Visitas

visitantes OnLine

quarta-feira, 31 de março de 2010

flores e os signos - significado

Descubra qual flor corresponde a seu signo.

CAMPAINHA-IMPERIAL (de 6/1 a 2/2 )
Com delicadas flores em forma de taça, essa planta se desenvolve muito bem em temperaturas amenas e em lugares ensolarados, além de se adaptar a qualquer tipo de solo. As pessoas nascidas sob o signo de Campainha-Imperial são, a exemplo da flor que as simboliza, extremamente adaptáveis e amantes da luz e do calor. Buscam relacionamentos intensos e têm o dom de transformar os obstáculos em valiosas oportunidades de comprovar o próprio valor e alcançar a vitória. Às vezes, mostram-se distraídas e até meio relapsas, mas esse alheamento nada mais é do que a expressão de uma mente criativa e incansável, eternamente empenhada na busca de novos horizontes. Para transformarem seus sonhos em realidade, precisam aprender a ter mais persistência e a agir de forma mais objetiva.
FLOR-DE-LÓTUS(de 3/2 a 1/3 )
Essa flor, que brota na lama e se eleva para o céu por meio de um caule compridíssimo, é o símbolo da pureza no Oriente. Na Atlântida, representava a essência pura que existe no íntimo de cada ser. As pessoas nascidas sob o signo de Flor-de-Lótus são sensíveis e intuitivas, embora tendam a adotar um comportamento rígido e objetivo no dia-a-dia. São emocionalmente vulneráveis e magoam-se com facilidade, mas sabem esconder muito bem esses sentimentos. Gostam de ajudar os outros e podem se sacrificar pelo bem-estar dos entes queridos. Para serem felizes, querem estar em paz e em harmonia com todos que fazem parte de suas vidas.

NARCISO(de 2/3 a 21/3 )
Conta-se que essa flor, tão rara nos dias de hoje, espalhava-se por todos os jardins atlantes. As pessoas que nascem sob o signo de Narciso destacam-se por sua habilidade em se comunicar, pela simpatia e pelo jogo de cintura que lhes permite sair-se bem nas mais diversas situações. São pacientes e, quando necessário, agem com uma boa dose de ousadia, o que lhes garante sucesso em vários empreendimentos.

VIOLETA(de 22/3 a 20/4 )
A delicadeza é a principal qualidade associada a essa flor. Por isso, as pessoas que nascem sob o signo de Violeta são discretas, adaptam-se a quaisquer circunstâncias e gostam de ajudar os outros, sem jamais esperar recompensas. Podem ter aparência vulnerável, mas possuem força de vontade férrea e grande firmeza de espírito. Não toleram mentiras, traições, demonstrações de egoísmo ou ambição excessiva.

HIBISCO(de 24/4 a 10/5 )
Semelhante a uma taça, a flor hibisco tem uma forma original e harmoniosa. Pode ser branca, rosada, amarela ou vermelha. As pessoas que nascem sob o signo de Hibisco são originais, abertas a novas experiências, organizadas e extremamente comprometidas com o aprimoramento pessoal. Gostam de manter um convívio social amplo, são vaidosas e se preocupam em obter o reconhecimento dos outros.

ESPOREIRA (de 11/5 a 31/5 )
Azuis e pequeninas, as flores da esporeira se assemelham a pequenos golfinhos, presos a caules firmes e eretos. As pessoas que nascem sob este signo são fortes, determinadas e dignas, fazem questão de ter seu valor reconhecido e repudiam a falsidade e a hipocrisia. Realistas, sabem agir com serenidade e bom senso, mas nem por isso deixam de lado seus ideais e seus sentimentos mais elevados. São obstinadas, batalhadoras e dotadas de grande energia e força de vontade.
FLOR-DE-MARACUJÁ(de 1/6 a 23/6 )
Para os atlantes, essa flor é o símbolo da dualidade da natureza. As pessoas que nascem sob o signo de Flor-de-Maracujá podem ser bastante duais. Às vezes, aparentam uma determinada coisa, embora tenham uma essência absolutamente oposta. São falantes e decididas, mas às vezes se retraem e deixam de agir porque receiam errar. Podem encontrar a felicidade quando conseguem estabelecer um ponto de equilíbrio entre as energias opostas que agem em sua personalidade.

ORQUÍDEA(de 24/6 a 11/7 )
A orquídea é uma planta que depende das outras para sobreviver, pois suas raízes não se prendem ao solo. Mesmo assim, ela consegue manter sua independência e é dotada de beleza exuberante. As pessoas que nascem sob o signo de Orquídea lutam para ser livres e para viverem com independência e autonomia. Mas, para alcançarem seus objetivos, precisam perder o medo da solidão e não devem se preocupar tanto com as opiniões dos outros. Apreciam o luxo, o conforto e a harmonia. Podem enriquecer com um golpe de sorte e tendem a ser muito favorecidas pelo destino.

LÍRIO(de 12/7 a 5/8 )
As propriedades alucinógenas da flor do lírio fizeram dessa planta um símbolo da magia para muitas civilizações, inclusive a atlante. Além disso, essa flor está associada à pureza e à dignidade. As pessoas que nascem sob o signo de Lírio são dotadas de caráter nobre. Comportam-se com retidão, firmeza e coerência. Não gostam de julgar nem de serem julgadas, pois acreditam que cada um tem o direito de errar e que não cabe a ninguém avaliar o que é certo ou errado. São práticas, objetivas e sensatas, mas também apresentam um lado emotivo bastante forte.

PAPOULA (de 6/8 a 28/8 )

Essa flor de cores brilhantes é a fonte do extrato usado para preparar o ópio. As pessoas nascidas sob o signo de Papoula gostam de viver em ritmo de aventura. São otimistas, alegres e fazem questão de disseminar energia positiva e alto astral por onde quer que passem. Estão sempre em busca de novidades e não se lamentam quando algo dá errado, pois acreditam na importância de aprender com as experiências. Buscam avidamente os novos conhecimentos e colocam paixão em tudo que fazem. Tendem a exercer verdadeiro fascínio sobre o sexo oposto, mas podem se comportar de um jeito bastante instável nos relacionamentos amorosos.

ROSA (de 29/8 a 23/9 )
Na Atlântida, a rosa era o símbolo da intensidade e do prazer de viver. Assim, as pessoas que nascem sob o signo de Rosa são ternas, afetuosas, verdadeiras e intensas. Buscam a plenitude em tudo o que fazem e jamais fogem dos desafios, pois sentem uma profunda alegria em vencer os obstáculos. Sabem extrair o melhor de cada experiência e jamais perdem tempo lamentando ou reclamando de alguma coisa. Apreciam elogios, mas não fazem nada para se sobressair. Generosas, gostam de fazer os outros felizes e ficam na expectativa de colher amor e gratidão.

CRISÂNTEMO(de 24/9 a 18/10 )
A justiça e a nobreza de caráter são os atributos associados a essa flor, cuja origem se perde no tempo. As pessoas nascidas sob o signo de Crisântemo são justas e querem ver a harmonia e o equilíbrio disseminados pelo mundo. Apreciam a beleza, a organização, o equilíbrio estético e o requinte São extremamente elegantes e se comportam com discrição e charme. Precisam apenas controlar a tendência de querer mudar os outros, pois nem sempre aquilo que consideram como sendo o melhor serve de exemplo para os demais.

DEDALEIRA(de 19/10 a 7/11 )
Essa flor nasce em forma de cachos e é fonte de alguns extratos medicinais. As pessoas nascidas sob o signo de Dedaleira são enérgicas, cheias de vida e boa vontade. Sonham vencer na vida e não se cansam de lutar por seus objetivos, mas às vezes perdem oportunidades valiosas simplesmente porque não aceitam se curvar diante de regras impostas pelos superiores. Agem de maneira sempre gentil, calorosa e correta. No amor, tendem a revelar um certo romantismo, embora nem sempre se mantenham fiéis a uma só pessoa.

ÍRIS(de 8/11 a 12/12 )
Na Atlântida, essa flor era o símbolo do trabalho e da dedicação. As pessoas nascidas sob o signo de Íris tendem a ser esforçadas e podem se sair muito bem em cargos de liderança, pois sabem exercer o poder sem resvalar para o autoritarismo. Dotadas de uma intuição apurada e de uma inteligência aguda, são capazes de captar as verdades que se ocultam muito além das aparências. Persuasivas, quase sempre convencem os outros a fazerem exatamente aquilo que elas querem. Embora pareçam acessíveis e extrovertidas, sabem guardar muito bem os próprios sentimentos e desejos. Têm horror a conflitos e sempre optam pelo caminho do entendimento e da conciliação.

MANDRÁGORA(de 13/12 a 5/1 )
Símbolo da magia, essa flor tem uma forma que lembra a silhueta de um corpo humano. É fonte de uma substância capaz de induzir a transes hipnóticos, ou estados alterados de consciência, muito úteis à prática de magia. As pessoas que nascem sob o signo de Mandrágora são espiritualmente elevadas e estão sempre em busca do sentido mais profundo da vida e da existência. Não gostam da rotina, do senso comum, da mediocridade. Têm uma natureza intensa e apaixonada, ainda que aparentem uma certa frieza e façam questão de impor algum distanciamento às pessoas em geral. É preciso conhece-las bem para saber lhes dar o devido valor.

www.bruxinha.estrelar13.com/horoscopo

o poder das ervas medicinais

A mãe Natureza cria um elo entre nossa essência, eventualmente adormecida, com a Lei Maior que é a essência do Criador, com aquilo que ela tem de mais seu:
suas ervas.

Sabemos e é comprovado o uso das ervas nas curas do organismo humano, mas agora podemos ter a opção de tê-las como curativas da alma.

As ervas são produzidas no maior laboratório elemental da natureza: a Terra. Observando-as e estudando-as sabemos em que situação usá-las. Poderá ser na forma de incenso, fusão, óleos, chás, sendo que no caso de ingestão, deve-se sempre consultar um especialista, que será o melhor indicador de como usá-las corretamente.

Muitos tem por hábito apenas ferver as folhas de determinada erva, para que seu vapor purifique o ambiente e a alma das pessoas que nele se encontram. Tente. Será algo novo que lhe deixará repleto! Relacionamos algumas ervas, por seus nomes mais conhecidos e populares:



Alecrim

Indicado para aqueles que tendem sempre a guardar, reter sentimentos como mágoas e ressentimentos, liberando estas energias já densas, alterando o seu padrão, realçando o exercício do perdão e trazendo a alegria e o amor á tona em nossos comportamentos.

Alfazema

Aos que agem de maneira impensada ou sentem insegurança para agir despertando o discernimento. Atua no sistemas nervosos do corpo acalmando-os, permitindo diminuir as culpas de atos impensados e ajudando a manifestação da intuição.

Anis

Ensina o fluir natural dos sentimentos da forma como eles se originam, sem que as barreiras conceituais ou outras manifestações da personalidade tenham qualquer influência.

Arnica

Combate a dispersão excessiva naqueles que pensam intensamente sobre vários assuntos ao mesmo tempo e não conseguem agir sobre nenhum deles, prejudicando o seu caminhar como um todo. Atua trazendo-os para a ação e conclusão.

Arruda

Promove a queima interna ativando o elemento fogo dentro de nós. Dissipa os elementos densos e negativos e limpa os nossos arquivos, trazendo consciência plena de nossos potenciais, inclusive os espirituais.

Artemísia

Aos que "fabricam" pensamentos com ansiedade a ponto de gerar emoções grosseiras e irreais. Traz à razão o padrão de suas próprias idéias, rapidamente e com consciência.

Assa-Peixe

Para aqueles que retêm a energia sexual a ponto de provocar tensão, essa flor libera essa potente energia represada através de emoções e sentimentos mais tranqüilos, e pede ao ser que não se reprima ou se deixe oprimir, nessa área, por preconceitos.

Babosa

Promove a transferência da energia usada excessivamente no "pensar", principalmente aqueles que não conseguem fazê-lo, mesmo conscientes de que precisam, devolvendo a energia excessiva aos sistemas físicos de eliminação.

Bálsamo

Trabalha exclusivamente nas emoções represadas pela falta de expressão, que endurecem o Ser. Libera essa energia retida de forma suave, contatando o elemento água.

Boldo

Com energia contraída, leva o ser a refletir sobre sentimentos e emoções reprimidas que o levam a ter atitudes tempestuosas e impulsivas, principalmente as raivas contidas, de maneira mais branda.

Camomila

Para aqueles que criam tanta expectativa em relação ao futuro que se desequilibram emocionalmente, tentando digerir algo que ainda não foi cozinhado. Essa flor desperta neles, a energia da calma, da confiança e da paciência.

Cânfora

Formidável para aqueles que acreditam que a vida é apenas a manifestação dos que captam os nossos cinco sentidos físicos, essa flor gera movimentos de introspecção sobre essa idéia, fazendo fluir essa energia contida para as áreas espirituais.

Capuchinha

Expressão chave para esse floral: carência afetiva. Para dar consciência desse assunto, promove a união energética das energias do corpo físico, trazendo á lembrança a importância da liberação do tocar e ser tocado.

Carqueja

Forte depuradora de emoções envelhecidas, por teimosia em manter "verdades" internas, essa flor limpa esses meridianos, criando condições de aceitação a novo valores e sentimentos.

Catinga-da-Mulata

Promove em toda a aura uma verdadeira "faxina" energética, conservando o bom fluxo do prana (energia vital da alma), nos chakras (canais de fluxo energético entre a aura e o corpo físico), principalmente no plexo solar.

Coentro

Promove força e coragem quando nos sentimos acuados e sem reação diante de situações que necessitamos enfrentar sem medo. Principalmente, quando o assunto é "mudança" ou "novidade".

Confrei

Para os momentos de tomada de consciência de nosso estado interno de aparente demolição, gerando a força vitalizadora, colocando-nos de pé e nos dando ciência das ferramentas que devemos reutilizar.

Dente de Leão

Excelente para aqueles que, conscientemente, sabem que terão uma batalha pela frente, da qual não podem e não devem fugir. E, para enfrentá-la necessitam de dois ingredientes que essa flor dinamiza: força e coragem.

Espinheira Santa

Muito importante para aqueles que confundem emoções e sentimentos e, diante de situações sentimentais, agem com a emoção, desequilibrando-se pois trazem para si o problema alheio . Acalma as emoções.

Gervão

Quando o acúmulo de raiva e outros sentimentos muito grosseiros atinge um nível muito grande, não cabendo mais a introspecção para compreendê- los. Geralmente, para aqueles que negam sua face raivosa.

Guiné

Essa flor possui características purificadoras de negatividades que, acumuladas, melhora os estados de tensão em todo o corpo. Ativa o elemento fogo para dissipá-las, agindo como um "anti-gripal" da aura humana.

Hortelã-Pimenta

Para as pessoas que se privam de liberar suas emoções por conceitos do tipo: "não sei se fica bem...", "o que os outros vão pensar...". "esta atitude não cabe a uma pessoa do meu nível..." etc. Essa flor libera o que ficou retido de forma descontraída.

Jaborandi

Para os movimentos de grandes mudanças externas em nossas vidas, que exigem coragem para enfrentá- las sem nos afastarmos de nosso eixo pessoal, físico e espiritual.

Jurubeba

Floral de grande poder dentro de nós, principalmente para aqueles que se desvalorizam e perdem a vontade prórpia diante de perdas e sentimentos, ficando presos aos sentimentos do passado, desequilibrando o presente.

Macela

Com vibrações muito sutis em nossa alma, essa flor pede a parada total de nosso Ser, pois o excesso de atividade ou de informação pode impedir a comunicação de energias supra-físicas, desejosas de indicar novos rumos e perspectivas.

Manjericão

Atuando como regulador da liberação da energia da vontade, ameniza a personalidade que, oprimida, provoca reações explosivas de auto-defesa. Desperta o fluxo material dos instintos.

Melissa

Para os momentos nos quais seja necessário retomar o fio da meada em relação aos nossos problemas internos, essa flor funciona como uma lupa, ampliando a nossa capacidade de visualização e dimensionamento dos mesmos, fazendo-nos atuar sobre eles.

Metrasto

Essa flor limpa o Eu, trazendo á consciência a manifestação pura dos sentimentos, fortalecendo-os. Ideal para aqueles que, não confiando nos seus próprios sentimentos, não lhes conseguem dar o devido valor e perdem a oportunidade de contatar novos amigos e situações agradáveis.

Mil-Folhas

Para os casos em que traumas ou experiências consideradas vegetativas bloqueiam muito o desenvolvimento natural da vida em todos os sentidos. Esse desbloqueio se dá através do meridiano cardíaco, no qual moram os sentimentos profundos e verdadeiros, limpando-os e espargindo essa energia purificadora para toda a aura.

Picão

Indicado para aqueles que, em processo de autoconhecimento, tendem facilmente a criar atitudes internas de autopunição e cobrança, gerando esmorecimento e ansiedade. Traz conforto e força interna.

Sabugueiro

Essa flor ajuda a melhorar o fluxo de decisões internas para aqueles que tem esta dificuldade, provocando descargas elétricas nos meridianos nervosos.

Serralha

Excelente para aqueles que, diante de decepções, frustrações e desilusões, desequilibram-se facilmente, emocional e sentimentalmente. Revitaliza, nessas circunstâncias, a auto-estima.

Sete-Sangrias

Em momentos nos quais não se pode dispensar, perder tempo e deixar espaço para dúvidas internas, esse floral renova a vitalidade, fazendo com que se mantenha a força do querer pessoal diante dos próprios objetivos.

Trapoeraba Forte

Estimulante da circulação interior, esse floral nos dá grande sensação de renovação interna, trazendo sensações de segurança, juventude e renascimento para seguir a vida com sentido.

Verbasco

Para aqueles que, descontrolados emocionalmente ou por fraqueza momentânea na personalidade, deixam- se expor e explorar por energia alheia negativa, desvitalizando-se. Limpa a aura dessas negatividades e protege-a contra novas invasões.

www.essencialsites.com.br

dicas para falar em público

20 DICAS FUNDAMENTAIS PARA SE FALAR MELHOR EM PÚBLICO

1. Seja natural ao falar em público. A naturalidade é fundamental para o sucesso do orador

2. Pronuncie corretamente as palavras

3. Procure adequar a intensidade da pronuncia

4. A velocidade da fala deve ser a mais adequada possível

5. Tenha um vocabulário apropriado ao seu público. Cuidado com palavras técnicas para um público leigo

6. A postura deve ser a mais correta possível. Cuide das suas mãos, mantenhas na linha da cintura

7. Erros gramaticais devem ser evitados

8. Fale com entusiasmo e emoção. Encontre três bons motivos para estar à frente do seu público

9. Se for utilizar o Power Point, revise a sua apresentação, não polua os slides com textos e figuras desnecessários

10. Prepare-se o suficiente. Cuidado, o preparo é a principal dica

11. Ao falar, posicione-se em local estratégico. Movimente-se moderadamente

12. Cuidado, o seu discurso deve ter início, meio e fim

13. Procure alternar o ritmo de sua fala

14. Controle a ansiedade, pratique o “quebra gelo”

15. Procure eliminar a inibição. Crie situações para a pratica da fala em público

16. Ao participar de congressos, reuniões e eventos, prepare sempre um pequeno discurso, podem lhe passar a palavra, você pode ser pego de surpresa

17. Ao falar em reunião de negócio prepare um roteiro dos assuntos e siga-o, não deixe a sua reunião dispersar

18. Ao falar, procure ser polido e observe sempre uma certa ordem de “status”, iniciando seu discurso cumprimentando os presentes: Sr. Presidente, Sr. Vice Presidente.... demais componentes da mesa, Sras. e Srs. aqui presentes...

19. Aqueça a voz. Para aquecer, você pode utilizar o: aaa ééé íii ooo uuu... ou o: prrra prrre prrri prrro prrru...

20. Não tenha medo do seu público. Ajuste o seu psicológico, você é a pessoa mais importante do ambiente

www.institulofalarbem.com.br

como escrever melhor

Como Escrever Melhor

--------------------------------------------------------------------------------
Escrever bem é saber expressar idéias clara, rápida e persuasivamente. Uma boa redação revela capacidade de raciocínio e esforço pessoal - mesmo para aqueles que têm mais facilidade.
Para ajudar você a escrever melhor, no trabalho ou na escola, a Tilibra preparou algumas dicas, cedidas gentilmente pelas Empresas Ogilvy & Mather, um dos maiores conglomerados de Comunicação do Brasil e do Mundo.

A Tilibra lhe oferece essas dicas esperando que, com elas, sua autobiografia seja escrita com muitas páginas de sucesso.

--------------------------------------------------------------------------------

1. Tenha sempre em mente que o tempo do leitor é limitado.
O que você escrever deve ser entendido na primeira leitura.
Se você quer que seu trabalho seja lido e analisado por seus superiores, seja breve. Quanto menor o texto, maior a chance de ser lido por eles. Durante a 2ª Guerra Mundial, nenhum documento com mais de uma página chegava à mesa de Churchill.


2. Saiba onde você quer chegar.
Antes de redigir, faça um esboço, listando e organizando suas idéias e argumentos. Ele lhe ajudará a não se desviar da questão central. Comece parágrafos importantes com sentenças-chave, que indiquem o que virá em seguida. Conclua com parágrafo resumido.


3. Torne a leitura fácil e agradável.
Os parágrafos e sentenças curtos são mais fáceis de ler do que os longos. Mande telegramas, não romances. Para enfatizar, sublinhe sentenças e enumere os pontos principais (como fizemos com essas "dicas").


4. Seja direto.
Sempre que possível, use a voz ativa.

Voz Passiva - "Estamos preocupados com que nosso projeto não seja aprovado, o que poderia afetar negativamente nossa fatia de mercado".

Voz Ativa - "Acreditamos que esse projeto é necessário para manter nossa fatia de mercado".


5. Evite "clichês".
Use suas próprias palavras.
Clichê - O último, mas não menos importante...

Direto - Por último...


6. Evite o uso de advérbios vagos.
E não esclarecedores, como "muito", "pouco", "razoavelmente".

Vago - O projeto está um pouco atrasado.

Direto - O projeto está uma semana atrasado.


7. Use uma linguagem simples e direta.
Evite o jargão técnico e prefira as palavras conhecidas. Não esnobe o seu português.

Jargão - Input, Output.

Português comum - Fatos/informações, resultados.

8. Ache a palavra certa.
Use palavras de que você conheça exatamente o significado. Aprenda a consultar o dicionário para evitar confusões.
Palavras mal-empregadas são detectadas por um bom leitor e depõem contra você.


9. Não cometa erros de ortografia.
Em caso de dúvida, consulte o dicionário ou peça a alguém para revisar seu trabalho. Uma redação incorreta pode indicar negligência de sua parte e impressionar mal o leitor.


10. Não exagere na elaboração da mensagem.
Escreva somente o necessário, procurando condensar a informação. Seja sucinto sem excluir nenhum ponto-chave.


11. Ataque o problema.
Diga o que você pensa sem rodeios. Escreva com simplicidade, naturalidade e confiança.


12. Evite palavras desnecessárias.
Escreva o essencial. Revise e simplifique.
Não Escreva / Escreva

Plano de Ação / Plano
Fazer um debate / Debater
Estudar em profundidade / Estudar
No evento de / Se
Com o propósito de / Para
A nível de Diretoria / Pela Diretoria


13. Evite abreviações, siglas e símbolos.
O leitor pode não conhecê-los.


14. Não se contente com o primeiro rascunho.
Reescreva. Revise. Acima de tudo, corte. Quando se tratar de um trabalho importante, faça uma pausa, entre o primeiro e o segundo rascunho, de pelo menos uma noite.

Volte a ele com um olhar crítico e imparcial.


15. Peça a um colega para revisar seus trabalhos mais importantes.
E dê total liberdade para comentários e sugestões.

--------------------------------------------------------------------------------
O texto "Como Escrever Melhor" foi obtido a partir do livro de mesmo nome, de autoria de Ivan René Franzolim.

CopyRight © Tilibra.

frutas e suas propriedades nutricionais

- Frutas e suas propriedades nutricionais:

As frutas são muito importante em uma dieta equilibrada.O consumo diário aconselhável é de três a cinco porções por dia, sendo que, por exemplo, o suco de laranja corresponde à três porções. Confira nossa seleção e descubra um pouco mais sobre elas...

Acerola:

Propriedades Nutricionais:
Muito Rica em vitamina C, também é fonte de betacaroteno, vitaminas do complexo B e dos minerais cálcio, fósforo, Ferro, magnésio e manganês.

Valor Calórico:
100 gramas de acerola fornecem 32 calorias.

Propriedades Medicinais:
Ajuda a manter as defesas do corpo e, provavelmente, reduz o risco de alguns tipos de câncer. Além disso, pode diminuir a taxa de colesterol no sangue e é boa fonte de potássio, que ajuda a regular a pressão arterial.

Banana:

Propriedades Nutricionais:
A banana apresenta boas quantidades de vitaminas do complexo B, vitaminas C e é ótima fonte de potássio.

Valor Calórico:
100 gramas de banana prata fornecem 89 calorias.

Propriedades Medicinais:
Por ser Rica em potássio, ajuda a evitar e a regular a hipertensão arterial. As bananas maduras são eficientes para controlar a diarréia, ajudam no sono e melhoram o humor.

Coco:

Propriedades Nutricionais:
O valor nutritivo do coco varia com seu estado de maturação, apresentando bom teor dos sais minerais potássio, sódio, fósforo e cloro. Sua polpa é Rica em fibras e bastante calórica.

Valor Calórico:
100 gramas de coco maduro fornecem 266 calorias.
100 gramas de água de coco fornecem 22 calorias.

Propriedades Medicinais:
A polpa do coco é Rica em fibras, auxiliando no bom funcionamento intestinal. Seu conteúdo em potássio, tanto na água como na polpa, auxilia no bom funcionamento do coração, mantém a pressão arterial em bons valores, protege a função neuromuscular e mantém o equilíbrio das células. Além disso, sua água ajuda a recuperar os organismos desidratados

Laranja:

Propriedades Nutricionais:
Além da vitamina C e ácido fólico, a laranja possui minerais como cálcio, fósforo e potássio, que a fazem uma boa fruta para o consumo nos dias quentes pois, além de refrescante, repõe energias. Contém ainda fibras (pectina, encontrada na pele que envolve os gomos), flavonóides e óleo, que aumentam seu valor nutritivo.

Valor Calórico:
100 gramas de laranja fornecem, em média, 45 calorias.

Propriedades Medicinais:
Por ser rica em vitamina C, a laranja torna o organismo mais resistente às infecções, dá vitalidade às gengivas e conserva a mocidade, entre outras funções. Possui também propriedades cicatrizantes, auxilia o organismo a absorver o ferro de outros alimentos, a combater estresse e alergias, a diminuir as taxas de colesterol e o risco de alguns tipos de câncer.

Limão:

Propriedades Nutricionais:
Os principais componentes do limão são o ácido cítrico, a vitamina C e bioflavonóides.

Valor Calórico:
100 gramas de suco de limão verde fornecem 39,2 calorias.

Propriedades Medicinais:
O escorbuto é uma doença causada por falta de vitamina C no organismo sendo, portanto, o limão um dos melhores remédios para a cura. Vale lembrar, ainda, que o limão também é eficaz contra alergias, estresse, fadiga, gripe, dor de cabeça, congestão, cânceres, processos lentos de cicatrização e outros males.

Maçã:

Propriedades Nutricionais:
A maçã se destaca pelo seu alto valor em vitaminas do complexo B, C e E, potássio e fibras.

Valor Calórico:
100 gramas de maçã fornecem, em média, 58 calorias.

Propriedades Medicinais:
A maçã tem ação benéfica e protetora em toda a mucosa digestiva. É capaz de vencer todos os desarranjos do aparelho digestivo, desde a diarréia infantil do recém-nascido até certas anormalidades rebeldes do intestino adulto. Além disso, ajuda a regular o sistema nervoso, o crescimento, evita problemas de pele e previne a fadiga mental. A maçã pode, ainda, diminuir a taxa de colesterol no sangue e ajudar no tratamento de reumatismo, gota e artrite.

Mamão:

Propriedades Nutricionais:
É um alimento rico em minerais, potássio, fósforo, cálcio, ferro e sódio, além de conter vitamina C, vitaminas do complexo B e betacaroteno (provitamina A). Apresenta, ainda, papaína, enzima natural que ajuda na digestão das proteínas e pode ser usada para amaciar carnes.

Valor Calórico:
100 gramas de mamão papaya fornecem 36 calorias.

Propriedades Medicinais:
O mamão tem propriedades laxativas, calmantes, além de ser purificador do sangue. Suas sementes têm ação contra vermes e seu grande conteúdo em betacaroteno o torna um poderoso antioxidante.

Manga:

Propriedades Nutricionais:
Encontra-se na manga um bom teor de carboidratos, betacaroteno (provitamina A), vitamina C, vitaminas do complexo B, ferro, fósforo, cálcio, potássio, magnésio e zinco.

Valor Calórico:
100 gramas de manga fornecem, em média, 64,3 calorias.

Propriedades Medicinais:
A manga ajuda a purificar o sangue e um bom diurético. Pura ou em sucos combate a bronquite, tem efeito expectorante e combate a acidez estomacal.

Maracujá:

Propriedades Nutricionais:
O maracujá é uma fruta rica em vitamina C e niacina (vitamina do complexo B). Contém também boas quantidades de ferro, cálcio, fósforo e fibras.

Valor Calórico:
100 gramas de maracujá fornecem 90 calorias.

Propriedades Medicinais:
Contém uma substância sedativa, chamada passiflorina, indicada como calmante. Já suas folhas são usadas para combater febres e inflamações da pele sem infecções.

Melancia:

Propriedades Nutricionais:
Além de doce e muito refrescante, a melancia é muito nutritiva. Possui hidratos de carbono (açúcar), betacaroteno (provitamina A) e vitaminas do complexo B e C. Também apresenta cálcio, fósforo, ferro e muita água. Hoje já se conhece o licopeno e glutationa, compostos que a melancia possui em abundância, que são responsáveis por proteger o organismo contra o câncer e a oxidação celular.

Valor Calórico:
100 gramas de melancia fornecem 31 calorias.

Propriedades Medicinais:
É recomendada para quem tem pressão alta, reumatismo ou gota. O suco de melancia provoca eliminação de ácido úrico, além de limpar o estômago e o intestino. Também é eficaz no tratamento da acidez estomacal, obesidade, bronquites crônicas, problemas de boca e garganta. Além disso, protege contra o câncer e a oxidação celular.

Melão:

Propriedades Nutricionais:
Possui grandes quantidades de betacaroteno (provitamina A), vitaminas C e do complexo B. Além disso, é fonte de fibras e apresenta cálcio, fósforo, ferro, potássio, cobre e enxofre.

Valor Calórico:
100 gramas de Melão fornecem 29,9 calorias.

Propriedades Medicinais:
Por seu alto teor em potássio, é indicado para cardíacos que usam medicação diurética e para pessoas que possuem afecções do fígado, como hepatites, cirrose hepática e cálculos. Também é muito recomendado na prevenção e no tratamento de gotas, reumatismo, artritismo, prisão de ventre e cálculos renais. Além disso, é fortificante, calmante, laxante, diurético e possui atividade anticoagulante, afina o sangue. Para as mulheres na menopausa uma boa notícia: o melão ajuda a normalizar a menstruação e ativa a circulação.

Morango:

Propriedades Nutricionais:
Possui muita vitamina C, betacaroteno (provitamina A), cálcio, fósforo, ferro, sódio, potássio, silício e, em menor quantidade, vitaminas A e B. A fruta possui também boas doses de ácido oxálico, substância que pode causar pedras nos rins em pessoas que tendem a desenvolvê-las.

Valor Calórico:
100 gramas de morango fornecem 39 calorias.

Propriedades Medicinais:
Além de estimular os processos de absorção do organismo infantil, o morango aumenta a resistência às infecções e tem ação anticancerígena.

Pêra:

Propriedades Nutricionais:
Boa fonte de carboidratos, a pêra também possui doses consideráveis dos sais minerais potássio, sódio, cálcio e fósforo, vitaminas C, provitamina A e, em baixos teores, vitaminas do complexo B. Consumida com casca é boa fonte de fibras.

Valor Calórico:
100 gramas de pêra fornecem 63,3 calorias

Propriedades Medicinais:
A pêra contribui para a boa formação dos ossos, dentes e sangue, mantém o equilíbrio interno e o vigor do sistema nervoso. Também é boa no combate a prisão de ventre e inflamações do intestino e da bexiga.

Pêssego:

Propriedades Nutricionais:
O pêssego é fonte de minerais, como fósforo, magnésio, manganês, cobre, iodo e ferro. É também rico em fibras, carboidratos, e vitaminas A, C e do complexo B.

Valor Calórico:
100 gramas de pêssego fornecem, em média, 51,5 calorias.

Propriedades Medicinais:
O pêssego é recomendado para manter o bom funcionamento do intestino, combater ao reumatismo e para evitar problemas de pele e do sistema nervoso.

Uva:

Propriedades Nutricionais:
É rica em carboidratos, mas também apresenta pequenas quantidades de vitaminas do complexo B e vitamina C. Fornece boas doses de minerais como potássio, cálcio, fósforo, magnésio, cobre e iodo.

Valor Calórico:
100 gramas de uva fornecem 68 calorias.

Propriedades Medicinais:
Ajuda a ativar os rins, é um suave laxante e atua contra várias enfermidades do intestino, fígado e abdômen, além de estimular as funções cardíacas. A uva também é um rico depósito de compostos antioxidantes e anticancerígenos. Uva vermelha: possui alto teor do antioxidante quercetina. A casca da uva aumenta o colesterol HDL, considerado o bom colesterol e contém resveratrol, que comprovadamente inibe o agrupamento de plaquetas e, consequentemente, a formação de coágulos sangüíneos. Uva verde: tem poderes antibacterianos e antivirais. O óleo da semente da uva também aumenta o colesterol HDL, considerado o bom colesterol.


Fonte:
Extraído do site www.loucucar.com.br, encontrado na página virtual:http://algunstrintaanos.blogspot.com/2009/01/frutas-e-seus-benefcios-para-sade.html

*************************************************************************************************

frutas e suas propriedades

SAUDÁVEL SABOR
Frutas de A a Z
As frutas e suas propriedades medicinais

Muitas frutas possuem reconhecidas propriedades curativas e podem, por isso, se tornar uma maneira econômica, prática e saborosa de eliminar alguns mal-estares passageiros!

A
Abacate - Anti-reumático, antiflatulento, digestivo, laxativo.
Abacaxi - Facilita a digestão, é germicida, oxidante forte, desobstrutivo do fígado, antiictério, antiartrítico, anti-hidrópico, antidiftérico, bom contra as afecções da garganta e contra a arteriosclerose.
Abiu - Expectorante.
Ameixa - Purgativa, depurativa.
Amêndoa - É boa contra as enfermidades do peito e a irritação das vias urinárias.
Araçá - Calmante.
Azeitona - A verde é adstringente, ao passo que a preta é laxativa

B
Banana - Antidiarréica, calmante, lactígena, antianêmica.

C
Cambucá - Alivia as dores de estômago.
Caqui - Alcalinizante, bom para as afecções do fígado, e os catarros da bexiga.
Castanha - Benéfica para os rins, fígado, e muito útil na diarréia das crianças.
Cereja - Alcalinizante, remineralizante, antidisintérrica, e eficiente contra a arteriosclerose.
Coco - Calmante, febrífugo, vermífugo e útil nas inflamações intestinais.

F
Figo - Expectorante, laxante, emoliente, vulnerário.
Fruta-do-conde - Abre o apetite.

G
Goiaba - Antidiarréica, e combate os tumores.
Grumixama - Aperiente, eufórica, reanimadora.

J
Jenipapo - Indicado na dispepsia e nas afecções do fígado e baço.
Jabuticaba - Abre o apetite, é eufórica, reanimadora.

L
Laranja - Antiescorbútica, aperiente, reguladora intestinal, laxante, diurética, anti-reumática, anti-histérica, calmante, digestiva, antifebril, anti-hemorrágica, emenagoga, antinefrítica, depurativa, etc.
Lima - Alcalinizante e escorbútica.
Limão - O suco é aperiente, diurético, febrífugo, anti-reumático, antiescorbútico, antisséptico, adstringente, vulnerário, antivomitivo, dissolve os cálculos;combate as afecções produzidas por diversos microorganismos (cólera, disenteria, tifo, etc.)

M
Maçã - Antidiarréica, estomacal, peitoral. Alimento para o cérebro.
Mamão - Laxante, diurético, emoliente, refrescante.
Manga - Anticatarral, antiescorbútica, depurativa, refrescante, diaforética, digestiva.
Mangaba - Digestiva.
Maracujá - Calmante e emoliente. Muito usado na coqueluche.
Marmelo - Adstringente, fortificante do aparelho digestivo.
Melancia - Calmante, diurética, refrigerante.
Melão - Calmante e diurético.
Morango - Diurético, anti-reumático, alcalinizante, febrífugo, depurativo do fígado, laxante, eupéptico, tônico nervino.

N
Noz - Bom remédio para o cérebro e para o sistema nervoso em geral.

P
Pêra - Diurética e hipotensora.
Pêssego - É um bálsamo para o estômago e um precioso alimento para os diabéticos.
Pitanga - Refrigerante e antiberibérica. As folhas são febrífugas, mesmo nas maleitas rebeldes.

R
Romã - As raízes são tenífugas.

S
Sapoti - É refrigerante.

T
Tamarindo - É laxante e até purgativo.

U
Uva - É vitalizadora, alcalinizante, anti-reumática, depurativa, diurética, laxante, tônica para o sistema nervoso.

Dicas de uma ótima alimentação

Então, esqueça o "tudo ou nada" e siga as próximas 60 dicas para que possa se livrar do excesso das festas e se preparar para cumprir a promessa de ter saúde. Afinal, saúde está diretamente relacionada com a alimentação adequada. Você duvida disso?

1. Evite dietas milagrosas em que há uma grande eliminação de peso em um curto período de tempo.

2. Não faça uma alimentação baseada em somente um tipo de alimento ou nutriente.

3. Mesmo tendo exagerado nos dias anteriores, faça, pelo menos, 5 refeições por dia.

4. Pequenos lanches entre as refeições principais irão evitar a vontade de devorar o primeiro prato que encontrar pela frente.

5. Não belisque entre as refeições.

6. Esqueça dos snaks (salgadinhos) e da bolacha recheada.

7. Deixe na gaveta do escritório barrinha de cereais, bolacha integral (ingira, no máximo, 3 unidades).

8. Frutas e iogurtes light são excelentes lanches.

9. Se tiver vontade de comer um doce, coma-o. Mas lembre-se: somente um pedaço ou unidade. Isso é melhor do que devorar uma caixa de bombom no final do dia.

10. Comece sempre as refeições por um caprichado prato de saladas.

11. Evite o uso de óleos para temperar as saladas. Use vinagre ou suco de limão.

12. Macarrão é permitido, mas cuidado com o molho.

13. Molho branco, quatro queijos, bolonhesa são muito mais calóricos quando comparados com o ao sugo. Portanto...

14. Não repita a refeição.

15. Evite beber refrigerantes, mesmo os light ou diet.

16. Evite água gaseificada. Bebidas com gás dilatam o estômago dando uma falsa sensação de saciedade.

17. Bebidas energéticas tipo Gatorade devem ser evitadas. São calóricas e, para não atletas, a água ainda é o melhor hidratante.

18. Prefira sucos naturais.

19. Utilize adoçantes nos sucos e no cafezinho.

20. Beba, no máximo, 4 xícaras pequenas de café por dia.

21. Ingira bastante água durante o dia. No mínimo, 1,5 litro ou 8 copos.

22. Leve sempre uma barrinha de cereais na bolsa. Quando a vontade de comer alguma coisa aparecer, você já tem algo em mãos.

23. Ingira todos os dias legumes.

24. Coma diariamente 2 frutas.

25. Prefira ameixa, melancia, melão, morango que são menos calóricas.

26. Cuidado com as frutas secas. Por serem desidratadas é fácil ingerir mais calorias do que as naturais.

27. Ingira carnes menos calóricas como peixe, frango (peito), peru, patinho, contra-filé.

28. Cuidado com o salmão. Ele apresenta mais calorias do que outros peixes.

29. Retire a pele das aves. Ela contém basicamente gordura.

30. Evite atum e sardinha conservados em óleo. Já existe a versão light.

31. Miúdos e vísceras são ricos em gorduras saturadas. Então, minimize o consumo desses alimentos.

32. Retire a gordura visível das carnes, como por exemplo, a da picanha.

33. Evite alimentos fritos. Dê preferência ao grelhados ou cozidos.

34. Embutidos (mortadela, presunto, salame) devem ser evitados.

35. Enlatados são ricos em sódio, por isso, prefira os alimentos naturais.

36. Manteiga, creme de leite, chantilly, massa podre são ricos em calorias e colesterol. Evite-os.

37. Queijos amarelos (mussarela, provolone, prato, parmesão) devem ser evitados.

38. Dê preferência aos queijos brancos como o de minas, frescal, ricota e cottage.

39. Evite as preparações gratinadas.

40. Dê preferência aos alimentos desnatados como leite e iogurtes.

41. Se não tem boa aceitação ao leite desnatado, fique com o semi-desnatado.

42. Evite chocolates, inclusive o diet.

43. Ingira alimentos ricos em fibras como legumes, verduras e frutas.

44. Consuma maçã, pêra, uva com a casca.

45. Pizza prefira as menos calóricas como de escarola, rúcula, mussarela. Mas fique somente na primeira fatia.

46. Tomate seco, por ser conservado em óleo, deve ser evitado.

47. Bebidas alcoólicas são calóricas. Consuma esporadicamente e em pequena quantidade.

48. Uma taça de vinho diariamente faz bem para a saúde. Mas nada adiantará se não tem o hábito da boa alimentação e é sedentário.

49. Em barzinhos evite os petiscos como amendoim, batata frita, castanha de caju, carne seca ou salgadinhos.

50. Evite os fast-food. Os alimentos servidos são normalmente ricos em gorduras.

51. Se não tiver saída, prefira uma unidade de cheeseburguer, refrigerante light e batata frita pequena. Dispense a sobremesa.

52. Em restaurantes por quilo, passe primeiro por todas as opções antes de escolher os alimentos. Isso evitará exageros.

53. Para a sobremesa, prefira frutas da época.

54. Evite sorvetes de massa. Opte pelo picolé de fruta.

55. Em sorveteria por quilo, prefira os sorvetes de frutas. Passe reto nas coberturas e chantilly.

56. Nunca vá ao supermercado com fome. Vá sempre após uma refeição. Isso evitará pegar balas, chocolates e salgadinhos.

57. Não compre alimentos que devem ser evitados.

58. Compare os rótulos dos alimentos e verifique se os light e diet são menos calóricos. Nem sempre isso é verdade.

59. Nunca acumule a fome. Por isso deixe na geladeira legumes picados (cenoura, pepino, salsão) e gelatina diet. Eles não prejudicarão o seu emagrecimento.

E, por fim, vale essa dica:

60. Movimente-se!! Você não precisa ir à academia! Caminhar 3 vezes por semana pelo bairro, por 40 minutos cada sessão, irá ajudá-lo a ter mais saúde!




Coluna assinada por:
Roberta Stella
Nutricionista formada pela
Universidade de São Paulo (USP)

estrelas no mar

Estrela do Mar
Estrela do Mar:

Era uma vez um escritor que morava em uma tranqüila praia, junto de uma colônia de pescadores.
Todas as manhãs ele caminhava à beira do mar para se inspirar, e à tarde ficava em casa escrevendo.
Certo dia, caminhando na praia, ele viu um vulto que parecia dançar.
Ao chegar perto, ele reparou que se tratava de um jovem que recolhia estrelas-do-mar da areia para, uma por uma, jogá-las novamente de volta ao oceano.
“Por que está fazendo isso?" Perguntou o escritor.
“Você não vê! Explicou o jovem:
A maré está baixa e o sol está brilhando.
Elas irão secar e morrer se ficarem aqui na areia".
O escritor espantou-se.
“Meu jovem, existem milhares de quilômetros de praias por este mundo afora, e centenas de milhares de estrelas-do-mar espalhadas pela praia.
Que diferença faz? Você joga umas poucas de volta ao oceano.
A maioria vai perecer de qualquer forma".
O jovem pegou mais uma estrela na praia, jogou de volta ao oceano, olhou para o escritor e disse:
“Para essa aqui eu fiz a diferença...".
Naquela noite o escritor não conseguiu escrever sequer uma linha, nem conseguiu adormecer. Pela manhã, voltou à praia, procurou o jovem, e uniram-se, juntos,
começaram a jogar estrelas-do-mar de volta ao oceano. Sejamos, portanto, mais um dos que querem fazer do mundo um lugar melhor.
Sejamos a diferença!

(AUTOR DESCONHECIDO) Recebido via e-mail.

terça-feira, 30 de março de 2010

Deus escreve certo por linhas tortas

video frases motivacionais

imagens natureza - pensar!



o importante é NUNCA DESISTIR!! que sirva de motivação para continuar SEMPRE em busca de novas realizações...

planeta água



se não cuidarmos ... como será nosso futuro?

salve o planeta -



vamos cada um fazer sua parte e conscientizar as pessoas... cada um carregando um granzinho, chegará a uma montanha...

e o futuro da natureza como será?

a revolta da natureza desmatamento

segunda-feira, 29 de março de 2010

Campanha Crack Nem Pensar

Crack: a luta é de todos
Quando escolheu o combate ao crack como tema de sua campanha institucional em 2009, o Grupo RBS tinha convicção de que estava assumindo um grande desafio, mas contava com a adesão dos gaúchos e catarinenses para alcançar os seus objetivos. A proposta prioritária da campanha, sintetizada pela meta “nenhum novo usuário de crack no RS e em SC”, era atingir potenciais consumidores da droga com a informação preventiva, capaz de salvar vidas e impedir a destruição de famílias. Foi tão grande a receptividade por parte do público e foram tão animadores os resultados obtidos ao longo do ano, que decidimos manter e ampliar nossa bandeira institucional neste ano de 2010. A segunda fase da campanha, que terá como foco as pessoas que convivem com os viciados, será lançada na próxima terça-feira nos dois Estados do Sul através do programa multimídia Painel RBS, que terá como convidado o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

O que nos move a continuar tratando de um tema tão árduo é exatamente a certeza de que a campanha atende a um clamor da sociedade. Foi a partir dela que a questão do crack, antes relegada a ocorrências policiais e às camadas mais pobres da população, passou a fazer parte da pauta de todos os cidadãos. A ampla divulgação de informações sobre a droga e seus efeitos nos índices de criminalidade não só despertou a atenção das autoridades como também rompeu o silêncio das famílias que vinham enfrentando verdadeiros dramas domésticos sem saber como buscar ajuda. Mais do que isto: a campanha da RBS foi replicada em âmbito nacional pela Rede Globo e estimulou o Ministério da Saúde a lançar um programa de combate ao crack. Os governos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, por meio de suas secretarias especializadas, assim como outros órgãos públicos, instituições privadas, escolas, associações comunitárias e organizações não governamentais também se integraram à luta.

Embora com novo foco, a campanha Crack, Nem Pensar mantém os seus três pilares básicos: prevenção e conscientização, para evitar o surgimento de novos usuários; repressão e legislação, com o propósito de retirar a droga e os traficantes de circulação, inibindo o tráfico e reduzindo a disponibilidade da mercadoria; saídas e tratamento, destinado a apontar soluções locais, nacionais e internacionais que evidenciem boas iniciativas e estimulem tanto a recuperação quanto a oferta de espaços apropriados para o tratamento.

Esta segunda etapa da campanha contempla o sofrimento dos familiares e amigos dos viciados, assim como a luta incansável dessas pessoas para salvar seus afetos. A chamada pedra maldita, que provoca dependência já nas primeiras experimentações, tem um efeito colateral fulminante sobre filhos, pais, irmãos, namorados e amigos das vítimas. Não é incomum que, além da degradação física e mental do usuário, o crack provoque também vergonha, medo, repulsa e rejeição naqueles que o cercam, destruindo por completo as relações familiares e afetivas.

Por isso, a luta é de todos – e, juntos, haveremos de vencê-la.

O que nos move a continuar tratando de um tema tão árduo é exatamente a certeza de que a campanha atende a um clamor da sociedade.

domingo, 28 de março de 2010

dicas de filmes

dicas de filmes

Lista dos filmes sugeridos:


O PÁLIDO PONTO AZUL


O físico americano Carl Sagan fala a respeito do infinitezimal tamanho do Homem em relação ao universo, levando-nos a refletir melhor sobre o que estamos fazendo em nossas vidas.


TRABALHO EM EQUIPE

Anúncio de um banco estrangeiro apresenta coreografia onde pode-se perceber a necessidade de todos formarem uma equipe coesa e harmônica.


MASSA DA VOVÓ

Video que demonstrada o método de trabalho criado por Henry Fayol com muito bom humor.


TRABALHO DE LOGÍSTICA

Introduz conceitos sobre Fordismo e Taylorismo.



ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS - PARTE 1

O psicólogo e consultor Luiz Ainbinder fala a respeito de administração de conflitos no âmbito pessoal e profissional. Para isso ele se utiliza de metáforas e analogias comparando pessoas e animais aquáticos.


ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS - PARTE 2

O psicólogo e consultor Luiz Ainbinder fala a respeito de administração de conflitos no âmbito pessoal e profissional. Para isso ele se utiliza de metáforas e analogias comparando pessoas e animais aquáticos.

ATIREI O PAU NO GATO

Vídeo bem humorado produzido pela Rádio e Televisão de Portugal. Satiriza a burocracia pública utilizando-se como enredo a música de roda Atirei o Pau no Gato.

JANELA DE JOHARI

Animação que descreve sucintamente a Janela de Johari, uma ferramenta conceitual, criada por Joseph Luft e Harrington Ingham em 1955, que tem como objetivo auxiliar no entendimento da comunicação interpessoal e nos relacionamentos com um grupo.

O COMETA HALEY

Filme clássico (geralmente o encontramos apenas o diálogo escrito) que demonstra o efeito "fio telefônico" que distorce a mensagem e gera vários problemas na comunicação.


BASQUETE MUSICAL
O resultado do trabalho em equipe aproxima-se do estado da arte.


JOSEPH CLIMBLER

De forma bem humorada este vídeo mostra a perseverança do personagem Joseph Climber.

O CARPINTEIRO

Parábola motivacional de sucesso que mostra como podemos melhorar nossas vidas através de atitudes simples.

O PODER DA VISÃO

Uma forte mensagem motivacional.


O CÉREBRO E A COMUNICAÇÃO

Um vídeo objetivo sobre o processo cerebral e corporal da comunicação e de sua importância em nosso dia-a-dia.


COMUNICAÇÃO NÃO-VERBAL

Vídeo de comunicação não-verbal apresentado no seminário de comunicação e marleting em saúde da turma de medicina 2012 da UECE. Edição: Hânysson Freire de Almeida.


QUAL ESTILO USAR PARA FALAR EM PÚBLICO?

Edvaldo Nunes faz uma abordagem simples sobre as questões envolvidas e dicas para quem precisa falar em público.

FALANDO AO TELEFONE

Edvaldo Nunes faz uma abordagem direta sobre a comunicação em Televendas ou no Atendimento a Clientes.


O QUE É DIREITO PENAL

Leonardo Massud explica de forma suscinta o que é Direito Penal.


A CADEIRA DO PODER

Uma divertida sátira sobre o poder que os gestores têm dentro de uma empresa.

CRIATIVIDADE VERSUS INOVAÇÃO

O palestrante Waldez Ludwig apresenta de forma simples como se relacionam a criatividade e a inovação.


Atenciosamente,
Eduardo Fornaro

www.formador.com.br

atitude é o diferencial

Notícias
Atitude é característica mais procurada no jovem que busca inserção no mercado
08 de julho de 2009 às 00:06
www.administradores.com.br
Atitude. Este é o diferencial procurado atualmente no mercado de trabalho, segundo Isabel Arias, que com 26 anos de experiência em Recursos Humanos, já foi conselheira das duas primeiras edições do programa “O Aprendiz”, da rede Record, apresentado pelo empresário Roberto Justus e atua como conselheira, hoje, por meio de sua empresa Satôria Recursos Humanos.

Ela é uma das palestrantes do Programa Sao Executive Experience, que acontece entre os dias 19 e 26 de julho em São Paulo, e que traz executivos de diferentes áreas para falar sobre experiências de mercado para jovens universitários e recém formados. Sob o tema “O que o mercado espera de um talentoso aprendiz?”, Isabel, junto ao outro conselheiro de Justus, Roberto Paschoali, dará dicas e orientações sobre caminhos a seguir na construção de uma carreira sustentável.

Especialista no mercado, ela acredita que o jovem que possui atitude honesta, desbravadora, cooperativa e confiável, além de conhecimento, já está muito a frente de seus concorrentes na procura por emprego. “A atitude é o que poderá ajudar os universitários a fazerem suas carreiras e a universidade deveria apostar no desenvolvimento deste item. Deveria mostrar a diferença para os alunos, sendo que a prática pode ajudar muito nesta questão”.

Segundo Isabel, a falta de vivência e prática de mercado entre os jovens acaba por gerar decepções no contato com o mundo real, onde teoria é apenas uma referência. Ela acredita que as universidades poderiam se esforçar mais no sentido de unir escola e empresa a fim de preparar futuros profissionais. “Entrevisto jovens, muitas vezes sonhadores, outras com "salto alto", outros que não conseguem se expressar no nosso próprio idioma. É universitário, mas o nível não condiz com este status. Isso sem falar na atitude, na auto-estima, na capacidade de planejamento da própria carreira. Formar para o mercado é formar também para o desenvolvimento de carreira”.

Para a consultora, programas destinados a jovens como o Sao Experience, são fundamentais para abrir os olhos de estudantes logo no início de suas carreiras e corrigir algumas deficiências das universidades, já que podem ter noção de diferentes versões empresariais.

“Programas como este são importantes para formar futuros profissionais, que receberão um legado empresarial muito competitivo, com valores ainda distorcidos e com a teoria longe da prática. Relações sustentáveis, são estes jovens que viverão na prática esta teoria. E o que eles devem ter para dar conta do que vem pela frente? Atitude e conhecimento”, diz.

A especialista acrescenta ainda que experiência de vida é muitas vezes uma escola mais sábia do que a experiência profissional e educacional, pois o ser humano deve ser considerado em seus diferentes ambientes e momentos.

paisagens roteiro trabalho Rafael - filho (Bahamas, Caribe)






conquista de um sonho



sempre vale a pena acreditar em sonhos, pois só assim eles se tornam realidade....
vale o esforço, o sacrificio da saudade, trabalho diário, conviver com culturas diferentes, são valores que fazem o crescimento do ser humano... Por isto que te amo muito filho...apesar da distância,da saudade, logo estarás de volta e um outro homem, mas com a mesma essência de um filho amigo, namorado carinhoso, amigo amoroso, atencioso uma pessoa que só cresce, sem perder a humildade que é um dos principais ingredientes do ser humano e hoje neste mundo maluco, infelizmente poucos possuem, fico feliz de ter conseguido fazer de você um exemplo de pessoa batalhadora.....

poder de persuasão

Poder de persuasão: coach explica como desenvolver essa competência
04 de agosto de 2009 às 00:10
Por Karin Sato - InfoMoney
Profissionais querem sabem como suas opiniões podem ser levadas a sério, de forma a aliviar frustrações diárias.

Alguns já nasceram com essa competência. Sem empreender muita energia e esforço, conseguem tudo o que desejam. É de se esperar que suas vidas sejam mais fáceis também. O poder da persuasão, que tem muito a ver com a neurolinguística, é tema dos livros mais vendidos no País na atualidade. As pessoas querem que suas opiniões sejam levadas a sério, de forma a aliviar suas frustrações diárias.

"Não é apenas no mundo corporativo que saber persuadir é fundamental. A persuasão traz resultados também na vida pessoal. Quem possui o poder da persuasão se relaciona melhor com as pessoas e isso ocasiona bem-estar", afirma o presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching, Sulivan França.

Segundo ele, a capacidade de persuasão é essencial para publicitários, médicos, profissionais de Recursos Humanos, vendedores, advogados, coachs, consultores, entre outras atividades.

Dá para desenvolver?

Perante a dificuldade de fazer valer suas ideias sem causar questionamentos e aversões na equipe, a maioria dos profissionais que se sentem frustrados se pergunta: dá para desenvolver o poder da persuasão? Eu posso mudar meu jeito de me relacionar com colegas de trabalho e superiores? Como isso é possível?

França diz que as pessoas não só podem desenvolver a persuasão como devem. "Aqueles com capacidade de persuadir conseguem criar um ambiente harmonioso em torno de si", garante.

"Por outro lado, quem não tem essa competência costuma ser visto como antipático. Determinadas pessoas simplesmente não são agradáveis. Mas não se trata de antipatia, elas apenas não conseguem persuadir os demais. Este é um traço comum entre profissionais que trabalham mais com a lógica do que com a inteligência emocional. Há ainda aqueles que são inflexíveis e intolerantes".

A persuasão e o carisma

Para quem está decidido a se aprimorar, saiba que a persuasão está atrelada à capacidade de compreender o próximo. "É preciso entender as demandas alheias e se permitir a ajudar. Trata-se de uma capacidade relacionada ao carisma e à compreensão do mapa mental das pessoas com quem se convive".

Como saber se alguém tem o poder da persuasão? É simples. Geralmente, quem tem esse poder interage com os demais de forma diferenciada, sendo influente e carismático, na maioria das vezes sem precisar se esforçar para tal.

Carisma, para quem não sabe, é justamente aquele dom que tem tudo a ver com flexibilidade e capacidade de escutar. Não de ouvir, mas de escutar. "Pessoas com poder de persuasão gostam de escutar, ou seja, elas não apenas ouvem o que os demais têm a dizer como também permanecem o tempo todo atentas aos sinais que a face, a expressão corporal e a forma de se comunicar transmitem", afirma.

Quando chegamos a este tópico, muitos se perguntam: dá para persuadir o interlocutor se a conversa ocorrer por telefone e não for presencial? "Sim", responde o coach. "Por meio do ritmo de voz, da forma como se comunica, do tópico da conversa que é enfatizado sutilmente...", explica.

Persuasão em apresentações

Outra dúvida que pode surgir é: "Se tenho de escutar as pessoas mais do que falar, como devo agir durante uma apresentação?".

Durante apresentações de produtos ou projetos, França recomenda a brevidade. "Seja sucinto, faça uma apresentação de três minutos e depois deixe as pessoas fazerem perguntas. Dentro desta tática, é importante terminar raciocínios com frases abertas, como "Do que você mais gostou a respeito deste projeto?", que dão abertura para a conversa continuar".

O que impede a persuasão?

O que pode impedir a persuasão logo de cara é a abordagem de uma crença, por exemplo. Ser flexível e tolerante sempre é a regra número um. "Se um cliente fala de um valor cuja importância para ele é perceptível, é possível mostrar outro ponto de vista, mas de forma sutil e sempre respeitando diferentes opiniões".

Outra dica na hora de persuadir diz respeito à expressão corporal. No momento da conversa, analise o interlocutor e procure ficar em posições parecidas com a dele. Logo, se as pernas estão cruzadas, cruze as pernas também.

França finaliza lembrando que, em um mundo profissional competitivo, existem pessoas boas, ótimas e excelentes. As boas têm pouco conteúdo, mas sabem persuadir. As ótimas têm conteúdo, mas não sabem persuadir. Já os profissionais em estado de excelência têm tudo ao seu alcance: conteúdo e poder de persuasão.

resultado através das pessoas - trabalho em equipe

Resultados através das Pessoas -
Expert em Administração de Empresas e Gestão de Pessoas, o Professor Dr. Pfeffer era aguardado com ansiedade pelos profissionais que compareceram à primeira aula do Special Management Program, realizado em São Paulo, no Hotel Transamérica. O público, homens e mulheres de diferentes faixas etárias, mas, na sua maioria, formado por profissionais da área de Recursos Humanos, ouviu atentamente as primeiras palavras do Professor Pfeffer: “Não basta ter informação e saber o que fazer, é preciso realmente fazer algo diferente”. Na esteira do “pensar diferente”, o professor da universidade de Stanford iniciou sua apresentação analisando –e derrubando– algumas crenças a respeito das causas do sucesso.

Com evidências objetivas e muita didática, Pfeffer afirmou que há convenções equivocadas sobre o bom desempenho de uma empresa. Uma delas é sobre a importância que se dá à originalidade das idéias. Para ele, não há nada que comprove a vantagem de dar o primeiro chute. “Você precisa ser bom, mas não precisa chegar primeiro”, explica Pfeffer. A Amazon.com, por exemplo, foi pelo menos a quarta empresa a vender livros no sistema on-line. A Xerox inventou o primeiro microcomputador –e não se tornou o maior sucesso nessa área.

O segundo pensamento convencional derrubado foi o que diz ser importante estar no setor certo para ter sucesso. Segundo o palestrante, a empresa de consultoria Mercer realizou estudo para identificar se havia correlação entre as taxas de crescimento de um setor e as taxas de crescimento das empresas que compunham esse setor. A conclusão foi que não existe correlação. “Você pode ser uma empresa que cresce rápido, atuando em um setor que cresce devagar, e vice-versa. O seu setor não importa”, esclareceu Pfeffer. A Booz Allen, por sua vez, identificou que as taxas de crescimento de um setor não têm relação com a capacidade de uma empresa de criar valor para os acionistas.

Antecipando a acusação de que estivesse dizendo coisas que fossem contra o consagrado pensamento de Michael Porter, o acadêmico esclareceu que Porter fala de margem, ou seja, a diferença entre preço e custo e não de índices de crescimento que impactam o desempenho extraordinário na bolsa.
Para ilustrar essa conclusão, Pfeffer elencou os índices de retorno total dos acionistas de dez empresas apontadas pela revista Money como as melhores nesse quesito e mostrou aos presentes que, em um setor tão complicado como o de companhias aéreas, no qual tantas empresas, como a Varig e a Eastern Airlines, morrem, a Southwest Airlines é destaque, com retorno de 26%, mesmo índice da Wal-Mart e o maior da lista da Money. “Essas empresas entenderam o que era necessário para ter sucesso”, salienta Pfeffer.

Em relação ao tamanho da empresa, o palestrante não deixou por menos: “A Southwest é a empresa aérea mais lucrativa dos Estados Unidos, e não é a maior delas. A única outra empresa aérea que obteve lucro em todos os últimos trinta anos foi a Singapore Airlines. Ela também não é a maior”. Concretamente, pesquisa realizada pela Value Line, empresa especializada em estudar investimentos, indica: em 44% dos setores considerados, existe uma correlação negativa entre o tamanho da empresa e os índices de lucratividade.

Ao criticar as fusões, já que 70% delas resultam em fracasso, o professor pergunta: “Se as fusões falham, por que queremos realizá-las?” E dá seu conselho: “Pare de fazer coisas tolas!”

No campo da redução dos quadros de pessoal, isto é, do chamado downsizing, Pfeffer constatou: “A maioria das empresas faz o downsizing da pior maneira possível. O Citibank, por exemplo, anunciou que ia dispensar 10.000 pessoas e não despediu. Anunciar os números e depois passar semanas decidindo quem será demitido é idiotice. Os talentos já estarão procurando outros empregos.” Para o palestrante, melhor fez a Southwest, que disse que a última coisa a cortar seriam os funcionários. Passou pela crise e, hoje, está crescendo. “O downsizing arrasa o ânimo dos funcionários e ainda prejudica a inovação, ao romper as redes sociais, necessárias ao desenvolvimento de coisas novas”. Além disso, o corte de pessoal não aumenta o valor das ações, nem a produtividade, e ainda não diminui custos.

O be-a-bá do sucesso

Pfeffer mostra, a partir de um estudo com empresas que abriram seu capital, que o grau em que a empresa valoriza seus recursos humanos impacta sua sobrevivência. Dados colhidos por uma equipe da universidade de Stanford demonstram que:
• o compartilhamento de informações entre as pessoas da organização dobra a possibilidade de sobrevivência de uma empresa que abriu seu capital;
• se os funcionários participam da contratação de seus futuros colegas de trabalho (para que se encaixem na cultura da empresa), a possibilidade de sobrevivência triplica;
• empresas fundadas sob um modelo de “participação” têm 12 vezes mais possibilidade de abrir seu capital;
• nenhuma das empresas fundadas sob um modelo de compromisso faliu durante o período de cinco anos do estudo.
Bem humorado, o palestrante resume a fórmula básica do sucesso: “Cuide do cliente e cuide dos colaboradores. Se esta receita não funcionar, me chamem.” Além disso, ele recomenda: “Parem com essa coisa de benchmarking! Digam a vocês mesmos: ‘Eu hoje não copiarei as coisas idiotas que meus concorrentes fazem para obter resultados ruins’”.
Alinhando para fazer diferente

A tarde do Special Management Program foi iniciada pelo professor Pfeffer com uma recomendação de leitura: Monty Roberts: o homem que ouve cavalos. “Este é o melhor livro que já li”, diz Pfeffer. “O que ele diz é que, mesmo o cavalo que nunca foi domado, fica feliz quando é montado, pois é uma criatura sociável. Em vez de impôr regras, você deve fazer um carinho no animal e criar uma relação de confiança; só aí ele deixa você montá-lo.” O palestrante lembrou que a origem latina da palavra management vem de manejar, dirigir. “No entanto, o pensamento geral das empresas é ‘Como posso ter mais força ou mais formulários que lutem contra as pessoas?’ Devemos usar as habilidades naturais a favor da empresa, ou seja, devemos domá-las.”

Dando prosseguimento à sua aula, Pfeffer sugeriu aos presentes que fizessem o diagnóstico de suas organizações dentro do processo de “alinhamento”, que leva em conta as seguintes questões:
• qual é a estratégia de sua organização?
• o que a diferencia dos concorrentes?
• quais são as capacitações e competências pretendidas por sua empresa?
• quais capacitações, habilidades, atitudes e comportamentos são necessários para que sua empresa execute com sucesso a estratégia pretendida?
• quais são as políticas e práticas atuais de sua empresa com relação a recrutamento, seleção, remuneração e desenvolvimento profissional?
A partir das respostas a essas perguntas, o professor propõe que se monte uma matriz que cruze as práticas relacionadas à gestão de pessoas (seleção, treinamento, governança etc.) com as habilidades críticas à organização, que podem ser, por exemplo, trabalho em equipe, compromisso, foco no cliente e outras. Para cada cruzamento, deve ser atribuído um valor que pode variar de “disfuncional” a “altamente consistente”. Assim, o diagnóstico é facilitado.
Não basta saber o que fazer

Durante a discussão sobre os motivos pelos quais as empresas não implementam as melhores práticas de gestão de pessoas, Pfeffer salienta que, muitas vezes, os gestores sabem o que fazer, mas não o fazem.

Pfeffer recomenda, diante desse fato comum, que se meça a distância entre o que se sabe e o que não sabe. O processo é o seguinte: primeiro, faça uma lista de práticas e ações gerenciais. Depois, peça às pessoas da organização que digam em que medida tais práticas estão ligadas ao desempenho organizacional. Em seguida, peça que elas digam em que medida essas ações estão sendo colocadas em prática. “Sua avaliação deverá identificar se existe acordo sobre o que produz e o que não produz sucesso, bem como sobre o que a empresa efetivamente faz e o que não faz. Se não houver acordo, você deve se esforçar para criar um entendimento comum do negócio e da estratégia”, pondera. “Meça as discrepâncias ao longo de tempo e, com esse exercício, as lacunas vão se fechando”, explica Pfeffer.

O palestrante menciona que são muitas as razões pelas quais as pessoas nas organizações não agem em conformidade com o que sabem. Ter medo de ser diferente no mercado, de enfrentar um conflito interno ou de perder o emprego são algumas delas. A postura de vítima também emperra a mudança, bem como a excessiva competição interna.

É comum o apego ao passado, pois fazer o que sempre foi feito dá mais segurança. Escolher o melhor agora e o pior depois, quando deveria ser o contrário, leva as organizações a não agir. Além disso, o desconhecimento dos processos é, em muitos casos, um forte bloqueador da mudança e, conseqüentemente, dos resultados. Pfeffer é incisivo: “Se você deixar que sua empresa seja dirigida por quem não tem experiência, você vai fracassar”.

O professor alerta os alunos para o excesso de métricas e para métricas que medem coisas erradas: “Cada negócio tem sucesso com base em dois ou três motivadores. Não faça medidas em excesso.” Segundo ele, normalmente medimos o que é fácil e não o que é importante.
O que leva à ação

Pfeffer aponta dois fatores fundamentais que levam as pessoas a agir:
• planos de carreira que favorecem pessoas que realmente conhecem o trabalho da organização e que o fazem efetivamente;
• uma cultura que valorize a simplicidade, na qual o bom senso seja valorizado.
A receita de simplicidade da SAS não passou despercebida pelo palestrante: “John Sall, co-fundador do Instituto SAS, diz ’Ouça seus clientes. Ouça seus funcionários. Faça o que eles dizem’”.

Para que não se fique preso ao passado, a recomendação de Pfeffer é construir uma organização em que as pessoas questionem constantemente os costumes enraizados e sejam forçadas a fazer coisas novas de maneira diferente. “O tempo gasto falando do passado é tempo improdutivo. Quanto tempo você passa falando de coisas que não pode mudar? Em um ano, pode-se mudar muita coisa”, orienta o palestrante.

Para eliminar o medo, uma outra potente barreira, é preciso incentivar a comunicação transparente sobre fatos e expectativas e dar às pessoas uma segunda oportunidade, pois todos erram, inclusive os líderes. “Se você quer que as pessoas coloquem sua mente e sua alma no trabalho, perdoe os erros. As pessoas não podem ser punidas por tentar. Demonstre compaixão, solidariedade e solicitude”, aconselha o professor.

Quanto às métricas, Pfeffer salienta que devem focar mais os fatores críticos de sucesso da organização, refletindo o modelo de negócio, a cultura e a filosofia da empresa. Em relação à competição interna, o conselho é contratar pessoas que saibam trabalhar em equipe e evitar usar remuneração e métricas baseadas no sucesso individual.

Segundo o palestrante, as pequenas coisas, os comportamentos mais simples, entram no rol das mudanças que podem ser empreendidas. “Poucas empresas têm um presidente que se preocupa com a música dos eventos, por exemplo, ou sobre como as pessoas se sentam nas reuniões. É nas pequenas mensagens que mandamos, quando interagimos uns com os outros, que estão as coisas mais importantes.” O professor lembra que, no veloz mundo high tech, muitas vezes a educação fica de lado ao atendermos um telefonema ou não retornarmos um recado. “Acreditamos que, se não fizermos dez coisas ao mesmo tempo, não somos eficientes. Acabamos, assim, esquecendo-nos de sermos gentis com nossa equipe.”
Mas o que, de fato, diferencia as empresas?

“A essência de uma relação –de emprego, inclusive– é um compromisso mútuo. Isso, junto com a segurança no emprego, diferencia as empresas umas das outras”, garante Pfeffer. Ele prossegue indicando outras práticas de alta performance. O recrutamento que considera a capacidade do indivíduo de adaptar-se à cultura da empresa é uma delas. Outra prática essencial é o investimento constante em treinamento e desenvolvimento. “A Singapore gasta 30% de sua folha de pagamentos em treinamento. Eles não diminuem o treinamento, se as coisas ficam difíceis.”

“Mas, se você treina as pessoas, do que isso lhe servirá, se não tiverem poder decisório?” A descentralização do processo decisório é um fator crítico ao alto desempenho. O estudioso lembra do brasileiro Ricardo Semler, que argumenta que devemos eliminar hierarquias.

A quinta prática que leva à alta performance é fazer com que a remuneração dependa também do grupo, não apenas no indivíduo. A possibilidade de ascensão na empresa é importante também. “Organizações de sucesso eficazes constroem sua liderança na casa. Se você precisa procurar fora, isto significa que falhou”, alerta o contundente professor.

Partilhar informação, numa relação de confiança, é mais uma prática crítica. Por fim, a redução das diferenças de status entre as pessoas, isto é, o estabelecimento de uma cultura igualitária, é fundamental para a promoção do alto desempenho, segundo Pfeffer.

Ele sugeriu aos presentes que refletissem sobre como a organização para a qual trabalham se situa em relação às práticas de alta performance por ele apresentadas. Dentro da proposta inicial da aula, pediu, ainda, que respondessem à questão: “O que você e seus colegas devem fazer de maneira diferente?” A recomendação do palestrante aos alunos foi que levassem as conclusões e as propostas às suas empresas.

Em seguida, fechando a manhã do primeiro dia, o pesquisador apresentou o caso da SAS, que tem menos de 4% de rotatividade de pessoal e é reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar. Ao mesmo tempo, é a maior empresa de software de capital fechado do mundo. Atende 96 das cem maiores empresas da revista Fortune e tem 98% de índice de retenção de clientes, ou seja, é um sucesso.

oportunidades


Deus a cada novo dia nos dá oportunidade de escolhermos o nosso dia.... quem decide se devemos ser felizes ou tristes somos " SOMENTE" nós.... portanto, faça de seu dia uma grande realização, pois não se sabe quando se terá nova oportunidade de conviver com pessoas especiais, momentos especiais e principalmente o tempo não volta, este é algo único e precioso..

Dalai Lama, já dizia: " Há dois momentos na vida que nada pode ser feito. Um é o ontem e o outro é o amanhã, portanto viva o hoje"....
Aproveite cada momento como único, com sabor de quero mais, seja feliz e faça os outros felizes! somente assim entrarás a tão procurada F E L I C I D A D E S!!!

dicas de bom atendimento

a revolta do mar

o que vale sempre que que ganhamos juntos o sabor é maior

quanto vale o esforço

exemplo de superação - você pode é só querer!

exemplo da força de vontade

porque as pessoas gritam...

PORQUE AS PESSOAS GRITAM...
Um dia, um pensador indiano fez a seguinte pergunta a seusdiscípulos: "Por que as pessoas gritam quando estãoaborrecidas?""Gritamos porque perdemos a calma", disse umdeles."Mas, por que gritar quando a outra pessoa está aoseu lado?" Questionou novamente o pensador."Bem, gritamos porque desejamos que a outra pessoanos ouça", retrucou outro discípulo.E o mestre volta a perguntar: "Então não é possívelfalar-lhe em voz baixa?"Várias outras respostas surgiram, mas nenhuma convenceu opensador.Então ele esclareceu: "Vocês sabem porque se grita com umapessoa quando se está aborrecido? O fato é que, quando duaspessoas estão aborrecidas, seus corações se afastam muito.Para cobrir esta distância precisam gritar para poderemescutar-se mutuamente. Quanto mais aborrecidas estiverem,mais forte terão que gritar para ouvir um ao outro, atravésda grande distância.Por outro lado, o que sucede quando duas pessoas estãoenamoradas? Elas não gritam. Falam suavemente. E por quê?Porque seus corações estão muito perto. A distância entreelas é pequena. Às vezes estão tão próximos seus corações,que nem falam, somente sussurram. E quando o amor é maisintenso, não necessitam sequer sussurrar, apenas se olham,e basta. Seus corações se entendem. É isso que acontecequando duas pessoas que se amam estão próximas."Por fim, o pensador conclui, dizendo:"Quando vocêsdiscutirem, não deixem que seus corações se afastem, nãodigam palavras que os distanciem mais, pois chegará um diaem que a distância será tanta que não mais encontrarão ocaminho de volta".

o que vale na vida?

O Bem mais precioso
Conta o folclore europeu que há muitos anos atrás um rapaz e uma moça apaixonados resolveram se casar. Dinheiro eles quase não tinham, mas nenhum deles ligava para isso. A confiança mútua era a esperança de um belo futuro, desde que tivessem um ao outro. Assim, marcaram a data para se unir em corpo e alma. Antes do casamento, porém, a moça fez um pedido ao noivo: - Não posso nem imaginar que um dia possamos nos separar. Mas pode ser que com o tempo um se canse do outro, ou que você se aborreça e me mande de volta para meus pais. - Quero que você me prometa que, se algum dia isso acontecer, me deixará levar comigo o bem mais precioso que eu tiver então. O noivo riu, achando bobagem o que ela dizia, mas a moça não ficou satisfeita enquanto ele não fez a promessa por escrito e assinou. Casaram-se. Decididos a melhorar de vida ambos trabalharam muito e foram recompensados. Cada novo sucesso os fazia mais determinados a sair da pobreza, e trabalhavam ainda mais. E tempo passou e o casal prosperou. Conquistaram uma situação estável e cada vez mais confortável, e finalmente ficaram ricos. Mudaram-se para uma ampla casa, fizeram novos amigos e se cercaram dos prazeres da riqueza. Mas, dedicados em tempo integral aos negócios e aos compromissos sociais, pensavam mais nas coisas do que um no outro. Discutiam sobre o que comprar, quanto gastar, como aumentar o patrimônio, mas estavam cada vez mais distanciados entre si. Certo dia, enquanto preparavam uma festa para amigos importantes, discutiram sobre uma bobagem qualquer e começaram a levantar a voz, a gritar, e chegaram às inevitáveis acusações. - Você não liga para mim! - gritou o marido - só pensa em você, em roupas e jóias. - Pegue o que achar mais precioso, como prometi, e volte para a casa dos seus pais. Não há motivo para continuarmos juntos. A mulher empalideceu e encarou-o com um olhar magoado, como se acabasse de descobrir uma coisa nunca suspeitada. - Muito bem, disse ela baixinho. Quero mesmo ir embora. Mas vamos ficar juntos esta noite para receber os amigos que já foram convidados. Ele concordou. A noite chegou. Começou a festa, com todo o luxo e a fartura que a riqueza permitia. Alta madrugada o marido adormeceu, exausto. Ela então fez com que o levassem com cuidado para a casa dos pais dela e o pusessem na cama. Quando ele acordou, na manhã seguinte, não entendeu o que tinha acontecido. Não sabia onde estava e, quando sentou-se na cama para olhar em volta, a mulher aproximou-se e disse-lhe com carinho: - Querido marido, você prometeu que se algum dia me mandasse embora eu poderia levar comigo o bem mais precioso que tivesse no momento. - Pois bem, você é e sempre será o meu bem mais precioso. Quero você mais que tudo na vida, e nem a morte poderá nos separar. Envolveram-se num abraço de ternura e voltaram para casa mais apaixonados do que nunca. *** O egoísmo, muitas vezes, nos turva a visão e nos faz ver as coisas de forma distorcida. Faz-nos esquecer os verdadeiros valores da vida e buscar coisas que têm valor relativo e passageiro. Importante que, no dia-a-dia, façamos uma análise e coloquemos na balança os nossos bens mais preciosos e passemos a dar-lhes o devido valor.

reflexão


como colaborar com a natureza

ALGUMAS MANEIRAS DE SER ECOLOGICAMENTE CORRETO
São quarenta e cinco (45) dicas simples para você melhorar, dia após dia, o seu relacionamento com o meio do qual você é parte integrante.
Responsável: David de Sousa Machado
Algumas maneiras de ser ecologicamente correto:1. Jamais jogue lixo no chão.2. Somente jogue no lixo aquilo que não pode se reutilizado ou reciclado.3. Não deixar a torneira aberta ao escovar os dentes. Não deixar torneiras pingando (uma torneira pingando gasta mais de 190 litros por dia). Não deixar a válvula de descarga vazando (neste caso o gasto é de 940 litros por dia).4. Prefira embalagens retornáveis.5. Ao redigir use papel dos dois lados.6. Edite texto na tela do computador e evite impressões desnecessárias.7. Não piche monumentos e paredes.8. Embrulhe materiais cortantes antes de colocá-los no lixo para evitar acidentes com os garis.9. Não queime o lixo.10. Mantenha limpos os parques e praças da cidade.11. Não jogue lixo em lotes vagos, encostas, bueiros, canaletas e córregos.12. Ao construir ou reformar, leve o entulho aos locais apropriados.13. Não deixe material de construção e entulhos espalhados no passeio.14. Respeite os dias e horários de coleta de lixo.15. Não jogue lixo pelas janelas dos veículos.16. Acondicione corretamente o seu lixo.17. Plante uma árvore.18. Cuide das áreas verdes de seu bairro.19. Mantenha seu lote limpo, murado e com passeio.20. Apague a luz sempre que sair de um recinto. Evite desperdício de energia elétrica sempre. Se possível instale receptor de energia solar em casa.21. Separe vidro, papel, metal e plástico e leve esse material aos locais de entrega voluntária de coleta seletiva, caso exista usina de reciclagem.22. Evite excesso de embalagens, principalmente as de plástico.23. Adquira produtos reciclados, recicláveis, reutilizáveis e que possam ser consertados.24. Evite os descartáveis.25. Na hora da comprar pense sempre no supérfluo, no desperdício e no tamanho que o seu lixo vai ficar.26. Restos de comida, cascas de frutas e legumes e folhas de podas podem virar adubo para suas plantas.27. Mantenha limpa a calçada em frente à sua casa ou estabelecimento comercia.l28. Cuide para que as bocas de lobo não fiquem entupidas com lixo.29. Não demore no banho, não durma com a televisão ligada. Economize energia30. Evite lavar constantemente o carro.31. Para atrair beija-flores é comuns o uso de bebedouros especiais com água com açúcar, mel ou açúcar mascavo, mas essas misturas fermentam, geram proliferação de fungos e bactérias patogênicas, podendo causar doenças, como a micose de língua, e até a morte dos pássaros.32. Evite comprar móveis de madeira, mas caso não resista, tenha somente móveis de madeiras reflorestadas ou com o selo de garantia de extração legalizada.33. Separe as pilhas recarregáveis ou não, além das baterias, principalmente as de celulares e coloque em recipientes metálicos devolvendo quando possível as distribuidoras de sua cidade.34. Quando for construir evite gastar o mínimo de cimento, aproveitando áreas com terra para plantar.35. Evite fumar, principalmente em locais fechados.36. Quando sair à noite, evite lugares muito iluminados. Não se esqueça que existe também a poluição luminosa.37. Recuse aerosóis ou qualquer produto que contenha CFC. Esse gás destrói a camada de ozônio que protege a terra dos raios ultravioletas, radiações responsáveis pelo câncer de pele.38. Opte por remédios caseiros.39. Denuncie aos órgãos competentes que existem em sua cidade, empresas ou pessoas que estejam emitindo poluição, seja ele sólido, líquido, gasoso, visual ou sonoro, sem o mínimo controle.40. Prefira alimentos cultivados sem agrotóxicos: Mais saudáveis não poluem o solo e a água.41. Se for necessário utilizar algum tipo de agrotóxico em sua propriedade, opte pelos agrotóxicos naturais, como o fumo. Caso não seja possível, procure se proteger da forma indicada.42. Vote em candidatos sérios que tenham um plano de governo direcionado para o meio ambiente.43. Exija do prefeito a instalação de uma usina de reciclagem em sua cidade. A usina, além de contribuir para o meio ambiente, emprega pessoas, educa a população e consegue lucros com a venda dos plásticos, dos papéis, das latas, dos húmus proveniente da compostagem do lixo orgânico, etc.44. Abrace uma árvore, ande descalço, sinta a força da terra!!!45. Olhe, admire e respeite a mãe natureza.FONTE: ALERTA (Associação ligada à educação e recuperação do Planeta Terra).

dicas para melhor uso do computador e sua postura

Dicas para evitar problemas de saúde ao usar o computador
Introdução
Cada vez mais o computador passa a fazer parte do cotidiano das pessoas, seja para fins profissionais, seja para estudos, seja para diversão. Como conseqüência, muita gente acaba passando várias horas por dia na frente do PC, e isso pode, mais cedo ou mais tarde, resultar em problemas de saúde. Para ajudar a evitar esses males, o InfoWester apresenta a seguir 10 dicas simples - mas muito importantes - de uso correto do computador.

1 - Cuide de sua postura ao se sentar
Ao se sentar, mantenha suas costas retas, de forma que estas se apóiem no encosto da cadeira (não use cadeiras sem encosto ou com encosto pequeno). Não deixe seus ombros caídos e não adiante suas pernas de forma que seus pés fiquem muito à frente da linha dos joelhos, como se você fosse se deitar. Deixe suas coxas posicionadas no assento da cadeira.


2 - Deixe os pés retos
Os pés devem ficar completamente no chão, ou seja, não podem ficar inclinados, com somente os dedos tocando a superfície. Caso a cadeira seja muito alta para você, use um apoiador para os pés.

3 - Mantenha os cotovelos alinhados com os pulsos
Dê preferência a cadeiras que tenham apoiadores para os braços, de forma que os cotovelos não fiquem abaixo da linha dos pulsos. Dessa maneira, você consegue usar todo o braço para manipular o teclado e o mouse. Os pulsos também não podem ficar muito abaixo da linha dos dedos.

4 - Mantenha o monitor em frente ao seu rosto
Mantenha o monitor numa posição frontal ao seu rosto, de forma que você não tenha que levantar a cabeça ou girá-la para ver a tela do computador.
5 - Fique a pelo menos 50 cm de distância do monitor
Se você ficar com a cara "grudada" no monitor, seus olhos ficarão cansados rapidamente e você acabará forçando-os para enxergar. Por isso, mantenha uma distância de pelo menos 50 cm da tela do computador. Ajuste os níveis de contraste e de brilho do monitor e use modelos que ofereçam boa qualidade visual. Ajuste também a resolução do equipamento para um padrão confortável aos seus olhos - se as letras ou se os objetos exibidos na tela lhe parecerem muito pequenos, use uma resolução maior para que você não tenha que se esforçar para enxergá-los.
6 - Levante-se a pelo menos cada 50 minutos
Não é bom para o corpo permanecer muito tempo numa mesma posição. Por isso, levanta-se a cada 50 minutos. Se, por exemplo, você estiver em um escritório, vá ao banheiro ou vá beber água. Se o telefone tocar em outra mesa, vá até lá andando, evite chegar ao local se empurrando em uma cadeira com rodinhas.
7 - Pisque mais
Piscar mais? É! Quando você fica prestando muita atenção no monitor (ou na televisão), normalmente você pisca menos e, logo, seus olhos podem começar a arder. O mesmo efeito pode ocorrer se você ficar muito tempo em um ambiente com ar condicionado. Por isso, ao sentir sinais de ardência ou irritação nos olhos, comece a piscar mais. Você também pode fazer compressas (com água fria!) e aplicar sobre os olhos por 3 minutos (com eles fechados, obviamente).
8 - Use o computador em um ambiente bem iluminado
O ideal é usar o computador em um lugar bem iluminado, preferencialmente com luzes brancas. A luz não deve focalizar o seu rosto e muito menos a tela do monitor (como acontece quando se usa o computador de costas para uma janela onde entra luz do sol).

9 - Use teclados e mouses ergonômicos
Dê preferência a teclados e mouses ergonômicos. Estes são projetados para prover maior conforto ao utilizador, assim como são preparados para evitar ao máximo lesões por esforço repetitivo. Além disso, alguns modelos contam com um suporte para os punhos, como o teclado exibido abaixo. No caso de mouses, você pode optar por um mousepad (material de plástico ou de borracha que serve de base para o mouse) com uma espuma que também tem a função de manter seus punhos devidamente posicionados.

10 - Algum desconforto? Vá ao médico!
Se você sentir, por exemplo, dor ou formigamento nas costas e nos braços, visão cansada ou freqüentemente irritada após o uso do computador, não hesite, vá ao médico! Esses são sinais de alerta que o seu corpo está dando e, se você não der a devisa atenção ao problema, poderá ter uma lesão que se agrava com o passar do tempo. Se você trabalha em uma empresa, também é conveniente avisar seus superiores, caso note que as condições de trabalho não são adequadas. Por fim, em seu cotidiano, é recomendável fazer exercícios físicos e alongamentos. Para isso, procure orientação profissional, assim você poderá executar essas atividades de maneira correta e segura.
Nota: as orientações aqui apresentadas foram baseadas em instruções cedidas por profissionais no assunto.
Escrito por Emerson Alecrim - Publicado em 13/03/2005 - Atualizado em 05/08/2008