Visitas

visitantes OnLine

segunda-feira, 7 de junho de 2010

O mercado não precisa de profissionais somente com pensamento positivo e sim com atitude positiva

O mercado não precisa de profissionais somente com pensamento positivo e sim com atitude positiva

Qualquer coisa que valha a pena possuir merece que se trabalhe por ela. Quando eu era menino, bastava ouvir isso uma vez e era o mesmo que ouvir mil vezes. Quanta verdade há nisso. As coisas que realmente importam as que nos trazem satisfação a longo e médio prazo...
:Por Jeremias Oberherr


.
Qualquer coisa que valha a pena possuir merece que se trabalhe por ela.


Quando eu era menino, bastava ouvir isso uma vez e era o mesmo que ouvir mil vezes. Quanta verdade há nisso. As coisas que realmente importam as que nos trazem satisfação a longo e médio prazo, as coisas que compensam, geralmente requerem suor. As universidades não fazem distribuição gratuita de diplomas, a independência financeira não se ganha sentado no sofá, os bons casamentos não resultam de "boa sorte", o sucesso não se conquista da noite para o dia, requer muito trabalho, perseverança, dedicação.



Já diziam: ...homem sabe 90% das coisas que deve fazer, mas, incrivelmente não o faz.



Precisamos começar a agir hoje.



Mas infelizmente nossa sociedade atual valoriza mais o pensamento positivo, e deixa a atitude positiva de lado. Firma suas crenças em lei da atração e esquece a lei a ação.



Não entenda que estou dizendo que não precisamos ter pensamento positivo, ao contrario, precisamos dele. Mas ele não é tudo.



Tudo começa ao pensarmos
.

"Se você pensa que pode, ou pensa que não pode. Das duas maneiras você está certo." Henry Ford



Vivemos em uma época de palestrantes e livros que promovem o pensamento positivo, e isso é muito bom.

Precisamos adotá-lo como um guia, acreditarmos que podemos fazer, ser, ter aquilo que sonhamos. Afinal, sonhos não foram feitos para serem sonhados e sim para serem realizados, e você precisa crer que você é capaz.



O que acontece é que quando nos demoramos muito ao pensar e deixamos o agir para mais tarde, muitas vezes acabamos permitindo que outras pessoas ou circunstâncias acabem influenciando nosso pensar.



Muitas pessoas são bastante seletivas quando se referem a marca de alimento, carro, pasta de dente, ração para cães, mas acabam permitindo que qualquer pessoa influencie seus pensamentos e objetivos com palavras negativas que o afetam. Nem todos os nossos amigos sempre irão agir pensando no que é melhor para nós.



Tenha sempre um filtro para selecionar o que pode ser um combustível bom ou ruim para sua viagem rumo a sua realização profissional.



Quem já leu meu livro OS 5 PRINCIPIOS DO SUCESSO talvez lembre que eu comento sobre dar ouvidos as pessoas erradas.



Dar ouvidos a pessoas erradas é fatal para a busca do sucesso. Existem pessoas que nunca se deram bem na vida, nunca foram realizadas e felizes e acham que por isso ninguém mais pode ser.



Pessoas assim são percebidas de longe, com certeza a alguma na sua família, assim como a na minha também, ou então uma perto de você.



Tome muito cuidado para não cair em suas garras.



São pessoas negativas que acham que tudo vai dar errado, que a culpa é do governo, do clima, do dia que esta chovendo ou ensolarado, da oportunidade que perderam, de um negocio que não deu certo. Eles acham culpados para tudo, e tentam super-proteger os que estão em sua volta, impedindo assim de você ter qualquer atitude positiva a favor do seu sucesso.



São aquelas pessoas que sempre estão em uma rodinha discutindo as ações dos outros. Prevendo as coisas erradas que vão acontecer.



São aquelas pessoas também que tentam buscar para si a atenção, a cada dia estão com uma doença diferente, algumas tentam ate competir pra saber qual esta em uma situação pior, e assim contaminam o ambiente.



Principalmente são pessoas que acham que o fracasso profissional que estão vivendo, é por causa da empresa que trabalham ou por terem um chefe que não os dá chance para crescer.

Amigos, eu e você somos resultados das nossas escolhas.



Transforme os seus pensamentos positivos em atitudes positivas e fique sempre atento á mentalidade negativa que estará lhe dizendo que "isso não pode ser feito", que "você não tem capacidade". É muito mais fácil para nós nos acomodarmos em nossos pensamentos positivos, mas sem atitudes positivas nossos sonhos serão sempre sonhos.



Adotar atitudes positivas é um dos segredos dos profissionais de sucesso, dos profissionais que o mercado precisa. Chega de ficar atrás da mesa somente planejando e sonhando com a realização e reconhecimento profissional, faça por merecer, seja notável.



Gosto de um texto bíblico que diz: pelos seus frutos vos conhecereis. Veja, a mais de dois mil anos, Jesus já dizia que pelos frutos produzidos pelas nossas atitudes que seriamos conhecidos, e não pelos nossos pensamentos.



Está certo de que nosso agir começa no pensar. Mas é que na maioria das vezes ficamos somente no pensar e esquecemos de agir.



Comece a agir hoje.





www.jeremiasoberherr.com.br contato@jeremiasoberherr.com.br

Liderança modelo “Dunga”: razão X coração

Liderança modelo “Dunga”: razão X coração

Dunga demonstrou bastante segurança e firmeza na leitura dos nomes, como alguém que elege companheiros de jornada. Uma jornada curta, rápida, porém bastante intensa e normalmente inesquecível.

:Por Elaine Saad, www.administradores.com.br


Na semana passada o país parou para ver a tão esperada lista de convocados para a Copa do Mundo. Claro que como acontece em todas as Copas, a lista agradou alguns e desagradou a outros. Como tudo o que vemos tem sempre um conteúdo de nós próprios em nossa percepção, eu acabei por assistir a divulgação da lista e a entrevista posterior concedida pelo "nosso" técnico Dunga com os olhos de uma pessoa de Recursos Humanos, cujo olhar para o tema Liderança está sempre presente.


Dunga demonstrou bastante segurança e firmeza na leitura dos nomes, como alguém que elege companheiros de jornada. Uma jornada curta, rápida, porém bastante intensa e normalmente inesquecível.



Uma frase sua que me chamou muito a atenção foi particularmente a que ele menciona que, muitas vezes ao analisar a lista, seu coração o chamava para alguns nomes, porém sua razão o fez optar por outros. Essa, para mim, foi a frase-chave para a reflexão que se segue. Essa dualidade razão-emoção está presente no dia-a-dia de qualquer pessoa que lidera outras pessoas. E como ela é difícil!



Com o passar dos tempos nos apegamos àqueles que trabalham conosco, passamos a gostar dessas pessoas, do que elas são em sua essência. Porém, muitas vezes, isso nos cega para enxergar o que elas são verdadeiramente como profissionais. Quantos líderes, ao tomar uma decisão, se deixam levar por seu coração e acabam por decidir erroneamente para a organização. Muitas vezes, ou melhor, na maioria das vezes essa tomada de decisão é completamente inconsciente e prejudica o negócio em pró da relação ou em pró da amizade ali estabelecida.



Mas qual é a conduta correta? Beneficiar a organização e colocar em risco a amizade ou o beneficiar a amizade e colocar em risco o próprio emprego ou a própria reputação? Creio que a melhor conduta, no ambiente profissional, seja a primeira opção. Porém, o que a maioria dos líderes não sabe, até porque não tem consciência do seu ato, é que podem falar sobre isso com a pessoa envolvida de maneira transparente. Quando nos vemos diante de uma situação como essa, temos que ter uma conversa clara e honesta com a pessoa, explicar as razões que nos levaram a tomar aquela decisão e dizer o quanto a amizade ou proximidade nada têm a ver com aquele ato.



Qualquer um poderá compreender uma atitude assim. O que as pessoas não compreendem é serem pegas de surpresa, é sentirem-se traídas por aquelas em quem mais confiavam, é receberem uma notícia ruim de forma coletiva e não privada.



Ser líder é saber comunicar a mensagem da melhor forma seja ela qual for. Sempre há uma melhor forma para aquele determinado liderado. Um bom líder conhece seus subordinados diretos a ponto de saber como falar cada assunto que precisa ser dito.



Temos tantas oportunidades de fazer as coisas da forma correta e nos momentos corretos. Pena que muitos líderes simplesmente não aproveitam essas oportunidades e acabam perdendo pessoas, gerando para as empresas custos muitas vezes quase imensuráveis de reposição, considerando treinamentos, investimentos e tempo dedicados a quem se foi.



Geralmente mais sortudos que o Dunga. Não temos o Brasil todo julgando nossas decisões, analisando cada nome de companheiro escolhido e cobrando as nossas decisões. Temos a liberdade de poder agir por nós mesmos.



Além disso, entendo que ele, Dunga, ainda teve a "tristeza" de não poder explicar em primeira mão à muitos deles o porquê não foram chamados, o que talvez ele desejasse fazer. A razão teve que prevalecer sobre o coração, tanto na escolha, como na forma de comunicar. Ainda bem que no dia-a-dia temos possibilidades diferentes para agir. Com mais liberdade e com menos audiência.



Elaine Saad - Gerente Geral da Right Management no Brasil e também coordena os projetos da empresa na América Latina. É atualmente a Vice-Presidente da Diretoria Executiva da ABRH-Nacional para a Gestão 2010-2012.

O resultado do stress

O resultado do stress

O aprendizado requer dor, ninguém nunca chegou lá sem sofrer um pouquinho.
Por Sylvio Ribeiro


ImprimirEu sei que é um tanto clichê começar um artigo extraindo do dicionário a definição de um termo, mas vamos lá. Stress: Conjunto das perturbações orgânicas, psíquicas, provocadas por vários agentes agressores. Esse é o conceito presente na maioria dos dicionários, mas eu quero trabalhar o conceito de stress utilizado no esporte, especificamente nas academias.Quase todo mundo que faz musculação ao menos 3x por semana tem o objetivo de ganhar massa muscular, os homens querem ficar fortes e as mulheres com músculos torneados.



Qualquer professor de educação física explicará que, para isso acontecer, o músculo precisa de stress. Você precisa passar pelo desconforto de carregar pesos e sentir o músculo doer à cada seção, então você vai pra casa, descansa, e em 1 ou 2 dias seus músculos estarão "reconstituídos" e um pouco mais resistentes que antes. Acontece que ele tem um limite, se for leve demais o músculo não obtém estímulo suficiente e nada acontece, se o treino for muito pesado, ele pode sofrer uma lesão.



Não é segredo pra ninguém que um pouco de stress é bom no nosso dia-a-dia, nos mantém em ritmo acelerado e a nossa produtividade aumenta, não é raro nesses momentos termos mais ideias, argumentamos melhor, finalizarmos mais projetos. Mas manter o ritmo acelerado durante muito tempo é perigoso, nosso corpo precisa relaxar, e aí entram os nossos hobbies, uma cervejinha com os amigos e até não fazer nada. Seja o que for que nos faça sentir bem, o nosso corpo precisa. Biologicamente falando, relaxar ajuda o nosso corpo a se recuperar do desgaste do dia-a-dia. O nosso corpo é movido a reações químicas, sejam nos nossos músculos ou no cérebro, depois de um grande stress é necessário um bom repouso.



Por outro lado, ao contrários dos nossos músculos, as pessoas que ficam muito sob forte stress profissional e nunca relaxam ainda conseguem desempenhar suas funções, mas perdem produtividade ou na pior das hipóteses destroem sua vida pessoal. E a vida pessoal é a base para qualquer grande profissional. Felizmente, muito se tem falado dos males do stress e dos benefícios de ter uma hora pra relaxar. Isso é muito mais importante hoje do que era anos atrás. Estamos na era da intuição e criatividade, não dos fazedores de planilha e ninguém consegue tomar boas decisões ou ter ótimas ideias sob forte stress durante muito tempo.



Stress é bom na medida certa, principalmente para evitar a comodidade e a monotonia. Bons chefes sabem administrar isso e devem administrar isso. Bons funcionários sabem quando stress é um estímulo e quando é prejudicial. Assim como nem todo mundo gosta de malhar (de fato, a maioria foge das academias) mesmo sabendo que obterá bons resultados, no mercado muitos profissionais optam por cargos mais estáveis. Essa é uma opção, mas se você é um daqueles dispostos a sofrer um pouco para vencer lá na frente, adote o lema dos marombeiros: No Pain, No Gain.

O cliente é o maior patrimônio da empresa

O cliente é o maior patrimônio da empresa

Quem são seus clientes? Quantos de seus clientes compram regularmente os produtos da organização em que você trabalha? Quanto mais você conhecer seus clientes, mais poderá agregar valor aos produtos ou serviços que comercializa.
:Por Sonia Jordão


Por Sonia Jordão

“Clientes podem demitir todos de uma empresa, do alto executivo para baixo, simplesmente gastando seu dinheiro em algum outro lugar.” (Sam Walton, fundador da rede Wall-Mart).

Quem são seus clientes? Quantos de seus clientes compram regularmente os produtos da organização em que você trabalha? Como anda a concorrência? Quanto mais você conhecer seus clientes, mais poderá agregar valor aos produtos ou serviços que comercializa. Ouça seus clientes, vá até eles, comunique-se com eles.

As organizações precisam dos clientes para sobreviver e as pessoas precisam das organizações para se realizar profissionalmente, portanto todos os colaboradores precisam saber se relacionar bem com os clientes da organização.

O ideal é criar relações duradouras com seus clientes, e isto não é responsabilidade somente do setor de vendas ou marketing; é responsabilidade da organização inteira. O cliente quer se sentir importante e ser bem tratado, desde a telefonista ou recepcionista até a alta direção.

A maioria das empresas bem sucedidas são aquelas que constroem relações do tipo ganha-ganha com seus clientes, que buscam conquistar a confiança e a ver qual o foco do cliente para, aí, procurar satisfazer suas necessidades. À medida que isso ocorre, todos buscam o sucesso mútuo.

As pesquisas mostram que a maneira como os colaboradores são tratados por seus líderes tem influência direta sobre a forma de atendimento aos clientes. Portanto, é preciso ter consciência de que a forma como um executivo trata seus colaboradores pode refletir na forma como estes tratam os clientes.

Os clientes estão se tornando cada vez mais exigentes e a concorrência cada vez mais acirrada. O fato é que o interesse pela excelência cresce a cada dia no mundo inteiro, fazendo com que as organizações procurem programas de melhoria de qualidade. Estão constatando que a má qualidade de seus produtos e serviços prejudica sua imagem e para evitar que isso aconteça, passam a investir em programas de melhorias.

Se algum problema acontecer o mínimo que os clientes esperam é que você solucione esse problema, quando eles ocorrerem. A organização pode até não ser perfeita, mas é preciso ter cuidado quando algo der errado.

Geralmente, quando o cliente reclama é porque quer continuar com a empresa. Além disso, ele é um consultor gratuito para qualquer organização. Mas, como saber o que o cliente deseja e necessita? Só mesmo perguntando a ele. Ouvir o cliente é um ponto de partida fundamental e deve ser uma atitude permanente.

“Um cliente mal atendido provavelmente irá procurar refúgio no seu concorrente e recuperá-lo custará pelo menos dez vezes mais do que simplesmente mantê-lo.” (Mauro Silveira).

Sonia Jordão é especialista em liderança, palestrante, consultora empresarial e escritora. Autora do livro “A Arte de liderar – Vivenciando mudanças num mundo globalizado”, e dos livros de bolso “E agora, Venceslau? - Como deixar de ser um líder explosivo” e “E agora, Lívia? – Desafios da liderança”.

Sites: www.soniajordao.com.br, www.tecerlideranca.com.br e www.umnovoprofissional.com.br 




Nove qualidades de um líder

Nove qualidades de um líder

• Se você assumir a liderança, por onde deve começar? • Os líderes já nascem assim ou são formados? • Quais as habilidades de liderança que você precisa desenvolver? • Você está cansado de ser um seguidor? • Pode tornar-se um servidor?
Por Vagner Molina

Nove qualidades de um líder

Aqui estão alguns desafios de liderança a ponderar...

· Se você assumir a liderança, por onde deve começar?
· Os líderes já nascem assim ou são formados?
· Quais as habilidades de liderança que você precisa desenvolver?
· Você está cansado de ser um seguidor?
· Pode tornar-se um servidor?Para melhor entendimento, ilustro com algumas definições:

O que é Poder?
É a habilidade de forçar ou obrigar outros a fazer a sua vontade, mesmo que eles não queiram por causa da sua posição ou poder.
Paráfrase: Faça senão...!

O que é autoridade?
É a habilidade de conseguir que as pessoas realizem a sua vontade, de bom grado, pela sua influência pessoal. Dwight Moody
Paráfrase: Eu faço para você...

O que é habilidade?
É algo que se aprende ou adquire.

O que é Liderança?
É a habilidade de influenciar as pessoas para trabalharem com entusiasmo a fim de atingir metas para o bem comum, com um caráter que inspire confiança. James Hunter
Liderança não é gerenciamento. Liderança é influência – Nada mais, nada menos. John Mawell
Liderança é um processo de influenciar. Ken Blanchard
Aquele que dentre vós que quiser ser líder tem que ser antes, o Servidor. Se quiser liderar, você tem que servir. Jesus Cristo

O que é caráter?
É a pessoa que você é, no escuro, quando ninguém está olhando. Dwight MoodyInfluência = Liderança
Todo mundo exerce influência sobre alguém!
Até o mais introvertido dos indivíduos é capaz de influenciar 10.000 outras pessoas.
300 é a média de pessoas que vão para os funerais.
Quem é pai ou professor é líder!

Diferença entre chefe e líder

O chefe posicional... O líder...

Pressiona os subordinados Treina seus liderados

Depende da posição Depende da boa vontade

Inspira medo Inspira entusiasmo

Diz "eu" Diz "nós"

Atribui a alguém a culpa pelos problemas Conserta os problemas

Sabe como é feito Mostra como é feito

Diz "vá” Diz "vamos!"



Quer ser líder?

1- Mantenha uma atitude positiva - orientada para a solução, para a ação, para as pessoas. O entusiasmo leva ao sucesso.

2- Aceite as mudanças - A mudança é certa. Os seguidores tendem a resistir às mudanças. A marca de um líder é aceitar as mudanças e tirar a vantagem da oportunidade que elas oferecem.

3- Tenha coragem - "Coragem é o medo que demora mais para chegar!. Bom conselho. George Patton disse : "Não aceito conselho de meus medos". Bom conselho. Os líderes optam pela coragem.

4- Assuma o risco - O maior risco é nunca assumir um. Os líderes são determinados a vencer ou a tentar novamente.

5- Ouça - Os lideres ouvem para aprender. Seus clientes potenciais conhecem as próprias necessidades e sabem o que está acontecendo na linha de frente da empresa. Apenas ouça.

6- Comunique - Os líderes dão exemplo de comunicação aberta. Use a cabeça. Diga o que eles sentem. Fale ao coração deles.

7- Delegue responsabilidades e transfira poder - Os líderes partilham responsabilidade. Eles não impõem nada, apenas dão exemplos para os outros seguirem. Os líderes incentivam o crescimento das pessoas, desafiando-as a assumir novas responsabilidades, incentivando-as a ter êxito e apoiando-as em caso de fracasso. Os líderes entendem que os erros são lições para o sucesso.

8- Entenda os outros, a si mesmo e a sua situação - Os líderes entendem a importância de uma mente aberta, inquisitiva. A busca constante do conhecimento leva ao maior entendimento.

9- Servir – Servir é o catalisador que torna todas as outras qualidades de liderança uma realidade. A dedicação diária ao servir faz a diferença entre os líderes e os que poderiam ser líderes.

Tente aplicar estes conceitos no dia a dia e acompanhe os resultados.

Pense nisso!

* Vagner Molina é Palestrante, Empreendedor, Consultor especializado em Gestão de Pessoas, Marketing, Vendas e Atendimento ao Cliente, Produtor Teatral, ministrando palestras e treinamentos em todo Brasil. Acaba de produzir o espetáculo Teatral Corporativo “O Monge e o Executivo”, adaptação original do livro best seller de James Hunter com exclusividade e direitos autorais. É escritor, colunista e autor de inúmeros artigos e entrevistas publicadas em jornais, revistas e sites do Brasil.

O que você deve saber antes de liderar

O que você deve saber antes de liderar

Descubra algumas orientações de como conquistar uma liderança de sucesso
:Por Evaldo Costa


"O prazer dos grandes homens consiste em tornar os outros mais felizes..."

Pascal

Você conhece alguma instituição que gostaria de contratar um grande líder? Você acredita no poder da liderança para o sucesso organizacional? Vivemos uma dicotomia, pois de um lado atravessamos uma era em que as organizações buscam de toda forma identificar talentos e quando encontra os remuneram a preço de ouro. Do outro, não faltam candidatos em busca de cargos de lideranças. Todos desejam reconhecimentos e as benesses oferecidas aos ocupantes dessa cobiçada posição.

"A questão mais persistente e importante da vida é: o que você está fazendo pelo próximo?

Martin Luther King, Jr.

O que muita gente não sabe é como conquistar e manter a posição de liderança por um tempo suficientemente longo a ponto de permitir acumular prestígio e patrimônio. Um líder de verdade deve possuir muitos predicados, mas dentre vários, um é que realmente fará a grande diferença para o seu sucesso: a capacidade de se doar com constância e naturalidade.

Muitos líderes iniciantes fraquejam por não serem capazes de se disporem a ajudar as pessoas a se ajudarem. Muitos são até capazes de dar, mas no fundo mantêm a expectativa de ser retribuído. Ou seja, na primeira oportunidade não pensarão duas vezes: exigirão algo do outro. Como você acha que a pessoa que foi cobrada vai se sentir? Algumas pessoas podem até entender a situação e não se importarem muito, mas muitas não vão gostar, sentirão ódio e farão de tudo para não passar pela mesma experiência. Aí, a sua imagem de líder estará seriamente comprometida. As pessoas, na maioria das vezes, e no fundo de suas consciências, desejam retribuir, porém pensam em fazê-lo de forma voluntária, ou seja, sem se sentirem obrigadas.

"É isto o que vos mando: que vos ameis uns aos outros" (Jo15,17)

Quer fazer uma pessoa se sentir muito especial? Seja generoso com ela. Você acha que Jesus Cristo ou mesmo Madre Teresa de Calcutá faziam tudo que fizeram pelos outros esperando obter para si recompensa das pessoas? A capacidade de doar-se sem se preocupar em receber de volta, desses dois personagens que marcaram e marcarão para sempre a humanidade sem dúvida fez uma enorme diferença para as suas vidas e para cada um que recebeu deles algum tipo de apoio.

O magnífico livro de Stephen Covey, "Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes", aborda o tema doar de forma memorável. Ele classifica as pessoas em duas categorias: as de mentalidade abundante e as de pensamento escasso. Para Stephen, as pessoas de mentalidade escassa são aquelas que querem obter retorno do que fizeram para os outros. Para essas pessoas, o mundo é como se fosse uma torta e elas farão de tudo para poder garantir o seu pedaço.

"Como Jesus, pertencemos ao mundo inteiro, vivendo não para nós mesmos, mas para os outros. A alegria do Senhor é a nossa força".

Madre Teresa de Calcutá

Já para as pessoas de pensamento abundante, o mundo também é como uma torta só que eles não se importam tanto em obter logo o seu pedaço. Para essas pessoas, a torta nunca acaba e se acabar elas colocam uma outra no forno.

As pessoas de pensamento escasso, antes de ajudar ao próximo, normalmente tendem a pensar: se eu fizer algo por essa pessoa o que ela poderá me proporcionar de retorno? Já uma pessoa de mente abundante se perguntaria: que pessoa posso ajudar que não me dará nada em retorno?

"A coisa mais gratificante da vida é ser capaz de dedicar uma grande parte de si mesmo ao próximo"

Pierre Teilhard

E você, está disposto a doar-se e tornar-se um líder de verdade ou acha que ser gerente já basta? Se estiver satisfeito com a posição gerencial, saiba que tudo que terá que fazer é encontrar uma colocação certa para si. Porém, se o seu desejo é ser um líder de verdade, deverá estar disposto a ser conscientemente bondoso, generoso com o próximo e convicto de que a sua função será encontrar várias posições certas para todos que encontrar pela frente.

Pense nisso, muito sucesso e até a próxima.

Evaldo Costa

Escritor, Consultor, Conferencista e Professor.

Autor dos livros: "Alavancando resultados através da gestão da qualidade", "Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia" e co-autor do livro "Gigantes das Vendas"- www.evaldocosta.com.br. E-mail: evaldocosta@evaldocosta.com.br.

6 Perguntas que os líderes devem estar preparados para responder

6 Perguntas que os líderes devem estar preparados para responder

Como o seu funcionário está cuidando dos clientes da sua empresa?
Por Alessandra Assad

6 Perguntas que os líderes devem estar preparados para responder


Outro dia eu fui fazer exames de rotina em um laboratório e não encontrei vaga para estacionar o meu carro. Baixei o vidro e perguntei para o "guardador de carros" se ele achava que ia demorar muito para eu conseguir uma vaga. Imediatamente ele apontou para uma vazia, onde tinha uma placa "reservado para a Diretoria" e disse que eu poderia estacionar lá. Desconfiada, eu questionei: "E se alguém da Diretoria chegar?". Ele respondeu: "Ficarão felizes em saber que a vaga foi ocupada por um cliente. Somos uma empresa voltada para o cliente".



No mesmo mês eu estava viajando e precisei fazer uma parada estratégica entre vôos no Aeroporto de Guarulhos. Eu teria cerca de quatro horas para dormir naquela noite e precisava estar "inteira" para uma palestra no dia seguinte. Escolhi um hotel que tivesse o benefício da Van para me levar e trazer, assim eu ganharia tempo e poderia descansar. Quando entrei no carro, exausta, o motorista me perguntou se tinha problema que déssemos carona para alguns comissários. "É claro que não". Não teria tido realmente, se os comissários não tivessem ido para outro hotel, bem longe do meu, e ainda por cima, o motorista não tivesse feito questão de entregá-los antes de mim, aceitando gentilmente uma nota de vinte Reais do último que deixou o veículo.



Duas histórias, duas culturas claramente diferentes e duas formas antagônicas de enxergar e tratar o cliente. Minha pergunta é: como o seu funcionário está cuidando dos clientes da sua empresa? Será que ele tem a "autonomia" do guardador de carros para saber que o cliente está acima de tudo e de todos, ou será que ele está plantando única e exclusivamente para aquilo que dá retorno só para ele?



De um modo geral, nas organizações voltadas para o cliente, os líderes desempenham um papel-chave na monitoração do progresso das pessoas e, conseqüentemente, no lucro da empresa. A questão é que os gerentes sabem muito pouco sobre gerenciamento e interação com o cliente. Mesmo nesta época de empresas mais horizontalizadas, um dos fatores de maior influência no comportamento do funcionário é o que eles vêem os seus gerentes fazerem. Richard Whiteley e Diane Hessan, dois grandes especialistas em crescimento de empresas orientado para o cliente, dizem que é possível começar a crescer implementando quatro passos básicos na empresa junto aos funcionários:

Associe a visão ao trabalho diário – o gerente deve se tornar a ligação entre a estratégia da empresa e o que acontece na interação com o cliente. Ele deve não apenas captar a visão empresarial, mas também ser capaz de transmiti-la em termos de efeitos específicos nas práticas de vendas e serviço.



Dê um exemplo de competência – aqueles que estão na linha de frente devem poder se dirigir aos seus gerentes com confiança, recorrendo a eles como recursos seniores no caso de contas-chave, e como pessoas naturalmente talentosas em matérias de vendas e serviço.



Crie direção – orientar uma equipe é tão importante quanto participar dela. Os gerentes devem ser capazes de transmitir um sentido claro de direção mediante treinamento, feedback e apoio. Eles devem se tornar defensores da força de trabalho da linha de frente. Aliás, já é comprovado que hoje a prática gerencial mais valiosa é o apoio às pessoas da equipe.



Recompense a mudança – as empresas verão resultado mais rapidamente se examinarem a maneira como reconhecem e recompensam os profissionais da linha de frente. Um exemplo claro: se a meta empresarial for o relacionamento de longo prazo com o cliente, a empresa não deve recompensar a sua linha de frente exclusivamente com base no volume a curto prazo.



O cliente que espera o "benefício" e se decepciona, nem deveria precisar chamar o gerente. Afinal, se algo está errado na linha de frente, de quem é a culpa? Muito melhor, mais lucrativo e compensador é o gerente trabalhar nos bastidores com as equipes para que elas tenham autonomia de decidir pela empresa na frente do cliente. Cliente surpreendido com o benefício não esperado, só chamará o gerente para dizer: "muito obrigado".



6 Perguntas que os líderes devem estar preparados para responder:

1 - Com o que nos comprometeremos?

2 - Qual deveria ser a nossa marca/personalidade?

3 - O que queremos que os nossos clientes digam de fazerem negócios conosco?

4 - Como sabemos que isso será valorizado?

5 - O que estamos dispostos a investir para fazer com que isso dê certo?

6 - Queremos tentar atender às necessidades de toda a nossa clientela ou temos um segmento específico de clientes a que nos dedicar e que está pronto para pagar por um processo de interação classe mundial?

Líder de primeira viagem? Confira dez dicas que podem ajudar

Líder de primeira viagem? Confira dez dicas que podem ajudar

Tornar-se chefe não é uma das tarefas mais fáceis. Assumir um cargo de liderança Por Karla Santana Mamona, InfoMoney

Tornar-se chefe não é uma das tarefas mais fáceis. Assumir um cargo de liderança requer conhecimento e preparo. Para profissionais inexperientes no assunto, ser o responsável pela atividade de outras pessoas é ainda mais complicado.


O gerente de Atendimento da Catho Online, Lucio Tezzoto, afirma que o primeiro passo para esse novo gestor é ter humildade para entender que está iniciando a carreira como líder de grupo. "Esses líderes devem entender que essa etapa da vida demanda muito mais preparo e mudança de postura", alerta.



O especialista aconselha que o profissional evite querer resolver algo sem apoio e a opinião de outras pessoas do grupo. Para Tezzoto, a pessoa não deve se alienar em relação ao comportamento e atitude de outros gestores.



"A pessoa nunca deve acreditar que a sua meta já foi atingida e que seu cargo é vitalício. Ele ocupa o cargo de gestor, ele não é o gestor", diz.



Líder com os colegas


Ao ser promovido, é comum que profissionais não saibam como se comportar em relação aos seus colegas de trabalho.



Para evitar insatisfações entre os outros profissionais, a empresa deve esclarecer quais foram os critérios utilizados para a ascensão de cargo daquela pessoa. Importante também que o novo líder mostre os motivos pelo qual foi escolhido.



"Uma atitude que ajuda muito é mostrar a postura de gestor participativo, dividindo responsabilidades e méritos, para que todos os liderados entendam que a empresa fez a melhor escolha", orienta Tezzoto.

Como adquirir maturidade?


Em relação à maturidade, característica valorizada entre as empresas, Tezzoto explica que essa não se adquire apenas com uma promoção na hierarquia organizacional.



"O tempo faz com que o profissional tenha experiências agradáveis e desagradáveis, de sucesso e fracasso, que contribuem ou atrapalhem o desenvolvimento", afirma.



Uma dica para ser um profissional mais maduro é se espelhar nos gestores bem-sucedidos. O profissional deve copiar as práticas corretas e excluir de seu comportamento as más atitudes.



Dez dicas


Confira abaixo dez dicas dadas pelo especialista para chefes de primeira viagem:



Ter humildade;
Não resolver demandas sem apoio das pessoas do grupo;
Não acreditar que é o dono da verdade;
Não tratar todos como "amigões";
Se espelhar em gestores bem-sucedidos e considerados líderes de seu grupo;
Mostrar os motivos pelo qual foi escolhido;
Mudar a postura;
Não acreditar que não precisa mais dos colegas;
Saber que ocupa o cargo de gestor, ele não é o gestor vitalício;
Copiar as práticas corretas e excluir as ruins.

Você tem as competências essenciais para uma boa liderança?

Você tem as competências essenciais para uma boa liderança?

Faça o teste elaborado pela empresa norte-americana CareerLab, consultoria de carreira e liderança, e veja as 10 competências para se tornar um melhor líder
:Por Fábio Bandeira de Mello, www.administradores.com.br


Uma nova era de liderança
Liderança jovem e madura: você sabe o que espera o seu chefe?
Aversão à liderança: saiba mais sobre ela!
Mulheres na liderançaMuitas são as responsabilidades de um líder. Geralmente, espera-se desse profissional eficiência em dirigir uma equipe, conquistar os melhores resultados para a empresa, manter um ambiente saudável e harmonioso, além de ter o respeito de seus liderados.


O coach Paulo Roberto de Souza, especialista em gestão pessoal, destaca que a principal características do líder, para realizar suas atividades com eficiência, está em desenvolver pessoas. "Uma pessoa que está nesta posição pode ajudar a facilitar ao máximo o alcance dos objetivos por parte dos funcionários. Mais do que se preocupar em fazer, o líder deve se ocupar de conseguir que sua equipe consiga produzir, sem dependência, que se tornem pessoas responsáveis, ou seja, que conduzam suas tarefas adequadamente, sem necessidade de conselhos e acompanhamento próximo e que atinjam seus objetivos".


Contudo, muitos profissionais se questionam sobre quais as habilidades que uma pessoa deve ter para liderar com sucesso.



A CarrerLab, consultoria norte-americana especializada em carreira e liderança, elaborou um teste simples que avalia as competências essências, ou seja, as habilidades para um profissional ter uma boa liderança. De acordo com William S. Frank, presidente e CEO da CareerLab, todos podem se tornar líderes em suas áreas, mas para isso é preciso praticar. "Qualquer um poderá, com interesse e dedicação, desenvolver as habilidades para um bom líder. Para isso, é preciso praticar e aprender algumas habilidades para essa função."


E você? Acha que possui as competências essências para ter uma boa liderança? Faça o teste, da consultoria CarreerLab e avalie sua capacidade de liderar.


Teste


Abaixo, existem 10 habilidades e cada uma vale 10 pontos. Caso sinta que possui uma competência totalmente desenvolvida em alguma determinada habilidade, some 10 pontos. Caso considere que essa habilidade não é completamente desenvolvida, não some os pontos.



Visionário.

Criam uma visão, ou seja, pensam no futuro da sua empresa. Esses líderes podem melhorar a qualidade e a aceitação da visão de parceria com seus colegas, a equipe de executivos, funcionários-chave de toda a organização ou consultores externos. Esse profissional procura novas ideias e apoia às pessoas que ajudam a criar essas propostas.



2. Inspirador.


Uma vez que a visão está estabelecida, os grandes líderes são capazes de inspirar todos na empresa para obter o resultado que a empresa espera. Esta inspiração se estende a clientes, investidores, fornecedores, órgãos de administração e todos os outros intervenientes.


Isso não significa que os bons líderes têm de ser carismáticos ou grandes oradores públicos, embora alguns sejam. Os líderes podem inspirar pelo exemplo, ou de forma discreta. Cada palavra e ação demonstram a sua paixão para a visão.





3. Estratégico.


Profissionais que são claros nos seus argumentos e enfrentam diretamente as forças e fraquezas das suas próprias organizações, bem como as suas oportunidades e ameaças externas. Eles pensam em termos de alavancagem, de "pesca onde os peixes são grandes" e de parceria para ganhar vantagem no mercado. Apesar de ter interesse em uma venda, eles preferem criar alianças estratégicas que geram milhares, ou centenas de milhares de vendas.





4. Táticos.


Os líderes com esse perfil são orientados para linha de fundo e, extraordinariamente, comprometidos com resultados. Eles prosperam em fatos, números, "números" e dados. São estão interessados em ROI, ROE e EBIDTA, por exemplo. Se os números não são o seu forte, se cercam de talentos em finanças.





5. Focalizado.


Uma vez que a visão e a missão (uma declaração breve, clara das razões para a existência de uma organização) são estabelecidas, esses líderes focam nos objetivos propostos e exigidos em suas tarefas.
Líderes com 20 prioridades (sem foco), essencialmente, não têm prioridades e passam a conviver com problemas para a realização de suas tarefas.





6. Persuasivo.


Não são necessariamente vendedores, mas profissionais com esse perfil, são capazes de levar outras pessoas para o seu ponto de vista usando a lógica, razão, emoção e força de suas personalidades. Eles motivam pela persuasão, em vez de intimidação. A chave aqui é o líder falando de seu coração.





7. Agradável.


Bons líderes são centrados nas pessoas. Eles podem ser cientistas, engenheiros e técnicos de formação, mas reconhecem as habilidades interpessoais de seus liderados. Eles exibem um alto grau de inteligência emocional e possuem simpatia.




8. Decisivos.
São aqueles que podem tomar decisões rapidamente - muitas vezes com dados incompletos. Raramente um líder é capaz de obter 100 % da informação necessária para uma decisão. Normalmente são "60 %" ou "80 %".





9. Ética.


Liderança é baseada em princípios. Estabelecem expectativas claras de desempenho e as pessoas responsáveis. Isso requer que sejam diretos e verdadeiros. Sabem que é difícil bater a verdade.



10. Aberto a comentários.


São abertos e dedicados à aprendizagem ao longo da vida. Buscam feedback sobre seu desempenho através de conversas diretas e ferramentas de objetivo, tais como opiniões diversas. Profissionais com esse perfil, ao buscarem a melhoria contínua em suas empresas, acham melhorias para si próprio.




Resultado


· Pontuação 70 ou mais - Você está na faixa de destino e possui as características de um bom líder.

· Pontuação Inferior a 70 - Você possui algumas deficiências para essa função de liderança. Procure desenvolver e treinar as habilidades que ainda não são o seu forte.


Use os seus resultados para criar um plano de desenvolvimento para sua carreira. Em outras palavras, se você está carente em alguma determinada competência, procure mentores, formação e coaching para escorar sua fraqueza. No entanto, o mais importante é aproveitar seus pontos fortes.

Currículo: um fator determinante na seleção

Currículo: um fator determinante na seleção

O que você precisa saber para encantar os recrutadores com o seu currículo
:Por Teresa Gama, www.administradores.com.br



Veja quando o currículo em redes sociais amplia chances de conseguir emprego
Internet exige currículos detalhados
Informação falsa em currículo pode se tornar crime
Comece o ano com um currículo matador!Em todo processo seletivo, o currículo é a porta de entrada para um candidato, "o cartão de visitas". Como primeiro contato entre a empresa e o profissional, devemos sempre ter em mente que o currículo é, antes de mais nada, um documento. As informações que ele traz tem caráter oficial em uma seleção, como um "RG" profissional. Então, para garantir que a primeira impressão seja positiva, alguns cuidados devem ser tomados durante a preparação do currículo.


A primeira preocupação do profissional deve ser com relação à veracidade das informações. É extremamente importante incluir apenas a graduação, os cursos extra-curriculares e experiências que tiverem sido, de fato, realizados, com informações verídicas sobre datas e períodos de conclusão. Muitos candidatos, por imaginarem que serão melhor recebidos na seleção, costumam incluir graduação e curso de idiomas como se estivessem concluídos. É extremamente importante deixar claro no documento que eles estão em andamento e qual é a previsão de conclusão, quando for o caso.


Outro ponto importante é com relação às datas de entrada e saída nas empresas em que o candidato trabalhou anteriormente. Em hipótese alguma, deve-se alterar a data de saída, na tentativa de torná-la mais próxima da data de entrada no próximo emprego. Esse erro, muitas vezes identificado na entrevista pessoal, pode fazer com que o avaliador desconfie da veracidade das demais informações do currículo. O ideal é que o candidato deixe claras as informações e explique, na entrevista, o motivo do período em que ficou sem trabalhar.


Já com relação às demais informações, como cargo e atividades desenvolvidas, a organização e clareza do currículo são fatores importantes. O ideal é começar pelas informações pessoais de contato. Em seguida, deve vir o objetivo do profissional, sempre muito importante no momento da compatibilidade com a vaga. Vale a pena deixar clara a área em que se pretende atuar, com objetividade.


As experiências profissionais, um dos mais importantes pontos do currículo, devem vir sempre acrescidas dos desafios que o profissional enfrentou e solucionou. A empresa e o cargo são importantes, mas os principais trabalhos e projetos realizados são muito valorizados na avaliação curricular. É interessante descrever o que foi desenvolvido, se foi uma extensão de um trabalho já iniciado ou se foi implementado, as áreas parceiras no projeto e, principalmente, os resultados obtidos, para a empresa e para seu desenvolvimento.


Em seguida, pode-se mencionar a graduação e cursos de especialização. Cursos rápidos só devem ser mencionados se eles estiverem relacionados à área em que o profissional se formou, ou caso ele queira redirecionar sua carreira. Especializações são sempre bem-vindas, assim como cursos de idiomas. Caso não estejam concluídos, isso deve ficar claro no currículo e não diminui as chances do candidato. No caso específico dos idiomas, é importante registrar seu exato nível na língua estrangeira. É importante lembrar que as oportunidades que requerem idioma fluente sempre exigem validação em um teste de idiomas.


O currículo também deve estar visualmente limpo e objetivo. É importante deixar de lado a "decoração" e informações irrelevantes. Dispense papeis coloridos, a menos que sua área de atuação permita, e não abuse de ferramentas de destaque ou coloridas.


Um currículo ideal deve ter no máximo duas páginas. Assim, vale priorizar as informações mais relevantes. Todas as informações adicionais podem ser comentadas na entrevista pessoal, caso haja oportunidade. O mesmo deve acontecer com relação à pretensão salarial, que deve, preferencialmente, ser comentada na conversa com o avaliador, caso o profissional seja questionado.


Em um cenário mais competitivo, um currículo verdadeiro e bem formatado pode garantir a participação em um processo seletivo. Por isso, vale a pena investir algum tempo na sua produção.



*Teresa Gama é diretora da Projeto RH

Você tem o costume de dizer “amanhã eu faço”?

Você tem o costume de dizer “amanhã eu faço”?

Veja as implicações das pessoas que sempre deixam as tarefas para a última hora ou para o dia seguinte.
:Por Pedro H.G. Lima & Luís C. Fernandes,

Adiar a realização de uma tarefa é algo comum na vida das pessoas, para exemplificar esta questão basta responder a uma pergunta simples: quem nunca adiou o preenchimento da declaração de imposto de renda?

Embora pareça um traço da nossa cultura, deixar para amanhã não é uma exclusividade dos brasileiros, mas sim uma característica do ser humano que pode ser potencializada ou atenuada por fatores culturais e/ou educacionais.

Poucas pessoas podem dizer que nunca deixaram para depois alguma tarefa particularmente onerosa, seja física ou psíquica, mesmo tendo tempo de sobra para realizá-la.

Procrastinação é o adiamento de uma ação. É o deixar para outro dia ou para um tempo futuro. Os motivos desse adiamento podem ser justificados de diversas formas, como medo do fracasso, mentalidade autodestrutiva, perfeccionismo, etc. Até certo ponto, procrastinar pode ser considerado normal, mas exige uma atenção especial quando se torna crônico, pois pode ser sinal de alguma desordem psicológica ou fisiológica.

Existem dois tipos de procrastinadores, os relaxados e os tensos.

No grupo dos relaxados a questão é vista como uma situação que causaria desprazer. O indivíduo, diante da necessidade de realizar uma tarefa no momento em que esta é exigida, busca atividades mais prazerosas. Na pratica, acaba deixando de lado tarefas importantes para buscar um prazer (muitas vezes fugaz) para tentar fugir da realidade.

Quanto ao grupo dos tensos a procrastinação surge como uma ferramenta de relaxamento, porém pouco eficaz. Por regra, frente a uma atividade percebida como geradora de pressão, releva sua importância e adia sua realização e, conseqüentemente, seu peso para o dia seguinte.


A compreensão básica (ou desculpa) por trás da dinâmica é que adiando a realização é possível descansar e no dia seguinte estar mais relaxado e disposto para enfrentar o desafio. Acontece que no dia seguinte a história se repete deixando o prazo da conclusão da atividade cada vez mais curto. O circulo vicioso que se forma aumenta o estresse além dos sentimentos de ansiedade e frustração.


Estabelecido o ciclo, o que se encontra é uma sucessão de atrasos, perdas de prazos e fracassos, enquanto desejos, objetivos e até mesmo sonhos pessoais são deixados de lado, amontoados em uma pilha sob a etiqueta "amanhã eu faço".


Imaginar a quantidade de atividades e atitudes que acabamos deixando para amanhã durante os anos da nossa existência, dá uma noção do prejuízo que acumulamos.


Apenas para refletir melhor sobre a dimensão que o procrastinar pode adquirir, quando deixamos de olhar apenas para as tarefas e nos voltamos às pessoas, podemos também contabilizar o que deixamos de oferecer.


Por fim é preciso deixar claro que não é sensato confundir procrastinação (o adiar da realização) com preguiça. Esta pode ser interpretada também como aversão ao trabalho, negligência, indolência, morosidade, lentidão ou moleza. Um conceito bem diferente.


Mas nem tudo está perdido. Compreender melhor como reagimos aos desafios e, principalmente, agir de uma forma diferente quando eles se apresentam pode fazer a diferença.

insubstituível

Uma mensagem interessante para dar uma boa pensada...

Na sala de reunião de uma multinacional o diretor nervoso fala com sua equipe de gestores...

Agita as mãos, mostra gráficos e, olhando nos olhos de cada um ameaça: "ninguém é insubstituível" .
A frase parece ecoar nas paredes da sala de reunião em meio ao silêncio.
Os gestores se entreolham, alguns abaixam a cabeça.
Ninguém ousa falar nada.
De repente um braço se levanta e o diretor se prepara para triturar o atrevido:
- Alguma pergunta?
- Tenho sim.
-E Beethoven ?
- Como? - o encara o diretor confuso.
- O senhor disse que ninguém é insubstituível e quem substituiu Beethoven?
Silêncio.....
O funcionário fala então:
- Ouvi essa estória esses dias contada por um profissional que conheço e achei muito pertinente falar sobre isso.
Afinal as empresas falam em descobrir talentos, reter talentos, mas, no fundo continuam achando que os profissionais são peças dentro da organização e que, quando sai um, é só encontrar outro para por no lugar.
Quem substituiu Beethoven? Tom Jobim? Ayrton Senna? Ghandi? Frank Sinatra? Garrincha? Santos Dumont? Monteiro Lobato? Elvis Presley? Os Beatles? Jorge Amado? Pelé? Paul Newman? Tiger Woods? Albert Einstein? Picasso? Zico? etc...
Todos esses talentos marcaram a história fazendo o que gostam e o que sabem fazer bem, ou seja, fizeram seu talento brilhar. E, portanto, são sim insubstituíveis.
Cada ser humano tem sua contribuição a dar e seu talento direcionado para alguma coisa.
Está na hora dos líderes das organizações reverem seus conceitos e começarem a pensar em como desenvolver o talento da sua equipe focando no brilho de seus pontos fortes e não utilizando energia em reparar seus 'erros/ deficiências' .
Ninguém lembra e nem quer saber se Beethoven era surdo , se Picasso era instável , Caymmi preguiçoso , Kennedy egocêntrico, Elvis paranóico ...
O que queremos é sentir o prazer produzido pelas sinfonias, obras de arte, discursos memoráveis e melodias inesquecíveis, resultado de seus talentos.
Cabe aos líderes de sua organização mudar o olhar sobre a equipe e voltar seus esforços em descobrir os pontos fortes de cada membro. Fazer brilhar o talento de cada um em prol do sucesso de seu projeto.
Se seu gerente/coordenador , ainda está focado em 'melhorar as fraquezas' de sua equipe corre o risco de ser aquele tipo de líder/ técnico, que barraria Garrincha por ter as pernas tortas, Albert Einstein por ter notas baixas na escola, Beethoven por ser surdo. E na gestão dele o mundo teria perdido todos esses talentos.
Seguindo este raciocínio, caso pudessem mudar o curso natural, os rios seriam retos não haveria montanha, nem lagoas nem cavernas, nem homens nem mulheres, nem sexo, nem chefes nem subordinados . . . apenas peças.
Nunca me esqueço de quando o Zacarias dos Trapalhões 'foi pra outras moradas'. Ao iniciar o programa seguinte, o Dedé entrou em cena e falou mais ou menos assim: "Estamos todos muito tristes com a 'partida' de nosso irmão Zacarias... e hoje, para substituí-lo, chamamos:... . Ninguém ... pois nosso Zaca é insubstituível"
Portanto nunca esqueça: Você é um talento único... com toda certeza ninguém te substituirá!
"Sou um só, mas ainda assim sou um. Não posso fazer tudo..., mas posso fazer alguma coisa. Por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso."
"No mundo sempre existirão pessoas que vão te amar pelo que você é..., e outras..., que vão te odiar pelo mesmo motivo..., acostume-se a isso..., com muita paz de espírito. ..".
É bom para refletir e se valorizar!

Você é fiel ao seu cliente?

Você é fiel ao seu cliente?

No mercado de vendas, quando citamos fidelidade, de imediato associamos tal característica ao consumidor final, aquele que tem o poder de escolha entre seu produto e o do concorrente. Em geral, as empresas buscam criar um vínculo de confiança com o cliente, a ponto de saberem qual o público que se manterá mais constante à sua marca. Mas, será que conquistar o crédito do seu comprador é suficiente para manter uma relação duradoura?
A + A - Tamanho do texto:Por Gilberto Wiesel

CloseCompartilhar
Denunciar Spam
ImprimirNo mercado de vendas, quando citamos fidelidade, de imediato associamos tal característica ao consumidor final, aquele que tem o poder de escolha entre seu produto e o do concorrente. Em geral, as empresas buscam criar um vínculo de confiança com o cliente, a ponto de saberem qual o público que se manterá mais constante à sua marca. Mas, será que conquistar o crédito do seu comprador é suficiente para manter uma relação duradoura?



Acredito que tão importante quanto ter a lealdade de seu freguês, é manter-se fiel a ele. Isso não significa que devemos permanecer imóveis enquanto o mercado a nossa volta cresce. Podemos sofrer mudanças para melhoria do atendimento, como, por exemplo, ampliar o espaço do estabelecimento ou inserir novos produtos para atender a demanda. Mas, é preciso estar atento para que, quando essas mudanças ocorrerem, não sejam deixadas de lado as qualidades que ganharam o carisma do cliente.



Algumas fusões e aquisições que aconteceram recentemente no mercado brasileiro refletem a intensa transação existente no mundo econômico. Quando anunciado, em dezembro de 2009, que a Casas Bahia passaria a ser controlada pelo Ponto Frio, muitos compradores temeram essa junção. Seríamos prejudicados com essa nova parceria? Algo mudaria, como facilidades no pagamento ou atendimento eficiente? O susto passou e, o que vemos hoje, é um empreendimento que cresce cada vez mais. A explicação para isso pode ser o fato das empresas manterem mais que a qualidade de seus serviços e produtos, elas preservaram o encantamento que existia na idealização de cada consumidor.



A pesquisa Top of Mind, que revela quais são as marcas mais lembradas pela população brasileira, do Instituto de Pesquisas DataFolha, mostrou que no ano passado a marca mais lembrada foi a Coca-Cola (13%), seguida pela Casas Bahia (12,2%) e Havaianas (7,1%). O que o estudo não mostra é como essas empresas fizeram para continuarem com grande índice de reconhecimento entre seus consumidores. Podemos analisar que o refrigerante mais lembrado é também o mais tradicional em termos de sabor e qualidade. Presente há mais de 68 anos no Brasil, a empresa, além de inovar em suas propagandas para agradar aos brasileiros, garantiu que o sabor se mantivesse estável dentre esses anos, só elevando o seu padrão de produção e venda. Com esse exemplo, certificamos que crescer e sofrer mutações durante os anos sem perder de vista o respeito com o cliente, é mais que possível.



É importante lembrar que não devemos nos preocupar com o cliente somente na pré-compra e compra do produto. A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) realizou uma pesquisa em março deste ano para avaliar a percepção do consumidor sobre seus direitos e deveres. Quando perguntado sobre o que é considerado mais importante no ato da compra, 45% afirmaram que qualidade do produto e serviço prestado são as principais características que definem o fechamento de uma aquisição, enquanto 34% citaram o preço e 21% consideraram o bom atendimento mais relevante.



O estudo ainda abordou a seguinte questão: você já se sentiu vítima de publicidade enganosa? Uma assustadora maioria, de 61%, responderam que sim. Elas já acreditaram que fariam uma compra e teriam um suporte distinto caso necessitassem. Mas não foi exatamente isso que tiveram quando precisaram de uma assistência. Para evitar tais constrangimentos é preciso, antes de tudo, ouvir mais seu cliente do que falar. Outro ponto que vale a pena ressaltar é que devemos admitir quando não sabemos como resolver um problema ou a reposta dele, e até mesmo assumir que estamos errados. Pequenos atos podem mostrar que a sua preocupação vai além de manter uma renda, mas sim conservar um cliente, uma pessoa que acredite em suas ideias e produtos.



Entre os inúmeros tipos de atenção que devemos dar ao nosso cliente, tratá-lo com respeito, independentemente de sua idade, sexo ou condição econômica é a base para assim, construirmos um relacionamento de dupla fidelidade, onde empresa e consumidor se identificam e, acima de tudo, se respeitam.

Como anda seu Marketing Pessoal?

Como anda seu Marketing Pessoal?

Confira 10 dicas sobre Marketing pessoal, neste artigo de Carlos Hilsdorf.
Por Carlos Hilsdorf


Todo e qualquer profissional para ter sucesso precisa que o seu valor seja efetivamente percebido por seus clientes e pelo mercado em geral. Para que isso ocorra precisamos ir além das competências que compõe o nosso perfil profissional e utilizarmos técnicas de comunicação e marketing. O marketing pessoal não é um culto ao ego ou à vaidade pessoal, é uma necessidade profissional. Excelentes profissionais têm seu reconhecimento e sua demanda subestimados pelo mercado por deixarem de lado o seu marketing pessoal.



Não devemos confundir humildade com anonimato. É perfeitamente possível ser reconhecido por seus valores humanos e profissionais sem com isso perder a humildade. Todos nós temos uma contribuição humana e profissional para oferecer ao mundo. Quanto maior o número de pessoas para as quais possamos oferecer nossas contribuições, melhor.



Veja abaixo 10 dicas importantes sobre Marketing Pessoal:



1) Lembre-se que seu marketing pessoal tem o poder de transformar seu talento em oportunidades. Um Gênio sem marketing pessoal é um gênio desconhecido.



2) Se você está começando uma carreira ou uma nova etapa, demonstre toda a sua disposição para aprender com todas as pessoas e situações. Deixe sempre bem claro o quanto é importante para você aprender com as pessoas e com a empresa.



3) Descubra o ponto mais marcante da sua personalidade, sua maneira de se comunicar, sua alegria, seu bom senso, etc. Foque a "divulgação" deste seu ponto marcante, ele será pra você o que uma marca é para uma empresa. Com o tempo, a sua "marca pessoal" ficará conhecida e desejada por este e por outros atributos que o tempo vai mostrar.



4) "Dress to impress" esta expressão do mercado corporativo americano possui o seguinte significado: "vista-se para ser visto". Sem exageros, sem extravagância, com discrição, mas desenvolvendo um estilo pessoal facilmente reconhecível. Estilo é tudo! Vista-se de maneira a que a sua presença seja agradável aos olhos. Como seres humanos somos muito atraídos pela beleza. Não há nada errado em ser bela desde que você não reduza apenas à beleza as suas potencialidades diante da vida.



5) Mostre o seu lado "solucionador de problemas". Sempre que surgir uma dificuldade ou um problema dentro da equipe a que você pertence, pergunte-se: "o que eu posso fazer por isso?". Sempre que você ajudar a resolver um problema você estará inserindo sua marca pessoal na lembrança das pessoas.



6) Entregue sempre um resultado superior ao esperado. Dedique-se a superar as expectativas das pessoas. Sempre que algo lhe for solicitado pergunte-se: "Qual é a melhor maneira pela qual eu posso realizar o que me foi pedido?" "Eu posso superar as expectativas com respeito ao meu desempenho e o cumprimento da tarefa?" Realize com qualidade ampliada, procure sempre olhar além da solicitação.



7) Onde a maioria das pessoas fica parada por falta de recursos, IMPROVISE. Use sua criatividade para, diante de poucos recursos, desenvolver a melhor solução possível frente a um desafio. As pessoas mais bem colocadas no mundo dos negócios ousaram improvisar muitas vezes.



8) Construa vários networks. Dedique-se a formar diferentes redes de relacionamentos dentro e fora da empresa. Através dos relacionamentos conhecemos e somos conhecidos, reconhecemos e somos reconhecidos e, principalmente, compartilhamos interesses comuns. Identifique quais são as áreas de interesse que aproximam você de outras pessoas: música, literatura, cinema, hobbies, esportes, competência técnica, etc. Aproxime-se das pessoas, construa relacionamentos de longo prazo.



9) Cultive sua ética e sua honestidade de forma inabalável. A vida testa você! Caminhos não éticos são atalhos que conduzem a abismos! Uma atitude não ética acaba com o seu maior patrimônio – sua integridade. Quando a falta de ética passa a fazer parte da marca pessoal de alguém, esta pessoa somente será usada por outras igualmente não-éticas até o momento em que for conveniente abandoná-la e deixá-la pagar a "conta". Não ceda!



10) Vivemos em uma era de muita competitividade e muita pressão, por isso resistência física, mental e emocional são fundamentais. Isto significa: cuide do corpo, da mente e do espírito. Fortaleça-se nos três níveis, assim quando as pessoas estiverem fisicamente esgotadas você ainda terá fôlego extra - ponto para o seu marketing pessoal. Quando elas estiverem cansadas demais pra pensar em soluções você ainda terá criatividade de sobra para dar idéias – mais 1 ponto para o seu marketing pessoal. E, quando as pessoas estiverem com raiva ou depressão, você manterá a paz e a vontade de viver – ponto para a vida, e para o seu marketing pessoal, também.



Carlos Hilsdorf
Considerado pelo mercado empresarial um dos 10 melhores palestrantes do Brasil. Economista, Pós-Graduado em Marketing pela FGV, consultor e pesquisador do comportamento humano. Palestrante do Congresso Mundial de Administração (Alemanha) e do Fórum Internacional de Administração (México). Autor do best seller Atitudes Vencedoras, apontado como uma das 5 melhores obras do gênero (VEJA, "Guia de Carreira", Ed. 1832). Referência nacional em desenvolvimento humano.
Para maiores informações, visite: www.carloshilsdorf.com.br

TWITTER: www.twitter.com/carloshilsdorf

A importância de saber lidar com pessoas

A importãncia de saber lidar com pessoas

No trabalho você está sujeito a lidar com todo o tipo de pessoas. Pessoas mal -humoradas, pessoas animadas, ruins de serviço entre outras. Mas qual a importância de saber lidar com essa questao?
Por Nayara Cardoso Torres


Independente do porte da empresa em que trabalhamos, somos obrigados a conviver com pessoas.

Mas sabemos que cada pessoa é uma pessoa, cada um possui uma caracteristica, enfim, somos diferentes! Muitos concordariam em dizer que tudo seria mais facil se fossemos todos iguais... mas será? O mundo nao seria muito monótono ou mesmo estagnado já que todos também gostariam das mesmas coisas?

A partir deste ponto podemos ver que as diferenças são importantes para todos nós, talvez até confirmando aquele famoso ditado: "Os opostos se atraem".

Sabemos também que as diferenças também podem trazer conflitos a partir do momento em que prejudicam tanto o nosso bem estar dentro da empresa. Ao mesmo tempo que existe pessoas bem humoradas existem pessoas MAL- humoradas... existem também "pessoas de lua".

Pessoas de lua são aquelas em que ao mesmo tempo que estão bem elas estao mal, o humor muda com tremenda facilidade. E como lidar com isso?

Indico a famosa dissimulação que neste caso seria algo positivo partindo do pressuposto que queremos o bem estar de toda a equipe e se mudarmos o nosso humor por conta dessa pessoa estariamos ficando igual a ela. Não acha? Conversar também um bom começo! Talvez a pessoa não tenha noção do que esteja acontecendo.

Saber conviver com todas as diferenças se torna importante para a nossa vida, adquirimos mais amigos, novas ideias e o mais importante! A comunicação fica mais acessivel e se torna mais solidária.

Enfim lidar com pessoas é um processo complicado mas que com pequenas atitudes podem se tornar mais fáceis!! Não disse tudo o que queria e nem tudo necessario pois é um tema que poderiamos fragmentar bem mas espero ter ajudado de alguma forma.

Você sabe aonde quer chegar?

Você sabe aonde quer chegar?

Quantas vezes escutamos as pessoas dizendo que o outro teve “sorte na vida” e que para ele tudo é difícil. Colocam a culpa na crise mundial, na falta de oportunidade, no chefe mal humorado, na esposa, na infância pobre, enfim, colocam a culpa em alguma situação ou pessoa....

Você sabe aonde quer chegar?
Por José Roberto Marques



Quantas vezes escutamos as pessoas dizendo que o outro teve "sorte na vida" e que para ele tudo é difícil. Colocam a culpa na crise mundial, na falta de oportunidade, no chefe mal humorado, na esposa, na infância pobre, enfim, colocam a culpa em alguma situação ou pessoa. Parece mais eficiente colocar as circunstâncias da própria vida na mão do outro, mas na realidade não é. Se você não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve. Tomar consciência e responsabilidade pela própria vida é o primeiro passo para atingir metas e objetivos.



A atitude de lamentação é típica do ser humano, mas somos capazes de mudarmos nossos paradigmas. O autor xxx, do Best seller Quem Mexeu no meu Queijo, descreve três atitudes diferentes das pessoas: o flexível, que percebe antecipadamente que a crise vai chegar; a pessoa que espera a crise para ver o que vai fazer; a pessoa que leva um tombo e fica se lamentado e culpando a vida.



O que você decide para você? Já sabe aonde quer chegar? O que está fazendo para conquistar seus sonhos?. Busque ter objetivos e um plano de ação, pois isso te trará motivação para fazer diferente, para ir além, para alçar vôos antes nunca imaginados. Metas nos impulsionam, dão sentido e direção para nossas vidas. E lembra – se, sempre: Metas desafiantes criam o medo do fracasso... ausência de metas garantem o fracasso.

As pesquisas mostram que menos de 3% da população tem metas específicas, pessoais ou profissionais e aproximadamente 1% da população coloca sua meta no papel. Pessoas não planejam e falham, elas simplesmente não planejam! Saia da sua zona de conforto no trabalho, no lar, na vida social. Vá em busca de seus objetivos e se você não tem um, comece agora a ter, onde você quer estar daqui 6 meses e daqui 1 ano?



O coaching auxilia na quebra de paradigmas, trabalha metas, planejamentos, conquistas e, principalmente, a força e a diferença que faz um objetivo definido. O coaching traz como conseqüência, a qualidade de vida, porque você passa a administrar melhor seu tempo, saberá aonde quer chegar e não ficará dando volta.Se pegarmos cases de pessoas de sucesso, todas sabem aonde querem chegar e qual caminho seguir e elas buscam a ajuda de um profissional para ratificar o que querem.



Havia um camponês que criou um filhote de águia num galinheiro. A mesma cresceu e acabou aprendendo só 'coisas' de galinha, pois acreditava que era uma. Até que um dia chegou um naturalista e disse para o camponês: - Este pássaro é uma águia e tem que voar. O camponês falou que ela não sabia fazer nada que um pássaro faz e sempre viveu ciscando e comendo milho. O naturalista não satisfeito com a forma que a águia foi criada fez com que ela aprendesse a voar. Foi difícil, pois ela olhava para as galinhas e a princípio, não se deixava voar. Mais o naturalista não desistiu e um dia do alto de uma montanha "jogou" a águia galinha para um vôo no inicio muito difícil e depois de diversas tentativas, a águia percebeu qual era o seu verdadeiro talento e sua missão de vida e voou até ser confundida com o azul do céu.

Esta fábula foi publicada no livro do teólogo Leonardo Boff, em "A Águia e a Galinha", e é uma metáfora com a condição humana. Portanto, todos nós temos grandes habilidades e podemos chegar aonde quisermos, basta mudar os paradigmas.



O camponês fez o papel de coach – treinador – na águia e ela acabou vendo que tinha talentos que não conhecia.Quais são as suas metas para a nova década que chegou? O que você decide continuar com os velhos paradigmas ou perceber que alguns deles não te levaram a lugar nenhum?

Quando o seu colega de trabalho vê você como uma ameaça

Quando o seu colega de trabalho vê você como uma ameaça

A desagradável convivência entre quem age naturalmente e quem se sente ameaçado por este em determinado ambiente organizacional.
Por José Carlos Souto e Silva


Entre os inúmeros fatores que contribuem para que haja animosidade entre duas pessoas ou mais dentro de uma empresa e o simples fato de uma ter a outra como se esta fosse uma constante ameaça para a sua continuidade na empresa. O funcionário exercia suas funções em um determinado departamento da empresa. Sua dedicação e comprometimento resultaram em uma promoção para um cargo mais elevado em relação ao que ele era lotado anteriormente. Nessa nova função em outro departamento, ele será bem recebido por alguns colegas. Porém, outros o estimularão e o cumprimentarão, exteriorizando uma aparente sinceridade, o que na maioria das vezes não é.

No decorrer dos dias, da ambientação no novo departamento e da realização das tarefas, os seus amigos que possuem espírito profissional o auxiliarão de forma edificante, de modo que ele consiga absorver as novas tarefas. Por outro lado, podem existir pessoas que o tratarão de forma rude, dirigindo-se a ele como se este fosse a pessoa mais desprezível daquela empresa. Casos como esse acontecem não só com quem foi promovido, mas também com funcionários recém contratados. Quando o funcionário novato se dirige ao veterano para dirimir alguma dúvida, este, por sua vez, poderá omitir informações ou, de forma duvidosa, poderá presta-la com o propósito de prejudica-la até o ponto dela ser demitida ou admoestada pelo chefe imediato em função da falta por ela cometida, ainda que tal falta tenha sido de forma involuntária.


Com o decorrer do tempo, atritos serão constantes entre esses dois colaboradores, podendo ir além de agressões verbais podendo até mesmo chegar a agressões físicas. O funcionário com mais tempo no departamento pode ter tido essa concepção sobre o recém contratado por vários motivos. Entre eles destacam-se dois. São eles:


O primeiro reside no fato desse novo funcionário ou recém contratado manter uma boa relação com o diretor da empresa e com os demais funcionários, característica essa não observada no funcionário impolido.


O segundo motivo pode estar na qualificação profissional. Enquanto o novo funcionário possui um currículo repleto de cursos e empresas renomadas onde deixou histórias e até mesmo ter alguma formação acadêmica, enquanto o funcionário que se sente sua mantença na empresa ameaçada não possui tantos conceitos positivos como o outro. Tudo isso pode contribuir significativamente para que esse fato ganhe forma.


Existem um sem número de formas para corrigir essa falha. Uma delas é a análise minuciosa do ambiente. Coletados os dados, eles serão analisados e os pontos negativos deverão ser eliminados de modo que a empresa continue prosperando, pois o espírito de cooperação é algo que deve ser constante e indispensável não só na cultura organizacional como deve estar impregnada no bom senso de cada colaborador da empresa.


Toda empresa é um sistema e para que um sistema funcione, os membros devem estar na mais perfeita harmonia possível, pois uma parte com defeito poderá colocar o todo em risco.


Por: José Carlos Souto e Silva

Contato: josecarllos.ses@gmail.com
Fone:(0xx93)9194-4784

o que é amar??

O que é amar? Amar é ser amigo, companheiro, é confiar, respeitar. Será que estamos amando da maneira correta?

Uma mãe e a sua filha estavam a caminhar pela praia.
A menina perguntou: Como se faz para manter um amor?
A mãe respondeu: Pega num pouco de areia e fecha a mão com força...
A menina assim fez e reparou que quanto mais apertava a areia com a mão, mais ela se escapava. Mamãe, mas assim a areia cai!!!
Eu sei, agora abre completamente a mão...
A menina assim fez, mas veio um vento forte e levou consigo a areia que restava. Assim também não consigo mantê-la na minha mão!
A mãe, sempre a sorrir, disse-lhe: Agora pega outra vez num pouco de areia e mantem na mão semi-aberta como se fosse uma colher... Bastante fechada para protegê-la e bastante aberta para lhe dar liberdade.
A menina experimenta e vê que a areia não escapa da mão e está protegida do vento.
É assim que se faz durar um amor...


Caros amigos!! Jamais pense que amar é ser dono de alguém, é ter a pessoa em suas mãos. Amar é proteger, mas dar liberdade, é confiar, é ser amigo, companheiro. E você como está amando?

O que tem mais valor: inventar, imitar ou inovar?

O que tem mais valor: inventar, imitar ou inovar?

Especialistas comentam sobre as implicações que cada uma dessas três formas interfere na evolução do mercado e no dia a dia do consumidor. Confira.
Por Fábio Bandeira de Mello, www.administradores.com.br

Você sabia que volta e meia as imitações benfeitas superam as invenções?


A empresa de restaurantes White Castle foi à primeira organizar o segmento de fast foods, mas um tempo depois, a rede MCDonald's copiou a idéia, melhorou o serviço e se transformou em uma das principais multinacionais do mundo. O Diners Club, por exemplo, foi o primeiro a disponibilizar cartões de créditos, mas foi superada pelos "imitadores" do segmento Visa, Mastercard e American Express.


Até o próprio Ipod da Apple é uma versão melhorada do aparelho Saehan Mpman, que não fez muito sucesso no mercado, mas trouxe o formato de mais capacidade nos MP3 já existentes.


Em todos os setores, nota-se a existência cada vez maior no número de empresas que oferecem serviços ou produtos semelhantes ao consumidor. Nesse aspecto, é evidente que a competitividade entre as organizações está em uma verdadeira crescente, por isso as empresas que procuram e oferecem algum diferencial ao seu cliente aparecem na dianteira de seus concorrentes. Mas o que significa esse diferencial? É inventar algo, aperfeiçoar uma invenção já existente (inovar), ou copiar um produto e fazer pequenos ajustes?


Pontos de vista


Um estudo realizado pelo professor Oded Shenkar, da instituição Fisher College Business nos EUA, sobre o impacto de invenções em modelos de negócios e suas imitações posteriores revelou que as imitações são importantes fontes de avanço para a evolução dos produtos. No estudo foi revelado que 97,8% do valor gerado por invenções vão para os "imitadores".


Oded Shenkar, da instituição

Fisher College Business


Mas o que seriam exatamente essas imitações?


Em entrevista à revista Harvard Business Review, o professor Shekar fala que a boa imitação é aquela que agrega novos valores à invenção. São aquelas pessoas que vêem algo já existente e conseguem transformar aquele produto ou serviço em algo ainda melhor.


"O problema é que muitos imitadores se deixam seduzir pelos elementos visíveis de uma invenção e não copiam aquilo que garante seu sucesso, as 'vigas estruturais'. Às vezes, imaginam equivocadamente que o que deu certo num lugar vai dar certo em outro. Outros ficam tão presos ao original que acabam não fazendo ajustes que tornariam uma inovação melhor.", afirma o pesquisador Oded Shenkar para a revista HBR.


Professor Marcos Morita


Marcos Morita, professor de estratégia e marketing da Universidade Mackenzie, comenta que os graus de imitação variam muito conforme os segmentos de mercado estudados. Em alguns como o farmacêutico, a imitação é impossível, haja vista as patentes.


"Vale salientar que há tanto imitações positivas, quanto negativas. As primeiras são aquelas que agregam valor ao produto ou serviço inicial, conforme expectativas dos consumidores. Aqui se enquadram, por exemplo, os produtos japoneses e agora coreanos. Já as segundas (imitações negativas), fazem cópias puras e simples, sem que nenhum valor seja agregado, além do preço baixo", declara o professor Morita.


Felipe Scherer, autor do livro Gestão da Inovação na Prática


Para Felipe Scherer, sócio da Innoscience Consultoria de Gestão da Inovação e autor do livro Gestão da Inovação na Prática, essas imitações como cópias não podem ser consideradas estratégias de sucesso, mas faz uma observação:



"Isso não significa que aqueles que apenas copiam não ganharão dinheiro também, porém o 'filé da rentabilidade' normalmente está associado à possibilidade de ser o diferencial do segmento e, consequentemente, não ter um parâmetro de comparação".


Ele ressalta que às vezes não é necessário ser o pioneiro, mas é necessário sempre buscar inovar em seu segmento. "Ford não inventou o carro, porém desenvolveu uma forma de fabricá-los mais barato. O Cirque de Soleil não inventou o circo, porém conseguiu criar uma combinação de atrações melhor. Empresas como a 3M, Microsoft, Apple, Disney conseguiram manter um histórico contínuo de inovações e sempre agregam valor à sua marca", ressalta Felipe Scherer.


Invenção: E como ficam as patentes?


As patentes são um modo do governo dar ao inventor a propriedade de sua criação. Por um determinado período, os portadores de patentes têm permissão de controlar como suas invenções são usadas, permitindo que obtenham recompensa financeira sobre seu trabalho.


O professor Marcos Morita explica: "o papel das patentes é proteger os investimentos realizados pelas empresas, tais com as indústrias de medicamentos, nas quais este prazo perdura por 20 anos. Mesmo nestes casos, há governos que acabam quebrando este direito em nome do bem comum. Em outras indústrias, patentear um produto ou serviço é tarefa bem mais difícil e onerosa".



Para Morita, o mundo caminha para um sistema de inovações abertas ou "open innovations", nas quais o papel dos consumidores na concepção dos produtos é cada vez maior. "A web 2.0 traz este conceito em sua natureza. Veja o exemplo da Creative Commons, organismo internacional que regula a questão da propriedade intelectual, criando diversas modalidades conforme o uso e autor. Outro exemplo inimaginável foi a FIAT através do projeto MIO – (meu carro em italiano), no qual mais de 3000 projetos foram recebidos".


O consultor Felipe Scherer é absolutamente a favor das patentes e diz que, dessa forma, incentiva-se o mercado de invenções. "Sempre haverá risco e incerteza quando as empresas estiverem desenvolvendo coisas novas, portanto parte da recompensa advém dessa possibilidade de haver a proteção pelas patentes. Por que uma empresa iria gastar milhões de dólares em pesquisas para desenvolver determinada vacina ou medicamento se esse investimento não pudesse ser recuperado e o prêmio pelo pioneirismo recebido? É claro que as patentes funcionam bem em alguns setores enquanto que em outros, o melhor mesmo é continuar inovando.", conclui o consultor.
Como identificar um líder tóxico dentro de uma empresa?

"Para o líder tóxico, a preocupação com os resultados justifica o desrespeito às pessoas", afirma a professora Vera Martins


Em um ambiente profissional, o líder é o indivíduo dotado de responsabilidades como a delegação de ordens e o comando do planejamento de uma equipe, mas ele pode apresentar sintomas tóxicos.


Entre eles, estão a punição para os erros de seus comandados, a arrogância, a instabilidade emocional e a imprudência, que podem gerar conflitos dentro do ambiente corporativo.


Fujam, lá vem o nosso líder!

“Para o líder tóxico, a preocupação com os resultados justifica o desrespeito às pessoas, que se manifesta no tom de voz, nas palavras utilizadas, na postura invasiva e na incapacidade de desenvolver sua equipe”, afirma a professora da Fundação Vanzolini, Vera Martins.

De acordo com Vera, a dinâmica estabelecida por esse indivíduo nocivo é baseada no medo, com atitudes como ameaças de demissão, desqualificação pública de algum funcionário e humilhação.

Ele também não leva em consideração as opiniões dos subordinados, fazendo-os sentirem-se rejeitados. Suas ordens não podem ser questionadas. Existe a crença de que será respeitado se estimular a baixa autoestima e criar dor emocional nos colaboradores.


“Essa crença estimula na equipe o estado de alerta “lute ou fuja”, provocando estresse emocional no ambiente de trabalho, e consequentemente, reduzindo a produtividade e trazendo prejuízos para as empresas”, avalia Vera.

Salvem o ambiente tóxico!

Quem faz uso de uma comunicação agressiva, que denigre a imagem dos funcionários e torna o ambiente de trabalho uma “fogueira”, previamente estará na mira do alto escalão da empresa. Entretanto, como modificar os paradigmas que regem esse indivíduo?

“Essa mudança de comportamento exige do profissional uma disposição para sair da zona de conforto e coragem para correr riscos na adoção de novos credos e comportamentos. Do lado da empresa, exige-se paciência, firmeza e confiança para promover esse investimento”, explica Vera.


Para a professora, esse trabalho pode ser feito por meio de um treinamento em liderança assertiva e, se preciso, um processo de coaching.

A partir daí, o líder será impulsionado a descobrir os talentos e desenvolver as competências essenciais da sua equipe. Frente a esse processo, caberá a ele caminhar totalmente sintonizado com a missão e os objetivos estratégicos da organização, com o olhar firme e crítico nos resultados que devem ser atingidos.

A transformação

Líderes com foco em resultados, mas sem perder de vista o cuidado com as pessoas. Essa é a base da liderança assertiva, qualidade cada vez mais valorizada pelas empresas.

Vera sustenta que esse modelo de profissional trará maior rentabilidade à corporação. “A empresa ganha porque a assertividade na liderança reduz as tensões entre as pessoas e acelera a solução de problemas. Os clientes também saem beneficiados, pois a assertividade tem impacto direto na qualidade final do produto ou dos serviços prestados, em razão do clima organizacional ético, focado em resultados”.

Quanto aos conflitos, que continuarão a existir, a professora pondera. “O conflito origina-se da diversidade, e a diferença enriquece os relacionamentos, assim, eu diria que os conflitos não devem ser reduzidos e sim bem administrados”.

Por conta desse novo estilo empregado, os problemas de comunicação e relacionamento serão minimizados, já que uma das chaves indutoras desse indivíduo será a atribuição de feedbacks eficazes e educação.

Confira os 10 principais erros que profissionais cometem em entrevistas e dinâmicas

Confira os 10 principais erros que profissionais cometem em entrevistas e dinâmicas

Empresa de recrutamento ensina dicas para candidatos não cometerem gafes e erros na hora dessas avaliações
, www.administradores.com.br


Quando se participa de uma entrevista de emprego ou dinâmica de grupo, o profissional deve estar ciente que os recrutadores estão avaliando muito mais do que seu currículo ou experiência profissional. Nesses processos seletivos são avaliados também a postura, o comportamento e as atitudes de cada candidato.


Principalmente quando existem semelhanças sobre as habilidades e as experiências profissionais entre candidatos concorrentes, o desempenho de cada um nessas avaliações torna-se fator decisivo na escolha do recrutador.


Por isso, é muito importante que o candidato treine o que deseja falar e se prepare adequadamente para esses processos seletivos. Contudo, é muito comum ainda, que candidatos cometam erros e falhas nessas entrevistas ou dinâmicas de grupo. Há casos de que esses profissionais saem da avaliação ou de uma entrevista, sem ao menos saber que cometeram alguma falha durante o processo.


Como uma forma de colaborar para os profissionais que estão enfrentando a maratona de algum processo seletivo, o Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios) selecionou os 10 principais erros que candidatos cometem nessas avaliações e revela dicas de como evitar cada situação. Confira:


1. Português Inadequado: Esse é um ponto muito importante. Falar e escrever corretamente, sem o uso de gírias, conta muitos pontos para o candidato. Procure não utilizar vícios de linguagem como "né" e "tipo". Fale com calma para sua pronúncia ser correta e não soltar, por exemplo, um "tamém" ao invés de também. Caso perceba o seu erro, corrija-se, pois dessa forma o entrevistador sabe de seus conhecimentos.


2. Vestimenta: Saber se vestir é primordial. Decotes, roupas curtas ou justas, calças muito baixas mostrando as roupas íntimas e camisetas de times devem ficar guardadas para outras ocasiões. Evite roupas sujas e amassadas e aposte em cores neutras como preto, marrom, bege e branco. Quando receber a ligação sobre a vaga, pergunte qual o tipo de traje adequado. Nem todas as vagas exigem o uso de roupas sociais. Na dúvida é melhor estar bem trajado, pois demonstra sua preocupação com o momento. Os sapatos devem estar limpos e não muito velhos.


3. Falta de Ética: Falar mal sobre pessoas e empresas pelas quais você passou não é bom para sua imagem. É antiético citar exemplos negativos, principalmente quando o candidato não está envolvido no episódio. A história pode soar como fofoca e esse não é um comportamento esperado no ambiente corporativo.


4. Postura corporal: Sentar-se com postura "largada", ombros caídos, pés inquietos e batendo no chão, olhar disperso e mãos segurando a cabeça demonstrando tédio podem fazer você ser desclassificado. O corpo transmite muitas mensagens e os entrevistadores estão prontos para entendê-las. Então, tenha postura correta, mas não force gestos e expressões faciais.


5. Conversas: Evite conversas paralelas quando o facilitador ou os candidatos estiverem falando. Isso denota falta de respeito com o outro e você pode perder explicações importantes sobre o processo seletivo. Tome cuidado quando for responder uma pergunta. Seja claro e objetivo, porém saliente como pode contribuir caso seja o escolhido.


6. Mentiras: Jamais invente cursos ou experiências em seu currículo ou entrevistas. Você poderá ser testado e, caso a empresa perceba a informação incorreta, pode finalizar a participação do candidato tanto na dinâmica, quanto após a contratação. Se não tiver conhecimentos nas áreas solicitadas, mostre seu interesse em aprender.


7. Falta de conhecimento: Procure saber sobre a empresa e o ramo na qual ela atua. Visite sites e faça buscas na Internet. Assim você poderá ter mais idéias de como ela se posiciona no mercado e mostrará interesse ao entrevistador. Não pergunte sobre salários e benefícios no início da conversa. Isso demonstra o interesse maior no dinheiro e não na oportunidade. Porém, se não ficar claro, aborde o assunto antes de finalizar o encontro.


8. Atrasos: Chegar depois do horário não é bom para sua imagem. Calcule o tempo necessário para chegar ao local e conte com os imprevistos. Pesquise se na região há obras ou previsão de chuvas e saia mais cedo nesses casos. A impressão dos candidatos que se atrasam é de falta de comprometimento. Comparecer com 15 minutos de antecedência é o indicado para relaxar antes do início da entrevista.


9. Falta de postura corporativa: As dinâmicas são um momento de avaliação. Evite conversas não relacionadas com a atividade executada. Dar gargalhadas, criticar os demais participantes ou fazer piadas em excesso não são comportamentos esperados pelo selecionador. Também não queira sempre impor suas idéias, mostre sua capacidade de compreensão quando necessário.


10. Falta de participação: Você foi chamado para uma dinâmica de grupo e quer a vaga? Então participe ativamente de todas as atividades. Apenas tome cuidado para não falar demais e deixar os outros candidatos sem espaço. Mostre que você sabe trabalhar em equipe e dê a oportunidade de outras pessoas também se expressarem.



De acordo com Natália Caroline, coordenadora de seleção do Nube, essas dicas são preciosas para quem procura uma oportunidade. "Utilizando esses conhecimentos, com certeza o candidato aumentará sua chance de aprovação em um processo seletivo e de ter mais sucesso em sua carreira", afirma.