudes afastam você do sucesso? 5 erros que você comete na hora de fazer o orçamento 8. Abandone: a exigência de mudanças, do jeito que você quer e quando você quer. Adote: o fomento de mudanças, de modo que a equipe possa desenvolver as melhores ideias para chegar lá. 9. Abandone: comida pouco saudável no restaurante da empresa. Adote: bem-estar no ambiente de trabalho. 10. Abandone: incentivos com dinheiro. Adote: recompensas. A valorização significa mais do que o dinheiro para o professional. http://revistapegn.globo.com/Dia-a-dia/noticia/2015/02/10-praticas-de-lideranca-que-voce-deve-abandonar-hoje.html

segunda-feira, 9 de março de 2015

Qual o seu valor?

Qual o seu valor? Um dia desses me deliciando com as frases clichês do Facebook, me deparei com uma que me fez pensar profundamente: "Uns tem preço, outros valores". Não deixei passar em branco e fui logo comentando: alguns indivíduos não valem nada! Depois de muito refletir sobre a contundente frase a qual por si só conseguiu revirar meus mais profundos pensamentos acerca de meus reais valores, pude perceber que muitos deles são pouco garimpados. Estes, muitas vezes sem ao menos nos darmos conta, acabam soterrados nos escombros de nosso lixo mental, junto com os péssimos pensamentos que deterioram nossa qualidade de vida. Lembro-me como se fosse ontem, sentado na beirada da cama, com lágrimas rolando ao chão. Uma angústia dominava pouco a pouco meu ser e muitas perguntas pairavam sobre minha cabeça. Uma delas era a seguinte: onde estão meus verdadeiros valores? Tenho certeza que você, leitor, já deve ter passado por algum momento muito parecido com esse relatado acima. As vezes nos perdemos dentro de nós mesmos. Nos achamos incapazes, acreditamos na crítica alheia e não as usamos de forma altruísta. As pedras que já levei na vida, dariam para construir um belo castelo. Quando somos mandados embora de um emprego, ou levamos um fora, nos sentimos os piores seres do mundo. Abre-se um buraco sob nossos pés. Nos colocamos para baixo e acreditamos ser incapazes de tentar uma vez mais. Quando perdemos alguém, nos sentimos sós. Mas sozinho, ao meu ver, é aquele que se abandona, aquele que deixou de acreditar em si mesmo. Não tem valor aquele que se vende pelo dinheiro e abre mão de seus sonhos em prol de seus prazeres momentâneos. É tão comum ver pessoas que, por causa de uma crítica, são capazes de esconder o sorriso pelo resto do dia. Nossos verdadeiros valores estão enraizados no cerne de nossa alma. Nossos valores norteiam nossa caminhada, são parte de nossos ideais. Eles são os motores impulsionadores para realização de nossos grandes sonhos. Estou certo em afirmar que muitas corporações não reconhecem os verdadeiros valores de seus clientes e quando o reconhecem, muitas vezes já é tarde demais. Nos relacionamentos não é diferente. Muitos de nós gastamos tempo com paixões efêmeras e dificilmente reconhecemos a pessoa amada que sempre esteve do nosso lado. Quando compramos algo aparentemente caro (para a grande maioria) mas que nos traz uma grande satisfação pessoal, é chamado de valor percebido. Por isso lhe pergunto: como você vai amar alguém se você ainda não se ama? Devemos nos reconhecer, perceber e dar importância aos nossos valores. Em relação às pessoas que amamos, devemos deixá-las livres, pois quando voltam é porque perceberam nossos valores. Por hora, é preciso ter uma palavra amiga, um afago, para que nos sintamos valorizados. Um elogio pode enaltecer nosso ego, mas a crítica, se bem trabalhada, é capaz de reavivar nossos verdadeiros valores. Em meio às turbulências da vida, é necessário garimpar sempre nosso próprio coração e descobrir que lá fundo ainda existem os verdadeiros propósitos para se vencer na vida. Os valores que muitos procuram e que poucos acham geralmente estão escondidos nos recônditos de nosso ser. Não deixe que seu sorriso seja apagado pelas mágoas do tempo. Livre-se do lixo mental que lhe prende. Cuidar-se não é uma questão de orgulho mas sim de amor próprio. E como já falei em outro artigo, a maior empresa que iremos administrar é nossa própria vida. Ascenda para seus valores, não se prostre diante das adversidades da vida, mantenha o foco, tenha fé e jamais perca as esperanças. Em uma analogia simplória e muita direta, se o seu valor está na roupa que você veste, com certeza você deveria se chamar Ralph Lauren ou Hugo Boss. O valor dos momentos não está no tempo que eles duram mas sim na intensidade em que eles são vividos. Seus valores devem sempre fazer parte do seu ativo empresarial - e lá você deve sempre creditar e acreditar - , pois os mesmos servirão sempre como bússola em suas empreitadas da vida. O valor de cada pessoa não esta no que ela veste ou consome mas sim, naquilo que ela realmente é! http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/qual-o-seu-valor/76342/

quinta-feira, 5 de março de 2015

5 coisas que pessoas carismáticas fazem

5 coisas que pessoas carismáticas fazem Exalar alegria é o primeiro passo para desenvolver a característica Franquia sucesso (Foto: Photopin)Saber contar uma boa história é uma das características de carismáticos (Foto: Photopin) Carisma se sente no ar. Não se trata apenas de alguém agradável. Pessoas carismáticas chamam atenção. Eles energizam os outros e os motivam a tomar iniciativa. Será que essas pessoas nascem assim ou aprendem a desenvolver a característica? Uma mistura dos dois, provavelmente. O carisma pode ser desenvolvido e se esta é sua aspiração, o site da Inc. listou cinco dicas para começar. 1. Pessoas carismáticas exalam alegria A primeira coisa a ser notada em alguém carismático é o brilho no olhar. Elas sentem uma forte paixão que as movem. Mesmo quando bravas, elas convencem os outros de suas causas. Elas sentem prazer pelo que fazem e compartilham experiências. Aumente seu carisma ao compartilhar paixões e ao ajudar colegas. 2. Pessoas carismáticas inspiram confiança Elas parecem ter o mundo sob controle. Elas parecem ser seguras, mesmo quando não são de fato. Pessoas carismáticas acreditam em suas habilidades, em seus conhecimentos e em seus valores. A linha tênue entre narcisismo e confiança também é clara. Invista no carisma ao controlar inseguranças e enaltecer qualidades. Compartilhe sua confiança com os outros para que eles se sintam mais fortes com sua presença. 3. Pessoas carismáticas compartilham suas convicções Elas se destacam melhor quando estão à frente de um movimento. É importante acreditar em algo poderoso e disseminar essa crença. Convicções e ações consistentes influenciam opiniões e decisões. Apatia e indiferença podem acabar com o carisma. Seja comprometido e inspire pessoas a lutarem por suas causas. SAIBA MAIS 10 recompensas pelo trabalho duro do dia a dia 4. Pessoas carismáticas são ótimas contadoras de histórias Para seguir alguém, é preciso conhecer o contexto da situação e qual é a verdadeira motivação por trás de uma determinada ação. Contar histórias é a forma mais eficiente para quebrar o gelo e despertar emoções. Pessoas com carisma têm o dom da narração e são agradáveis de ouvir. Elas são intrigantes e envolvem seus ouvintes. Aprenda a contar histórias emocionantes, use metáforas e pratique o bom humor para entreter ao informar. 5. Pessoas carismáticas transmitem empatia Quando Bill Clinton faz um discurso, por mais que a mensagem seja para milhares de pessoas, a sensação é que ele está falando exclusivamente com você. Este é um talento de carismáticos. É preciso focar olhos, ouvidos e alma no próximo, e não em si mesmo. Pessoas com carisma provocam risadas, fazem outros se sentirem especiais, fascinantes e interessantes. http://revistapegn.globo.com/Noticias/noticia/2014/03/5-coisas-que-pessoas-carismaticas-fazem.html

5 formas de otimizar a inteligência emocional

5 formas de otimizar a inteligência emocional A habilidade é cada vez mais importante para se tornar um bom líder Líder precisa dar motivação e suporte, afirma Marcelo Silva, do Magazine Luiza (Foto: Shutterstock)Aprender a ouvir melhor os outros é um dos passos para melhorar a inteligência emocional (Foto: Shutterstock) Habilidades de todos os tipos são necessárias para se destacar no trabalho. Enquanto visão profissional e criatividade são qualidades importantes, a inteligência emocional têm sido decisiva em cargos de liderança. Em um artigo do site Fast Company, o autor e palestrante Harvey Deutschendorf, citou um estudo para mostrar que 90% de profissionais bem sucedidos sabem lidar com suas emoções. Instituições renomadas, como a Universidade de Yale, nos Estados Unidos, estão começando a avaliar os níveis de inteligência emocionais como critério para o ingresso à faculdade. A boa notícia é que todos podem trabalhar essa característica. As cinco dicas a seguir podem ajudar. 1. Melhore a autoconsciência Grandes líderes fazem do desenvolvimento pessoal um objetivo para a vida. Eles encontram pessoas que apontem a verdade sobre eles mesmos, assim como sobre o ainda falta ser trabalhado. Eles buscam organizações para acolhê-los, ou então contratam um coach que seja honesto na hora do feedback. Líderes reconhecem e aceitam que podem sempre melhorar. Eles enxergam os imprevistos como oportunidades para melhorar e passam esse ideal para outras pessoas. 2. Desenvolva a habilidade de ouvir Quando o assunto é comunicação, o componente mais renegado costuma ser a audição. No entanto, profissionais de sucesso são conscientes da importância de ouvir o outro. Eles reconhecem que todos desejam ser ouvidos. Ao prestar mais atenção no que as pessoas têm a dizer, não só mais informação é absorvida, como fica mais fácil captar mensagens subjetivas por trás das falas. As pessoas costumam pensar no que vão responder antes mesmo de ouvirem até o fim a fala das outras, o que as impede de realmente entenderem a mensagem que está sendo passada. Uma boa técnica é segurar a fala até que o outro conclua sua ideia e depois tentar repetir tudo o que foi dito. SAIBA MAIS 9 dicas para você ser um líder ainda melhor 3. Demonstre interesse genuíno pelas pessoas que lidera Um líder de inteligência emocional não só decora o nome de todos em seu ambiente de trabalho, como descobre o máximo possível sobre cada um deles. O que é importante para seus funcionários? Como são suas famílias, quais são seus interesses e hobbies? Há casos de chefes que registram informações sobre seus funcionários e, ao os ver, lembra-se de perguntar sobre algo em específico. 4. Saiba gerenciar as emoções dos outros e as suas Lidar com emoções no ambiente de trabalho é algo crucial. Profissionais que desenvolvem a inteligência emocional aprendem a não responderem imediatamente em diferentes situações. Eles também são capazes de captar sentimentos muitas vezes ocultos pela fala. Trata-se de uma habilidade importante para aprimorar relações de trabalho baseadas na lealdade. Funcionários esperam, acima de tudo, serem ouvidos. Na maioria das vezes não há uma solução fácil e rápida para isso. Uma boa dose de inteligência emocional faz com que os nervos sejam acalmados e os sentimentos compreendidos. 5. Aprenda a ser grato Ao responderam ao que são gratos, bons líderes rapidamente formarão uma longa lista. Eles sempre agradecem aos outros pelo que conquistaram. Uma forma de desenvolver gratidão é manter um livro de agradecimentos. Todas as manhãs, antes de qualquer outra atividade, é recomendável que dez itens sejam anotados. A prática ajuda a manter uma atitude positiva e a motivação ao longo do dia. Envolver-se com trabalho voluntário é também é uma boa maneira de estimular a gratidão. http://revistapegn.globo.com/Noticias/noticia/2014/02/5-formas-de-otimizar-inteligencia-emocional.html