Visitas

visitantes OnLine

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O MELHOR CONSELHO DE UM PAI

O MELHOR CONSELHO DE UM PAI
Um jovem recém casado estava sentado num sofá num dia quente e úmido, bebericando chá gelado durante uma visita à casa do seu pai. Enquanto conversavam sobre a vida, o casamento, as responsabilidades, as obrigações e deveres da pessoa adulta, o pai remexia pensativamente os cubos de gelo no seu copo, quando lançou um olhar claro e sóbrio para seu filho, e disse:

Nunca se esqueça de seus amigos! - aconselhou

Serão mais importantes na medida em que você envelhecer. Independentemente do quanto você ame sua família, os filhos que porventura venham a ter, você sempre precisará de amigos. Lembre-se de, ocasionalmente, ir a lugares com eles; divirta-se na companhia deles; telefone de vez em quando...

Que estranho conselho - pensou o jovem. Acabo de ingressar no mundo dos casados. Sou adulto. Com certeza minha esposa e minha família serão tudo o que necessito para dar sentido à minha vida! Contudo, ele seguiu o conselho de seu pai. Manteve contato com seus amigos e sempre procurava fazer novas amizades.

À medida em que os anos se passavam, ele foi compreendendo que seu pai sabia do que falava.

À medida em que o tempo e a natureza realizavam suas mudanças e mistérios sobre o homem, os amigos sempre foram baluartes em sua vida.

Passados mais de 50 anos, eis o que o jovem aprendeu:
O Tempo passa.
A vida acontece.
A distância separa...
As crianças crescem.
Os empregos vão e vêem.
O amor se transforma em afeto.
As pessoas não fazem o que deveriam fazer.
O coração para sem avisar.
Os pais morrem.
Os colegas esquecem os favores.
As carreiras terminam.
Mas os verdadeiros amigos estão lá, não importa quanto tempo nem quantos quilômetros tenham afastado vocês.

Um AMIGO nunca está mais distante do que o alcance de uma necessidade, torcendo por você, intervindo em seu favor e esperando você de braços abertos, abençoando sua vida!

Quando iniciamos esta aventura chamada VIDA, não sabemos das incríveis alegrias e tristezas que experimentaremos à frente, nem temos boa noção do quanto precisamos uns dos outros...

Mas, ao chegarmos ao fim da vida, já sabemos muito bem o quanto cada um foi importante para nós!

Remeta este texto a todos os amigos que ajudam a dar sentido à sua vida...
Eu já o fiz!

amizade

Um filho pergunta à mãe:
- Mãe, posso ir ao hospital ver meu amigo? Ele está doente!
- Claro, mas o que ele tem?
O filho, com a cabeça baixa, diz:
- Tumor no cérebro.
A mãe, furiosa, diz:
-E você quer ir lá para quê? Vê-lo morrer?
O filho lhe dá as costas e vai...
Horas depois ele volta vermelho de tanto chorar, dizendo:
- Ai mãe, foi tão horrível, ele morreu na minha frente!
A mãe, com raiva:
- E agora?! Tá feliz?! Valeu a pena ter visto aquela cena?!
Uma última lágrima cai de seus olhos e, acompanhado de um sorriso, ele diz:
- Muito, pois cheguei a tempo de vê-lo sorrir e dizer:
' - EU TINHA CERTEZA QUE VOCÊ VINHA! '

Moral da história:

A amizade não se resume só em horas boas, alegrias e festas.

Amigo é para todas as horas, boas ou ruins, tristes ou alegres.
CONSERVEM SEUS AMIGOS (as)!

O VALOR QUE ELES TÊM NÃO TEM PREÇO...

VOCÊ VALE OURO!

Aconteceu na TAM pessoal é verídico!!!

Aconteceu na TAM pessoal é verídico!!!

Uma mulher branca, de aproximadamente 50 anos, chegou ao seu lugar
na classe econômica e viu que estava ao lado de um passageiro negro.
Visivelmente perturbada, chamou a comissária de bordo.
'Qual o problema, senhora?', pergunta uma comissária..
'Não está vendo?' - respondeu à senhora - 'vocês me colocaram ao lado de um negro. Não posso ficar aqui. Você precisa me dar outra cadeira'
'Por favor, acalme-se' - disse a aeromoça - 'infelizmente, todos os lugares estão ocupados. Porém, vou ver se ainda temos algum disponível'
A comissária se afasta e volta alguns minutos depois.
'Senhora, como eu disse, não há nenhum outro lugar livre na classe
econômica.
Falei com o comandante e ele confirmou que não temos mais nenhum lugar mesmo na classe econômica. Temos apenas um lugar na primeira classe'.
E antes que a mulher fizesse algum comentário, a comissária continua:
'Veja, é incomum que a nossa companhia permita a um passageiro da classe econômica se assentar na primeira classe. Porém, tendo em vista as circunstâncias, o comandante pensa que seria escandaloso obrigar um passageiro a viajar ao lado de uma pessoa desagradável'.
E, dirigindo-se ao senhor negro, a comissária prosseguiu:
'Portanto senhor, caso queira, por favor, pegue a sua bagagem de mão, pois reservamos para o senhor um lugar na primeira classe...'
E todos os passageiros próximos, que, estupefatos assistiam à cena, começaram a aplaudir, alguns de pé.
Se você é contra o racismo, envie esta mensagens aos seus amigos, mas não a delete sem ter mandado pelo menos a uma pessoa.

'O que me preocupa




não é o grito dos maus.

É o silêncio dos bons...'

O pastor de uma igreja decidiu observar as pessoas que entravam para orar.

O pastor de uma igreja decidiu observar as pessoas que entravam para orar.

A porta se abriu e um homem de camisa esfarrapada adentrou pelo corredor central.



O homem se ajoelhou, inclinou a cabeça, levantou-se e foi embora. Nos dias seguintes, sempre ao meio-dia, a mesma cena se repetia. Cada vez que se ajoelhava por alguns instantes, deixava de lado uma marmita.



A curiosidade do pastor crescia e também o receio de que fosse um assaltante, então decidiu aproximar-se e perguntar o que fazia ali.
O velho homem disse que trabalhava numa fábrica, num outro bairro da cidade e que se chamava Jim.



Disse que o almoço havia sido há meia hora atrás e que reservava o tempo restante para orar, que ficava apenas alguns momentos porque a fábrica era longe dali.



E disse a oração que fazia:


'Vim aqui novamente, Senhor, só pra lhe dizer quão feliz eu tenho sido desde que nos tornamos amigos e que o Senhor me livrou dos meus pecados. Não sei bem como devo orar, mas eu penso em você todos os dias. Assim, Jesus, hoje estou aqui, só observando.'



O pastor, um tanto aturdido, disse que ele seria sempre bem-vindo e que viesse à igreja sempre que desejasse.



'É hora de ir' - disse Jim sorrindo. Agradeceu e dirigiu-se apressadamente para a porta.



O pastor ajoelhou-se diante do altar, de um modo como nunca havia feito antes.



Teve então, um lindo encontro com Jesus.
Enquanto lágrimas escorriam por seu rosto, ele repetiu a oração do velho homem...



'Vim aqui novamente, Senhor, só pra lhe dizer quão feliz eu tenho sido desde que nos tornamos amigos e que o Senhor me livrou dos meus pecados. Não sei bem como devo orar mas penso em você todos os dias.
Assim, Jesus, hoje estou aqui, só observando.'



Certo dia, o pastor notou que Jim não havia aparecido.Percebendo que sua ausência se estendeu pelos dias seguintes, começou a ficar preocupado. Foi à fábrica perguntar por ele e descobriu que estava enfermo.



Durante a semana em que Jim esteve no hospital, a rotina da enfermaria mudou. Sua alegria era contagiante.



A chefe das enfermeiras, contudo, não pôde entender porque um homem tão simpático como Jim não recebia flores, telefonemas, cartões de amigos, parentes... Nada!



Ao encontrá-lo, o pastor colocou-se ao lado de sua cama. Foi quando Jim ouviu o comentário da enfermeira:



- Nenhum amigo veio pra mostrar que se importa com ele. Ele não deve ter ninguém com quem contar!!



Parecendo surpreso, o velho virou-se para o pastor e disse com um largo sorriso:



- A enfermeira está enganada, ela não sabe, mas desde que estou aqui, sempre ao meio-dia ELE VEM! Um querido amigo meu, que se senta bem junto a mim, Ele segura minha mão, inclina-se em minha direção e diz:



'Eu vim só pra lhe dizer quão feliz eu sou desde que nos tornamos amigos. Gosto de ouvir sua oração e penso em você todos os dias.
Agora sou eu quem o está observando... E cuidando!'.



Jesus disse: 'Se vós tendes vergonha de mim, também me envergonharei de vós diante do meu Pai.'



E se você não está envergonhado, passe essa mensagem adiante.



Jesus é sempre o melhor amigo. SORRIA, VOCÊ ESTÁ SENDO OBSERVADO (a)!



TENHA UM LINDO DIA!



LEIA SOMENTE SE VOCÊ TIVER TEMPO PRA DEUS.





Deixa eu te pedir uma coisa: tenha certeza, que você irá ler até o fim, eu quase deletei essa mensagem, e fui abençoado quando eu terminei de ler.



A falta de tempo para Deus é exatamente o que tem causado uma porção de problemas no mundo em que vivemos.



Nos resumimos em encontrar Deus somente nas igrejas aos sábados ou domingos de manhã talvez à noite...



Nos ocupando com nossas obrigações durante a semana toda.



Lembramos Dele somente quando estamos doentes, e, claro, em velórios , quando perdemos entes queridos.



Porém, não temos tempo pra ele durante o trabalho, lazer etc...



Não importa em que lugar do mundo, simplismente , achamos que podemos nos virar sozinhos.



Que Deus nos perdoe por esses pensamentos!



Não existe tempo ou lugar em que Ele não possa estar conosco.



Deveríamos sempre parar e pensar em tudo que ele fez e tem feito por nós se você não estiver envergonhado continue lendo abaixo.



Jesus disse: se sentires vergonha de mim eu também sentirei vergonha de você quando estivermos na frente de meu pai.



Continue apenas se você o ama.



Sim, eu amo meu Deus! Ele é a razão da minha existência e meu salvador!



Ele me mantém vivo a cada dia. Sem Ele eu não seria nada, mas com ele me sinto forte.



Se você ama a Deus e não sente vergonha dele, nem de todas as coisas maravilhosas que ele tem feito por você, envie esta mensagem a todos os amigos.



Ainda tem tempo pra continuar lendo?



Fácil x difícil por que é tão difícil dizer a verdade e tão fácil contar uma mentira?



Por que sentimos tanto sono na igreja durante o sermão, mas acordamos rapidinho quando está quase terminando o culto?



De todos os presentes que recebemos de graça, a oração é o mais importante.

Não custa nada e traz maravilhosas recompensas!



Não é engraçado como as pessoas recusam à Deus e depois se perguntam porque o mundo parece o inferno?



Não é engraçado como as pessoas dizem : sim eu creio em Deus, mas ainda continuam adorando satanás, que a propósito, também acredita em Deus.



Não é engraçado como você envia milhares de piadas e elas se espalham como um incêndio numa floresta, mas quando você ou alguém começa ler um e-mail e percebe que é sobre Deus pensa mil vezes antes de dividi-lo com os amigos da sua lista ?



Não é engraçado que quando você terminar de ler essa mensagem, você não irá mandar para todos seus amigos, porque não tem certeza se eles acreditam em Deus ou não, ou porque se sentirá envergonhado a respeito do que vão pensar sobre você, por mandar uma mensagem sobre Deus?



Não é engraçado que eu estou mais preocupado no que as pessoas irão pensar de mim, do que sobre o que Deus irá pensa de mim?

o pote

O VIDRO DE MAiONESE E O CAFÉ

Quando as coisas na vida parecem demasiado, quando 24 horas por dia não são suficientes... Lembre-se do vidro de maionese e do café.



Um professor, durante a sua aula de filosofia sem dizer uma palavra, pega num vidro de maionese e esvazia-o... tirou a maionese e encheu-o com bolas de golf.

A seguir perguntou aos alunos se o Vidro estava cheio. Os estudantes responderam sim.

Então o professor pega numa caixa cheia de pedrinhas e mete-as no vidro de maionese. As pedrinhas encheram os espaços vazios entre as bolas de golf.

O professor voltou a perguntar aos alunos se o vidro estava cheio, e eles voltaram a dizer que sim.

Então...o professor pegou noutra caixa...uma caixa cheia de areia e esvaziou-a para dentro do vidro de maionese. Claro que a areia encheu todos os espaços vazios e uma vez mais o pofessor voltou a perguntar se o vidro estava cheio. Nesta ocasião os estudantes responderam em unânime "Sim !".

Em seguida o professor acrescentou 2 xícaras de café ao vidro e claro que o café preencheu todos os espaços vazios entre a areia. Os estudantes nesta ocasião começaram a rir... mas repararam que o professor estava sério e disse-lhes:



'QUERO QUE SE DÊEM CONTA QUE ESTE VIDRO REPRESENTA A VIDA'.

As bolas de golf são as coisas Importantes:

como a FAMÍLIA, a SAÚDE, os AMIGOS, tudo o que você AMA DE VERDADE.

São coisas, que mesmo que se perdessemos todo o resto, nossas vidas continuariam cheias.


As pedrinhas são as outras coisas

que importam como: o trabalho, a casa, o carro, etc.

A areia é tudo o mais, as pequenas coisas.



'Se puséssemos 1º a areia no vidro, não haveria espaço para as pedrinhas nem para as bolas de golf.

O mesmo acontece com a vida'.



Se gastássemos todo o nosso tempo e energia nas coisas pequenas, nunca teríamos lugar para as coisas realmente importantes.



Preste atenção às coisas que são cruciais para a sua Felicidade.



Brinque ensinando os seus filhos,

Arranje tempo para ir ao medico,

Namore e vá com a sua/seu namorado(a)/marido/mulher jantar fora,

Dedique algumas horas para uma boa conversa e diversão com seus amigos,

Pratique o seu esporte ou hobbie favorito.



Haverá sempre tempo para trabalhar, limpar a casa, arrumar o carro...

Ocupe-se sempre das bolas de golf 1º, que representam as coisas que realmente importam na sua vida.



Estabeleça suas prioridades, o resto é só areia...



Porém, um dos estudantes levantou a mão e perguntou o que representaria, então, o café.


O professor sorriu e disse:



"...o café é só para vos demonstrar, que não importa o quanto a nossa vida esteja ocupada, sempre haverá espaço para um café com um amigo. "



QUE EU TENHA SEMPRE UM LUGAR NO VIDRO DA TUA VIDA.

Chefe não quer funcionários que levem problemas, mas tragam solução

Chefe não quer funcionários que levem problemas, mas tragam solução


O problema do subordinado é um problema que o subordinado tem de resolver ou cabe à chefia ouvir, sugerir, aconselhar e, enfim, procurar uma solução adequada?
:Por Julio Sergio Cardozo


Um amigo médico, jovem de 28 de anos, me ligou um dia desses para ajudá-lo a resolver um problema com a chefe. Ela havia solicitado que ele cobrisse um plantão importante até arranjar um substituto. Seis meses se passaram, então, ele a procurou, disse que precisava seguir em outra atividade porque o que queria era outra coisa. Ela voltou a dizer que iria encontrar o substituto. Mais outros quatro meses e nada.

Até que ele resolveu falar que não podia mais continuar ali. Eis que a chefe, para sua surpresa, demonstrou reação de raiva. Não se conformava com a decisão do jovem. Ainda perplexo, ele me perguntou: - É isso que acontece nas empresas? Eu disse pra ele: - Bem vindo ao mundo corporativo. Você agora aprendeu uma lição de vida. As pessoas precisam aprender que o chefe não é amigo do subordinado. O chefe é amigo dele próprio. E ele não quer que o subordinado traga problemas pra ele.


Na visão de alguns chefes - maus chefes, diga-se de passagem - o problema do subordinado é um problema que o subordinado tem de resolver. Na verdade, quando o problema está relacionado ao trabalho cabe ao chefe solucionar. O que eu o recomendei fazer, se ele tem convicção que deve sair e procurar um novo serviço, faça. Esse é um conselho que se aplica a todos. Deixe o chefe resolver o problema para o qual ele é remunerado e, provavelmente, é capaz de fazer.


Agora, chefe bem preparado, chefe que tenha boa fé são muito raros. Poucos são aqueles que sabem exercer bem a função de liderança. O que mais se encontra por aí são chefes despreparados, inseguros, autoritários, com má fé. Ou seja, o caro jovem médico virou um problema para a chefe. Certamente, ela não será mais a sua chefe, por dois motivos: ou ela vai se livrar do subordinado na primeira oportunidade ou o jovem é quem vai se livrar dela o mais rapidamente possível. Aliás, essa última alternativa é o meu conselho.

Entrevista de emprego: o lado de quem pergunta

Entrevista de emprego: o lado de quem pergunta

Contato direto com candidatos é o momento mais importante de todo processo seletivo, afirma coach
:Por Redação Administradores, www.administradores.com.br

Você já deve ter lido aqui várias matérias sobre como se dar bem em uma entrevista de emprego, maneiras de se portar diante dos recrutadores, coisas que podem ser ditas, gestos que podem ser bem ou mal interpretados quando se procura um emprego. Entretanto, pouco se fala sobre como o outro lado deve agir.



Isso mesmo. Você empresário, gerente, profissional de RH, sabe o que pode e o que não pode, o que deve e o que não deve ser feito na hora de entrevistar candidatos a um cargo em sua empresa?



O coach Paulo Roberto de Souza elaborou algumas dicas importantes que podem ser bastante úteis na hora de escolher novos profissionais para uma equipe. Segundo ele, o primeiro contato com o futuro funcionário "é muito importante para a empresa, e os empresários devem aproveitar esse momento para reciclar seus quadros e descobrir novos talentos". Para Paulo, a entrevista é uma etapa crucial, porque é nela que os candidatos têm a oportunidade de mostrar, na prática, seu diferencial.



Como realizar uma boa entrevista? Confira as dicas



- Deixe o candidato à vontade. Não o pressione e nem faça perguntas complicadas. Uma simples falha em uma frase pode afastar um funcionário muito competente.



- Deixe bem clara a política em relação a trabalho, salários, horas extras, assim como a cultura da empresa, etc.



- As competências técnicas de uma pessoa e as experiências anteriores são essenciais, mas as competências comportamentais é que definirão se a pessoa tem o perfil da empresa e garantirão a manutenção de um bom relacionamento dentro de uma equipe.



- Ao invés de fazer perguntas como "o que você faria se ocupasse esta vaga?", dedique-se a interrogar sobre experiências passadas reais, de forma que possa observar bem comportamentos adotados.



- Liste as competências que deseja quando está contratando. A seleção para uma vaga, quando não é bem planejada, pode resultar na escolha de um profissional inadequado para a função, gerando desgaste e desperdício de recursos quando o processo precisa ser refeito.

7 dicas para encontrar o emprego ideal

7 dicas para encontrar o emprego ideal

Autoconhecimento e networking são fundamentais, mas é o mercado quem dá o tom na busca pela carreira dos sonhos
Por Rômulo Martins, Empregos.com.br


Uma organização estruturada que valoriza o profissional e investe em suas potencialidades, equiparada com uma política de cargos e salários definida e justa e um pacote de benefícios agressivo. É esta a empresa dos seus sonhos? Dedique-se, então, aos seus interesses o quanto antes. É o planejamento estratégico que conduz o profissional ao sucesso. Mas não se engane: quem dita as regras é o mercado.

Portanto, é preciso adaptar-se às leis nem sempre justas do mundo corporativo. "O mercado de trabalho é complexo, não envolve simplesmente o que o profissional gosta de fazer. Toda empresa tem as suas regras que estão sujeitas a questões externas como a política e a economia", explica Jaqueline Silveira Mascarenhas, coordenadora do Ibmec Carreiras.



Marion Caruso, consultora de recrutamento e seleção da Ricardo Xavier Recursos Humanos, ilustra que, na conjuntura atual, empresas que investem na preservação do meio ambiente, responsabilidade social e qualidade de vida dos seus colaboradores são bem vistas no mercado e, portanto, "ideais" para trabalhar. "Elas podem atender a estas especificações, porém, não estão imunes a mudanças de gestão ou localização. Um item apenas pode transformar o emprego dos sonhos em uma situação frustrante e insustentável", alerta.



Além disso, Marion destaca que referenciais de qualidade são subjetivos, particulares e situacionais. "Um profissional pode achar perfeito atuar em uma empresa pequena de ambiente acolhedor e definir esse quadro como ideal; ao passo que outro poderá avaliar oportunidades apenas em grandes empresas que possuem um ambiente mais burocrático e profissionalizado."



Lia Fonseca, diretora executiva da Volare Recursos Humanos, define o que seria o trabalho dos sonhos. "É aquele que na maior parte do tempo o profissional realiza atividades prazerosas, já que faz o que gosta e faz bem porque sabe fazer. Quando há identidade com o trabalho e com a empresa há emprego ideal."



Para ajudar você a encontrar o emprego desejado, as consultoras dão dicas valiosas e fundamentais. Confira.



1. Conheça-se



Todas as questões da vida passam pelo autoconhecimento. Quem não se conhece bem não sabe o que quer. Pode até chegar a algum lugar, mas não pelas próprias pernas. Provavelmente será empurrado ou engolido pelo mercado. Conhecer-se bem é saber quais são seus pontos fortes e fracos para aprimorá-los e desenvolvê-los.



2. Desenvolva-se



Competências comportamentais, hoje, têm o mesmo peso que as habilidades técnicas. As empresas buscam profissionais inovadores, flexíveis, que se comuniquem bem e saibam trabalhar em equipe. Dependendo da função, o profissional precisará aprimorar ou desenvolver habilidades. Quase sempre esse processo se dá na prática. Porém, quando as limitações são demasiado visíveis e prejudicam o trabalho é necessário recorrer a alguns recursos como a terapia e o coaching.



3. Conheça o mercado



Nunca foi tão simples e rápido ter acesso a informações. A internet é o principal instrumento, mas não o único. É válido ler o que os veículos de comunicação e publicações especializadas informam a respeito da carreira que você pretende seguir. Converse também com profissionais da área e questione sobre a rotina de trabalho. Fique de olho nas exigências de mercado. Hoje em dia, grande parte das empresas pede fluência em algum idioma, principalmente o inglês. Prepare-se.



4. Conheça a empresa



Comungar com os valores e a missão da empresa é primordial para realizar um bom trabalho e sentir-se satisfeito. Por isso, conheça a organização antes de aceitar propostas. O site corporativo, as publicações e o contato com profissionais que atuam ou atuaram na companhia ajudam.



5. Especialize-se



Visão macro, flexibilidade, domínio da comunicação e espírito de equipe são competências essenciais, mas as empresas precisam também de profissionais que dominem determinado tema. Assim, conhecer um assunto profundamente é, do mesmo modo, requisito básico. Além disso, o torna mais competitivo e pode lhe render um salário mais vantajoso.



6. Atualize-se



É preciso estar de olho nas tendências da profissão. Novos procedimentos e ferramentas surgem velozmente em todas as áreas. Busque cursos de qualidade e que realmente irão agregar valor ao seu trabalho. Quem não se atualiza para no tempo e corre o risco de sucumbir.



7. Faça networking



Estima-se que 80% das oportunidades profissionais não chegam ao público. Isso significa que a maioria dos postos são ocupados por indicação. Mas não adianta se fazer visto em todos os eventos corporativos ou inflar sua rede na internet. Networking é uma via de mão dupla. Você e o outro precisam comungar interesses. Construir uma rede de relacionamento profissional requer dedicação e paciência

Sistema de avaliação de colaboradores

Sistema de avaliação de colaboradores

Acredito que é preciso ter sensibilidade em momentos de avaliação, porque na maioria das vezes as pessoas acham que os outros não os observam e nem percebem seus defeitos. É muito difícil escutar onde estamos deficientes, mas isso é fundamental para nosso crescimento pessoal e profissional.
:Por Sonia Jordão

Trabalhava em uma indústria como gerente comercial e da qualidade, quando assumi também a gerência administrativa. Nesse momento senti que seria interessante implementar algum meio de avaliar o comportamento dos profissionais. Criei então um sistema próprio e, semestralmente, pedia que cada profissional se avaliasse, dando uma nota para si mesmo em cada critério. Após eles fazerem isso eu comentava cada item e também dava minha nota. Procurava achar algum item no qual o profissional se destacasse para dar nota máxima ou pelo menos perto dela, com o intuito de motivá-lo. Conversava abertamente mostrando os pontos em que ele poderia melhorar. O resultado foi surpreendente: praticamente todos melhoraram seu desempenho.


Nas avaliações procurava mostrar a cada colaborador que todas as organizações esperam que seus colaboradores consigam obter nota máxima em todos os critérios e não só aquela indústria. Queria que entendessem que eles deveriam buscar o crescimento por eles mesmos, pois assim se tornariam melhores profissionais.


Acredito que é preciso ter sensibilidade em momentos de avaliação, porque na maioria das vezes as pessoas acham que os outros não os observam e nem percebem seus defeitos. É muito difícil escutar onde estamos deficientes, mas isso é fundamental para nosso crescimento pessoal e profissional. Ao avaliar alguém, é bom também elogiar os aspectos positivos. Quando alguém recebe um bom "rótulo" sentir-se-á na obrigação de mantê-lo.


As avaliações surtem grandes efeitos nas pessoas, independentemente da formação e/ou cargo. Porém, acredito que o mais importante é o avaliador fazer isso utilizando alguns critérios. Além de ter sensibilidade, é importante que não tenha rancores em relação ao avaliado, para não feri-lo. A chave do sucesso de uma avaliação está mais no avaliador que no avaliado.


Com o tempo fui adaptando os critérios utilizados e agrupando alguns que eram afins. Os critérios em que cada profissional era avaliado são os seguintes: pontualidade, assiduidade, aplicação do programa 5S, trabalho em equipe, qualidade do trabalho, produtividade, disciplina, desenvolvimento profissional, responsabilidade por ferramentas e máquinas, conhecimento do trabalho, contribuição, flexibilidade, participação, novas ideias/criatividade, iniciativa, apresentação de problemas e soluções, comportamento, cordialidade, relacionamento interpessoal, uso de equipamentos de segurança.


Pouco tempo depois desenvolvemos um manual de integração, no qual todos os critérios eram explicados. A equipe melhorou mais ainda.


Hoje sei que se alguém quiser garantir seu emprego e ainda ser promovido é suficiente conseguir ser muito bom em todos os critérios. Agora é claro que isso não é nada fácil. Ser bom em tudo é meta para ser alcançada com muito trabalho.


Então, se quiser ser um profissional do tipo indispensável na organização onde trabalha, seja o melhor possível na maioria dos critérios e evite ser ruim em qualquer um deles. É preciso buscar fortalecer seus pontos fortes e minimizar o máximo possível os pontos fracos, desenvolvendo-se cada vez mais.


Sonia Jordão é especialista em liderança, palestrante, consultora empresarial e escritora. Autora do livro "A Arte de liderar – Vivenciando mudanças num mundo globalizado", e dos livros de bolso "E agora, Venceslau? Como deixar de ser um líder explosivo" e "E agora, Lívia? – Desafios da liderança".

Sites: www.soniajordao.com.br, www.tecernegocios.com.br, www.umnovoprofissional.com.br, www.tecerlideranca.com.br, www.editoratecer.com.br.

e-mail: contato@soniajordao.com.br

Blog: http://soniajordao.blogspot.com


Siga-me no twitter: http://twitter.com/soniajordao

O que não deve ser feito em sua empresa!

O que não deve ser feito em sua empresa!

Em síntese, a empresa que não administra bem todos os seus recursos gera impactos negativos em seus resultados, principalmente a médio e longo prazos, tendo um risco muito maior de insolvência e conseqüente falência.
:Por Valter de Abreu


Vou listar abaixo algumas práticas que nunca devem ser adotadas em sua empresa, mas que se colocadas em prática em maior ou menor número, combinadas ou não, como conseqüência devastadora, podem vir a se tornar à derrocada do seu negócio.


É extremamente importante poder difundir também pontos cruciais que podem desencadear e levar qualquer empresa ao fracasso, dentre eles destaco:



Limitar o crescimento e desenvolvimento de seu capital humano;
Deixar de investir em pesquisa e inovação;
Acreditar que está fazendo o melhor e estacionar, permanecendo em uma zona de conforto;
Não praticar ações de benchmarking;
Não respeitar a concorrência;
Ir em desencontro às necessidades dos clientes;
Não planejar com visão de longo prazo;
Não respeitar a diversidade;
Não aplicar em direção à melhoria contínua;
Não multiplicar ensinamentos;
Não disseminar conhecimento;
Não pensar somente a nível local;
Restringir a participação de ocupantes de níveis hierárquicos inferiores;
Não distribuir lucros;
Não delegar;
Deixar de assumir responsabilidades e riscos;
Não aplicar em ações sustentáveis;
Não absorver novas tecnologias e as aplicar em novos processos;
Não abortar ações em tempo hábil;
Não aplicar em ações que levem a uma maior Q.V.T aos colaboradores;
Não aumentar efetivamente seus lucros e market share;
Não conhecer profundamente o seu negócio;
Não detalhar quais são as prioridades e as premissas básicas;
Não criar uma boa atmosfera de trabalho;
Não personificar sua missão, visão e valores;
Não medir seus resultados, verificando se estão indo na direção correta;
Não mudar as estratégias quando preciso;
Não identificar antecipadamente novas tendências e oportunidades;
Tomar ações reativas e não pró-ativas;
Não contribuir com o desenvolvimento da sociedade;
Estabelecer regras, normas e padrões muito engessados;
Não trabalhar com informação íntegra e atualizada;
Não ter visão sistêmica;
Não aplicar em ferramentas da qualidade;
E uma das mais importantes, deixar de suprir e respeitar as amplas necessidades e desejos de seus clientes.
Em síntese, a empresa que não administra bem todos os seus recursos gera impactos negativos em seus resultados, principalmente a médio e longo prazos, tendo um risco muito maior de insolvência e conseqüente falência.

A (ir) responsabilidade dos stakeholders

25 de outubro de 2010, às 23h41min

A (ir) responsabilidade dos stakeholders
:Por Julianna Antunes


Já falei aqui sobre a importância das empresas saberem quem são seus stakeholders, onde estão e como cada um deles impacta a sua operação e mesmo estratégia. Sem contar a necessidade de se manter um bom relacionamento e de tê-los como parceiros, não como adversários. Stakeholders, muitas vezes, têm um arsenal "bélico" poderoso, capaz de simplesmente acabar com um negócio.


Quem não se lembra do que aconteceu na Escola Base em 1994, quando os donos, dois funcionários e dois pais de alunos foram acusados, sem qualquer prova, de abuso sexual das crianças? A mídia, irresponsavelmente, se aproveitou de um delegado que queria seus 15 minutos de fama e destruiu a vida de seis pessoas.



O episódio da Escola Base é extremo, mas dentro do mundo corporativo é possível ver casos parecidos, com empresas tendo grandes prejuízos ou simplesmente sumindo do mapa por conta da insensatez de certos stakeholders. E isso não é tão raro não. Quantas vezes não vimos fazendas produtivas e que geram riqueza para o país sendo invadidas pelo MST?



Um episódio bem grave aconteceu em 2006, quando o Instituto Observatório Social (IOS) denunciou que a Minas Talco, empresa exploradora de minério de talco em Ouro Preto (MG), utilizava mão de obra infantil. Imediatamente após a denúncia, clientes como Faber Castell e Tintas Coral suspenderam seus contratos com a mineradora. O caso, inclusive, teve repercussão internacional.



A Minas Talco, desde o início, negou a acusação. Uma Audiência Pública da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas apurou que as denúncias eram infundadas. Apesar do pedido, o IOS, ONG ligada à CUT, se recusou a retificar a matéria. O resultado? Deem um Google e procurem saber o que aconteceu com a empresa.



Acho fundamental para a democracia que existam ONGs que fiscalizem empresas, que a mídia exerça seu papel de informar e que, ao menor sinal de má conduta, denúncias sejam feitas. No entanto, um princípio básico da ética e da responsabilidade pede que qualquer denúncia, antes de feita, seja devidamente apurada. Esse é o mundo ideal, que, como mostrei aqui, nem sempre acontece.



Por via das dúvidas, mesmo agindo corretamente, é muito mais seguro que uma companhia saiba de verdade quem são seus stakeholders (por mais distante que possam parecer) e mantenha um bom relacionamento com eles. Neste exemplo da Minas Talco, uma empresa de pequeno porte, será que um dia seus gestores pensaram que o IOS, cuja principal função é avaliar o comportamento das multinacionais em relação aos direitos dos trabalhadores, poderia impactar o seu negócio? Fica a lição.



Sou jornalista (com diploma), corredora de alto rendimento físico e baixo rendimento financeiro, pós-graduada em responsabilidade social empresarial e diretora da Agência de Sustentabilidade, consultoria estratégica de elaboração e implementação de projetos de sustentabilidade.



E-mail para contato: sustentabilidade@sustentabilidadecorporativa.com

Site: www.agenciadesustentabilidade.com.br

Blog: www.sustentabilidadecorporativa.com

Twitter: @sustentabilizar

sábado, 23 de outubro de 2010

Amizade dura para sempre?.

as vezes nos passa pela cabeça é: Amizade dura para sempre?. Eu devo confessar que já tive grandes decepções com amigas, costumo ser muito leal com as minhas amizades, mas nem sempre a reciproca é verdadeira. São decepções que vamos colhendo ao longo da vida e passamos por vezes a não confiar tanto quanto confiavamos no passado. Uma das piores coisas que pode existir é saber que você foi leal, confiou em uma amiga e esta não correspondeu a altura. Há diversos tipos de traições, não existe somente a traição entre ‘marido e mulher’, ‘namorada e namorado’; existe também a traição entre amigas. Traição não relacionada com a nossa amiga e o nosso namorado, mas traição relacionada a confidencias trocadas, segredos repartidos, confiança cega. Quantas não foram as vezes em que minha ‘suposta’ amiga pôde contar comigo em qualquer circunstancia, e quando fui eu a precisar fiquei ‘a ver navios’. Como diriam os antigos ‘Cautela e canja de galinha não faz mal a ninguém’, por isso olho vivo e como dizem os indianos: ‘Cuidado com suas palavras, o vento pode leva-las e você não sabe onde elas podem parar’. Claro há quem tenha a sorte de ter uma amiga fiel escudeira, sempre presente e pronta para tudo, mas são poucas; e se você tem uma amiga assim, preserve e cuide para que esta amizade nunca termine.

rãn e o ganso

ShareUma rã queria muito afastar-se do clima frio do inverno. Alguns amigos gansos sugeriram que ela emigrasse com eles, mas acontece que a rã não sabia voar. Ela disse então aos amigos gansos: “Deixem-me pensar , tenho um cérebro muito inteligente.” Pediu então à dois gansos amigos, para que a ajudassem a apanhar um galho forte, cada um sustentando-o por uma extremidade. A rã pensava em segurar-se pela boca. Os gansos e a rã começaram então desta forma a sua travessia e em pouco tempo passaram por uma pequena aldeia, e os habitantes dali saíram para ver o inusitado espetáculo. Alguém perguntou: “De quem foi tão brilhante idéia?” Assim, a rã se sentira tão orgulhosa e com tal sentido de importância, que
exclamou: “FOI MINHA!” Seu orgulho foi sua ruína, porque no momento em que abriu a boca, se soltou
do galho, caiu no vazio e morreu.

Há ocasiões em que a falta de humildade ou o excesso de orgulho, podem fazer
cair por terra os planos mais excelentes. Nunca ostentes as coisas que tens ou sabes, pois outros sabem outras coisas que Tu nem sequer imaginas.
Sê humilde e nunca penses que és mais que os demais”
Desconheço a autoria do texto, caso alguém saiba solicito que me informem
para que sejam colocados os devidos créditos

Respeito pelo próximo é

Muito se fala em respeito pelo próximo, mas será que as pessoas sabem o significado real disto? Você sabe o significado disto? Se sabe, você age assim em seu dia-a-dia ? Você se respeita e respeita as pessoas que estão a sua volta? Vamos lá conferir algumas definições de ‘Respeito pelo Próximo‘ para ver se você está em dia ou se as pessoas com as quais você convive diariamente estão em dia.

Respeito pelo próximo é :

- Dizer muito obrigada, por favor, com licença.

- É responder um email mesmo que seja com uma ‘negativa’.

- É admirar aquele que faz sucesso e não desdenhar o trabalho dele.

- É saber o que falar e quando falar.

- É ser educado e gentil, mesmo quando te apetece ‘esganar’ o mundo.

- É responder um SMS de um amigo(a) que tentou te contacta-la.

- É se não puder atender um telefonema, ligar assim que possível para saber do que se trata.

- É saber entender quando o outro diz NÃO!

- É não ir à casa das pessoas sem ser convidada.

- É saber se portar num lugar onde você não se sente nada a vontade.

- É não participar de festas, aniversários e reuniões sociais que você não está minimamente com vontade de ir, assim você não fica mal disposta e tã pouco estraga a festa alheia.

- É também saber dizer Não!

- É não participar de ‘rodinhas’ de intriga no trabalho ou em familia.

- É tentar manter-se neutra em situações que não lhe dizem respeito.

- É ser educada e não passar a frente das pessoas quando está na fila do banco, do correio, ou do café.

- É cuidar da sua própria vida e não dá vida do amigo, da amiga ou da prima.

- É perceber quando o outro não está a fim de conversar.

- É compreender que as vezes as pessoas querem estar sozinhas.

- É respeitar o ‘tempo’ das pessoas.

- É não encostar o ‘outro’ na parede.

- É não acusar injustamente.

- É não por ‘palavras’ na boca dos outros.

- Respeito pelo próximo é também respeitar a si própria!

Pense nisso e seja mais feliz

VN:F [1.9.6_1107]

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

hino do observatório smaria

Você está preparado para virar chefe?

Você está preparado para virar chefe?

Gerenciar pessoas significa identificar as características individuais dos liderados, tirar o máximo de proveito das virtudes, saber conviver com defeitos.
:Por Julio Sergio Cardozo

Desânimo, estresse, falta de motivação. Esses são alguns dos principais problemas encontrados no ambiente de trabalho. Tanta insatisfação está ligada a uma figura controversa: o chefe. Uma pesquisa da consultoria Gallup aponta que 66% das pessoas se demitem de seus chefes e não da companhia. No livro "Por que as pessoas odeiam seus chefes?" (Editora Sextante), o consultor americano Bruce L. Katcher lista as principais reclamações dos funcionários, a partir de um levantamento feito por sua empresa.

A constatação é que 46% dos entrevistados acreditam ser tratados de forma desrespeitosa, 52% não têm liberdade para expressar opiniões, 43% disseram não ver seu empenho valorizado e 47% afirmaram não receber informações necessárias para realizar bem seu trabalho. No fundo, muitos chefes sabem que o subordinado quer o seu lugar e não está disposto a dar esse espaço. Mas será que agindo assim o líder vai permanecer por muito tempo no cargo? A resposta é não.


As empresas começam a perceber o quanto faz mal para a organização manter líderes autoritários, que gostam de aparecer e tenham egos inflados. Nesse aspecto, o líder que cresceu por seu desempenho individual vai ter que repensar a forma de agir. Os chefes precisam aprender a lidar com gente e ao mesmo tempo em que devem dar resultado. Quem não consegue treinar, acompanhar e desenvolver seus funcionários está com os dias contados.


Hoje os líderes são promovidos porque desempenharam o trabalho com competência e não, necessariamente, porque são bons em administrar os outros. Mas isso está mudando. Cada vez mais será preciso motivar a equipe, dar feedbacks. Não há mais espaço para aqueles que assumem o poder e continuam agindo como subordinados. A função de chefe pressupõe a habilidade de saber gerenciar pessoas. Gerenciar pessoas significa identificar as características individuais dos liderados, tirar o máximo de proveito das virtudes, saber conviver com defeitos.


E você está preparado para ser chefe?

Sucesso em vendas e no atendimento ao cliente

Sucesso em vendas e no atendimento ao cliente

No mundo corporativo e dinâmico em que vivemos, não faltam compras e vendas, comerciais, publicidade e propaganda. São milhões comprando e milhões vendendo. Há concorrência entre os que vendem os mesmos produtos e serviços, bem como há consumidores e clientes selecionando aqueles que oferecerão estes produtos.
:Por Adriano Martins Pinheiro

No mundo corporativo e dinâmico em que vivemos, não faltam compras e vendas, comerciais, publicidade e propaganda. São milhões comprando e milhões vendendo.

Há concorrência entre os que vendem os mesmos produtos e serviços, bem como há consumidores e clientes selecionando aqueles que oferecerão estes produtos.

Neste panorama, é possível identificar uma diferença gritante entre os que vendem. Podem vender as mesmas coisas, oferecerem os mesmos serviços, mas alguns tem muito sucesso e outros fracassam. Qual é a diferença?


Certo dia, ao entrar em um shopping decidido a comprar um sapato, comecei, como todos os consumidores de shopping, a passear pelas lojas e observar a diversidade daquilo que eu procurava - naquele momento, um sapato.


São muitas lojas e muitos sapatos, muitos preços e muitas alternativas. Algo seria decisivo para minha escolha. Até então, eu nem pensava nisto, só queria encontrar o meu sapato.


Ao ser abordado por vendedores, passei a perceber como cada loja tinha características próprias e diferentes das outras. Os vendedores - estes são o cartão de visita da loja e a peça chave para consumar as vendas.


Cheguei a esta conclusão, quando verifiquei a educação, simpatia e entusiasmo de uns vendedores e a falta dessas qualidades em outros. Aproximei-me de uma loja que continha sapatos interessantes e bonitos, do jeito que eu desejava. Ao olhar para os sapatos e estar quase decido a comprar um daqueles, aproximou-se de mim, uma vendedora, atípica.


Sem entusiasmo, sem força de vontade, seu comportamento me dizia: "você está me incomodando", pelo menos era o que para mim estava evidente.

Estranheiro, porque é natural que imaginamos estar feliz o vendedor, com sua possível comissão.


Passei a notar o comportamento da vendedora em vez de o sapato. Ela tinha uma expressão desinteressada e que fazia parecer estar ali, fisicamente, mas ao mesmo tempo em outro lugar. Olhava com semblante de preguiça e desânimo. Derrepente, enquanto eu olhava para a vitrine, ela distraidamente olhou para o relógio e depois para os sapatos.


Não contive e fiz um comentário brando: "Não vê a hora de ir embora, não é?". Ela respondeu: "É, hoje não vendi nada, meu horário está encerrando e eu não vejo a hora de ir para casa". Nem precisa dizer se comprei meu sapato naquela loja.


O resultado das vendas de todos os comércios estão intrinsecamente ligados aos seus vendedores e representantes. Muitas lojas que trabalham com atendimento ao cliente, preocupam-se com seu currículo. Mas, fique o alerta: A pós-graduação, o inglês fluente ou qualquer outra qualificação, não garantem, por si só, a conquista ou manutenção da clientela.


É interessante, como o vendedor ou representante de um dado serviço consegue influenciar positiva ou negativamente um cliente. Sabemos que o corpo fala, os olhos falam, o semblante fala, tudo em nós transmite mensagens.
Não é nessário o aprofundamento das técnicas de PNL ou linguagem corporal, para perceber isto.


É curioso como algumas pessoas que necessitam de pontos estratégicos de vendas não percebem isto. Alguns assumem posição de gerência ou supervisão, sem qualquer instinto básico comercial e atendimento ao cliente.


Não fica claro qual é o critério de promoção ou contratação de algumas empresas, mas com certeza, não é o sucesso decorrente de carteira de clientes.


Nos meus primeiros empregos, fiz alguns cursos, participei de palestras e li muitos livros, a respeito de vendas, atendimento ao cliente e sucessos dessa área, inclusive do espetacular americano Dale Carnegie.


Ao trabalhar naquelas empresas, atendendo, tentando conquistar os clientes, me impulsionaram a agregar novos saberes e técnicas, desejando mesclar vocação e técnica. Eu passara a observar os que compravam, porquê compravam e como eram induzidos ou convencidos a comprar. Posso dizer que o conhecimento empírico foi o meu melhor mestre.


Ainda na universidade, lembro de uma professora que colocara no data-show, fotos de pessoas consideradas muito feias - e realmente eram. Devíamos argumentar e convencer que aquelas pessoas não eram feias, pelo contrário eram muito bonitas. Tínhamos que desenvolver a argumentação. É justamente isto que é necessário para vender um produto: argumentação.


Não se pode argumentar, se não conhecemos o produto. Devemos listar as qualidades, vantagens e benefícios que o comprador terá em adquirir o que oferecemos. Este é ponto basilar dos scripts.


Nas empresas que trabalhei, eu me perguntava porque eu deveria comprar aquele produto, depois, tentava responder, de modo convincente. Foi uma ótima prática, que, inclusive, me deram muitas gratificações, prêmios e reconhecimento, estando, sempre, em primeiro lugar nas vendas.


Muito tempo depois, encontrei um gerente de uma empresa que trabalhei. Com um certo ar de lamentação, ele me fez um dos melhores elogios que recebi.
Talvez ele não se lembre, mas eu sim.


Comentou o gerente que começou a ser perguntado sobre mim pelos clientes. Ele então respondia que eu havia pedido desligamento, para trabalhar em outra empresa. Após questionamentos constantes, resolveu verificar o gráfico de vendas e, notou que havia uma queda significativa no volume de vendas, pois
muitos clientes já não apareciam.


Ora, o que relato aqui tem o escopo de lembrar que o bom atendimento não deve ser mérito e encargo de uma pessoa. O funcionário consciente não deve ser exceção. Toda a equipe deve tal entendimento.


Assim, ao se perder um funcionário, o que é comum, a empresa terá outro à altura para substituição. Ninguém é insubstituível, mas deve, no mínimo, se ter um elenco, para trabalhar. Os técnicos de futebol sabem bem disso.


Apesar de não atuar mais na área de vendas, pois foi o meu início no mercado de trabalho, aprendi a respeitar, tratar e entender o cliente, seja em que área eu estiver. O que devemos fazer, em suma, é nos colocar no lugar do cliente. Isso não depende de cursos, para se aprender.


Por fim, relato uma experiência interessante quanto ao atendimento. Ao meu utilizar de serviços de táxi do escritório para os tribunais, na avenida paulista pude observar a estratégia de alguns taxistas. Aliás, boas estratégias.


Inicialmente, percebi que muitos taxistas reclamavam que não havia "corrida" - é assim que chamam -, naquela região e que o movimento estava "fraco". Outros, porém, não estavam conseguindo atender a demanda de clientes. Ora, fiquei curiso, obviamente.


Comecei a verificar os detalhes. Ao entrar no táxi, notei que uns não falam nem ao menos bom dia. Ficam marrudos e não olham para você. Lembram aqueles motoristas robôs dos filmes futurísticos. A viagem se tornava mais cansativa e estressante, haja vista que o tratamento não foi bom e você não vê a hora de sair dalil.


Outros, no entanto, recebem o passageiro com evidente entusiasmo e educação. Além disso, sabem "diagnosticar" no passageiro se ele quer conversar ou não, pois sabe que às vezes, "tagarelar" causa o efeito contrário ao pretendido. Algumas pessoas odeiam tagarelas. É aí que o tato do profissional faz a diferença.


Com o tempo, verifiquei que muitos advogados, inclusive os que trabalham no mesmo escritório que eu, tinham os telefones dos taxistas preferidos, para não se aventurar em estender a mão a alguém despreparado.


Isso explica porque algumas empresas nasceram "do nada" e hoje são gigantescas e outras, que não se preocuparam com o cliente, desapareceram.

Seja diferente! Marque-se na memória de seu cliente.


Adriano Martins Pinheiro
Atuante em escritório de Advocacia em São Paulo - Capital; colunista de diversos sites, jornais e revistas locais. adrianopinheiro.direito@hotmail.com / http://twitter.com/AdvPinheiro

As 10 dicas do perfil de um bom líder

As 10 dicas do perfil de um bom líder

Os líderes devem possuir características próprias, que contribuem para um melhor trabalho em equipe, atingimento dos resultados e desenvolvimento profissional de todos seus colaboradores.
Por Wagner Campos

Toda organização possui líderes. Há os líderes que possuem esta posição porque assim foram identificados por suas equipes e há os líderes que obtiveram os cargos mas não obtiveram a aceitação de seus liderados. São mais "chefes" do que líderes.

Os líderes devem possuir características próprias, que contribuem para um melhor trabalho em equipe, atingimento dos resultados e desenvolvimento profissional de todos seus colaboradores.

Veja algumas dicas para identificar se você tem o perfil de um bom líder. Um líder exemplar deve:

Respeitar e confiar em sua equipe: um bom líder deve sempre manter o respeito, ética e reconhecimento junto a sua equipe. Sua equipe é sua "cara".
Saber ouvir e orientar: deve ouvir atentamente as sugestões e questionamentos de sua equipe para poder analisar as informações e transmitir de forma transparente as melhores orientações em busca dos resultados desejados não deixando dúvidas sobre os objetivos traçados.
Ter empatia: deve entender sua equipe, seus valores pessoais, dificuldades e trunfos existentes e contribuir para o crescimento de todos.
Ser motivado: deve ser resistente a frustração, saber persistir nos objetivos e ideais traçados.
Saber dar e receber feed back: um bom líder precisa ter discernimento ao dar feed back de forma a contribuir para o desenvolvimento de sua equipe e também deve ser tolerante e humilde para ouvir o feed back o qual poderá conter comentários que nem sempre são agradáveis, porém necessários para o próprio crescimento profissional.
Saber motivar a atingir os resultados: um bom gerente deve estar ciente que os objetivos muitas vezes são muito desafiadores e desta forma deve ter o dom da comunicação para motivar sua equipe e dar o exemplo em busca das metas.
Ser inovador: deve buscar constantemente novas formas de realizar as tarefas existentes para que permaneçam atrativas e proporcionem maior satisfação durante o trabalho de todos os envolvidos.
Ser flexível: um bom gerente precisa saber quando deve "apertar" e "soltar" o "nó". Precisa ser respeitado e não temido. Deve saber lidar com a autoridade que possui , porém, mantendo seu respeito com a equipe. Deve persistir em suas opiniões e estratégias, mas ceder quando perceber que obteve contribuições positivas de seus liderados.
Ser um bom planejador e estrategista: deve planejar as ações do dia, semana e do mês. Identificar dificuldades encontradas por sua equipe, ações realizadas e alternativas para obter maior resultado em menor espaço de tempo e com maior qualidade.
Saber delegar: um bom líder precisa distribuir as tarefas de forma consistente e segura. Deve saber delegar e confiar em sua equipe e naqueles que assumiram as responsabilidades as quais ele delegou.

Um homem Inteligente Falando das Mulheres

Um homem Inteligente Falando das Mulheres


O desrespeito à natureza tem afetado a sobrevivência de vários seres e entre os mais ameaçados está a fêmea da espécie humana.
Tenho apenas um exemplar em casa,que mantenho com muito zelo e dedicação, mas na verdade acredito que é ela quem me mantém. Portanto, por uma questão de auto-sobrevivência, lanço a campanha 'Salvem as Mulheres!'
Tomem aqui os meus poucos conhecimentos em fisiologia da feminilidade a fim de que preservemos os raros e preciosos exemplares que ainda restam:

Habitat
Mulher não pode ser mantida em cativeiro. Se for engaiolada, fugirá ou morrerá por dentro. Não há corrente que as prenda e as que se submetem à jaula perdem o seu DNA. Você jamais terá a posse de uma mulher, o que vai prendê-la a você é uma linha frágil que precisa ser reforçada diariamente.

Alimentação correta
Ninguém vive de vento. Mulher vive de carinho. Dê-lhe em abundância. É coisa de homem, sim, e se ela não receber de você vai pegar de outro. Beijos matinais e um 'eu te amo’ no café da manhã as mantém viçosas e perfumadas durante todo o dia. Um abraço diário é como a água para as samambaias. Não a deixe desidratar. Pelo menos uma vez por mês é necessário, senão obrigatório, servir um prato especial.

Flores
Também fazem parte de seu cardápio – mulher que não recebe flores murcha rapidamente e adquire traços masculinos como rispidez e brutalidade.

Respeite a natureza
Você não suporta TPM? Case-se com um homem. Mulheres menstruam, choram por nada, gostam de falar do próprio dia, discutir a relação? Se quiser viver com uma mulher, prepare-se para isso.

Não tolha a sua vaidade
É da mulher hidratar as mechas, pintar as unhas, passar batom, gastar o dia inteiro no salão de beleza, colecionar brincos, comprar muitos sapatos, ficar horas escolhendo roupas no shopping. Entenda tudo isso e apoie.

Cérebro feminino não é um mito
Por insegurança, a maioria dos homens prefere não acreditar na existência do cérebro feminino. Por isso, procuram aquelas que fingem não possuí-lo (e algumas realmente o aposentaram!). Então, aguente mais essa: mulher sem cérebro não é mulher, mas um mero objeto de decoração. Se você se cansou de colecionar bibelôs, tente se relacionar com uma mulher. Algumas vão lhe mostrar que têm mais massa cinzenta do que você. Não fuja dessas, aprenda com elas e cresça. E não se preocupe, ao contrário do que ocorre com os homens, a inteligência não funciona como repelente para as mulheres.

Não faça sombra sobre ela
Se você quiser ser um grande homem tenha uma mulher ao seu lado, nunca atrás. Assim, quando ela brilhar, você vai pegar um bronzeado. Porém, se ela estiver atrás, você vai levar um pé-na-bunda.

Aceite: mulheres também têm luz própria e não dependem de nós para brilhar. O homem sábio alimenta os potenciais da parceira e os utiliza para motivar os próprios. Ele sabe que, preservando e cultivando a mulher, ele estará salvando a si mesmo.

É, meu amigo, se você acha que mulher é caro demais, vire gay.

Só tem mulher quem pode!

Luiz Fernando Veríssimo

terremotos x vida

TERREMOTOS



Dizem que passado o terremoto de Lisboa (1755),

o Rei perguntou ao Marques de Pombal o que

se havia de fazer.

Ele respondeu ao Rei:

'Sepultar os mortos,

cuidar dos vivos e fechar os portos'.



Essa resposta simples, franca e direta tem muito a nos ensinar.



Muitas vezes temos em nossa vida

'terremotos' avassaladores,

o que fazer?

Exatamente o que disse o Marques:

'Sepultar os mortos,

cuidar dos vivos e fechar os portos'.



E o que isso quer dizer para a nossa vida?



Sepultar os mortos significa que não adianta ficar reclamando e chorando o passado.

É preciso 'sepultar' o passado.

Colocá-lo debaixo da terra.

Isso significa 'esquecer' o passado.

Enterrar os mortos.



Cuidar dos vivos significa que, depois de enterrar o passado, em seguida temos que cuidar do presente.

Cuidar do que ficou vivo.

Cuidar do que sobrou.

Cuidar do que realmente existe.



Fazer o que tiver que ser feito para salvar o que restou do terremoto.



Fechar os portos significa não deixar as 'portas' abertas para que novos problemas possam surgir ou 'vir de fora' enquanto estamos

cuidando e salvando o que restou do terremoto de nossa vida.

Significa concentrar-se na reconstrução, no novo.

É assim que a história nos ensina.

Por isso a história é 'a mestra da vida'.

Portanto, quando você enfrentar um terremoto, não se esqueça:

enterre os mortos,

cuide dos vivos e feche os portos.

domingo, 17 de outubro de 2010

COMO FUNCIONA UM FORMIGUEIRO

COMO FUNCIONA UM FORMIGUEIRO ( Texto motivacional).




"Você talvez não tenha se preocupado em conhecer o funcionamento de um formigueiro, porém poderia aprender muito sobre organização e produtividade
se resolvesse investir um tempo para saber mais sobre o assunto.

Assim, caso o tema lhe interesse vale a pena continuar a leitura do artigo.

Vamos a análise: como funciona um formigueiro? Em um formigueiro todas as formigas têm uma função clara e metas estabelecidas. Não é necessário que
ninguém fique cobrando resultados e produtividade, porque as formigas estão permanentemente motivadas em relação ao que fazem. Não existem greves,operações tartaruga ou formiga de má vontade.
A base disso é clara, a construção de um ambiente saudável em que se respeita a vocação de cada indivíduo. Gerar, produzir, manter, estocar,proteger e construir. Tudo em prol da rainha (o cliente).
Será que nossas organizações funcionam assim? Estaremos todos felizes com o que fazemos? Os objetivos estão bem claros e são razoáveis? Cada um tem a
chance de desenvolver seus talentos? O foco está voltado para o cliente? As lideranças permitem e estimulam a participação e valorizam os resultados?
Existe um espaço para tentativas de inovação ou se reprime o erro?
Em um formigueiro tudo isto funciona muito bem. Inclusive a possibilidade de tentar novas estratégias de alimentação e estocagem de acordo com a região do formigueiro, o alimento disponível e o clima.
Comparativamente com as nossas organizações equivale a dizer que o formigueiro se adapta às condições do mercado, para sobreviver e crescer continuamente.
Temos que transformar nossas organizações em formigueiros eficazes. E o início de tudo está na vontade dos líderes em construir um novo modelo empresarial, onde os talentos são a matéria-prima, capacidade são meios
produtivos e fidelidade dos clientes é o resultado final.
Nesta semana, pense, a natureza tem muito a ensinar. Vamos olhar as nossas volta e aprender com tudo e com todos, inclusive as pequeninas formigas."
(Autor desconhecido)

UMA ORGANIZAÇÃO É FEITA DE PESSOAS, CADA UMA FAZENDO A SUA PARTE .
Se cada uma fizer a sua parte formaremos uma grande equipe.
Hoje, somente uma grande equipe ganha, pois, os objetivos são conhecidos por todos e todos sabem onde chegar.

Roseli Levy- Consultora Motivacional

Os superpoderes das 7 ervas

Os superpoderes das 7 ervas

Que pessoa não gosta de perceber no seu ambiente o verde e o aroma de uma bonita planta? Todos sabem, mesmo que de forma intuitiva, que as plantas e flores naturais, além de embelezar, transmitem ao ambiente e às pessoas boas energias e ótimas vibrações. É que as plantas emitem e trocam energia com os ambientes e as pessoas, influenciando tudo e todos.
Cada planta ou erva tem seu poder de vibração particular e especial, mas quando combinadas entre si, podem aumentar ainda mais seus poderes e vibrações. Um exemplo bem prático são as sete ervas. Elas têm um superpoder de combater as energias negativas, seja na residência ou trabalho.

São formadas pelas seguintes plantas: ARRUDA, GUINÉ, ALECRIM, COMIGO-NINGUÉM-PODE, ESPADA DE SÃO JORGE, MANJERICÃO E PIMENTEIRA.Um vaso com as sete ervas, ou o vaso de sete ervas, pode ser colocado em qualquer ambiente que se deseja proteção e limpeza energética. Coloque na sala, na porta de entrada, no hall ou varanda, na sua cozinha, na recepção, no escritório ao lado de sua mesa de trabalho...

O importante é ter este vaso para te dar sorte e boas energias. Antes de usá-las, conheça com mais detalhes suas propriedades:

Arruda: é umas das ervas mais poderosas para combater inveja e olho-gordo. A arruda já era conhecida e usada na antiga Grécia e Roma. Foi popularizada no Brasil pelas escravas na época na colonização. Quando colocada num ambiente, além de proteger, emite vibrações de prosperidade e entusiasmo. Podemos ter sempre um galho de arruda junto ao corpo para reter as energias negativas.

Guiné: em um ambiente tem o poder de criar um "campo de força" de proteção, bloqueando as energias negativas e emitindo vibrações otimistas. Atrai sorte e felicidade. Cria uma energia de bem-estar nos ambientes.


Alecrim: é uma erva que tonifica as pessoas e os ambientes. É considerado também um poderoso estimulante natural, favorecendo as atividades mentais, estudos e trabalho. Favorece e fortifica o ânimo e vitalidade das pessoas. Agindo em conjunto com arruda, "segura" as energias de inveja, mau-olhado e fofocas.

Comigo-ninguém-pode: o nome da erva já diz tudo. Afasta e quebra todas as energias negativas dos ambientes. Em uso conjunto com espada de São Jorge quebra feitiços, magia e mau-olhado. Além deste superpoderes é uma planta muito bonita para qualquer ambiente.

Espada de São Jorge: por causa de suas folhas pontudas é facilmente associada ao poder de cortar as energias negativas, a inveja, olho-gordo, magia, etc. Aguns dizem que espanta os maus espíritos. Ao cortar as energias negativas, a erva atrai coragem e prosperidade.

Manjericão: Além do delicioso sabor que passa como tempero da cozinha italiana, o manjericão, quando exposto num ambiente, tem a propriedade de acalmar e trazer paz de espírito a todos. Ao acalmar as tensões, afastamos os pensamentos negativos e nuvens negras.

Pimenteira: esta planta combate as energias pesadas e ariscas. É uma planta de vibração estimulante, afrodisíaca, tonificante e atrai boas energias para o amor.

velas , cores e significados

Veja o significado delas:

Amarela: Está relacionada a Mercúrio. Desenvolve o intelecto, as habilidades, dons de todas as ordens, a perspicácia, a eloquência, o dom da palavra. Atrai sorte no comércio, negociações, viagens e a cura de doenças.
Azul: O azul-claro está relacionado ao equilíbrio, à paz , harmonia e estabilidade familiar. O azul-marinho é uma cor ligada à riqueza, fortuna, prosperidade. É a cor sagrada de Júpiter .
Branca: Pode ser utilizada para qualquer encantamento. É a cor universal.
Cinza: Cor relacionada à tristeza, ao fracasso. Deve ser evitada.
Laranja: Relacionada ao Sol, é uma cor que atrai o sucesso de todas as ordens. Deve ser usada em feitiços que visem atrair prosperidade, a fama, a notoriedade, o otimismo e a conquista de bens materiais.
Marrom: Cor ligada a Mercúrio e ao elemento terra. Deve ser utilizada em encantamentos que tenham o propósito de nos ligar à Terra e às coisas relacionadas a ela. Traz as pessoas para a realidade, atraindo a racionalidade e o poder da razão. Ótima cor para ser utilizada quando precisamos adquirir um imóvel.
Preta: É a cor Universal. Ao contrário do que muitos pensam, a cor preta não é negativa, mas sim capaz de nos defender de infortúnios, energias negativas, azar e todas as espécies de maldições. É umas cor de poder e a preferida de muitos Bruxos e Bruxas. É considerada a cor mais perfeita e pode ser usada para todas as finalidades.
Rosa: Cor relacionada a Vênus. Está ligada à prosperidade, à abundância, à proteção,. Traz sorte e abre caminhos. Ótima para ser utilizada em encantamentos que visem atrair oportunidades para a nossa vida.
Vermelha: Cor de Marte. Deve ser utilizada em sortilégios que visam atrair coragem, garra, vigor, dinamismo, força de vontade, vitória e defender de magia negativa e inimigos.

10 DICAS PARA USAR MELHOR

Veja a seguir algumas dicas muito importantes para os admiradores da fitoterapia.




1-Estar informado sobre a procedência das plantas:
Como sabemos cada planta necessita de cuidados para produzir os seus princípios medicamentosos , chamados de ativos. Quando a planta é domesticada ela precisa de tratos culturais definidos de acordo com a espécie e o melhor é contarmos com um agrônomo ou técnico para acompanhar esta etapa.


Conforme pesquisa realizada no ES foi observado que muitas pessoas realizam extrativismo ou seja coletam as plantas na mata sem o devido controle , ocorrendo inclusive o risco de extinção , como já ocorreu com o ipê-roxo , a espinheira-santa , a aroeira , dentre outros.


Devemos também nos informar sobre a qualidade das plantas que vamos utilizar. É importante saber o local onde foram cultivadas , a data de validade e se há acompanhamento de técnico qualificado.Não se deve coletar e cultivar plantas em locais poluídos , em beiras de estradas e rios poluídos , próximo a fossa e esgotos , etc.


2-Estar informado sobre o modo de coletar
Caso você mesmo vá fazer a coleta evite retirar todas as folhas do mesmo galho ; jogue fora as folhas que estão contaminadas por fungos , insetos , etc. Retire as cascas em pedaços pequenos para evitar circundar todo o caule , pois poderá causar a morte da planta.


3-Saber o momento certo de colher
Existe diferença de época de colheita de uma espécie para outra, porém muitos estudos ainda estão sendo realizados e concluídos. Recomenda-se que se colete as folhas em dias secos e se evite os horários que o sol está muito quente , principalmente no verão. Para as plantas aromáticas principalmente pois assim se evita a evaporação das essências aromáticas que são voláteis.


4-Saber conservar e secar as ervas
Deve-se secar flores e folhas em locais ventilados , livres de sujeiras , à sombra , penduradas em varais ou em bandejas em camadas finas .Cascas , raízes devem ser lavadas com água corrente e colocadas para secar ao sol. Raízes muito grossas podem ser cortadas em rodelas. Após secas , devemos guardar picadas em pedaços , em vidros de preferência escuros , secos , tampados , à sombra , com etiqueta de data de coleta e validade , mais o nome da espécie. A validade varia de 3 a 6 meses.


5-Conhecer a parte da planta que quero utilizar
É extremamente importante conhecer a parte da planta que possui atividade medicinal . Caso contrário não poderemos obter o resultado esperado. Exemplo : a camomila utilizo as flores ; o mulungu a casca ; o quebra pedra a planta inteira; etc.

6- Saber o modo de preparar
Diferentes modos podem ser utilizados par o preparo das formas caseiras. Para o preparo do chá é melhor usarmos uma vasilha de porcelana , vidro ou barro.
É muito importante analisar a quantidade de erva que desejo preparar para evitar o desperdício. A medida deve sempre estar baseada em livros de pessoas qualificadas. Geralmente oriento o preparo da infusão à partir de partes de plantas secas ou verdes da seguinte forma.
Para uma xícara de chá de água devo infundir 1 colher da de sopa da planta verde picada ou 01 colher de chá da planta seca .

7- Saber identificar a planta
É extremamente importante a identificação de uma planta. Todas as partes da mesma serão analisadas com base em botânica e depois comparadas em literatura especializada. Aquí em Vitória diferentes espécies são conhecidas com o mesmo nome , tais como : cidreira ; hortelã ; camomila; boldo ; etc. Não comprar plantas sem a certeza de que alguém responsável as identificou .

8-Saber como usar
Quando não sabemos usar uma planta ou fitoterápico devemos sempre recorrer a um profissional de saúde experiente.
Precisamos estar atentos ao modo de uso seja interno seja externo , pois determinadas plantas não devem ser ingeridas , outras não podem ser tomadas por muito tempo como por exemplo o mentrasto.
Ao oferecermos fitoterápicos para crianças devemos redobrar o cuidado .Crianças até um ano, são muito sensíveis e devemos dar apenas uma medida de colher das de chá do infuso 3 a 4 vezes ao dia.
Muitas mães desconhecem isto e chegam a dar uma mamadeira cheia de chá , o que é incorreto.

9- Conhecer o tempo de tratamento
O tempo de uso e a quantidade diária são deveras importante para o sucesso do tratamento. Determinadas doenças , tais como , diabetes , câncer , se usa preparações por muito tempo e devemos sempre acompanhar clínica e laboratorialmente o paciente.

10-Saber a toxicidade das plantas e contra-indicações
Nem sempre se sabe , mas determinadas plantas produzem substâncias agressivas ao organismo humano , tais como : espirradeira , comigo ninguém pode , chapéu de napoleão , pinhão paraguaio.
Para fazer uso de plantas em pacientes alérgicos e sensíveis devemos redobrar os cuidados.
Determinadas plantas não são recomendáveis na gravidez tais como losna, carqueja, alecrim, arruda, canela e boldo. Outras podem causar efeitos colaterais se ingeridas , tais como : óleo de copaíba , cáscara sagrada , etc.

o poder das ervas

Muitos tem por hábito apenas ferver as folhas de determinada erva, para que seu vapor purifique o ambiente e a alma das pessoas que nele se encontram. Tente. Será algo novo que lhe deixará repleto! Relacionamos algumas ervas, por seus nomes mais conhecidos e populares:



Alecrim

Indicado para aqueles que tendem sempre a guardar, reter sentimentos como mágoas e ressentimentos, liberando estas energias já densas, alterando o seu padrão, realçando o exercício do perdão e trazendo a alegria e o amor á tona em nossos comportamentos.

Alfazema

Aos que agem de maneira impensada ou sentem insegurança para agir despertando o discernimento. Atua no sistemas nervosos do corpo acalmando-os, permitindo diminuir as culpas de atos impensados e ajudando a manifestação da intuição.

Anis

Ensina o fluir natural dos sentimentos da forma como eles se originam, sem que as barreiras conceituais ou outras manifestações da personalidade tenham qualquer influência.

Arnica

Combate a dispersão excessiva naqueles que pensam intensamente sobre vários assuntos ao mesmo tempo e não conseguem agir sobre nenhum deles, prejudicando o seu caminhar como um todo. Atua trazendo-os para a ação e conclusão.

Arruda

Promove a queima interna ativando o elemento fogo dentro de nós. Dissipa os elementos densos e negativos e limpa os nossos arquivos, trazendo consciência plena de nossos potenciais, inclusive os espirituais.

Artemísia

Aos que "fabricam" pensamentos com ansiedade a ponto de gerar emoções grosseiras e irreais. Traz à razão o padrão de suas próprias idéias, rapidamente e com consciência.

Assa-Peixe

Para aqueles que retêm a energia sexual a ponto de provocar tensão, essa flor libera essa potente energia represada através de emoções e sentimentos mais tranqüilos, e pede ao ser que não se reprima ou se deixe oprimir, nessa área, por preconceitos.

Babosa

Promove a transferência da energia usada excessivamente no "pensar", principalmente aqueles que não conseguem fazê-lo, mesmo conscientes de que precisam, devolvendo a energia excessiva aos sistemas físicos de eliminação.

Bálsamo

Trabalha exclusivamente nas emoções represadas pela falta de expressão, que endurecem o Ser. Libera essa energia retida de forma suave, contatando o elemento água.

Boldo

Com energia contraída, leva o ser a refletir sobre sentimentos e emoções reprimidas que o levam a ter atitudes tempestuosas e impulsivas, principalmente as raivas contidas, de maneira mais branda.

Camomila

Para aqueles que criam tanta expectativa em relação ao futuro que se desequilibram emocionalmente, tentando digerir algo que ainda não foi cozinhado. Essa flor desperta neles, a energia da calma, da confiança e da paciência.

Cânfora

Formidável para aqueles que acreditam que a vida é apenas a manifestação dos que captam os nossos cinco sentidos físicos, essa flor gera movimentos de introspecção sobre essa idéia, fazendo fluir essa energia contida para as áreas espirituais.

Capuchinha

Expressão chave para esse floral: carência afetiva. Para dar consciência desse assunto, promove a união energética das energias do corpo físico, trazendo á lembrança a importância da liberação do tocar e ser tocado.

Carqueja

Forte depuradora de emoções envelhecidas, por teimosia em manter "verdades" internas, essa flor limpa esses meridianos, criando condições de aceitação a novo valores e sentimentos.

Catinga-da-Mulata

Promove em toda a aura uma verdadeira "faxina" energética, conservando o bom fluxo do prana (energia vital da alma), nos chakras (canais de fluxo energético entre a aura e o corpo físico), principalmente no plexo solar.

Coentro

Promove força e coragem quando nos sentimos acuados e sem reação diante de situações que necessitamos enfrentar sem medo. Principalmente, quando o assunto é "mudança" ou "novidade".

Confrei

Para os momentos de tomada de consciência de nosso estado interno de aparente demolição, gerando a força vitalizadora, colocando-nos de pé e nos dando ciência das ferramentas que devemos reutilizar.

Dente de Leão

Excelente para aqueles que, conscientemente, sabem que terão uma batalha pela frente, da qual não podem e não devem fugir. E, para enfrentá-la necessitam de dois ingredientes que essa flor dinamiza: força e coragem.

Espinheira Santa

Muito importante para aqueles que confundem emoções e sentimentos e, diante de situações sentimentais, agem com a emoção, desequilibrando-se pois trazem para si o problema alheio . Acalma as emoções.

Gervão

Quando o acúmulo de raiva e outros sentimentos muito grosseiros atinge um nível muito grande, não cabendo mais a introspecção para compreendê- los. Geralmente, para aqueles que negam sua face raivosa.

Guiné

Essa flor possui características purificadoras de negatividades que, acumuladas, melhora os estados de tensão em todo o corpo. Ativa o elemento fogo para dissipá-las, agindo como um "anti-gripal" da aura humana.

Hortelã-Pimenta

Para as pessoas que se privam de liberar suas emoções por conceitos do tipo: "não sei se fica bem...", "o que os outros vão pensar...". "esta atitude não cabe a uma pessoa do meu nível..." etc. Essa flor libera o que ficou retido de forma descontraída.

Jaborandi

Para os movimentos de grandes mudanças externas em nossas vidas, que exigem coragem para enfrentá- las sem nos afastarmos de nosso eixo pessoal, físico e espiritual.

Jurubeba

Floral de grande poder dentro de nós, principalmente para aqueles que se desvalorizam e perdem a vontade prórpia diante de perdas e sentimentos, ficando presos aos sentimentos do passado, desequilibrando o presente.

Macela

Com vibrações muito sutis em nossa alma, essa flor pede a parada total de nosso Ser, pois o excesso de atividade ou de informação pode impedir a comunicação de energias supra-físicas, desejosas de indicar novos rumos e perspectivas.

Manjericão

Atuando como regulador da liberação da energia da vontade, ameniza a personalidade que, oprimida, provoca reações explosivas de auto-defesa. Desperta o fluxo material dos instintos.

Melissa

Para os momentos nos quais seja necessário retomar o fio da meada em relação aos nossos problemas internos, essa flor funciona como uma lupa, ampliando a nossa capacidade de visualização e dimensionamento dos mesmos, fazendo-nos atuar sobre eles.

Metrasto

Essa flor limpa o Eu, trazendo á consciência a manifestação pura dos sentimentos, fortalecendo-os. Ideal para aqueles que, não confiando nos seus próprios sentimentos, não lhes conseguem dar o devido valor e perdem a oportunidade de contatar novos amigos e situações agradáveis.

Mil-Folhas

Para os casos em que traumas ou experiências consideradas vegetativas bloqueiam muito o desenvolvimento natural da vida em todos os sentidos. Esse desbloqueio se dá através do meridiano cardíaco, no qual moram os sentimentos profundos e verdadeiros, limpando-os e espargindo essa energia purificadora para toda a aura.

Picão

Indicado para aqueles que, em processo de autoconhecimento, tendem facilmente a criar atitudes internas de autopunição e cobrança, gerando esmorecimento e ansiedade. Traz conforto e força interna.

Sabugueiro

Essa flor ajuda a melhorar o fluxo de decisões internas para aqueles que tem esta dificuldade, provocando descargas elétricas nos meridianos nervosos.

Serralha

Excelente para aqueles que, diante de decepções, frustrações e desilusões, desequilibram-se facilmente, emocional e sentimentalmente. Revitaliza, nessas circunstâncias, a auto-estima.

Sete-Sangrias

Em momentos nos quais não se pode dispensar, perder tempo e deixar espaço para dúvidas internas, esse floral renova a vitalidade, fazendo com que se mantenha a força do querer pessoal diante dos próprios objetivos.

Trapoeraba Forte

Estimulante da circulação interior, esse floral nos dá grande sensação de renovação interna, trazendo sensações de segurança, juventude e renascimento para seguir a vida com sentido.

Verbasco

Para aqueles que, descontrolados emocionalmente ou por fraqueza momentânea na personalidade, deixam- se expor e explorar por energia alheia negativa, desvitalizando-se. Limpa a aura dessas negatividades e protege-a contra novas invasões.

Boca E Dentes:

Boca E Dentes:

A casca do limão elimina manchas nos dentes.
O morango em suco esfregado nos dentes, clareia.
Sálvia mastigada todos os dias protege a gengiva e os dentes.

Tanchagem é a erva mais incrível para qualquer inflamação na boca, gengiva, língua; bem como nas aftas.

dicas para cuidado com os olhos

OLHOS -

1- Para conservar seus olhos com brilho, tomar suco de um limão em água morna todos os dias em jejum.

2- comer todos os dias alimentos que são fontes de vitaminas A, e também cenoura crua, aipo, salsa, chicória, espinafre, tomar em suco ou em saladas.

Olheiras e inchaços:

Pepino - colocar fatias de pepino descascado sobre os olhos por 20 minutos.

Extrato de hamamelis, sobre os olhos.

Eufrásia é a melhor erva que existe para olheiras.

Chá de hortelã feito com um pedaço de mamão, ótimo.

Chá de cavalinha ajuda nos inchaços.

Outras ervas para problemas nos olhos: absinto, funcho, calêndula, camomila, alecrim, tanchagem, margarida, sabugueiro, manjerona e violeta.

cabelos e truques para manter com brilho

CABELOS -

Shampoo - procure um shampoo de boa qualidade que seja de amêndoa ou ervas e guarde metade em outro vidro, depois misture uma infusão bem forte de erva que desejar ou precisar.

1- Cabelos claros: camomila, verbrasco e urtiga.

2- Cabelos escuros: sálvia e alecrim.

Tratamento de proteínas: Este tratamento é para cabelos quebradiços.

Cabelos Secos -

1- Tomar levedo de cerveja todos os dias, mantém o brilho do seu cabelo e retarda os cabelos brancos.

2- Os cabelos secos só devem ser lavados uma vez por semana.

Para dar brilho ao seus cabelos: - fazer uma decocção com salsa, ferver 20 minutos, enxaguar os cabelos com este chá após a lavagem.

Cabelos Oleosos: -

1- Use sempre vinagre de maçã, uma só colher bastará, para uma xícara de água ou chá.

2- Quem tem prblema de excesso de oleosidade, deverá misturar chá de Mil em Rama em seu shampoo.

CASPA:

1- Colocar decocção de raíz de bardana no shampoo, pode-se usá-la também na última água.

2- Vinagre aromático diluido em água para massagem.

3- Infusões de alecrim com uma pitadinha de Borax, acaba com a caspa.

4- Misturar suco de limão com água de rosas, para a massagem.

CRESCIMENTO:

Ervas boas para o cabelo crescer, que podem ser acrescentadas ao shampoo, ou no seu creme:

Raíz de malva, raíz de urtiga, semente de malva, alecrim, cravo de índia e noz moscada, baba de babosa.

Ervas e Frutas e seu Poder para Pele:

A PELE -
Para você ter a pele atraente e sadia, deve-se observar algumas regras.

1ª) - A limpeza com substâncias mais naturais, sabonete de glicerina, Outros produtos retiram a oleosidade e umidade natural.

2ª) - A alimentação rica em frutas e verduras cruas.

3ª) - O sono regular.

4ª) - Intestino regular, as toxinas não eliminadas arruinam qualquer pele.

5ª) - A fadiga e a tensão são os principais causadores do envelhecimento da pele.

Tente sempre fazer exercícios para relaxar o rosto, massagens também.

Rugas: É muito importante tomar levedo de cerveja todos os dias, e também tomar vitamina E. Procurar comer alimentos que sejam fontes das vitaminas: A, C, D e E.

As Ervas para a Pele: Confrei: A mais importante erva para a pele, pois a mesma possui aloantaina que estimula a produção de células da pele, além de possuir propriedades amaciantes e curativas. Pode-se fazer a infusão da folha e da raíz na água ou no leite. Tem agentes anti-rugas. Salsa: O seu suco, com outros elementos.

As máscaras abrem os poros, depois de fazê-las usar um chá adstringente lavando o rosto a fim de que os poros se fechem. Para se obter melhores resultados, use as infusões geladas.

Espinhas: para evitá-las tomar diariamente levedo de cerveja que regula as secreções da pele. No início ela poderá eliminar o que ainda não saiu para fora.

A Lecetina é eficaz remédio contra espinha e acne, emulsiona e decompõe glóbulos gordurosos no sangue. Opera milagre, tomar 2(duas) vezes ao dia.

Suco de cenoura combinado com espinafre ou salsa, tomar esse suco até ½ litro por dia.

Vaporização de ervas.

Mel - ótimo para limpezas de pontos negros.

Limão - o suco esfregado no rosto.

Infusão de Cavalinha - ótimo para retirar impurezas.

Alimentos perigosos para espinhas: nozes, fritura, marisco, sal iodado, gorduras animais, manteiga, chocolate, cacau, amido, produtos suínos, coca-cola, açúcar, café, chá muito quente e álcool que dilata os poros.

Ervas adstringentes: cavalinha, Mil e Rama, Camomila, Sabugueiro, Sálvia, elas evitam a oleosidade.

Bronzeamento: Óleo de gergelim amacia e bronzeia.

Recursos para queimaduras solares: polpa de pepino, batata ralada e chá de sálvia.

Ervas e Frutas e seu Poder para Pele:

Alecrim: (Rosmarinus officinalis) analgésica, refrescante, anti-inflamatória, anti- séptica, estimulador da circulação periférica, anti-acne, tônica, para pele oleosa.

Algas Marinhas (Fucus vesiculosus)
adelgaçante, anti-celulítico, emoliente, amaciante, estimulador da circulação periférica, hidratante, nutritivo, anti-acne, revitalizante, para peles oleosas, celulite e flacidez.

Aloe e Vera / Babosa (Aloe barbandensis)
anti-envelhecimento, cicatrizante, emoliente, amaciante, fotoprotetor, hidratante, nutritivo, revitalizante, para peles sensíveis e danificadas.

Aveia (Avens sativa)
anti-envelhecimento, cicatrizante, emoliente amaciante, fotoprotetora, hidratante, nutritivo, revitalizante, para pele seca sensível e danificada.

Banana (Musa sapientum)
cicatrizante, emoliente amaciante, fotoprotetora, hidratante, nutritivo, revitalizante, para pele seca sensível e danificada.

Camomila (Matricaria chamomília L.)
adstringente, analgésica, refrescante, anti-alérgica, clarificante, anti-inflamatória, fotoprotetora, anti-acne, calmante, tônico, para peles sensíveis e danificadas.

Canela (Cinnamomum cassia nees)
analgésica, refrescante, anti-séptica, fotoprotetora, tônica, afrodisíaca, para pele normal e artrite.

Cravo da Índia (Dianthus caryophylus)
analgésico, refrescante, anti-séptica, emoliente, amaciante, hidratante, para peles sensíveis e danificadas.

Cenoura (Ducus carota L.) anti-envelhecimento, emoliente, amaciante, fotoprotetora, nutritivo, revitalizante, para peles sensíveis e danificadas.

Côco (Coccus nucifera)
anti-envelhecimento, emoliente, amaciante, hidratante, nutritivo, tônica, para pele seca, sensíveis e danificada.

Erva Cidreira / Capim Limão (Cymbopogom citratus)
analgésica, refrescante, anti-séptica, estimulador da circulação periférica, emoliente, anti-acne, para pele oleosa.

Erva Doce / Anis (Pimpinela anisum)
analgésica, refrescante, anti-séptica, emoliente, amaciante, hidratante, anti-acne, relaxante, para peles oleosas, sensíveis e danificadas.

Eucalipto (Eucaliptus citriodora)
refrescante, bactericida, antimicôtico, desodorante, cicatrizante, para pele normal.

Frutas Tropicais
adstringente, anti-envelhecimento, anti-manchas, emoliente, amaciante, hidratante, anti-acne, para pele oleosa.

Kiwi (Actinidia chinensis)
anti-envelhecimento, antinflamatório, anti-manchas, emoliente, amaciante, hidratante, para pele seca, sensível e danificada.

Flor de Laranjeira (Citratus sinensis)
adstringente, anti-séptica, emoliente, amaciante, hidratante, anti-acne, para pele oleosa.

Maça Verde (Pirus malus L.)
antialérgica, anti-envelhecimento, emoliente, amaciante, hidratante, para pele seca, sensível e danificada.

Manga Rosa (Mangifera indica)
anti-envelhecimento, emoliente, amaciante, hidratante, para pele seca, sensível e danificada.

Melancia (Citruilus vulgaris)
antialérgica, emoliente, amaciante, hidratante, para pele seca, sensível e danificada.

Morango (Fragaria vesca L.)
anti-manchas, cicatrizante, emoliente, amaciante, hidratante, nutritivo, para pele seca, sensível e danificada.
Natural
Isento de extratos e óleos essenciais com um leve perfume. Hidratante, emoliente, higiene íntima, banho do bebê, pele normal.

Pêssego (Amygdalus persica L.)
antialérgica, cicatrizante, hidratante, nutritivo, para pele seca, sensível e danificada.

Pitanga (Eugenia sp)
anti-envelhecimento, anti-manchas, cicatrizante, emoliente, amaciante, hidratante, para pele seca, sensível e danificada.

Pepino (Cucumis sativus L.)
anti-envelhecimento, emoliente, amaciante, hidratante, nutritivo, anti-acne, revitalizante, tônica, para pele oleosa, sensível e danificada.

Pólem e Mel Silvestre
anti-envelhecimento, antinflamatório, anti-manchas, cicatrizante, emoliente, amaciante, estimulador da circulação periférica, fotoprotetora, nutritivo, revitalizante, tônica.

Própolis e Mel (Propolis) antinflamatório, anti-manchas, anti-séptico, fotoprotetora, anti-acne, adstringente, fungicida, revitalizante, anti-seborréico, para peles e cabelos oleosos.

Rosas (Rosa gallica L.) anti-séptica, estimulador da circulação periférica, anti-acne, tônica, para pele seca, sensível e danificadas.

Sete Ervas
adstringente, analgésica, refrescante, anti-envelhecimento, antinflamatório, anti-séptica, cicatrizante, emoliente, amaciante, hidratante, anti-acne, para pele oleosa.

Tangerina (Citratus nobillis)
adstringente, anti-séptica, emoliente, amaciante, hidratante, anti-acne, para pele oleosa.

BELEZAS NATURAIS EM DEFESA DA VIDA

No rico universo das flores, muitas ultrapassam limites, distanciando-se da função de decorar ambientes ou expressar sentimentos, passando a servir como importantes auxiliares no tratamento de doenças, tanto no plano físico quanto no psíquico e emocional. Muitas pessoas cultivam flores em seus jardins, sacadas e floreiras, sem, no entanto, imaginar que além de belas, também podem ser poderosas. Conheça a seguir algumas dessas mensageiras de bem-estar:

Rosa – Seu chá é útil nos distúrbios menstruais, alivia dores de cabeça e atenua superfície inflamadas. Com ação adstringente, tônica e calmante, é indicada no tratamento de peles oleosas e para o combate de irritações do couro cabeludo.

Amor-perfeito – Tem outras denominações como violeta-tricolor e flor-de-trindade. Possui propriedades diuréticas e depurativas. Em forma de chá, é utilizada para aliviar doenças respiratórias.

Cravo – É originário da Europa. O chá de suas pétalas é estimulante, combate dores de cabeça, ameniza o cansaço e serve também para ativar a memória.

Jasmim – Sua essência é largamente empregada. O jasmim é um importante auxiliar no combate ao nervosismo, ao estresse, a tristeza e à insegurança. Também é considerado afrodisíaco.

Camélia – Flor inspiradora, de grande efeito visual, é de origem asiática. Suas propriedades medicinais ainda são pouco exploradas.

Violeta – Encontrada em muitas espécies. É aliada simbolicamente à simplicidade e à virgindade. Em forma de chá, atua como auxiliar em tosse e dores de garganta. Possui vitaminas que retardam o envelhecimento da pele.

Gerânio – Tem propriedade de reduzir o açúcar no sangue, combate hemorragias, bronquites e tosses. No campo da cosmética, auxilia no tratamento de peles oleosas ou com acne.

Girassol – Na medicina floral, é indicado para pessoas egocêntricas e promove equilíbrio. É calmante e ajuda a dar elasticidade à pele.

Orquídea – De beleza exótica, é impropriamente considerada parasita. Desperta tanta fascinação que sua cultura é objeto de pesquisa e exposições mundiais. Tem propriedades hidratantes e é amaciante.

dicas de preparo de chás

Preparo:

Os chás podem ser preparados por infusão ou cocção:
- Infusão: Consiste em se despejar água fervente sobre a planta e depois abafar por uns 15 minutos. Este processo é utilizado para flores, folhas e também para ervas aromáticas, pois se as fervermos as essências poderão volatilizar (perder-se pela ação do calor), causando a perda de sabor e poder medicinal do chá.
- Cocção: Consiste em se cozinhar a planta. Este processo deve ser restrito a raízes, cascas e sementes e a fervura pode variar de 3 a 15 minutos.
Dosagem: A quantidade normalmente indicada é de 20 gramas de erva por litro de água ou uma colher de chá por xícara, mas esta dosagem pode variar dependendo da planta.
Posologia:
Pode-se tomar várias xícaras do chá por dia, de preferência longe das refeições, a não ser que o uso do chá seja exatamente para estimular funções digestivas.
Adoçantes:
Os chás geralmente não precisam ser adoçados. Em alguns casos, porém, pode-se usar o mel quando se quiser aproveitar suas propriedades medicinais (gripes, tosses, etc), mas só devemos adoçar depois de coado, quando o chá já estiver morno, nunca antes, pois o calor destrói o poder medicinal do mel.

Prazo de validade: Nunca use um chá mais de 24 horas depois de preparado, pois ele entra em processo de fermentação (mesmo mantido em geladeira). Prepare a quantidade suficiente para um dia apenas.

Tempo de uso: Recomenda-se não usar o mesmo chá por tempo prolongado, pois o nosso organismo responde cada vez menos ao tratamento. Use por um período de 30 dias e troque por outro tipo de chá, retomando o seu uso após
algum tempo.

Utensílios: Evite usar utensílios de metal para fazer os chás.
Embora não o notemos, eles podem causar alterações no
efeito e sabor do chá. O ideal é usar recipientes de vidro,
barro, louça ou esmalte.

Outros usos:
Os chás, além de tomados, podem ser usados na forma de compressas, banhos, gargarejos, inalações e lavagens.
- Compressas: Compressas de chá quente aliviam dores inflamatórias e facilitam a resolução destas inflamações. Neste caso usam-se chás com propriedades antiinflamatórias.
- Banhos: São os banhos de imersão. A água deve estar
morna e o banho deve durar uns 20 minutos. O banho pode ser repetido três vezes por semana durante um mês. Após este período mudar a erva utilizada.
- Gargarejos: São recomendados para atuar na cavidade bucal e na garganta.
Pode-se colocar sal de cozinha depois de coado, pois este é antiinflamatório e anti-séptico.
- Inalações: Específico para as vias respiratórias.
Ferver o chá e colocar um funil de papelão invertido sobre o recipiente, inalando o vapor.
- Lavagens: Normalmente intestinais e vaginais (corrimento).

Doenças/Ervas

Doenças/Ervas

Artrite Caatinga de Mulata, Malva, Sabugueiro.
Arroto Poejo
Anemia Artemísia, Cavalinha, banhos de Manjerona e Alecrim, Cerefólio, Manjericão, Dente de Alho.
Arteriosclerose Cavalinha
Asma Cerefólio, Hortelã, Funcho.
Baço Salsa, Dente de Leão.
Bexiga Artemísia, Beldroega, Cavalinha, Cerefólio, Malva, Mil Ramas.
Boca (mau hálito) Hortelã, Erva Cidreira, Manjericão, Tanchagem.
Bronquite Beldroega, Cavalinha, Sabugueiro, Bardana.
Cabeça (dores de) Alfazema, Boldo, Camomila, Confrei, Hortelã, Losna.
Cabelo Alecrim, Alfazema, Babosa, Camomila, Manjericão, Sálvia, Bardana.
Cálculos Salsa, Bardana, Dente de Leão.
Calmante Alecrim, ALfazema, Camomila, Manjericão, Funcho.
Cancer Confrei (leucemia), salsa.
Cansaço Mil em Rama.
Catarro Mil em Rama.
Caxumba Erva Cidreira.
Cistite Cavalinha.
Coceira (urticária) Babosa.
Cólica Hepática Erva Cidreira, Hortelã.
Cólica Menstrual Artemísia, Losna.
Cólica de Ventre Cavalinha, Hortelã, Losna, Manjerona, Funcho.
Colite Malva.
Convulsão Artemísia
Contusão Bálsamo
Coração Alecrim, Confrei, Sálvia, Bardana.
Cortes Cavalinha, Confrei.
Coqueluche Alecrim, ALfazema.
Dentes Hortelã, Caatinga de Mulata, Erva Cidreira, Malva, Sálvia, Funcho
Depressão Alecrim.
Depurativo do Sangue Cavalinha, Cerefólio, Confrei, Tanchagem,Bardana, Dente de Leão.
Diabetes Mil em Rama, Salsa, Tanchagem, Poejo, Funcho.
Digestão difícil Alecrim, ALfazema, Boldo.
Doenças Venéreas Mil em Rama, Salsa, Tanchagem.
Dores em Geral Camomila, Confrei, Sálvia.
Eczema Babosa.
Enxaqueca ALfazema, Erva Cidreira, Salsa.
Epilepsia Artemísia.
Estômago Boldo, Camomila, Cerefólio, Erva Cidreira, Manjericão, Mil em Rama, Poejo, Tanchagem.
Feridas Alecrim, Arruda, Belgroega, Mil em Rama, Tanchagem, Bardana.
Fígado Boldo, Beldroega, Mil Rama, Salsa, Dente de Leão.
Fraqueza Alfazema, Boldo, Losna, Manjericão, Mil em Rama, Dente de Leão.
Frieira Saião, Babosa.
Furúnculo Babosa, Malva, Sabugueiro, Tanchagem, Bardana.
Garganta (amigdalite) Alfazema, Cavalinha, Manjericão, Malva, Sálvia, Tanchagem.
Gases ALfazema, Boldo, Manjerona, Poejo, Funcho.
Gastrite Confrei, Bardana.
Gota Alfazema, Mil em Rama, Sabugueiro, Bardana, Dente de Leão.
Gripe Camomila, Cebolinha, Erva Cidreira, Manjerona.
Hemorragias Cavalinha, Confrei, Mil em Rama, Tanchagem.
Hemorródias Mil em Rama, Bardana.
Hepatite Boldo, Confrei.
Histeria Alecrim, Erva Cidreira, Manjerona.
Icterícia Artemísia, Erva Cidreira, Salsa.
Impotência Tanchagem.
Insetos (picadas de) Cebolinha, Salsa, Sálvia.
Insônia Boldo, Hortelã, Mil em Rama, Poejo.
Intestinos Erva Cidreira, Malva.
Intoxicação Nirá.
Lactação Beldroega, Cerefólio, Hortelã, Salsa (secar o leite), Dente de Leão.
Náusea Caatinga de Mulata, Hortelã, Losna, Poejo, Funcho.
Obesidade Losna, Sabugueiro, Malva, Salsa.
Olhos Alecrim, Caatinga de Mulata, Arruda, Beldroega, Cavalinha, Sabugueiro, Camomila, Cerefólio, Erva Cidreira, Salsa.
Ossos Quebrados Confrei.
Ouvidos Caatinga de Mulata, Arruda, Funcho.
Ovários Tanchagem.
Pâncreas Dente de Leão.
Pele (acne, manchas, espinhas, cravos) Confrei, Cerefólio, Malva, Sabugueiro, Bardana.
Pesadelos Erva Cidreira
Piolho Cânfora, Salsa.
Pressão Alta Salsa.
Prisão de Ventre Baldroega, Malva,Sabugueiro, Bardana.
Pulmão(problemas respiratórios) Poejo, Sálvia, Tanchagem.
Queimadura Babosa, Beldroega, Confrei, Bardana.
Resfriado Manjerona, Sálvia, Poejo, Sabugueiro.
Reumatismo Alfazema, Artemísia, Boldo, Cerefólio, Erva Cidreira, Manjerona, Mil em Rama, Bardana, Dente de Leão.
Rins Beldroega, Artemísia, Cavalinha, Manjericao.
Sarna Alecrim, Arruda.
Seios Cerefólio, Salsa.
Tonturas Alfazema.
Torcicolo Manjerona.
Tosse Alfazema, Erva Cidreira, Hortelã, Manjericao, Malva, Poejo, Sálvia, Funcho.
Tuberculose Cavalinha, Confrei.
Úlcera Bálsamo, Cavalinha, Confrei.
Urina ALfazema, Beldroega, Cavalinha, Cerefólio, Confrei (sangue na urina), Manjericao, Salsa, Bardana, Funcho.
Útero Tanchagem.
Vermes Arruda, Artemísia, Caatinga de Mulata, Camomila, Hortelã.