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domingo, 23 de setembro de 2012

A falha na comunicação e suas conseqüências

A falha na comunicação e suas conseqüências Fique por dentro de como se comunicar bem, e saber se o ouvinte entendeu o que você quis passar á ele, e como agir quando uma pessoa não entende na primeira vez. A comunicação faz parte da vida de todos, seja ela verbal ou não verbal; se tornando fundamental no nosso dia-a-dia, os resultados que as empresas tanto buscam muitas vezes não acontecem por falhas na comunicação. Muitos gestores após instruírem seus liderados, esquecem de fazer uma pergunta simples e fácil de compreender; "você entendeu"? Faltando então um feedback. Quando as pessoas ouvem, mas, não entendem deverá partir delas á iniciativa de pedir uma nova explicação, caso isso não aconteça às chances de cometem erros será maior. No entanto, a pessoa que instruir e delegar tarefas, deverá dar um feedback; ou seja, um retorno, saber se os ouvintes compreenderam tudo que lhes foi falado. Não havendo entendimento por parte de alguém, é essencial que o gestor encontre outro modo de se comunicar para que aquela pessoa entenda, seja de forma verbal ou não verbal. Quando uma pessoa não entende na primeira vez, não significa que ela não teve interesse ou não estava prestando atenção, o que falamos e a forma que falamos, pode facilitar ou dificultar o entendimento de uma pessoa. Se a pessoa não entendeu na primeira explicação, repetir tudo novamente da mesma forma, não fará sentindo, e sim, mudar a forma como foi falado e em muitos casos será necessário mostrar e até mesmo praticar com aquela pessoa; certificando que ela compreendeu tudo que lhe foi falado e ensinado. Isso significa que o gestor além de falar e praticar deverá fazer um acompanhamento. As conseqüências geradas por falhas na comunicação poderão trazer graves problemas para as organizações, uma vez que o colaborador não entendeu e continua agindo da mesma forma ou passando para frente informações erradas, cria-se uma bola de neve que é jogada no despenhadeiro. O nível do problema poderá evoluir e se tornar quase ou totalmente irreversível. É muito comum entre as pessoas responsáveis pelo fracasso na falha de comunicação, procurar outras pessoas para culparem, do que aceitarem que erraram. Concluímos que a falta de feedback é responsável pela falha na comunicação, o gestor necessita do retorno para saber se o que ele quis passar foi realmente interpretado de maneira correta, e que também é necessário um acompanhamento para certificar que tudo será executado corretamente. Equipe Líder Coach Gestão Blog: http://lidercoachgestao.blogspot.com.br/

Administrando o aprendizado

Administrando o aprendizado Somente com o aprendizado contínuo é que os administradores serão capazes de atender as exigências demandadas pelo mercado e criar um ambiente de trabalho onde as pessoas estejam acima dos processos. Quando chequei em Marabá, Pará (Maio-2002) não havia oferta de curso regular de administração em nossa cidade. Hoje, na condição de Coordenador do CRA-PA na região, tenho participado de várias colações de grau e, com muita alegria, percebo que em cada semestre mais de duzentos tecnólogos e bacharéis de administração são oferecidos ao mercado, pelas faculdades que aqui atuam. Esta realidade é salutar uma vez que o universo corporativo exige ações de profissionais detentores de habilidades capazes de dar as respostas que os investidores, a sociedade e os consumidores exigem. Contudo, entendo que o profissional da administração deve interpretar o seguinte cenário. O projeto acadêmico é negociado entre a entidade de ensino e o Ministério da Educação; o conteúdo programático é negociado entre os professores, os coordenadores de cursos e os alunos, porém o aprendizado é negociado pelo aluno e/ou o profissional com ele mesmo. Ratifico, o aprendizado acontece se o aprendiz tiver disposição para tal. O professor, o chefe ou o patrão podem auxiliar, mas, se não houver alto interesse o aprendizado não ocorre. Em um ambiente empresarial em que as margens de lucros são reduzidas de forma permanente, os produtos e serviços são cada vez mais sofisticados e o grau de exigência dos clientes e usuários fica a cada dia mais alto o administrador necessita acessar as informações disponíveis, de forma perene. Somente com o aprendizado contínuo é que os administradores serão capazes de atender as exigências demandadas pelo mercado e criar um ambiente de trabalho onde as pessoas estejam acima dos processos. Para alcançar este nível o empirismo sai de cena e entram as habilidades oriundas das leituras, das trocas de experiências e de ações baseadas em metodologias testadas e geradoras de resultados em empresas cujos colaboradores sintam prazer em superar as expectativas dos investidores, sociedade, clientes e fornecedores. http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/administrando-o-aprendizado/66122/

Sobre o ensinar e o aprender

Sobre o ensinar e o aprender Venho dedicando boa parte da minha vida a ensinar. Tempo suficiente para haver aprendido que essa tarefa é praticamente impossível Venho dedicando boa parte da minha vida a ensinar. Tempo suficiente para haver aprendido que essa tarefa, o ensinar, é praticamente impossível. Descobri que o melhor que posso fazer é facilitar o aprendizado e ajudar a quem estiver interessado em aprender. A posição de um professor na sala de aula é torturante. Naquele espaço fechado, muitas vezes desconfortável, o professor se vê diante de um grupo de pessoas que, embora animadas por uma causa comum, têm repertórios, estilos, ritmos e interesses distintos. Boa parte dos alunos entra na sala de aula desejando estar em outro lugar. Há 100 anos, praticamente ninguém se importava com isso. O professor exigia silêncio e atenção, punindo os desobedientes com a "palmatória". Despejava o conteúdo de sua matéria no quadro-negro e cobrava o resultado nas provas mensaisou bimestrais. Hoje tudo está muito diferente, mas o processo "educacional" das escolas mudou pouco e, por isso, é ainda mais torturante. Em 2007, quando escrevia a minissérie "O Rastro do Butadieno" (com Ernesto Dias Jr.), em que um dos núcleos da trama acontecia no futuro, tive que imaginar um novo modelo de escola. As "Servant", como as batizei, seriam unidades dinâmicas de aprendizagem. Nas "Servant" os alunos não são distribuídos por idades e nem precisam "passar de ano". Não existem professores, mas sim, orientadores. Alunos escolhem assuntos de seu interesse, aprendem com a experiência e com referências do "Speicher" (sotão, em alemão), uma espécie de biblioteca virtual com tutor holográfico, e compartilham seu conhecimento com os colegas. E, o que é mais interessante, nunca saem realmente da escola (se é que podemos chamar assim). Ficam pelo tempo em que durar seu interesse (ou necessidade) e voltam quando quiserem aprender mais. Embora seja fruto da ficção, a ideia segue me encantando. E, de algum modo, a tecnologia vem tornando essa visão cada vez mais plausível. As novas plataformas de comunicação, particularmente a Internet, tornaram possível o acesso assíncrono e personalizado dos conteúdos de interesse. Também facilitaram o compartilhamento de conhecimentos e experiências e a construção coletiva dos conteúdos. Google, Youtube, Wikipedia, Facebook, blogs, sites especializados e fóruns de discussão, entre outros, vão formando uma rede anárquica facilitadora do aprendizado, que caminha para estar à disposição da maioria das pessoas. As instituições de ensino, mesmo as mais tradicionais, já reconhecem o potencial destas ferramentas e o novo "espírito" que anima quem está desejando aprender. O "ensino a distância" (EAD) vem ganhando notoriedade e respeito acadêmico. Obviamente, quando oferecido por instituições respeitadas, que garantem a "qualidade" dos conteúdos e "certificam" que o aluno assimilou uma parcela mínima aceitável do conhecimento disponibilizado, o EAD não tem a mesma característica anárquica. Ao contrário, segue processos que visam facilitar o aprendizado eficiente, mas que oferecem grande autonomia ao aluno na gestão do tempo e da forma. Como coordenador do MBA em Inteligência Competitiva oferecido pelo IBOPE Educação tenho a oportunidade de desfrutar desse novo momento em que a educação abre espaço para o aprendizado e, na medida do possível, contribuir. Está sendo uma experiência instigante, desafiadora e enriquecedora para este ex-educador. http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/sobre-o-ensinar-e-o-aprender/66018/

Administrador: o profissional de que o Brasil mais precisa

Administrador: o profissional de que o Brasil mais precisa O despertar para a necessidade de uma gestão realmente profissional tornou a Administração o curso superior com o maior número de faculdades (mais de 2.600) e o maior número de alunos (mais de 800 mil) A piadinha é infame e batida e, com certeza, você já deve ter escutado: "quem não sabe o que quer, faz Administração". A anedota faz parte da habitual rivalidade entre os cursos superiores, e data de muito, muito tempo. A realidade é que o curso de Administração e a profissão do administrador mudaram bastante. E nossa sociedade mudou também. Hoje já observamos uma crescente preocupação por parte de empresários e dirigentes de organizações públicas e privadas com relação ao gerenciamento das iniciativas pelas quais são responsáveis. No campo empresarial, ainda temos uma elevada taxa de mortalidade. Segundo o IBGE, praticamente a metade das empresas fecha as portas após o terceiro ano de atividade. Os motivos que explicam esse índice bizarro são diversos, afinal o Brasil amarga a 126ª posição entre 183 nações no ranking do Banco Mundial que elenca os países conforme a facilidade de se fazer negócios em seus territórios. Para se ter uma ideia, segundo esse estudo, é mais fácil abrir um negócio em Uganda do que por aqui. Entretanto, a principal razão da mortalidade das empresas é sempre a mesma: falta de preparo de seus gestores. Diante de tantas dificuldades, a figura do administrador desponta como essencial para driblar os obstáculos impostos por esse ambiente hostil à atividade empresarial. Outro estudo com o mesmo número de nações, realizado pela ONG Transparência Internacional, coloca o Brasil na 73ª posição no ranking que mede a percepção de corrupção entre os países. Numa escala onde zero significa "muito corrupto" e dez "nada corrupto", a nossa nota foi 3,8. Fomos reprovados. Além de prejuízos à moral, a corrupção empaca o desenvolvimento brasileiro: um estudo da FIESP revelou que o prejuízo causado por essa praga chega a 85 bilhões de reais por ano! A corrupção não é apenas fruto da falta de ética, mas também de falhas na administração pública e nos seus mecanismos de controle (para lembrar uma das funções clássicas da Administração delineadas por Fayol). Que falta faz um administrador de fato por trás de nossas instituições, não é mesmo? O despertar para a necessidade de uma gestão realmente profissional tornou a Administração o curso superior com o maior número de faculdades (mais de 2.600) e o maior número de alunos (mais de 800 mil). Por ano, são formados mais de 114 mil administradores. Não só a oferta de profissionais da área ao mercado aumentou, como também a demanda por eles. O Conselho Federal de Administração, em parceria com a FIA (Fundação Instituto de Administração), realizou uma pesquisa que traça o raio-x da profissão no Brasil. Uma das questões era dirigida aos empregadores. Em 2006, apenas 23% deles consideravam importante um cargo gerencial ser ocupado por um administrador. Em 2011, esse número saltou para 63%. São números que refletem o amadurecimento da sociedade brasileira, e também a transformação da mentalidade dos nossos jovens, que têm optado por essa com muita determinação e com a consciência de que o administrador é o profissional que o Brasil mais precisa. Respondendo àqueles que ainda insistem em contar aquela piadinha surrada do início do artigo, quem opta por Administração tem a certeza exata do que quer fazer - muito diferente daqueles que escolhem outros caminhos profissionais e, lá pelas tantas, tentam atuar como administradores sem serem. http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/administrador-o-profissional-de-que-o-brasil-mais-precisa/65791/

domingo, 9 de setembro de 2012

comparação

organize-se

Mendigo

Mendigo Seguidas manhã quando estou indo ao trabalho, isto acontece há uma semana, vejo um moço jovem, de um semblante bonito; porém sujo , dormindo na área externa de uma casa para alugar, quase na calçada. Seus pertences ao lado, apenas um saco, com pequenas coisas; mas que devem ser de grande valor para ele. Abaixo dele somente um papelão, fino junto ao piso. Que desconforto deve ser. Mas parece estar em um sono profundo. Não percebe o que ocorre ao seu lado, que o dia já amanheceu e as pessoas passam rápidas para recomeçar um novo dia de trabalho e ou compromissos. Mas fico a pensar! O que leva uma pessoa a viver desta forma, jovem, aparentemente saudável, cheio de energia. Vivendo de uma forma tão sub-humana. O que será que tem atrás da vida desta pessoa? Decepção, trauma, fugas, drogas, desamores, rejeição.... O que levou a seguir este caminho, que é tão repugnado pelas outras pessoas, que maltratam quem pede, que ignoram os sujos, os morinbundos... Qual a peça que o destino lhe pregou? Difícil compreender, somente ele tem a chave do segredo e o destino da reação. Mas será que isto irá acontecer se não houver uma mão a lhe estender uma ajuda, a lhe compreender e ensinar novamente o caminho da vida, da alegria, do reconquistar de suas mãos no destino. Quem poderia ajudar? Creio que no primeiro momento, somente ele. Reagir a esta forma de vida que não lhe trará felicidade, só tristeza e rejeição. É muito difícil depender das outras pessoas para pedir ajuda, ainda mais desta forma ( sujo, atirado até mal cheiroso). É muito triste ver um jovem bonito, novo, se entregar desta forma, sem reação. Desejaria poder ajudar mais, mas no momento o meu limite está em fazer uma oração e pedir a Deus para ajudá-lo e dar mais uma chance de ser uma pessoa feliz. Não o condeno, apenas gostaria de compreender o que aconteceu para poder indicar soluções. Não rejeite as pessoas, primeiro analise os fatos e estenda a mão quando possível, pode ser através de uma palavra carinhosa, um sorriso, um alimento.

você é do tamanho dos seus sonhos

educar

Lembranças da infância

Lembranças da infância... Estava no ônibus e passando pela pracinha que sempre brincava e adorava quando criança, coloco-me a reviver todo momento de criança de novo. Porque será que quando crianças desejamos muito ser adultos e quando adultos queremos retornar a ser crianças, que indecisão? Nunca estamos contentes, somos eternos insatisfeitos. Por isso , creio é muito importante vivermos todos os momentos com muita intensidade. Porém quando somos crianças não sabemos e não temos o conhecimento suficiente de tanta responsabilidade. Tem momentos que ficam eternizados em nossa memória. O tempo passa, mas não apaga. A vida é feita de momentos, isto é que vale a pena, poder recordar e reviver muitas alegrias, momentos de alegrias, amor, carinho, momentos únicos. Procure viver sua vida, conquistando muitos momentos que valem a pena serem recordados. Momentos que nos fazem felizes e que podemos reviver com alegria e não com tristeza. Estes deixem escondidos, pois o passado não tem como ser mudado. Faça com que sua vida possa ter mais momentos felizes do que momentos de tristezas. Ótimos momentos para você... A vida tem que valer a pena, não espere, faça acontecer!

Falhas

Falhas Como diz a bíblia: “ quem não cometeu um pecado, que atire a primeira pedra”. E é assim, cobram, acusam, punem, condenam, mas ninguém é perfeito, podemos cometer erros, falhas. Estamos nesta trajetória para aprender, para errar, corrigir, olhar e agir. “ Só não erra, quem nunca fez”, e pensando assim ficariam parados. No mundo turbulento que estamos vivendo, não podemos ficar esperando, o globo gira e cada dia temos a sensação de estar mais rápido. Se ficarmos na espera, somos atropelados, passam por cima de nós. Não tem como ficar esperando as oportunidades chegarem, o conhecimento, o bom emprego, os bons amigos, os amores e muitas vezes as oportunidades demoram a chegar novamente, por este motivo temos que estar preparados quando ela bater em nossa porta. Os erros servem para ensinar e não seguirmos os mesmos caminhos. Muitas vezes eles permanecem doloridos por muito tempo, mas é preciso superar e dar continuidade. As feridas costumam a cicatrizar, precisamos tratá-las para não reabrirem. Tem algumas que carecem de maior cuidado, pois são muito profundas e deixam muitas marcas. Mas nada que um dia após o outro. E destas ficaram ensinamentos, certamente teve algum sentido; pois nada na vida passa sem ter sentido. Custamos a entender, porém um dia quem sabe, seremos presenteados com o entendimento. Deus sabe a hora exata e o caminho que cada um tem a ser traçado. Cometemos falhas pequenas, grandes, depende da visão de cada um. Mas este não importa, o que importa é a nossa consciência. O nosso Eu a nos cobrar , nos ferir e ou nos perdoar. Vamos analisar de outra forma, a forma de agradecimento. De falar com Deus e agradecer cada dia oportunizado para corrigirmos e realizarmos ações novas que ficam eternizadas em nosso coração e no coração do outro também. Que possamos registrar nossa estória nesta vida, que ela não passe em vão, em branco. Que possamos valorizar nossa família, nossos amigos, nossa vida, pois só temos esta chance. Que possamos sorrir para o sol que desponta a cada amanhecer e contemplar as estrelas com seu brilho único e intenso, valorizar as flores, o perfume da rosa e o canto dos pássaros. Mas lembre-se: Hoje você condena e amanhã poderá ser condenado. Hoje você acusa e amanhã poderá ser acusado. Hoje seu amigo erra, amanhã você poderá cometer um erro. Não somos perfeitos. Mas que estes momentos sirvam de escola, para aprender novos ensinamentos.

Um sorriso pode fazer a diferença

Um sorriso pode fazer a diferença Você já parou para pensar o quanto é estressante ser motorista de ônibus? Ao pegar o ônibus fico a analisar e observar as pessoas que sobem. O quanto é grande a responsabilidade do motorista que conduz com muita segurança as pessoas que entram em seu veículo. Está em jogo a atenção, a simpatia, o comprometimento com o horário, o congestionamento do transito, que não é culpa dele, mas leva as piadas desagradáveis, o trajeto seguro e preciso. Todos tem horários e todos estão com pressa, pressa esta que ao subir não são capazes de olhar ao lado, de dar um bom dia, um sorriso, que com certeza irá minimizar a loucura do transito e tornar o dia do motorista mais ameno , mais gratificante e com certeza mais feliz. Ele não passou despercebido, não é um robô condutor. É uma pessoa como nós, tem dias que está alegre e outros tristes, porém não podemos descarregar nos outros nossas frustações, decepções e problemas. Lembre-se quando subir no ônibus, sua primeira ação é dar um belo sorriso e desejar um ótimo dia, não custa nada e tem um resultado sem mensuração. Sua atitude irá tornar o trabalho dele mais ameno, as irritações de alguém cortar sua frente, do congestionamento, dos passageiros impacientes... nada terá um valor maior que o desejo do seu dia ser feliz. Lembre-se o condutor tem que ter tranquilidade, conquistar sua simpatia, equilíbrio para manter-se firme e motivado durante suas varias trajetórias que realiza no seu horário de trabalho. Você se imaginaria 8hs neste para e desce, neste transito infernal? Será que teria a serenidade que o motorista possui? Teria a paciência com passageiros mal educados e apressados? Lembre-se que você também é responsável pelo humor das pessoas com quem compartilha espaços. Seja exemplo de uma pessoa educada e simpática... gentileza gera gentileza. Certamente alguém está olhando e tomara você como exemplo. Então no próximo ônibus um belo sorriso e um simpático bom dia, boa tarde, boa noite irá fazer a diferença ao motorista e cobrador... Conto com você !